[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Qual sua faixa de IP? Começa em 2xx ou 1xx?

Aqui nenhum da lista ali funcionou.

pool.ntp.br
a.st1.ntp.br
b.st1.ntp.br
c.st1.ntp.br
d.st1.ntp.br
a.ntp.br
b.ntp.br
c.ntp.br
gps.ntp.br
Aqui sempre funciona

pool.ntp.org
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal tem ONU com porta 2.5 ou 10G ? É fácil remover HGU vivo ? Tô usando ele como bridge mas é um puta trambolho a ideia seria colocar uma ONU q é menor e tava pensando numa ONU já com porta 10g alguém pode indicar e informar se o processo é fácil ?
 
Pessoal tem ONU com porta 2.5 ou 10G ? É fácil remover HGU vivo ? Tô usando ele como bridge mas é um puta trambolho a ideia seria colocar uma ONU q é menor e tava pensando numa ONU já com porta 10g alguém pode indicar e informar se o processo é fácil ?
Tem um tópico só para isso, dá uma olhada lá (adiantando: a ONU da VSOL tem porta 2.5Gbps e funciona com quase todos provedores):

 
Gostaria de saber dos colegas quanto ao VPN.

1 - Usam?
2 - Se sim, qual?
3 - Configuraram direto no roteador ou usam o software da empresa no Windows e app nos smartphones?
4 - Deixam ativo direto ou apenas para torrent/outros?

Uso a NordVPN e gosto também de usar, em conjunto, o AdGuard DNS ou o NextDNS para bloquear anúncios.

Eu prefiro configurar em cada dispositivo e ativo quando vejo necessidade, mas essas questões são mais pessoais. Cada um tem seus gostos/preferências.
 
Qual sua faixa de IP? Começa em 2xx ou 1xx?

Aqui nenhum da lista ali funcionou.

pool.ntp.br
a.st1.ntp.br
b.st1.ntp.br
c.st1.ntp.br
d.st1.ntp.br
a.ntp.br
b.ntp.br
c.ntp.br
gps.ntp.br
Por aqui (PR) isso nunca incomodou independentemente do IPv4 recebido, alguns devices atualizam por IPv6 também.

1697204596590.png


1697203793640.png


1697204426916.png


Código:
~# host pool.ntp.br
pool.ntp.br has address 200.186.125.195
pool.ntp.br has address 200.189.40.8
pool.ntp.br has address 200.192.232.8
pool.ntp.br has address 201.49.148.135
pool.ntp.br has address 200.20.186.76
pool.ntp.br has address 200.160.0.8
pool.ntp.br has address 200.160.7.186
pool.ntp.br has address 200.160.7.197
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12f8:9:1::8
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12f8:b:1::8
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12ff::8
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12ff:0:7::186
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12ff:0:7::197

Outra opção é usar um endereço que seja NTS, mais informações em www.ntp.br.

Aqui sempre funciona

pool.ntp.org
Boa sugestão, também tem o time.cloudflare.com.
 
Por aqui (PR) isso nunca incomodou independentemente do IPv4 recebido, alguns devices atualizam por IPv6 também.

Ver anexo 135580

Ver anexo 135577

Ver anexo 135579

Código:
~# host pool.ntp.br
pool.ntp.br has address 200.186.125.195
pool.ntp.br has address 200.189.40.8
pool.ntp.br has address 200.192.232.8
pool.ntp.br has address 201.49.148.135
pool.ntp.br has address 200.20.186.76
pool.ntp.br has address 200.160.0.8
pool.ntp.br has address 200.160.7.186
pool.ntp.br has address 200.160.7.197
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12f8:9:1::8
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12f8:b:1::8
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12ff::8
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12ff:0:7::186
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12ff:0:7::197

Outra opção é usar um endereço que seja NTS, mais informações em www.ntp.br.


Boa sugestão, também tem o time.cloudflare.com.
Seria um problema presente somente em algumas localidades, faixas de IPs?

Não tive esse problema nem mesmo no começo de 2023 quando vários relatos surgiram.
 
Última edição:
Seria um problema presente somente em algumas localidades, faixas de IPs?

Não tive esse problema nem mesmo no começo de 2023 quando vários relatos surgiram.
Não sei dizer se por questões técnicas, de segurança ou mesmo rota, mas não é algo que ocorre em toda a rede.

Alguns colegas comentaram que a Vivo estava bloqueando o tráfego NTP (UDP 123) e isso até é louvável se o motivo for segurança, mas pessoalmente também nunca tive problemas.

Uma alternativa é o NTS mas pelo que o colega disse ali nem os endereços onde está disponível estaria funcionando.

1697205323434.png

-> https://ntp.br/faq/#nts
 
Liguei para o 10315 solicitando o aumento da velocidade de 500 para 700, bastou reiniciar a HGU e tchanam... aparentemente está correto. A média nos testes ficou em 719/357.

Fiquei surpreso por não ter problema de perfil. 🙌

Outra questão, nas poucas vezes que liguei para a Vivo neste ano, tive a impressão que sempre fui atendido por trabalhadores em regime de home office. Você percebe pela acústica do ambiente em que eles estão que não é um call center, mas sim a casa deles. Alguém está sabendo de algo? É assim mesmo?
 
Seria um problema presente somente em algumas localidades, faixas de IPs? Alguma especulação?

Não tive esse problema nem mesmo no começo de 2023 quando vários relatos surgiram.

Eu estou suspeitando que seja faixa de IP junto com o bloqueio da Vivo. Porem minha suspeita é de alguem completamente leigo no assunto. Até semana passada eu nem sabia que meu relógio estava adiantado em 5 minutos e que meu windows não sincroniza desde 2022.

No site da NTP note que tem uma relação servidor x faixa de IP e são todas acima de 200.

Por isso perguntei aos demais qual era a faixa de IP deles.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Por aqui (PR) isso nunca incomodou independentemente do IPv4 recebido, alguns devices atualizam por IPv6 também.

Ver anexo 135580

Ver anexo 135577

Ver anexo 135579

Código:
~# host pool.ntp.br
pool.ntp.br has address 200.186.125.195
pool.ntp.br has address 200.189.40.8
pool.ntp.br has address 200.192.232.8
pool.ntp.br has address 201.49.148.135
pool.ntp.br has address 200.20.186.76
pool.ntp.br has address 200.160.0.8
pool.ntp.br has address 200.160.7.186
pool.ntp.br has address 200.160.7.197
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12f8:9:1::8
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12f8:b:1::8
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12ff::8
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12ff:0:7::186
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12ff:0:7::197

Outra opção é usar um endereço que seja NTS, mais informações em www.ntp.br.


Boa sugestão, também tem o time.cloudflare.com.
Como falei anteriormente, nenhum servidor disponivel no site ntp.br sincroniza.

pool.ntp.org tambem não, acabei de tentar.
 
Outra questão, nas poucas vezes que liguei para a Vivo neste ano, tive a impressão que sempre fui atendido por trabalhadores em regime de home office. Você percebe pela acústica do ambiente em que eles estão que não é um call center, mas sim a casa deles. Alguém está sabendo de algo? É assim mesmo?
Provavelmente estão em regime híbrido como boa parte das empresas atualmente.

No site da NTP note que tem uma relação servidor x faixa de IP e são todas acima de 200.
Num primeiro momento isso não quer dizer absolutamente nada, inúmeras operadoras sequer tem mais IPs que começam com 1xx ou 2xx.

Como falei anteriormente, nenhum servidor disponivel no site ntp.br sincroniza.

pool.ntp.org tambem não, acabei de tentar.
Se puder compartilhar um tracert/traceroute/mtr da sua máquina para algum dos endereços seria melhor para analisar e tentar encontrar uma possível causa.
 
Eu estou suspeitando que seja faixa de IP junto com o bloqueio da Vivo. Porem minha suspeita é de alguem completamente leigo no assunto. Até semana passada eu nem sabia que meu relógio estava adiantado em 5 minutos e que meu windows não sincroniza desde 2022.

No site da NTP note que tem uma relação servidor x faixa de IP e são todas acima de 200.

Por isso perguntei aos demais qual era a faixa de IP deles.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Como falei anteriormente, nenhum servidor disponivel no site ntp.br sincroniza.

pool.ntp.org tambem não, acabei de tentar.
Bom aqui sincroniza, pode ser algo da sua região ou um bloqueio mesmo, ja tentou colocar em bridge ? Pra vê outra coisa se mesmo assim não sincroniza abriria um consumidor.gov alegando que a vivo faz o bloqueio e isso está impedindo de sei lá baixar atualizaçoes do sistema devido o relógio não está sincronizado postaria uma print e tracert para os servidores
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Liguei para o 10315 solicitando o aumento da velocidade de 500 para 700, bastou reiniciar a HGU e tchanam... aparentemente está correto. A média nos testes ficou em 719/357.

Fiquei surpreso por não ter problema de perfil. 🙌

Outra questão, nas poucas vezes que liguei para a Vivo neste ano, tive a impressão que sempre fui atendido por trabalhadores em regime de home office. Você percebe pela acústica do ambiente em que eles estão que não é um call center, mas sim a casa deles. Alguém está sabendo de algo? É assim mesmo?
Já percebi isso também pq eu ouvi cachorro latir no fundo
 
Provavelmente estão em regime híbrido como boa parte das empresas atualmente.


Num primeiro momento isso não quer dizer absolutamente nada, inúmeras operadoras sequer tem mais IPs que começam com 1xx ou 2xx.


Se puder compartilhar um tracert/traceroute/mtr da sua máquina para algum dos endereços seria melhor para analisar e tentar encontrar uma possível causa.

Agradeço a ajuda!

Todos os saltos com exceção dos ultimos 3 esgotam tempo limite. Os ultimos 3 respondem em 47ms.

A principio para qualquer endereço, não só para os servidores do ntp. google.com, youtube.com, adrenaline.com.br
 
Liguei para o 10315 solicitando o aumento da velocidade de 500 para 700, bastou reiniciar a HGU e tchanam... aparentemente está correto. A média nos testes ficou em 719/357.

Fiquei surpreso por não ter problema de perfil. 🙌

Outra questão, nas poucas vezes que liguei para a Vivo neste ano, tive a impressão que sempre fui atendido por trabalhadores em regime de home office. Você percebe pela acústica do ambiente em que eles estão que não é um call center, mas sim a casa deles. Alguém está sabendo de algo? É assim mesmo?
Sim na pandemia2021 e em 2022 fui atendido.por analistas em home office
 
Vivo Fibra expandindo em Belo Horizonte, aqui no São João Batista. Uma pequena parte do bairro, que não tinha VDSL recebeu a fibra direto em meados de 2017, já a parte que tinha o VDSL assim ficou.

Passaram o cabo óptico aqui na minha rua, na mesma cordoalha que suporta os cabos metálicos da GVT. Deixaram as folgas, mas ainda não instalaram as CTO.

Pena que acabei de renovar a fidelidade com a Oi e não vou conseguir aproveitar promoções do porta-a-porta.

6FUJyoc_d.webp


@Aline Ogawa
 
Eu estou suspeitando que seja faixa de IP junto com o bloqueio da Vivo. Porem minha suspeita é de alguem completamente leigo no assunto. Até semana passada eu nem sabia que meu relógio estava adiantado em 5 minutos e que meu windows não sincroniza desde 2022.

Eu tenho essa suspeita também, vide os diversos problemas (um exemplo aqui) que tive e que trocando de IP em alguns casos resolvia.

Agora, sinceramente não sei se é "filtro" mesmo ou de fato uma completa desorganização na configuração da infra de ADSL legada da GVT que está afetando o pessoal com fibra da Vivo (vide os problemas de perfil aqui reportados sou mais de que a Vivo perdeu a mão na gestão de configuração de sua infraestrutura).
 
Eu tenho essa suspeita também, vide os diversos problemas (um exemplo aqui) que tive e que trocando de IP em alguns casos resolvia.

Agora, sinceramente não sei se é "filtro" mesmo ou de fato uma completa desorganização na configuração da infra de ADSL legada da GVT que está afetando o pessoal com fibra da Vivo (vide os problemas de perfil aqui reportados sou mais de que a Vivo perdeu a mão na gestão de configuração de sua infraestrutura).

Aqui era ADSL GVT e atualmente VDSL. Não sei se quando trocaram de ADSL para VDSL, moveram para infro da vivo (se é que tem).
 
Última edição:
Não sei dizer se por questões técnicas, de segurança ou mesmo rota, mas não é algo que ocorre em toda a rede.

Alguns colegas comentaram que a Vivo estava bloqueando o tráfego NTP (UDP 123) e isso até é louvável se o motivo for segurança, mas pessoalmente também nunca tive problemas.

Uma alternativa é o NTS mas pelo que o colega disse ali nem os endereços onde está disponível estaria funcionando.

Ver anexo 135581
-> https://ntp.br/faq/#nts
acho que fui eu que comentei do bloqueio,
uns 6 meses atras a vivo estava bloqueando NTP aqui, mas agora ta normal,
acho que não durou muito.

Código:
$ timedatectl status
                Local time: Fri 2023-10-13 18:43:44 -03
                Universal time: Fri 2023-10-13 21:43:44 UTC
                RTC time: Fri 2023-10-13 21:43:44
                Time zone: America/Recife (-03, -0300)
                System clock synchronized: yes
                NTP service: active
                RTC in local TZ: no

$ cat /etc/systemd/timesyncd.conf
[Time]
NTP=pool.ntp.br
 
Liguei para o 10315 solicitando o aumento da velocidade de 500 para 700, bastou reiniciar a HGU e tchanam... aparentemente está correto. A média nos testes ficou em 719/357.

Fiquei surpreso por não ter problema de perfil. 🙌

Outra questão, nas poucas vezes que liguei para a Vivo neste ano, tive a impressão que sempre fui atendido por trabalhadores em regime de home office. Você percebe pela acústica do ambiente em que eles estão que não é um call center, mas sim a casa deles. Alguém está sabendo de algo? É assim mesmo?
Vai pagar 150,00 ?
 
R$ 150 pelos 700 mega. Preço normal do site.

Mas como tem o fixo junto, aumenta mais o valor.

O fixo tem o mesmo número desde antes de eu nascer. kkkk Mais por saudosismo, que por necessidade, vou mantendo ele.
Aqui precisei abrir visita técnica, solicitei a instalação dos 700 e o sistema estava instável no dia, a atendente conseguiu pedir 300mb e quando instalaram no outro dia ligou novamente e fez upgrade pra 700. Até aí tudo ok, problema é que entrou perfil de 700 cagado, upload não chega a 100mb.
Visita agendada para segunda, engraçado como o pessoal do telefone sempre acha que é culpa da HGU ser antiga e etc sendo que essa é das novas, daquelas SV(sem voz) da mitrastar. Esperemos a visita e o técnico tendo trabalhinho pra fazer o suporte corrigir o perfil, rs.
 
Ja faz 9 dias que fiz a migracao para 700 mega com Amazon e nada de ativar amazon.

Sera que ja vale a pena reclamar no procon por propaganda enganosa ?
 
Ja faz 9 dias que fiz a migracao para 700 mega com Amazon e nada de ativar amazon.

Sera que ja vale a pena reclamar no procon por propaganda enganosa ?
Acho que eu também vou precisar reclamar a respeito. Nem orientação eu tive sobre como seria a ativação.
 
Ja faz 9 dias que fiz a migracao para 700 mega com Amazon e nada de ativar amazon.

Sera que ja vale a pena reclamar no procon por propaganda enganosa ?
Não sei como é especificamente a ativação do prime, mas a ativação de outros serviço é no app da Vivo. Em meu plano - serviços digitais.
Acho que eu também vou precisar reclamar a respeito. Nem orientação eu tive sobre como seria a ativação.
Tentou pelo app da Vivo? Meu plano - Serviços digitais.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo