• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Memória DDR4 (micron e-die) @4000mhz CL16

  • Iniciador de Tópicos farbus
  • Data de Início
Qual o chip? Minha experiência com Corsair é ótima, meu antigo kit com Hynix CJR subi até 3533mhz CL16 em uma Ryzen 2700.. Bom demais..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Que tabelinha braba demais.. Vou dar uma seguida nela, dos piores aos melhores valores referentes a E-die, valeu por compartilhar..

obs: por enquanto usando no XMP e seus incríveis 73ns de latencia
Com esses valores já deu erro aqui kkkkk, tive que aumentar o tRFC de 475 para 520 seguindo a orientação do joaorosini, voltei para 16-18-16-16-36-52 (timing que eu quero de vdd), diminui o SoC para 1.1v e mantive a tensão da memória em 1.42v, mas com certeza vou mudar algo com o tempo, então vou ficar mexendo direto
 
Com esses valores já deu erro aqui kkkkk, tive que aumentar o tRFC de 475 para 520 seguindo a orientação do joaorosini, voltei para 16-18-16-16-36-52 (timing que eu quero de vdd), diminui o SoC para 1.1v e mantive a tensão da memória em 1.42v, mas com certeza vou mudar algo com o tempo, então vou ficar mexendo direto
Impressionado como a Asgard fez algo melhor que a Adata, a minha tá ridiculamente difícil de alterar qualquer coisa... Kkkkk
 
Impressionado como a Asgard fez algo melhor que a Adata, a minha tá ridiculamente difícil de alterar qualquer coisa... Kkkkk
Eu tbm fiquei impressionado, paguei 650 nas minhas Ballistix que estão no pc do meu pai agora e não fazem o que esse Asgard faz, e ainda paguei 380 nas duas numa promo relâmpago que teve
 
Eu tbm fiquei impressionado, paguei 650 nas minhas Ballistix que estão no pc do meu pai agora e não fazem o que esse Asgard faz, e ainda paguei 380 nas duas numa promo relâmpago que teve
Deu sorte demais.
Comprei um kit asgard loki w2 novembro do ano passado e vieram samsung c-die 🤡
 
Deu sorte demais.
Comprei um kit asgard loki w2 novembro do ano passado e vieram samsung c-die 🤡
Comprei 4 asgard , tudo nanya e meu pc nem ligava com 4, só com 2, e ainda nao conseguia deixar 3200mhz kkkk
 
O jeito que ir de 3733 msm, igual minha Ballistix, só não subia 3800 com ela, parece que é o que o processador aguenta sem erro:crycat:, ou só se folgar muito os timings e aumentar tensão, mas ai já não vejo necessidade

WrndISd.png


Muda nada comparado a 3800 pro CS, mas era bonito estar com 3800
 
O jeito que ir de 3733 msm, igual minha Ballistix, só não subia 3800 com ela, parece que é o que o processador aguenta sem erro:crycat:, ou só se folgar muito os timings e aumentar tensão, mas ai já não vejo necessidade

WrndISd.png


Muda nada comparado a 3800 pro CS, mas era bonito estar com 3800
To querendo chegar nesse ponto de 3733mhz, mas minhas memorias não me perdoam por nada, qualquer ajuste um tico mais agressivo, nem boot da.. Um saco.. Queria pelo menos deixar uma latencia menor, to com 75ns, ta foda
 
To querendo chegar nesse ponto de 3733mhz, mas minhas memorias não me perdoam por nada, qualquer ajuste um tico mais agressivo, nem boot da.. Um saco.. Queria pelo menos deixar uma latencia menor, to com 75ns, ta foda
Com seus equips deveria subir fácil, mas tá um negócio bem estranho não querer subir, memória desse porte não subir tá esquisito, processador pelo menos até 3600 deveria ser moleza, então chuto ainda ser a BIOS, mesmo tendo o AGESA igual o meu
 
Com seus equips deveria subir fácil, mas tá um negócio bem estranho não querer subir, memória desse porte não subir tá esquisito, processador pelo menos até 3600 deveria ser moleza, então chuto ainda ser a BIOS, mesmo tendo o AGESA igual o meu
triste viu, e olha que sempre que testo deixo o processador em stock.. mas mesmo assim... Devo ter pego uma binagem BEM podre kkkkk

Queria pelo menos 3600 CL16 ou até mesmo CL18 com timings refinados..
 
Atualizando.

DRAM Voltage: 1.42V
SoC Voltage: 1.1V
CCD/VDPP/IOD: 1.05V
LLC SoC: Auto (mas me parece estar em 3 ou 2 pelo drop)


Ajustei o tCL/tRCDWR/tRCDRD/tRP/tRAS: 16/21/21/21/42.

Coloquei manualmente
ProcODT: 60
GDM: On
BGS: OFF
BGS Alt: ON
PDM: Off

image.png

A partir dai, alguma ideia de que timings melhorar? Tentei descer o tRAS para 40 e deu tela azul quando fiz o Memtest..
 
Última edição:
Atualizando.

DRAM Voltage: 1.42V
SoC Voltage: 1.1V
CCD/VDPP/IOD: 1.05V
LLC SoC: Auto (mas me parece estar em 3 ou 2 pelo drop)


Ajustei o tCL/tRCDWR/tRCDRD/tRP/tRAS: 16/21/21/21/42.

Coloquei manualmente
ProcODT: 60
GDM: On
BGS: OFF
BGS Alt: ON
PDM: Off

image.png

A partir dai, alguma ideia de que timings melhorar? Tentei descer o tRAS para 40 e deu tela azul quando fiz o Memtest..
Cara, reduz esse procodt para 32 , e tenta bootar em 3733mhz...
 
Atualizando.

DRAM Voltage: 1.42V
SoC Voltage: 1.1V
CCD/VDPP/IOD: 1.05V
LLC SoC: Auto (mas me parece estar em 3 ou 2 pelo drop)


Ajustei o tCL/tRCDWR/tRCDRD/tRP/tRAS: 16/21/21/21/42.

Coloquei manualmente
ProcODT: 60
GDM: On
BGS: OFF
BGS Alt: ON
PDM: Off

image.png

A partir dai, alguma ideia de que timings melhorar? Tentei descer o tRAS para 40 e deu tela azul quando fiz o Memtest..

Originalmente o ProcODT era 60 mesmo? O ideal é tentar mudar o mínimo possível dos parâmetros a partir do perfil xmp, tipo, só mesmo ir dando aquela tunada nos timings.
 
Originalmente o ProcODT era 60 mesmo? O ideal é tentar mudar o mínimo possível dos parâmetros a partir do perfil xmp, tipo, só mesmo ir dando aquela tunada nos timings.
Sim, deixei em auto tudo no XMP e ele me devolveu 60.. Pois isso segurei manualmente para ver o que rolava e ficou assim.. Minha ideia é essa mesmo viu, vi você fazendo e pensei nisso, por isso to deixando tudo meio que no automático e vendo onde consigo melhorar, só queria uma luz em no que ficar de olho kkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara, reduz esse procodt para 32 , e tenta bootar em 3733mhz...
Feito! Teve uma pequena melhora! Como por enquanto só estou alterando timings primários, a mobo aumentou os valores do tRFC, tRC e tFAW..

Nossa, mas já é um baita avanço kkkkkk

image.png
 
Última edição:
Sim, deixei em auto tudo no XMP e ele me devolveu 60.. Pois isso segurei manualmente para ver o que rolava e ficou assim.. Minha ideia é essa mesmo viu, vi você fazendo e pensei nisso, por isso to deixando tudo meio que no automático e vendo onde consigo melhorar, só queria uma luz em no que ficar de olho kkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Feito! Teve uma pequena melhora! Como por enquanto só estou alterando timings primários, a mobo aumentou os valores do tRFC, tRC e tFAW..

Nossa, mas já é um baita avanço kkkkkk

image.png
Nos ryzen de 3, o ideal para ver até que frequência se consegue bootar é colocar o menor valor possível no procodt (senão me engano é 28 ohms na bios), depois subir ele até o pc não bootar , com isso você descobre os valores possíveis de procodt para "se trabalhar no over".

Em relação aos timings, tenta focar no TRFC ,TRRDS, TFAW, e nos SCL .Ali nos primarios aqueles que tão setados em 21 pode colocar em 16, só mantém o TRCDRD que em 21 , e se você tiver erros aumenta ele, nas micron edies os timings + problemáticos é o TRCDRD (depende muito da binagem delas e escala com tensão, da pra diminuir ele as custas de aumentar a tensão, + não vale a pena, se der erro , sobe ele para 22 aí), TRFC, e o TRAS ( depende de binagem, tenho 1 kit que consigo reduzir para 28 e outro que só fica sem erros em 40).

Minhas recomendações:

TRFC: valores entre 520~620 devem funcionar, tenta comecar aí em 560 ou 580
TRRDS: 4
TFAW: 16
SCLs: mantém eles em 5 por enquanto , depois que testar tudo e estiver sem erros, tenta reduzir eles para 4

E por último tenta achar a Opção Spread Spectrum na bios e desativa ela, vai ajudar um pouco + no over.

Não sei se você tem aí, mas o Shadow of the tomb raider é um ótimo benchmark para testar o efeito dos subtimings, você consegue ver perfeitinho a performance subindo conforme você mexe nos subtimings pela tabelinha que aparece no final do bench.

No mais é isso, qualquer dúvida só falar.
 
Sim, deixei em auto tudo no XMP e ele me devolveu 60.. Pois isso segurei manualmente para ver o que rolava e ficou assim.. Minha ideia é essa mesmo viu, vi você fazendo e pensei nisso, por isso to deixando tudo meio que no automático e vendo onde consigo melhorar, só queria uma luz em no que ficar de olho kkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Feito! Teve uma pequena melhora! Como por enquanto só estou alterando timings primários, a mobo aumentou os valores do tRFC, tRC e tFAW..

Nossa, mas já é um baita avanço kkkkkk

image.png

Não lembro se já sugeri, mas neste link tem muita info boa,
 
Nos ryzen de 3, o ideal para ver até que frequência se consegue bootar é colocar o menor valor possível no procodt (senão me engano é 28 ohms na bios), depois subir ele até o pc não bootar , com isso você descobre os valores possíveis de procodt para "se trabalhar no over".

Em relação aos timings, tenta focar no TRFC ,TRRDS, TFAW, e nos SCL .Ali nos primarios aqueles que tão setados em 21 pode colocar em 16, só mantém o TRCDRD que em 21 , e se você tiver erros aumenta ele, nas micron edies os timings + problemáticos é o TRCDRD (depende muito da binagem delas e escala com tensão, da pra diminuir ele as custas de aumentar a tensão, + não vale a pena, se der erro , sobe ele para 22 aí), TRFC, e o TRAS ( depende de binagem, tenho 1 kit que consigo reduzir para 28 e outro que só fica sem erros em 40).

Minhas recomendações:

TRFC: valores entre 520~620 devem funcionar, tenta comecar aí em 560 ou 580
TRRDS: 4
TFAW: 16
SCLs: mantém eles em 5 por enquanto , depois que testar tudo e estiver sem erros, tenta reduzir eles para 4

E por último tenta achar a Opção Spread Spectrum na bios e desativa ela, vai ajudar um pouco + no over.

Não sei se você tem aí, mas o Shadow of the tomb raider é um ótimo benchmark para testar o efeito dos subtimings, você consegue ver perfeitinho a performance subindo conforme você mexe nos subtimings pela tabelinha que aparece no final do bench.

No mais é isso, qualquer dúvida só falar.
Cara, MUITO MUITO obrigado, vou seguir essa linha e brincar aqui..


Me identifiquei com o seu problema com o TRAS, aqui se cai de 42 erro na certa, tela azul em minutos.. Mas se conseguir brincar nos outros timings.. Os diferentes que você citou posso deixar em AUTO? Assim ela provavelmente vai achar um sweet spot né?

O resto ta anotado, vou brincar aqui e ja mando uma atualização.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não lembro se já sugeri, mas neste link tem muita info boa,
Boaaaaa, valeeeeu!
 
encontrei aqui os timings que eu utilizava na época, antes do PC ryzen ir pro meu irmão.

Timings: https://prnt.sc/szagou

Reforço o que eu falei foca no TRFC, TFAW, TRRDS, SCLs ( e também tenta reduzir os outros terciários), pode deixar o resto tudo em AUTO até , vale nem a perca de tempo o aumento de performance em jogos mexendo no resto dos timings fica na margem de erro.

e uma última dica, esses 2 timings aí combinados dão uma ajudinha a + na estabilidade. tenta combinações deles

TRDWR: entre 6 e 9
TWRRD: entre 2 e 4 aqui no meu caso se me recordo bem, 9 e 4 me deu a "estabilidade" que faltava na época
 
encontrei aqui os timings que eu utilizava na época, antes do PC ryzen ir pro meu irmão.

Timings: https://prnt.sc/szagou

Reforço o que eu falei foca no TRFC, TFAW, TRRDS, SCLs ( e também tenta reduzir os outros terciários), pode deixar o resto tudo em AUTO até , vale nem a perca de tempo o aumento de performance em jogos mexendo no resto dos timings fica na margem de erro.

e uma última dica, esses 2 timings aí combinados dão uma ajudinha a + na estabilidade. tenta combinações deles

TRDWR: entre 6 e 9
TWRRD: entre 2 e 4 aqui no meu caso se me recordo bem, 9 e 4 me deu a "estabilidade" que faltava na época
Não sei nem o que te falar mano, me deixou esperançoso.. kkkkkk
Depois vou tentar descer o tRCDRD pra 21, mas ta otimo.. o tRAS não me arrisco a alterar, pq quando coloquei 41 foi erro instantâneo kkkk

O restante segui seus valores mais seguro e olha.. Melhor resultado que ja tive... Depois tentarei dar uma apertada

MUITO MUITO MUITO OBRIGADO!!

image.png
 
Não sei nem o que te falar mano, me deixou esperançoso.. kkkkkk
Depois vou tentar descer o tRCDRD pra 21, mas ta otimo.. o tRAS não me arrisco a alterar, pq quando coloquei 41 foi erro instantâneo kkkk

O restante segui seus valores mais seguro e olha.. Melhor resultado que ja tive... Depois tentarei dar uma apertada

MUITO MUITO MUITO OBRIGADO!!

image.png
reduzindo o TRFC você consegue, reduzir + alguns ns de latência aí ( dá pra tentar buscar uns 67ns aí), tenta os valores que eu recomendei 560 ou 580 (talvez 540 funcione), derrepente pelo menos na minha experiência da pra reduzir ele até o pc não bootar mais, e depois subir uns 20 nele pra dar uma margem.

Em ambos os kits que eu tenho consigo reduzir eles para 540, em 3733mhz, porém tem um colega meu que o kit dele consegue em 520, vale ressaltar que quanto maior a frequência maior valor para o TRFC vc vai precisar, "da pra seguir até uma regrinha, na maior parte das vezes" se você tem um valor estável no TRFC ex: 3733mhz , 540 se você aumentar para 3866mhz (a cada 133mhz) você precisa aumentar uns 20 para manter, então teria que usar 560, se aumentasse para 3999mhz teria que usar em 580 e assim por diante. Aqui no meu kit intel ( que uso as Edies em 4000mhz consigo usar ele em 580, abaixo disso não boota).

Mas, é claro que se tratando dos ryzen de 3, não é como se vc pudesse conseguir ter mais do que 3800mhz usando FCLK 1:1, por conta da limitação do controlador de memória.
 
Última edição:
reduzindo o TRFC você consegue, reduzir + alguns ns de latência aí ( dá pra tentar buscar uns 67ns aí), tenta os valores que eu recomendei 560 ou 580 (talvez 540 funcione), derrepente pelo menos na minha experiência da pra reduzir ele até o pc não bootar mais, e depois subir uns 20 nele pra dar uma margem.

Em ambos os kits que eu tenho consigo reduzir eles para 540, em 3733mhz, porém tem um colega meu que o kit dele consegue em 520, vale ressaltar que quanto maior a frequência maior valor para o TRFC vc vai precisar, "da pra seguir até uma regrinha, na maior parte das vezes" se você tem um valor estável no TRFC ex: 3733mhz , 540 se você aumentar para 3866mhz (a cada 133mhz) você precisa aumentar uns 20 para manter, então teria que usar 560, se aumentasse para 3999mhz teria que usar em 580 e assim por diante. Aqui no meu kit intel ( que uso as Edies em 4000mhz consigo usar ele em 580, abaixo disso não boota).

Mas, é claro que se tratando dos ryzen de 3, não é como se vc pudesse conseguir ter mais do que 3800mhz usando FCLK 1:1, por conta da limitação do controlador de memória.
Foi! 580 estavel e passou nos testes!!!

Agora é me aprofundar pra ver se consigo buscar os 3800 cl16, quem sabe!
 





meu processador e um i7 8700
mobo Z370M AORUS


Esse aba pelo visto é só de processadores AMD.
Não estou conseguindo ver seu postes.
Intel tem latências muito mais baixas que AMD.
Nas minhas de 3200 consegui sem muita alteração latência de 43.1 ns.
 
Compartilhando aqui,
eu finalizei a fase inicial de OC nos meus 4 pentes de memória micron e-die (plataforma ryzen 5000).

LTFXEpi.png


Acredito que os timings já estejam no limite pras minhas memórias (micron e-die) @ 4000mhz. Pelo menos a minha paciência pra tentar ajustar mais já está... Mas eu até consegui 4066mhz com sucesso, no entanto, precisei afrouxar um pouco os timings, então optei por usar a 4000mhz nos timings atuais mesmo.

Eu basicamente carreguei o perfil XMP original da minha memória, e só alterei a frequência, FCLK e os timings em destaque, além de usar 1,45v no dram voltage, 1,125 no soc voltage, 1,075 em CCD e IOD voltage e 1,05 em VDDP voltage.

E apenas bootar com sucesso não é suficiente, eu então passei o TM5 (config 1usmus) e rodei alguns benches do 3dmark e pcmark, pois esses são os testes iniciais que sempre executo quando faço OC de memória.

Como não tive problemas, estou agora na fase final, que é ir usando o PC normalmente nas tarefas cotidianas e games em geral por 1-2 meses pra ver se ocorre algum crash ou reinício. Se tudo ocorrer bem, então é começar a afrouxar a voltagem aos poucos, sem pressa. Eu, no entanto, nem penso em diminuir as voltagens, considerando que as temperaturas dos meus pentes em OC ficaram praticamente iguais quando eles operam no perfil original xmp (3600mhz CL18 @1.35v) e que 1,45v é a voltagem utilizada em alguns kits 4266mhz C18.


Quem tiver também micron e-die, principalmente na plataforma AMD e quiser compartilhar algum perfil de oc bem sucedido (pelo zen timings), agradeço bastante.

ps. A título de informação, a latência aumenta 2-3 ns por pente, sendo que eu uso 4, então quem tiver 2 pentes nesse mesmo perfil terá 4-6 ns a menos na latência.



//ATUALIZAÇÃO 25/02/2021


Eu achei que estava estável em 4000mhz, mas esse sensor do HWINFO64 sempre apontava erros, inclusive noutras frequências acima de 3866mhz... Tentei afrouxar timings, subir/descer voltagens, ajustar outros parâmetros, mas não deu mesmo... O fato de eu usar 4 pentes também não deve ajudar, então me conformei... Eu to pensando levemente ainda se vale a pena trocar meu conjunto atual de 4 x 8GB para 2 x 16GB, mas provavelmente só devo trocar de memória quando tiver DDR5, no meu próximo upgrade daqui uns 5-10 anos.

Vou postar aqui somente o perfil com o máximo que consegui (3866mhz), que aparentemente está estável, pois rodei não só o TM5, como diversos outros benches, e todos com o sensor do HWINFO a procura do menor WEA, e felizmente consegui passar em tudo desta vez.

I9wF15D.png


O que está no quadro do zentimings foi o que alterei, o resto ficou no "auto", sendo que precisei usar 1,45v em "DRAM Voltage", pois 1,40v já gerava erro no sensor do HWINFO64, e não me preocupei em descobrir a voltagem mínima, considerando que as temperaturas das memórias beiram no máximo 45°C, então quanto a isso estou confortável.


//ATUALIZAÇÃO 06/06/2021


Eu resolvi testar 3800 recentemente e dei até uma refinada boa.

3QkwES0.png



//ATUALIZAÇÃO 03/07/2021


Abaixei mais ainda o clock, mas não por instabilidade, e sim pra testar timings menores.
Tipo, passou no TM5, OCCT (1hora), rodei 3dmark e pcmark também, tudo com o monitor do HWINFO64 para verificar se aparecia algum WHEA.

H81gGty.png


E aqui o perfil estável já ajustado e amplamente testado que tenho a 3866mhz CL16, que é o máximo de frequência que chego sem WHEA,

jchS4WH.png



A latência pelo aida64 compensa mais com 3867 C16 do que 3600 C14,

KMxLpTQ.png
EPS2wNU.png

Mano que memoria boa hein... me passa o link de onde tu comprou elas.. k
 
Mano que memoria boa hein... me passa o link de onde tu comprou elas.. k

Esses pentes iniciais eram corsair vengeance rgb pro, com chip micron e-die, mas não tem atual pra vender com esse mesmo chip. Os atuais são todos piores, que dificilmente chegam num OC a 4.000mhz 100% estável, exceto se vc comprar um pente já certificado nessa frequência.
 
Esses pentes iniciais eram corsair vengeance rgb pro, com chip micron e-die, mas não tem atual pra vender com esse mesmo chip. Os atuais são todos piores, que dificilmente chegam num OC a 4.000mhz 100% estável, exceto se vc comprar um pente já certificado nessa frequência.

E eu com um da Sk.Hynx, de 3.200 CL 16 que não deixa aumentar a frequência e nem diminuir a latência...

:medo:
 
Boa tarde pessoal tudo bem?

Gostaria de tirar uma dúvida se alguém puder me ajudar.

Tenho uma placa mãe H370 AORUS

2x 8gb HyperX 2666hz


Este chipset meu não aceita mesmo subir o clock das memórias?

Vejo várias pessoas com chipset inferiores fazendo over nas memórias.

Em Multiplicador de Frequência nas config dentro da BIOS não me permite passar de 2666mhz.

Será se é bloqueado mesmo ou tem alguma opção lá que tá me bloqueando?

Desativei o perfil XMP e nada tbm.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo