• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Tenho o xiaomi ax3000 percebi um bug nele, quando faço 3 encaminhamento de porta funciona de boa se começo aumentar estes encaminhamento já começa a não funciona direito, tipo não consegue achar a porta mesmo está está porta aberta ou demora para achar a porta
Com upnp ativo a mesma coisa tem uma demora
 
Obrigado pela resposta

Ele está em automático o canal, mesmo assim o desempenho caiu muito... e tem lugares que antes pegava bem , agora não pega mais... simplesmente assim..., já tentei atualizar, voltar FW e tudo mais e nada... que tristeza, não mexi em nada posição de antena nada, Sinal tá transmitir Forte, tudo mais, desativei e ativei a opção
OFDMA, achando que poderia ser ela mas nada mudou...

Simplesmente em 2 dispositivos o sinal caiu pela metade... até inicialmente achei que era o celular que estava com algum problema, mas testei no outro dispositivo e também o sinal que era bom está chegando fraquissimo tipo era 75% agora está em 35 a 40 %, sem mexer em nada....
Por nada!
Você já usou o app wifi analyzer? Tem para Android e para Windows também. Com ele você pode observar a quantidade de canais estão sendo usados com sinal forte, assim pode tirar base do seu problema. Acho que você pode ter usado e dito, mas eu não vi. Lembrando que os canais 1,6 e 11 são os mais indicados para a rede 2.4, enquanto que na rede 5GHz teoricamente não há interferências, mas se o sinal forte que alguns roteadores chegam até onde o roteador está, pode sofrer interferência. Equipamentos elétricos, janelas e alguns móveis podem atrapalhar também. No meu caso o local ideal foi colocar na área de passagem entre os cômodos, assim não pega muita interferência de outras redes próximas e está longe de qualquer janela. O correto é instalar na parte central da casa, assim todos os cômodos recebem sinal. E você pode falar com o SAC da TP-Link e falar sobre o problema, não mencione nada sobre chuva e raios, as empresas dão garantia, mas rezam para que os usuários de seus produtos não precisem usar ela, aí ficam atentos no que for dito pra poder negar a garantir por mau uso. kkkkkk
Aqui o canal 161 é utilizado pelo meu roteador e a outra rede que usa o mesmo está fraca, assim não interfere por estar chegando em -83dBm, se tivesse com -50, aí daria diferença de performance. Muitos roteadores intermediários vem com módulo FEM, que é ótimo para quem sofre com performance do wifi.
 
E ai Pistore? Tudo bem cara? Que tempo hein?

Tu está usando em Bridge o modem da Claro? Como tu relatou essa travada no modem da Claro existe grande chance da porta RJ45 estar queimada, travada ou em curto, o mesmo pode valer para os componentes internos. Teste em outra porta se estiver em modo AP, veja se altera algo. Faça factory reset, embora tu cita que não está chegando em lugares que chegava antes, acho que reiniciar do zero pode valer a pena por conta de algum ruído.

Se o modem da NET estiver roteando e esteja com o wireless ligado, desabilite e teste, também veja que criptografia que está no AX20 e altere caso não seja pelo menos wpa2.
Opa, tudo certo? Realmente fazia muitos anos que eu não entrava no Adrenaline e outros foruns de tecnologia, Acho que você era da época das Adsl da vida antiga Brasil Telecom/GVT?

Obrigado pela dica, fiz um Hard-Reset no AX20, e fiz uns testes de canais, usei um APP no celular, pra mapear os canais da redes próximas ( 5ghz ), e coloquei um canal bem distante , melhorou sim voltou a funcionar no meu quarto.

Outra dúvida, estou fazendo automatização na minha casa colocando aparelhos via wifi (interruptores, alexas, aspiradores, tomadas, cortinas, ar , tv etc) vai ter + ou - uns 30 a 35 itens ligados no Wifi 2.4Ghz, será que esse Roteador Tp-link AX20 vai suportar ? vou nomear e definir IP fixo para todos equipamentos, sem DHCP ativo, para facilitar também o controle...

Obrigado novamente, abraço.
 
Já pensou em usar um PowerLine?
Pois já existem adaptadores PowerLine com porta gigabit.
Acredito que valha a pena verificar a viabilidade de utilizar a rede elétrica.
Exemplo:

Eu também prefiro powerline ao invés das redes mesh. Tenho 4 ponts de acesso, 3 deles cabeados e 1 deles na cozinha não tem como cabear. Por isso uso um powerline para conectar o ponto de acesso da cozinha. A velocidade efetiva não é muito alta (~80Mbps reais) mas é estável e confiável.
 
Opa, tudo certo? Realmente fazia muitos anos que eu não entrava no Adrenaline e outros foruns de tecnologia, Acho que você era da época das Adsl da vida antiga Brasil Telecom/GVT?

Obrigado pela dica, fiz um Hard-Reset no AX20, e fiz uns testes de canais, usei um APP no celular, pra mapear os canais da redes próximas ( 5ghz ), e coloquei um canal bem distante , melhorou sim voltou a funcionar no meu quarto.

Outra dúvida, estou fazendo automatização na minha casa colocando aparelhos via wifi (interruptores, alexas, aspiradores, tomadas, cortinas, ar , tv etc) vai ter + ou - uns 30 a 35 itens ligados no Wifi 2.4Ghz, será que esse Roteador Tp-link AX20 vai suportar ? vou nomear e definir IP fixo para todos equipamentos, sem DHCP ativo, para facilitar também o controle...

Obrigado novamente, abraço.

Eu era administrador do antigo PortalAdsl...lá por 2009...

A tua casa é grande? O ideal seria ter pelo menos um conjunto de Deco X20, vão te manter uma estabilidade e como vai usar pelo menos 2 roteadores pode dividir os acessos na rede deixando equilibrada a utilização de hardware. Aqui em casa fiz isso.

Único problema é que o gerenciamento dos Decos é limitado, não tem como alterar nem o canal do wi-fi por exemplo.

Mas a qualidade de hardware e velocidade de rede para usuário plug and play compensa.
 
Galera preciso de uma dica...

Tenho o TP-Link Archer AX20, estava funcionando perfeitamente o sinal no meu quarto nos 5ghz e em outros equipamentos também, não foi mexido em nada de configuração, apenas feito a atualização do Firmware dele automaticamente, e o sinal do 5ghz ficou péssimo..., voltei pro FW anterior manualmente, e mesmo assim o sinal não é mais o mesmo.

Também, deu um pico de luz aqui em casa, acredito eu, porque cheguei um dia o modem da NET Technicolor estava todo travado, tive que resetar ele...

Será que pode ter dado algum B.O interno no Archer Ax20? por causa dessa "oscilação de energia?" pois o Modem da NET estava travado tive que resetar....

Mas sei que ele estava tão bom, chegava 75 % de sinal no meu quarto, batida no speedtest 300/310 mbps , agora chega 40/45 % de sinal e não passa de 150 mbps...

Alguma dica?
Colega, teve uma atualização recente para a versão 1.3.5 e ficou bem melhor, recomendo
 
Já pensou em usar um PowerLine?
Pois já existem adaptadores PowerLine com porta gigabit.
Acredito que valha a pena verificar a viabilidade de utilizar a rede elétrica.
Exemplo:
Já cheguei a ver sobre PowerLine sim porém vi que não funciona em circuitos diferentes que é o caso do meu quarto, o circuito dele é isolado dos demais quartos/salas. Acaba que só sobra a opção de repetidor/roteador imagino.
 
Já cheguei a ver sobre PowerLine sim porém vi que não funciona em circuitos diferentes que é o caso do meu quarto, o circuito dele é isolado dos demais quartos/salas. Acaba que só sobra a opção de repetidor/roteador imagino.

Não funciona se tua instalação for trifásica e os circuitos forem de fases diferentes. Se por ser "isolado" vc quer dizer um disjuntor separado não é impedimento, desde que ambos circuitos estejam ligados na mesma fase.

Eu tenho o circuito da cozinha separado do resto do apartamento, e minha instalação é trifásica. Fucei até que achei uma tomada de um quarto mas que estivesse na mesma fase da cozinha e onde consegui passar um CAT5e, mesmo que em disjuntores/circuitos separados e funcionou.
 
Alguém sabe de um roteador que tenha LAN 2,5 ou até 10Gbps que tenha um firewall nativo no firmware dele?

Aqui com apenas o equipamento da operadora não levo muita fé em proteção, tenho Kaspersky total security em todos os dispositivos em casa (menos na TV), mas não me sinto totalmente seguro, sobretudo que uso seguido bit-torrent pra baixar ISOs e imagens de sistemas open source, e como sabem, no bit-torrent teu IPv4 público fica exposto à milhares de pessoas, e isso me incomoda.

Agradeço quem puder dar uma mão. Sou bastante leigo nessa parte de redes. Tenho apenas o equipamento da operadora e uso um roteador simples, que até é mais fraco que o sinal do aparelho da operadora.
 
Alguém sabe de um roteador que tenha LAN 2,5 ou até 10Gbps que tenha um firewall nativo no firmware dele?

Aqui com apenas o equipamento da operadora não levo muita fé em proteção, tenho Kaspersky total security em todos os dispositivos em casa (menos na TV), mas não me sinto totalmente seguro, sobretudo que uso seguido bit-torrent pra baixar ISOs e imagens de sistemas open source, e como sabem, no bit-torrent teu IPv4 público fica exposto à milhares de pessoas, e isso me incomoda.

Agradeço quem puder dar uma mão. Sou bastante leigo nessa parte de redes. Tenho apenas o equipamento da operadora e uso um roteador simples, que até é mais fraco que o sinal do aparelho da operadora.
De cabeça só lembro do Unifi Dream Machine Pro, mas devem haver mais opções.
Possui 2 portas 10G SFP+ (não é RJ-45) e os 8 portas RJ-45 de 1G.
 
De cabeça só lembro do Unifi Dream Machine Pro, mas devem haver mais opções.
Possui 2 portas 10G SFP+ (não é RJ-45) e os 8 portas RJ-45 de 1G.
Muito obrigado desde já pela dica. Mas, teria algum modelo mais "doméstico" com uma proteção ativa? Esse que citaste parece ser bem completo, mas muito complexo de configurar imagino eu, e como sou bastante leigo em redes, não ia dar muito certo. Minha área de atuação não é internet/redes/informática.

Se você ou algum outro membro tiver uma dica mais "doméstica", agradeceria muito!
 
Galera, uma ajuda ai, vou trocar o AX20, quero pegar uma coisa que jogue o sinal mais longe....

Pensei num TP-link ax90 (ax6600)
Xiaomi ax3600
ASUS RT-AX92U

Qual desses 3? vale a pena a troca do AX20 para eles? Tenho NET 500mb
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se alguém souber a potencia de transmissão deles MW por favor coloque os 3 aqui , obrigado
 
Última edição:
Se alguém souber a potencia de transmissão deles MW por favor coloque os 3 aqui , obrigado
A potencia dos TP-Links tem no FCC. O AX3600 tem 30dBm de potencia de transmissão em 5GHz (sem considerar o ganho da antena) e tem 5dBi de ganho de antena.

Frequency RangeAX20AX90AX92UAX3600
2.412-2.462 GHz593 mW835.6 mW995 mW
5.18-5.24 GHz511 mW666.8 mW961 mW~1000 mW
5.745-5.825 GHz522 mW988.6 mW767 mW~1000 mW

Se considerar o ganho das antenas, a potencia em dBm ficaria mais ou menos assim:

Frequency RangeAX20AX90AX92UAX3600
2.412-2.462 GHz27.4732.7434.69
5.18-5.24 GHz27.5434.7934.76~35
5.745-5.825 GHz27.6835.8835.98~35

Vale lembrar que o alcance dobra a cada 6dBm.. entao praticamente você terá o mesmo alcance nesses 3 equipamentos, mas os 3 deverao te prover mais alcance que o AX20.
 
Última edição:
Muito obrigado desde já pela dica. Mas, teria algum modelo mais "doméstico" com uma proteção ativa? Esse que citaste parece ser bem completo, mas muito complexo de configurar imagino eu, e como sou bastante leigo em redes, não ia dar muito certo. Minha área de atuação não é internet/redes/informática.

Se você ou algum outro membro tiver uma dica mais "doméstica", agradeceria muito!
Equipamentos domésticos não costumam ter uma proteção "de verdade", geralmente possuem uma ou duas proteções, mas não é o foco desse tipo de equipamento. Até por conta das limitações de hardware.
Uma proteção realmente ativa será encontrada em equipamentos de nível Enterprise.
O UDM Pro é um dos equipamentos mais acessíveis quanto a custo e fácil de configurar.
Veja por exemplo o custo dos equipamentos Sonicwall e das appliance Pfsense homologadas.
Uma alternativa barata é usar um PC mais antigo como roteador instalando o Pfsense Community Edition, mas é preciso um pouco de conhecimento e insistência pra fazer funcionar a contento.
As perguntas são: Você realmente precisa de um firewall? E está disposto a gastar? Se sim, talvez seja mais viável contratar alguém especializado pra verificar o seu ambiente, indicar o equipamento adequado e configurar pra você, uma vez que você disse ser leigo.
 
Última edição:
Fala pessoal, preciso de uma ajuda pra escolher um novo roteador principal.
Atualmente, tenho um archer ac20, que não é gigabit, que me atendia bem até antes, porém agora tive um aumento de plano para 300mbps e gostaria de atualizar a rede de casa, trocando o roteador principal em um switch no meio do caminho (trocar por um gigabit, preciso de apenas 4 portas).
Tenho um access point da ubiquiti em outro ponto da minha casa, para garantir cobertura total no wi-fi, um UAP AC LR.

Então, em resumo, preciso de um novo roteador principal, gigabit, para atender uns ~30% da residência, sendo que os outros 70% são atendidos pelo UAP AC LR existente, que está ligado via cabo. Além disso, uma recomendação de switch gigabit POE em conta, pq hoje o UAP AC LR está ligado na tomada, se eu conseguisse tirar a fonte de energia da ligação, usando apenas o cabo RJ 45 vindo do switch, já ajudaria também.

Sobre a rede, tenho aproximadamente ~6 computadores ligados diariamente, ~8 celulares e ~4 tvs. Porém a maioria desses equipamentos se conectam no UAP AC LR, ficando apenas 3 computadores e 4 celulares no roteador principal.
 
Fala pessoal, preciso de uma ajuda pra escolher um novo roteador principal.
Atualmente, tenho um archer ac20, que não é gigabit, que me atendia bem até antes, porém agora tive um aumento de plano para 300mbps e gostaria de atualizar a rede de casa, trocando o roteador principal em um switch no meio do caminho (trocar por um gigabit, preciso de apenas 4 portas).
Tenho um access point da ubiquiti em outro ponto da minha casa, para garantir cobertura total no wi-fi, um UAP AC LR.

Então, em resumo, preciso de um novo roteador principal, gigabit, para atender uns ~30% da residência, sendo que os outros 70% são atendidos pelo UAP AC LR existente, que está ligado via cabo. Além disso, uma recomendação de switch gigabit POE em conta, pq hoje o UAP AC LR está ligado na tomada, se eu conseguisse tirar a fonte de energia da ligação, usando apenas o cabo RJ 45 vindo do switch, já ajudaria também.

Sobre a rede, tenho aproximadamente ~6 computadores ligados diariamente, ~8 celulares e ~4 tvs. Porém a maioria desses equipamentos se conectam no UAP AC LR, ficando apenas 3 computadores e 4 celulares no roteador principal.
O substituto Gigabit do C20 deveria ser o C2, mas ele não é vendido por aqui e quando tem, custa quase o mesmo que um C6, que tem uma potencia e alcance maior..

Sobre Switch com PoE, eu não manjo e não vou poder te ajudar..
 
Equipamentos domésticos não costumam ter uma proteção "de verdade", geralmente possuem uma ou duas proteções, mas não é o foco desse tipo de equipamento. Até por conta das limitações de hardware.
Uma proteção realmente ativa será encontrada em equipamentos de nível Enterprise.
O UDM Pro é um dos equipamentos mais acessíveis quanto a custo e fácil de configurar.
Veja por exemplo o custo dos equipamentos Sonicwall e das appliance Pfsense homologadas.
Uma alternativa barata é usar um PC mais antigo como roteador instalando o Pfsense Community Edition, mas é preciso um pouco de conhecimento e insistência pra fazer funcionar a contento.
As perguntas são: Você realmente precisa de um firewall? E está disposto a gastar? Se sim, talvez seja mais viável contratar alguém especializado pra verificar o seu ambiente, indicar o equipamento adequado e configurar pra você, uma vez que você disse ser leigo.
Muito obrigado pela resposta meu consagrado! Realmente é meio complexo isso e vou deixar assim.... não tenho tanta necessidade de um firewall assim (o Kaspersky total security deve dar conta do recado num ambiente residencial como aqui). Obrigado! 👍
 
O substituto Gigabit do C20 deveria ser o C2, mas ele não é vendido por aqui e quando tem, custa quase o mesmo que um C6, que tem uma potencia e alcance maior..

Sobre Switch com PoE, eu não manjo e não vou poder te ajudar..
Sim, quando comprei o C20 era pra ser o C2 até, na época me atrapalhei kkk.
Mas não teriamos opções melhores sem investir absurdos? O Ax10 da tp link ta 400 reais na amazon hoje, é uma boa opção?
E os roteadores para importar no aliexpress, algum mais recomendado do que o que encontramos aqui pelo mesmo valor? Esperar pra receber não é problema.
Eu queria a melhor solução num valor de até ~R$600 reais, com o switch nesse valor já, então uns ~R$400 pro roteador.
 
Comprei um TP-Link AX73 que chegou hoje. Lí em análises que ele alcança mais de 500mbps no wifi em 5Ghz, porém estou conseguindo apenas cerca de 230mbps com os aparelhos conectados ao lado dele. Sabem o que pode ser? Alguma sugestão?
 
Comprei um TP-Link AX73 que chegou hoje. Lí em análises que ele alcança mais de 500mbps no wifi em 5Ghz, porém estou conseguindo apenas cerca de 230mbps com os aparelhos conectados ao lado dele. Sabem o que pode ser? Alguma sugestão?
Eu tenho um AX73, meu celular é um S20FE Exynos, tenho Net de 500 mega e quando ela está boa pego 490 no 5GHz no mesmo local onde o Tp Link está.
 
Eu tenho um AX73, meu celular é um S20FE Exynos, tenho Net de 500 mega e quando ela está boa pego 490 no 5GHz no mesmo local onde o Tp Link está.

Se puder compartilhar configurações eu agradeço.

A internet aqui é de 600mbps e no cabo pega até acima disso sem oscilar. Meu celular é inclusive o mesmo que o seu.
 
Se puder compartilhar configurações eu agradeço.

A internet aqui é de 600mbps e no cabo pega até acima disso sem oscilar. Meu celular é inclusive o mesmo que o seu.
Pior que não fiz nada de mais, modem da net está em Bridge e o AX73 como roteador, unica coisa que mudei é o canal do 5Ghz, em vez de deixar no automatico, deixei numa frequência abaixo do 50.
 
Aqui eu tenho que usá-lo como Acess Point pois não funciona de outro jeito e a operadora não habilita nem acesso total ao modem(que não dá nem pra trocar pois é fibra). Será que pode ser isso?
 
Bom, fiz uns testes aqui e no celular estou conseguindo atingir 500mbps, porém nos outros dispositivos(notebook, TV, computador com placa de rede wifi...) não passa de 280 mbps.

Será que isso tem a ver com a qualidade dos receptores de cada aparelho? Além disso, meu celular pega wifi6 mas a minha TV, por exemplo, é wifi 5(LG C1). Isso pode influenciar também ou não tem nada a ver?

A propósito, na análise que lí ele chegava a 701 mbps em aparelhos próximos. Ou seja, mesmo no celular tá abaixo do que deveria render.
 
Última edição:
Bom, fiz uns testes aqui e no celular estou conseguindo atingir 500mbps, porém nos outros dispositivos(notebook, TV, computador com placa de rede wifi...) não passa de 280 mbps.

Será que isso tem a ver com a qualidade dos receptores de cada aparelho? Além disso, meu celular pega wifi6 mas a minha TV, por exemplo, é wifi 5(LG C1). Isso pode influenciar também ou não tem nada a ver?

A propósito, na análise que lí ele chegava a 701 mbps em aparelhos próximos. Ou seja, mesmo no celular tá abaixo do que deveria render.
Não é por que o cliente é Wifi5 ou Wifi6 que ele vai atingir qualquer velocidade alta..
Só dispositivos mais top são capazes de conectar a duas bandas de 80MHz simultaneamente, o que daria uma conexão teórica de 866mbps em Wifi5 e 1200mbps em Wifi6.

Grande maioria dos clientes Wifi5 são capazes apenas de uma stream de 80MHz, o que daria 433mbps máximos teóricos, uns 300mbps na prática..

Meu celular por exemplo (iphone 7) é capaz de conectar a 866mbps, mas a velocidade máxima é que consigo nos speedtest é de 600mbps..

não é nem questão de qualidade, e sim do que o hardware do cliente é capaz.. A TV eu não vejo por que ter que se conectar a duas streams simultaneas, já que 100mbps já é suficiente pra streamar até BD 4K..

Muitas placas Wifi5 de laptop são single stream.. Veja a velocidade de conexão nas propriedades do Wifi..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo