[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

trocaram pela mesma, mas conversei com o técinico e perguntei se ele tinha a ont da própria vivo. Ele trocou a hgu, a ont eu tive de configurar pois eles não podem fazer isso, nem dar o equipamento, mas como era antigo e não seria ultilizado para nada ele deixou comigo. Se você é um usuário meio leigo sugiro apenas solicitar a visita técnica que irão trocar sua hgu por uma nova. Provavelmente se você perguntar para o técnico da ont ele não vai te dar alegando 1000 motivos, mas se você quiser muito tirar a hgu terá de comprar uma onu/ont da tp link https://bit.ly/2DoeSpT mais um roteador gigabit. Para configurar a ont/onu da tp link é muito complexo para um usuário "simples" (não recomendo fazer isso se você for esse tipo de usuário). Se você conseguir configurar a ont/onu + o roteador fazendo o PPPoE é só sucesso, internet vai ficar 1000 vezes mais estável.

Vou deixar um link de pessoas que fizeram esse processo da ont tp link com o tutorial: https://forum.vivo.com.br/threads/111466-Troca-do-modem-Vivo-Fibra-por-ONT-TPLINK-TX-6610

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Conforme prometido, segue o feedback. Hj eu consegui configurar o tx-6610 para usar a Vivo Fibra, substituindo a tranqueira do roteador deles. Primeiro eu configurei o tp-link para sincronizar o sinal da fibra e depois eu fiz um teste através de uma conexão PPPoE no Windows com meu note conectado direto no ONT da tp-link. A partir do momento que consegui pegar IP da Vivo dessa forma, configurei meu roteador para conectar na VLAN da Vivo através o ONT da tp-link, eliminando assim o roteador deles. Meu problema agora é que ainda não consegui configurar a TV. Mas as dicas abaixo já servem para quem tem apenas internet:

Configurando o GPON (ONT) TX-6610:

Acessar a interface admin 192.168.1.1 (usr / pwd = admin / admin)
Network Setting > PON Certification
Ignore a seção GPON Password, nada precisa ser alterada nessa parte.
Em GPON SN, no campo "New SN" insira o serial number do roteador da Vivo. *
Network Setting > Vlan Certification
VLAN Mode: VLAN TAG Mode
VLAN Vid: 600 / VLAN Priority: 0 **
Network Setting > LAN Setting
Desative o DHCP Server
No Windows ***, crie uma conexão PPPoE em Network and Sharing Center
Usuário / password da vivo: cliente@cliente / cliente
* O Serial Number deve ser preenchido no tx-6610 no formato hexadecimal. Geralmente os seriais dos roteadores da vivo estão em hexadecimal a partir do quinto caracter. Dessa forma, basta pegar os 4 primeiros caracteres e converters para hexadecimal utilizando tabela ascii ou então um conversor online como https://www.rapidtables.com/convert/number/ascii-to-hex.html (não esquecer de remover os espaços do resultado). O serial que voce vai usar vai ser resultado + o restante do serial number original. Exemplo, o SN do meu roteador vivo é ASKY123456789ABC. ASKY > HEX = 41534B59, então nesse caso o SN vai ser 41534B59123456789ABC

** 600 é o VLAN VID aqui da minha região (zona oeste / RJ), é preciso descobrir o da sua região, no entanto eu vejo muita gente usar VLID = 10... se voce nao descobrir o da sua regiao, tenta 10

*** O Mac e as distro mais modernas do Linux como Ubuntu tem interface gráfica pra PPPoE, mas se vc estiver usando uma distro mais espartana, talvez precise instalar uma ferramenta como o pppoeconfig (sudo apt-get install pppoeconfig)

Agora pra configurar o seu roteador (seu roteador precisa suportar VLAN), voce precisa voltar ao admin do tx-6610 e mudar o VLAN Mode para Transparent Mode e depois do admin do seu roteador:

Criar uma VLAN usando o VLID que você usou no TX-6610
No campo Tag, selecionar a opção Tagged (Marcado)
Acredito isso possa variar de roteador para roteador
Na seção de configuração do ISP (Internet) do seu roteador, criar uma conexão manual do tipo PPPoE, usando as mesmas credenciais do teste no Windows

Esses foram os passos pro meu roteador que é um Linksys EA7300. Duas observações:

1) O IP de fábrica do tx-6610 é 192.168.1.1. Verifique se não é o mesmo do teu roteador (no meu caso era, precisei mudar)
2) No forum da Vivo alguem escreveu que o MTU size não pode ser maior que o 1492, esse costuma ser o valor default da maioria dos routers. Se tiver algum problema, verifique essa configuracao. Por via das dúvidas, eu forcei esse valor no meu roteador.

Assim que eu conseguir configurar a TV, eu atualizo aqui

(Em regiões ex TELESP o vlan de internet é 10 prioridade 0)
Amigo, só não entendi uma coisa: no Tx6610, ele pede o SN em Hexadecimal de 16 caracteres. O resultado que você apresentou, 41534B59123456789ABC, são 20 caracteres. Pode explicar melhor?
 
Amigo, só não entendi uma coisa: no Tx6610, ele pede o SN em Hexadecimal de 16 caracteres. O resultado que você apresentou, 41534B59123456789ABC, são 20 caracteres. Pode explicar melhor?
como falei acima, essas infos eram do antigo fórum da vivo que foi encerrado, só fiz com a ont da askey q é um processo diferente.
 
como falei acima, essas infos eram do antigo fórum da vivo que foi encerrado, só fiz com a ont da askey q é um processo diferente.
Ah tranquilo. Entendi. Mas é isso mesmo? Dos 20 caracteres obtidos, você tirou as letras pra encaixar 16 caracteres que são solicitados no TX 6610?
 
Pessoal pra quem tem terra fibra , sabem qual a Ont que eles usam ? Da pra fazer bridge ?

Hj estive nas instalações da terra fibra e o pessoal tá usando HUAWEI no armário. Será que vão colocar uma Ont HUAWEI ?

Eles estão ganhando muitos clientes porque tão usando o nome vivo.

Não tem como solicitar um ipv4 público ? Alguém sabe ?
 
Agendei visita para segunda. Técnico veio hoje, testou no fast e nperf e disse que tava tudo certo.
Hoje deu um reset no modem da vivo e no roteador tp-link. Invés de colocar o modem bridget deixei no modo roteador mesmo, desabilitei o Dhcp no tplink. Fiz diversos testes e pelo menos por enquanto a conexão melhorou bastante, agora não tá oscilando tanto quanto antes, perto do modem consigo pelo speed test chegar próximo dos 600mb de down. Algumas páginas que antes demorava pra abrir ou abria incompleto agora estão normais. Vou continuar testando pra vê se realmente meu problema era o modem em bridget.
 
@ramonbn pelo jeito ai o overhead foi pro espaço, ou o perfil ta no limite mesmo.

Testei os 600 Mega da degustação hoje de manhã e ficou assim no speedtest:
13326774173.png

Nesse speedtest ele chega em 750~760, até estabilizar em 665~670, já no Fast vai em 1 Giga e se mantém em 700. Estou meio sem tempo, quando der irei testar em outros servers, enfim, para mim tirando os problemas para deixar dentro da velocidade de 600, a velocidade e o preço são excelentes.
 
@ramonbn pelo jeito ai o overhead foi pro espaço, ou o perfil ta no limite mesmo.

Testei os 600 Mega da degustação hoje de manhã e ficou assim no speedtest:
13326774173.png

Nesse speedtest ele chega em 750~760, até estabilizar em 665~670, já no Fast vai em 1 Giga e se mantém em 700. Estou meio sem tempo, quando der irei testar em outros servers, enfim, para mim tirando os problemas para deixar dentro da velocidade de 600, a velocidade e o preço são excelentes.
AInda esta otimo ai .

Aqui esta quase sempre abaixo de 600 mega 550 baixo dentro media 80% .
 


Aqui 200MB funcionando tranquilo, Capão da Canoa / RS



Aqui depois do horário de pico melhora que é velho problema da VIVO da cidade de SAO PAULO que não consegue atender todos seus clientes ao mesmo tempo.

Pelo preço que pagamos não tem como exigir muito da qualidade pois as própria regras anatel pode ficar 80% media a 40 % instantânea ou seja nunca será 100% mesmo.


600 mega teria que receber 240 mega e ficar se falar nada.


VIVO capadao voltou normal

13329253042.png
 
@ramonbn pelo jeito ai o overhead foi pro espaço, ou o perfil ta no limite mesmo.

Testei os 600 Mega da degustação hoje de manhã e ficou assim no speedtest:
13326774173.png

Nesse speedtest ele chega em 750~760, até estabilizar em 665~670, já no Fast vai em 1 Giga e se mantém em 700. Estou meio sem tempo, quando der irei testar em outros servers, enfim, para mim tirando os problemas para deixar dentro da velocidade de 600, a velocidade e o preço são excelentes.
Então. Pelo fast e nperf bate as velocidades. Mas nem vou me estressar, 600mb tá vindo de graça e nenhum periférico meu pega essa velocidade que eu necessite disso.
 
Pessoal,

Alguém recentemente contratou a Vivo Fibra 200Mb e conseguiu degustação dos 600Mb dentro dos 7 dias iniciais? (onde pode cancelar sem multa).

Abs,
 
Ah tranquilo. Entendi. Mas é isso mesmo? Dos 20 caracteres obtidos, você tirou as letras pra encaixar 16 caracteres que são solicitados no TX 6610?
talvez seja isso kkk, eu apenas peguei o GPON Password e joguei na ont askey, não sei se daria certo o mesmo processo na da TP-LINK.
 
Recebi essa mensagem por whatsapp:

WilDq5h.png


Golpe? o cara colocou meu nome completo e endereço completo... e diz que cancela meu contrato atual da outra operadora, mesmo dentro da fidelidade... nunca vi isso... rs.

Abs,
Vendedor sem vergonha ... 99.99% de rolo a vista.
 
Galera, a Vivo quando está perto de passar a fibra abandona a possibilidade de novas assinaturas do metálico? Pergunto pois agora no site dizem não ter internet para cá, porém antes mostrava que tinha metálico, tentei tbm Cep de outras ruas perto e nenhuma diz ter internet disponível. E também antes da fibra eles removem as caixas antigas de VDSL/XDSL? Ou só depois? Não reparei se ainda tem mas provavelmente não retiraram pq não vi eles por aqui ultimamente.
 
Também achei surreal. O ilimitado Brasil com a NET é 30 reais. Eu pagava 20 por ser retenção. Mesmo caindo em desuso, queria manter meu número fixo até como um backup, nunca se sabe. Se houver um último cliente com TV a cabo HFC e telefone fixo, provavelmente este cliente serei eu 😂
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aliás, meu "modem" (não sei como chamar isso na Vivo Fibra, cada hora é um nome) Askey RTF8115VW tem uma porta RJ-11, mas na etiqueta vem a observação SEM VOZ :haa:

Aqui tenho claro fibra apenas pelo fixo tb, pago R$20 kkkk
Uma porta gpon só para telefone fixo, tenho até dó kkkk

BEB2-ADEC-A708-447-C-AB20-E853834-EDBF5.jpg
 
A Vivo cobra um valor realmente alto pelo telefone fixo, desconsiderando totalmente que é um serviço que está em seus momentos finais de vida, cada vez menos gente faz questão de ter.
Pago R$ 89,90 na fibra 300mb+600mb de degustação e vivo fixo ilimitado Brasil, renovei semana passada, pois tinha ido para 114 reais. Voltaram o preço. E no endereço de São paulo pago R$ 74,99 em 200mb + 600mb de degustação.
 
Então. Pelo fast e nperf bate as velocidades. Mas nem vou me estressar, 600mb tá vindo de graça e nenhum periférico meu pega essa velocidade que eu necessite disso.
Então o perfil esta correto, provavelmente não tem um overhead bom ou ta saturado, triste. Essa questão do 600 não pegar em periféricos, eu acho o seguinte na teoria o máximo que pego pelo Fast no meu celular é 540 no Speedtest é 440~450 isso quer dizer que em condições ideais eu poderia fazer um download no Wi-Fi e ainda sobraria para o resto da casa utilizar sem problemas, mas claro é tudo teórico. Sua internet de fato esta chegando a 600 e apesar dos pesares as HGU tem MU-MIMO 4x4, Beamforming, CPU e RAM boas, o que estraga elas é os firmwares mal otimizado, capados e a falta de amplificadores e antenas externas.
 
Recebi essa mensagem por whatsapp:

WilDq5h.png


Golpe? o cara colocou meu nome completo e endereço completo... e diz que cancela meu contrato atual da outra operadora, mesmo dentro da fidelidade... nunca vi isso... rs.

Abs,

Cara, é cilada, não vai nessa.
 
Recebi essa mensagem por whatsapp:

WilDq5h.png


Golpe? o cara colocou meu nome completo e endereço completo... e diz que cancela meu contrato atual da outra operadora, mesmo dentro da fidelidade... nunca vi isso... rs.

Abs,

Sabe quando você consulta disponibilidade do serviço em empresas diferentes, como Oi, Claro, Tim, Vivo? Pois as empresas repassam os dados para empresas terceiras fazerem marketing direto, daí elas enviam a informação para vendedores que ficam disparando mensagens ou fazem ligações.

Nunca faça compra com vendedores por whatsapp ou ligações. Sempre ligue para os canais oficiais da operadora porque esses vendedores podem repassar seus dados ou ser mesmo um golpe.
 
Sabe quando você consulta disponibilidade do serviço em empresas diferentes, como Oi, Claro, Tim, Vivo? Pois as empresas repassam os dados para empresas terceiras fazerem marketing direto, daí elas enviam a informação para vendedores que ficam disparando mensagens ou fazem ligações.

Nunca faça compra com vendedores por whatsapp ou ligações. Sempre ligue para os canais oficiais da operadora porque esses vendedores podem repassar seus dados ou ser mesmo um golpe.
Infelizmente os dados tbem são repassados de dentro das operadoras. No início do mês liguei e contratei uma Internet da Oi para meus pais, liguei num sábado e agendei a instalação para a sexta seguinte que era o dia que eu poderia acompanhar.
Durante a semana foi um inferno de gente ligando no meu cel e mandando msgs no wattsapp. Cansei de bloquear número mas não adianta a lista deles parece que é infinita. Chegaram ao cúmulo de me ligar se dizendo do controle de qualidade da Oi dizendo que a instalação estaria sendo cancelada por falta de porta mas que devido a uma parceria da Oi com a TIM íriam transferir meu pedido de Internet pra lá.
Pior que meu número que já tinha sido trocado na Vivo ano passado justamente pq não aguentava esse povo de call center, agora caiu novamente na lista desse povo. Todo dia são diversas ligações desses robôs enchendo o saco.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo