[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

Interessante esse link seu.

Aqui diz que aquele VRM é uma das fases que alimentam as memórias.

voltage-area-memory.jpg


É óbvio que eles não errariam em deixar um MOSFET descoberto se fosse um problema.
Sim, e o outro a esquerda é da GPU :)
 
Eu estava olhando o review da 4070 FE:

front.jpg


Aquele MOSFET ali em cima, o cinza, também não está no heatsink.

cooler2.jpg


Pô, adorei esses reviews da TechPowerUp. Sempre lia os da Guru3D. Valeu pela dica!
Oxe, como não? to vendo daqui :tom:
ai pegou pesado, até o backplate da FE é de metal e não plástico igual a Ventus, o que por si só já ajuda a dissipar o calor pela bunda (que tbm tem thermalpad)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas o que fica voando, solto é esse da memória, não?
da 4070 ti não faço ideia de qual seja, pois não achei review nenhum na interuébis
se quiser abre sua GPU e manda umas fotos pelo bem da comunidade :tom::safadao::fire:
 
Oxe, como não? to vendo daqui :tom:
ai pegou pesado, até o backplate da FE é de metal e não plástico igual a Ventus, o que por si só já ajuda a dissipar o calor pela bunda (que tbm tem thermalpad)


Calma, eu sei que é um tema sensível. Mas olha com calma. Esses VRMs em vermelho têm contato com o heatsink?

H9v7zKy.png
 
ai pegou pesado, até o backplate da FE é de metal e não plástico igual a Ventus, o que por si só já ajuda a dissipar o calor pela bunda (que tbm tem thermalpad)
A menos que tenha memória no verso, backplate é bem irrelevante pra dissipar calor.
 
Calma, eu sei que é um tema sensível. Mas olha com calma. Esses VRMs em vermelho têm contato com o heatsink?

H9v7zKy.png
Calma, você tá se preocupando além demais kkkk
olha os "LR22", são eles que alimentam a GPU, esse "L2R2" parece ser indutor usado pra filtrar o ruído elétrico e estabilizar a tensão
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Que no caso da 4070 ventus 3x tbm tão posicionados no mesmo lugar:
front.jpg

só que sem contato com o heatsink
 
Tão não haha. Na strix tem thermalpad em cima e em baixo:

Certo, e com base nessas imagens, onde os VRMs citados encontram os thermal pads??????

350bb8O.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

olha os "LR22", são eles que alimentam a GPU, esse "L2R2" parece ser indutor usado pra filtrar o ruído elétrico e estabilizar a tensão


Mas é o que estou dizendo. Esses VRMs que estão sem contato devem ter um papel secundário.
 
como eu comentei, esses componentes ai não alimentam a GPU, no caso da ASUS são esses com o desenho style

Então estamos falando da mesma coisa. Que aqueles VRMs têm uma função secundária.

Qual o problema deles não terem contato com o heatsink? Segundo o Guru3D, os engenheiros da MSI disseram que não. Mas todos nós sabemos que a Internet disse que sim.

Só quero provar que precisamos investigar para que a opinião alheia não "entre" sendo tratada como verdade, só porque leu uma linha em um review.
 
Certo, e com base nessas imagens, onde os VRMs citados encontram os thermal pads??????

350bb8O.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---




Mas é o que estou dizendo. Esses VRMs que estão sem contato devem ter um papel secundário.
No caso da STRIX OK, é um design de 24 fases pra GPU (acho que 24+4), mas TODOS os 24 tem contato com o heatsink, são a fileira de 12 a esquerda e 12 a direita
a STRIX foi feita pra overclock, tem componente além do necessário ai

"Mas é o que estou dizendo. Esses VRMs que estão sem contato devem ter um papel secundário."
OK, pode ser, mas é um design de 6 fases (4070), não deveria ser papel secundário, rs.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então estamos falando da mesma coisa. Que aqueles VRMs têm uma função secundária.

Qual o problema deles não terem contato com o heatsink? Segundo o Guru3D, os engenheiros da MSI disseram que não. Mas todos nós sabemos que a Internet disse que sim.

Só quero provar que precisamos investigar para que a opinião alheia não "entre" sendo tratada como verdade, só porque leu uma linha em um review.
O único modelo que até então tem esse "problema" é a 4070 Ventus 3x
como eu disse, funciona até 150 graus de boa, não deve gerar problema nenhum
atualmente tá sendo um dos modelos mais baratos de 4070, mas baita falha da MSI não ter visto isso antes

chuto que o MOSFET "voador" da 4070 ti da foto anterior provavelmente é o da memória, mas só abrindo pra ter certeza. Quando acaba a garantia da sua? :sefu:
 
Última edição:
L
OLX, facebook e ML, ML fica por último e deixo com preço mais alto pela inconveniência de só liberar o $ depois de umas 2 semanas
Ruim de Olx e face, é que sempre tem engraçadinho querendo pagar preço de Aliexpress.
Eu mando eles comprarem lá...
 
Rtx 4070 bombinha(Ventus) na Patoloco por r$4236 com o cupom patoloco1
:bota:
Tem 4070ti Pny por R$5622 com o cupom
 
Última edição:
nao sei se a comparação é valida mas o motor do meu carro também pode girar até 6000 rpm de boa mas com certeza diminui a vida do motor/componentes

Não. Se quiser essa comparação com motor do carro, seria algo assim:

O motor do meu carro pode atingir até 6000RPM, mas não precisa, porque ele anda muito bem a 1100RPM.
 
L

Ruim de Olx e face, é que sempre tem engraçadinho querendo pagar preço de Aliexpress.
Eu mando eles comprarem lá...
Sim, eu diria que não tem uma plataforma que é super melhor que a outra e que vai vender mais caro ou mais rápido e que não vai ter esse tipo de gente porque todo mundo quer comprar o mais barato possível e quem vende -geralmente- quer vender o mais caro possível também kkkk, só tento botar uma descrição boa que esclareça as dúvidas, fotos etc e daí tem que ir filtrando individual mesmo, é deixar uma mensagem pronta que não tem interesse em trocas e paciência, e considerar também que muita gente quer parcelar a compra e aí são 10% do OLX e 12-18% do ML (pro clássico ou premium) que o vendedor provavelmente não vai querer pagar do bolso e vai subir o preço pro comprador e aí muitos perdem o interesse quando ouvem que o valor ficaria X + 10-18% da plataforma, se a pessoa parcelar no anúncio grátis do ML aí beleza porque muitos acho que só vão pensar se a parcela cabe no bolso, e não no valor final que vai ficar com juros

Também antes de tirar a GPU do PC (ou qualquer outro componente) recomendo gravar vídeo da placa rodando algum bench/jogo etc e filmar tanto o display quanto ela dentro do PC, tranquiliza bastante gente e as vezes evita alguém querer testar na hora ou ter que desmontar o PC todo pra mostrar que a placa tá funcionando normal pro povo

Vendi a 3070 esses tempos e na região era a mais barata (no OLX) e ainda levou quase 1 mês pra sair, tiveram uns 4 interessados que ofereceram entre 2300-2400, topei o valor mas pediram pra entregar na pqp e eu não tinha tempo nem saco pra 3h de ida/volta + esperar a pessoa testar a placa kkkk, aí outro entrou em contato e fechamos em 5min, veio buscar no mesmo dia por 2500, mas a maioria queria pagar 2k que era o preço das outras 3070 surradas, sem caixa e sem nota, oxidadas etc kkkk
 
nao sei se a comparação é valida mas o motor do meu carro também pode girar até 6000 rpm de boa mas com certeza diminui a vida do motor/component
a longo prazo um componente operando mais frio tende a ter uma vida útil maior

@Flavio Fernandes essas horas tá trocando o cooler da 4070ti dele por um watercooler block custom que eu sei 🤣
Não. Se quiser essa comparação com motor do carro, seria algo assim:

O motor do meu carro pode atingir até 6000RPM, mas não precisa, porque ele anda muito bem a 1100RPM.
o motor do meu carro atinge até 6000 RPM, mas não precisa, porque ele anda muito bem a 43.4°C:
index.php

o motor do meu carro atinge até 6000 RPM, mas não precisa, porque ele anda muito bem a fuckings 96.5°C:
index.php

:tom:
 
Sobre os VRMs da 4070 terem batido 95-100c é bom considerar que talvez tenha sido em open bench (ou num case bom/razoável) e temp controlada de <25c, se for considerar algumas regiões que batem >35c, povo usando aquário fechado de gabinete, seguindo guia de overcroque de youtuber br e deixando os fans a 30% por causa de ouvido sensível, os 150c são sempre uma possibilidade :problemo:
 
Sobre os VRMs da 4070 terem batido 95-100c é bom considerar que talvez tenha sido em open bench (ou num case bom/razoável) e temp controlada de <25c, se for considerar algumas regiões que batem >35c, povo usando aquário fechado de gabinete, seguindo guia de overcroque de youtuber br e deixando os fans a 30% por causa de ouvido sensível, os 150c são sempre uma possibilidade :problemo:
Relaxa, é feature da placa, tudo calculado e planejado :naza: (pra queimar depois da garantia vencer):safadao::tom:
 
o motor do meu carro atinge até 6000 RPM, mas não precisa, porque ele anda muito bem a fuckings 96.5°C:

:tom:
nem te apega... mais 4 grauzinhos e a válvula termostática abre pra refrigerar o bloco... confia...
:coolface:

quem tem essa placa, é bom começar a se inteirar sobre WC custom pra GPU.
 

ASUS apresenta a série GeForce RTX 4090 TUF OG com cooler RTX 3090 Ti.​


Série ASUS TUF OG: RTX 4090 mais fino e mais curto​

Como esperado, a GPU TUF Gaming que deveria ser lançada hoje não é um novo SKU da NVIDIA, mas sim o oposto completo.
skDz6YC.png

Hoje a ASUS lançou duas placas gráficas GeForce RTX 4090 chamadas TUF OG. Este é anúncio que a empresa fez na semana passada, oferecendo um cartão gratuito caso alguém adivinhe o nome da próxima GPU. Provavelmente ninguém esperava uma atualização do antigo design TUF conhecido da série RTX 3090, mas foi precisamente isso que foi anunciado hoje.

Em termos de especificações, parece que tanto o design antigo quanto o novo estão usando os mesmos clocks (até 2595 MHz de boost clock no modo OC). No entanto, o design físico mudou. Em comparação com o design mais recente, os cartões TUF OG são mais finos (3,65 slots x 3,2 slots) e 2 cm mais curtos (34,8 cm x 32,6 cm).

rGDgJXb.jpg


jgkC6GA.jpg


GPUs TUF OG vs. TUF RTX 4090, Fonte: ASUS

XZJxm8I.jpg


WYSMydQ.jpg


Como você pode ver, o RTX 4090 TUF OG tem um PCB muito maior em comparação com o design 2022 atualizado. A provável razão para isso é que o RTX 3090 Ti TUF PCB foi adotado para a série 4090, já que ambas as GPUs eram compatíveis com pinos. Uma verificação rápida nas revisões do RTX 3090 Ti TUF/STRIX parece confirmar isso, mas o PCB não é uma cópia exata.

Agora, esta não é a primeira vez que a ASUS atualiza seus coolers antigos para novos SKUs, mas definitivamente não é algo que era comum na série GeForce anterior. Isso nos faz pensar qual é o objetivo dessa atualização de designs antigos para novos cartões, mas a única coisa que vem à mente é diminuir o custo de produção ou simplesmente reutilizar coolers que já foram fabricados.

Fonte: ASUS via @momomo_us

Rapaz.... isso tá muito estranho. Algumas teorias:

1) tinham forma do PCB + cooler demais da 3090 TI que acabaram não usando e fizeram essa gambi de adaptar para a 4090 para desovar esse material

2) A 4090 TUF atual foi overkill / ruim e quando acabar elas só vai sobrar essa "OG"

3) Vai ter uma 4090 TI e querem usar o projeto da atual pra reduzir custo em uma combinação com a teoria 1.

4) É só a Asus sendo tosca mesmo.

Que viagem isso...
 
4070 TI Super a caminho?

Estao falando da nvidia a começar a usar ADA103 na produçao de uma 4070 variante.
Na verdade na verdade é muita RTX4080 encalhada, então ao invés de mandar o chip AD103 para outra 4080 a NVIDIA vai capar o chip em 43% para vender como RTX4070Ti, que está realmente vendendo. A princípio esse é o motivo, agora se vem uma Super a caminho seria muito bem vindo, só resta esperar.

E só dar uma alfinetada aqui naquela questão de VRAM, o primeiro jogo a dar erro por não ter VRAM suficiente apareceu... o primeiro, em um console, o XBox Serie S.


Claramente falta de otimização e preguiça de port da Gearbox, mas não tira o fato de que só ocorre no XSS e não no XSX, ou seja, os 10GB de memória unificada estão no limite, enquanto que 16GB sobra.
 
Rapaz.... isso tá muito estranho. Algumas teorias:

1) tinham forma do PCB + cooler demais da 3090 TI que acabaram não usando e fizeram essa gambi de adaptar para a 4090 para desovar esse material

2) A 4090 TUF atual foi overkill / ruim e quando acabar elas só vai sobrar essa "OG"

3) Vai ter uma 4090 TI e querem usar o projeto da atual pra reduzir custo em uma combinação com a teoria 1.

4) É só a Asus sendo tosca mesmo.

Que viagem isso...
Pode só ser sobras + usuários querendo um modelo menor mesmo, as 4090 atuais são desnecessariamente grandes.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo