• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Tabela de comparação de SSDs Rev 1.2 por Gabriel Ferraz (05/04/2021)

Este tópico lhe ajudou?

  • Sim

    Votes: 72 97.3%
  • Não

    Votes: 2 2.7%

  • Total de votos
    74
Cara, o problema do QLC é que a escrita NELE é lenta pra caramba. Eu teria que achar em algum review, mas a diferença de velocidade é grande. Eu lembro de ter feito uns testes e quando o cache acabava, a escrita dava perto de 100mb/s só. Se alguém anunciar um SSD com 100MB/s de escrita por exemplo, alguém ia comprar sabendo que todos os concorrentes dele citam pelo menos 450? Só se a diferença de preço fosse muito grande. Por exemplo, a Samsung tem a linha QVO, que usa esse tipo de nand QLC. Eles pelo menos são transparentes, TLC nos EVO e QLC no QVO e tem a diferença de preço lá (que na minha opinião poderia ser um pouco maior)
mais ai era so por mais chips
se cada um bate 100mb/s sem o cache com 4 chip ja tem os 400mb/s e com 5 os 500mb/s teóricos
eu compraria se tivesse essa opção
na verdade foi isso que eu fiz quando comprei 4 ssd de 1tb pra fazer raid 0
 
mais ai era so por mais chips
se cada um bate 100mb/s sem o cache com 4 chip ja tem os 400mb/s e com 5 os 500mb/s teóricos
eu compraria se tivesse essa opção
na verdade foi isso que eu fiz quando comprei 4 ssd de 1tb pra fazer raid 0
Mas acho que por questão de custo tão enfiando só 2 chips na maioria dos SSDs que eu tenho visto. Fora que... Isso que eu falei de 100mb/s de escrita contínua foi depois do fim do cache, então não sei se isso já é usando todos os chips ao mesmo tempo ou se é só descendo a marreta em um só (considerando pra nivelar o uso provavelmente usa todos por "igual")
 
Mas acho que por questão de custo tão enfiando só 2 chips na maioria dos SSDs que eu tenho visto. Fora que... Isso que eu falei de 100mb/s de escrita contínua foi depois do fim do cache, então não sei se isso já é usando todos os chips ao mesmo tempo ou se é só descendo a marreta em um só (considerando pra nivelar o uso provavelmente usa todos por "igual")
mais vários controladores sata suportam 4 ou 8 chips
os m.2 devido a problemas de espaço que e diferente
 
Mas acho que por questão de custo tão enfiando só 2 chips na maioria dos SSDs que eu tenho visto. Fora que... Isso que eu falei de 100mb/s de escrita contínua foi depois do fim do cache, então não sei se isso já é usando todos os chips ao mesmo tempo ou se é só descendo a marreta em um só (considerando pra nivelar o uso provavelmente usa todos por "igual")
Entendam que dentro de cada NAND (Chip) existem muitos Dies, existem SSDs de 1TB com 1 NAND só com tipo 16 dies dentro da NAND da mesma forma que existe SSDs de 1TB antigos com 8 ou 16 chips NAND
 
Entendam que dentro de cada NAND (Chip) existem muitos Dies, existem SSDs de 1TB com 1 NAND só com tipo 16 dies dentro da NAND da mesma forma que existe SSDs de 1TB antigos com 8 ou 16 chips NAND
Então, é que fisicamente (pelos últimos que eu abri pelo menos) vejo muito pouco modelo populando todos os espaços, imagino que com o preço despencando vale mais a pena usar NAND de maior capacidade.

Mas o que eu queria entender mais é a diferença de desempenho. Pegando esse exemplo de 1 TB mesmo, os primeiros que comprei tinham 4 NAND, 2 de cada lado da PCB. Os últimos que vi eram só 2 NAND. Pra Sata eu imagino que seja a mesma desgraça dado o gargalo da porta Sata, mas ter mais NAND em geral era pra dar mais desempenho? Ou pelo menos menos desgaste físico em cada (imaginando que a controladora faça um bom trabalho e nivele o desgaste de todos). Eu lembro de uns reviews de Macbook uns tempos atrás em que o modelo "base" era só uma NAND de 256 gb, e o desempenho era consideravelmente menor que o modelo de 512gb que tinha 2 NAND soldadas na placa mãe.
 
Então, é que fisicamente (pelos últimos que eu abri pelo menos) vejo muito pouco modelo populando todos os espaços, imagino que com o preço despencando vale mais a pena usar NAND de maior capacidade.

Mas o que eu queria entender mais é a diferença de desempenho. Pegando esse exemplo de 1 TB mesmo, os primeiros que comprei tinham 4 NAND, 2 de cada lado da PCB. Os últimos que vi eram só 2 NAND. Pra Sata eu imagino que seja a mesma desgraça dado o gargalo da porta Sata, mas ter mais NAND em geral era pra dar mais desempenho? Ou pelo menos menos desgaste físico em cada (imaginando que a controladora faça um bom trabalho e nivele o desgaste de todos). Eu lembro de uns reviews de Macbook uns tempos atrás em que o modelo "base" era só uma NAND de 256 gb, e o desempenho era consideravelmente menor que o modelo de 512gb que tinha 2 NAND soldadas na placa mãe.
Esse caso dos MacBook é verídico e ocorre nos novos MacBook com SoC M1 e M2 (e suas variantes), mas acomete apenas os modelos de entrada que vem com apenas um chip Nand... já nos demais modelos intermediários e avançados, munidos de 2 ou mais chip Nand (com 512GB ou mais), as velocidades atingidas são consideravelmente mais altas... isso se dá também pelo tipo de controlador usado... no caso dos MacBook esse controlador do armazenamento Flash está no próprio SoC Apple Silicon
 
Esse caso dos MacBook é verídico e ocorre nos novos MacBook com SoC M1 e M2 (e suas variantes), mas acomete apenas os modelos de entrada que vem com apenas um chip Nand... já nos demais modelos intermediários e avançados, munidos de 2 ou mais chip Nand (com 512GB ou mais), as velocidades atingidas são consideravelmente mais altas... isso se dá também pelo tipo de controlador usado... no caso dos MacBook esse controlador do armazenamento Flash está no próprio SoC Apple Silicon
Isso sim, eu só queria saber se essa diferença também seria sentida de 4 pra 2 chips ou algo parecido. Por exemplo aqueles modelos M.2 2230 que não tem espaço físico mesmo, comparado com um 2280, mesma controladora e mesma capacidade, se essa quantidade de NAND afetaria ou não alguma coisa, nem que seja uma "longevidade" um pouco maior por ter mais NAND pra distribuir o desgaste
 
Isso sim, eu só queria saber se essa diferença também seria sentida de 4 pra 2 chips ou algo parecido. Por exemplo aqueles modelos M.2 2230 que não tem espaço físico mesmo, comparado com um 2280, mesma controladora e mesma capacidade, se essa quantidade de NAND afetaria ou não alguma coisa, nem que seja uma "longevidade" um pouco maior por ter mais NAND pra distribuir o desgaste
Pelo que pude pesquisar, o problema é apenas quando se tem apenas uma NAND
 
Entendam que dentro de cada NAND (Chip) existem muitos Dies, existem SSDs de 1TB com 1 NAND só com tipo 16 dies dentro da NAND da mesma forma que existe SSDs de 1TB antigos com 8 ou 16 chips NAND
sim porem so nos mais caros
voce pode ter 8 chips acessando cada um ao mesmo tempo com 60MB/s vc ja teoricamente bate o limite de banda da porta sata
e assim que temos ssd sata de 4tb por 700
os meus são de 1tb cada um dia ainda vou desmontar pra ver quantas nand tem por dentro
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então, é que fisicamente (pelos últimos que eu abri pelo menos) vejo muito pouco modelo populando todos os espaços, imagino que com o preço despencando vale mais a pena usar NAND de maior capacidade.

Mas o que eu queria entender mais é a diferença de desempenho. Pegando esse exemplo de 1 TB mesmo, os primeiros que comprei tinham 4 NAND, 2 de cada lado da PCB. Os últimos que vi eram só 2 NAND. Pra Sata eu imagino que seja a mesma desgraça dado o gargalo da porta Sata, mas ter mais NAND em geral era pra dar mais desempenho? Ou pelo menos menos desgaste físico em cada (imaginando que a controladora faça um bom trabalho e nivele o desgaste de todos). Eu lembro de uns reviews de Macbook uns tempos atrás em que o modelo "base" era só uma NAND de 256 gb, e o desempenho era consideravelmente menor que o modelo de 512gb que tinha 2 NAND soldadas na placa mãe.
depende o fabricante pode usar 4 NAND mais lentas e bater a mesma velocidade
ja com 2 NAND o chip tem que ser mais rápido logo mais caro e tambem gastaria um pouco menos de energia porem isso e desprezível nos ssd
 
Então, é que fisicamente (pelos últimos que eu abri pelo menos) vejo muito pouco modelo populando todos os espaços, imagino que com o preço despencando vale mais a pena usar NAND de maior capacidade.

Mas o que eu queria entender mais é a diferença de desempenho. Pegando esse exemplo de 1 TB mesmo, os primeiros que comprei tinham 4 NAND, 2 de cada lado da PCB. Os últimos que vi eram só 2 NAND. Pra Sata eu imagino que seja a mesma desgraça dado o gargalo da porta Sata, mas ter mais NAND em geral era pra dar mais desempenho? Ou pelo menos menos desgaste físico em cada (imaginando que a controladora faça um bom trabalho e nivele o desgaste de todos). Eu lembro de uns reviews de Macbook uns tempos atrás em que o modelo "base" era só uma NAND de 256 gb, e o desempenho era consideravelmente menor que o modelo de 512gb que tinha 2 NAND soldadas na placa mãe.
Não necessariamente pois SSDs de 1TB com uma NAND apenas com 16 dies seria mais rápido que um SSD de 500GB com 8 módulos de 64GB cada
 
@Detetive Virtual de SSDs comprei esse reletch p600

mnDqx8l.png




na hora de ver informacoes da controladora etc rodando app
f9Zmy7d.png


qclUL8D.png


da erro sera que o meu p600 é falso q nao usa controladora phison ou outra coisa?

e ate vendo video do mario mazzetti ontem o mesmo ssd dele tem firmware diferentes e dele abriu usando esse mesmo aplicativo olha info do ssd dele e meu
hehe parecem ser ssds diferentes mesmo sendo chamado de p600

ImZkMQI.png
 
@Detetive Virtual de SSDs comprei esse reletch p600

mnDqx8l.png




na hora de ver informacoes da controladora etc rodando app
f9Zmy7d.png


qclUL8D.png


da erro sera que o meu p600 é falso q nao usa controladora phison ou outra coisa?

e ate vendo video do mario mazzetti ontem o mesmo ssd dele tem firmware diferentes e dele abriu usando esse mesmo aplicativo olha info do ssd dele e meu
hehe parecem ser ssds diferentes mesmo sendo chamado de p600

ImZkMQI.png
Aparentemente pode ser outra controladora
 
Aparentemente pode ser outra controladora
Uns 2 meses atrás eu estava para comprar 4 unidades desse RELETECH P600 devido a sua boa fama!
Porém, na mesma semana que iria fechar a compra, surgiram reviews de alguns compradores reclamando que haviam trocado a controladora e que agora estavam vindo com a fatídica INNOGRIT IG5236 em detrimento da PHISON E18.
Lembrando que a ADATA também realizou essa mesma troca em seus XPG Gammix S70 Blade.

Gente, essa controladora Innogrit ainda não liberou atualização de firmware para os problemas dessa controladora e os dispositivos que a usam são uma verdadeira bomba relógio. A questão não é "se vai dar problema" e sim "quando vai dar problema". Sempre que eu ver alguém comentando de produtos que acompanham essa controladora, vou vir e alertar: FUJAM
Basta uma breve pesquisa sobre essa controladora e sobre o erro MN-5236 e descobrirão centenas/milhares de reclamações e avaliações e testes demonstrando o quão lixosa é essa controladora... principalmente se vier associada a nands da YMTC, aí vira um combo da morte kkkkk
Um detalhe é que esse combo da morte é usado largamente em quase todos os mais famosos NVMe chineses de baixo custo, como os Netac e Asgard.
 
Salvo engano os S70 Blade nunca usaram controladora Phison, acho que sempre foi IG5236 e o que trocaram foram as NANDs das Micron B47R 176-layer pras YMTC 128-layer
 
Salvo engano os S70 Blade nunca usaram controladora Phison, acho que sempre foi IG5236 e o que trocaram foram as NANDs das Micron B47R 176-layer pras YMTC 128-layer
Houve uma falha minha de explicação... os XPG não trocaram de Phison para Innogrit... apenas trocaram a controladora anterior (que não me recordo agora qual era) para Innogrit...
Independente de qual era antes, está irritando TODAS as empresas indo para os Innogrit
 
Uns 2 meses atrás eu estava para comprar 4 unidades desse RELETECH P600 devido a sua boa fama!
Porém, na mesma semana que iria fechar a compra, surgiram reviews de alguns compradores reclamando que haviam trocado a controladora e que agora estavam vindo com a fatídica INNOGRIT IG5236 em detrimento da PHISON E18.
Lembrando que a ADATA também realizou essa mesma troca em seus XPG Gammix S70 Blade.

Gente, essa controladora Innogrit ainda não liberou atualização de firmware para os problemas dessa controladora e os dispositivos que a usam são uma verdadeira bomba relógio. A questão não é "se vai dar problema" e sim "quando vai dar problema". Sempre que eu ver alguém comentando de produtos que acompanham essa controladora, vou vir e alertar: FUJAM
Basta uma breve pesquisa sobre essa controladora e sobre o erro MN-5236 e descobrirão centenas/milhares de reclamações e avaliações e testes demonstrando o quão lixosa é essa controladora... principalmente se vier associada a nands da YMTC, aí vira um combo da morte kkkkk
Um detalhe é que esse combo da morte é usado largamente em quase todos os mais famosos NVMe chineses de baixo custo, como os Netac e Asgard.
Sim eu escrevi um artigo sobre esse MN-5236 e exlpliquei em detalhes a verdadeira causa deste problema de MN-5236 mas a maior culpada é a YMTC do que a Innogrit, pois o que tem apresentado muito problema são esses Wafers de NAND Die X2-9060 (CDT1B) TLC 128-Layers 512Gb que encontramos muito em SSDs chineses com problema de Read Disturb
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Houve uma falha minha de explicação... os XPG não trocaram de Phison para Innogrit... apenas trocaram a controladora anterior (que não me recordo agora qual era) para Innogrit...
Independente de qual era antes, está irritando TODAS as empresas indo para os Innogrit
Os S70 nunca tiveram outro controlador, anteriormente usavam IG5236 porém com NANDs Micron B27B/B27A que são TLC 96-Layers 512Gb, e agora usam ou B47R 176-Layers Micron ou YMTC CDT1B 128-Layers YMTC
 
O S70 Blade tem um histórico meio complicado, alguma combinação de problema de firmware com NAND problemática pelo que eu sei. Em TESE foi corrigido nos novos lotes, o problema é que só dá pra descobrir isso depois de receber já que a Adata manteve o modelo/nome. Fora a garantia não ser a mais "tranquila" pra acionar no Brasil, apesar de ter 5 anos de garantia porque a Adata é meio ruinzinha no suporte pelo que li (nunca precisei acionar, só tenho RAM deles e comprada no Aliexpress)

EU escolheria o Corsair, mais por esse histórico do S70, se eles tivessem mudado o nome, colocado alguma letra a mais ou mudado o código do produto pra facilitar a identificação da versão revisada seria mais tranquilo recomendar ele.

Sobre opções, acho que só o KC3000 da Kingston, costuma estar nessa faixa de 520-550 reais, o Kingston Fury (preço varia, mas o desempenho desses dois é bem próximo), o SN850X da WD que se não me engano já esteve por esses preços também mas agora tá um pouco mais caro. O 980 PRO tem um desempenho próximo mas até onde eu sei só tem garantia os modelos comprados no site deles e por lá é mais caro se não me engano (isso se tiver esse modelo de 1TB)
 

Vh, saberia dizer se o kingston fury tem um desempenho parecido com esse corsair ? Pelo que vi o custo dele é bem melhor que o do corsair.
Uma coisa que mesmo pesquisando afundo não consegui entender é o porque desse corsair sera essa faixa de 700, eu acho que é por causa do dissipador. Que na prática o proprio dissipador que vem na mobo que pretendo usar (B650 ou X670 Tuf), devem dar conta do SSD.

E na sua opinião, a minha ideia de armazenamento seria.
1 SSD 7000 mb/s para sistemas
1 SSD 5000 Mb/s para jogos
1 HD de 2TB para backup.

Acha melhor seguir com essa ideia de ter 2 SSD's ou é melhor pegar 1 de 2TB de uma vez ? Eu não me importo de instalar os jogos toda vez que formatar a máquina em si.
Meu medo a o porque de ter 2 SSD, era começar a encher ele até o talo e começar a perder performance tendo 1 só de 2TB
 
Última edição:
Kc3000 é melhor que os 2 citados?
Mesmos componentes do MP600 Pro XT sendo que está mais barato há um bom tempo, e o combo Phison E18 + Micron B47R tem maior confiabilidade que as outras combinações de controladora IG5236 e/ou NAND YMTC do S70 Blade
 
Vh, saberia dizer se o kingston fury tem um desempenho parecido com esse corsair ? Pelo que vi o custo dele é bem melhor que o do corsair.
Uma coisa que mesmo pesquisando afundo não consegui entender é o porque desse corsair sera essa faixa de 700, eu acho que é por causa do dissipador. Que na prática o proprio dissipador que vem na mobo que pretendo usar (B650 ou X670 Tuf), devem dar conta do SSD.

E na sua opinião, a minha ideia de armazenamento seria.
1 SSD 7000 mb/s para sistemas
1 SSD 5000 Mb/s para jogos
1 HD de 2TB para backup.

Acha melhor seguir com essa ideia de ter 2 SSD's ou é melhor pegar 1 de 2TB de uma vez ? Eu não me importo de instalar os jogos toda vez que formatar a máquina em si.
Meu medo a o porque de ter 2 SSD, era começar a encher ele até o talo e começar a perder performance tendo 1 só de 2TB
Se sua placa mãe tem dissipador, não teria necessidade de comprar um com. A maioria é relativamente fácil de soltar, ou o dissipador vem a parte, mas se não me falha a memória o SN850x com dissipador por exemplo é colado, mesmo com soprador pra amolecer a cola as chances de dar caca são grandes.

O Fury e o KC3000 na prática dão quase a mesma coisa em desempenho, então vai mais pelo custo mesmo.
EU prefiro ter um drive gigante do que vários, geralmente drives maiores tem desempenho um pouco melhor e mais durabilidade/TBW (precisa olhar cada SSD, geralmente nas especificações do fabricante eles colocam o desempenho máximo pra cada tamanho). Mas sim, precisa se monitorar pra não entupir o drive, acho que uns 200 GB livres ainda são razoáveis, mais que isso eu imagino que o desempenho caia.
 
Vh, saberia dizer se o kingston fury tem um desempenho parecido com esse corsair ? Pelo que vi o custo dele é bem melhor que o do corsair.
Uma coisa que mesmo pesquisando afundo não consegui entender é o porque desse corsair sera essa faixa de 700, eu acho que é por causa do dissipador. Que na prática o proprio dissipador que vem na mobo que pretendo usar (B650 ou X670 Tuf), devem dar conta do SSD.

E na sua opinião, a minha ideia de armazenamento seria.
1 SSD 7000 mb/s para sistemas
1 SSD 5000 Mb/s para jogos
1 HD de 2TB para backup.

Acha melhor seguir com essa ideia de ter 2 SSD's ou é melhor pegar 1 de 2TB de uma vez ? Eu não me importo de instalar os jogos toda vez que formatar a máquina em si.
Meu medo a o porque de ter 2 SSD, era começar a encher ele até o talo e começar a perder performance tendo 1 só de 2TB

Mesmos componentes do MP600 Pro XT sendo que está mais barato há um bom tempo, e o combo Phison E18 + Micron B47R tem maior confiabilidade que as outras combinações de controladora IG5236 e/ou NAND YMTC do S70 Blade
exato
 
Fala pessoal. um help aqui. tenho um SSD nvme Kingston NV2000 1TB instalado no slot M2_2 da minha placa mãe asrock X370 Taichi.
que na teoria funciona em Gen2x4.

Só tenho jogos instalados, acontece que e uns tempos pra cá tenho notado muita lentidão nesse SSD, daí fiz um teste no cristalmark e na escrita tá dando 750 de velocidade, em
leitura Max 1500 MB/s.

Alguma dica, tem algo errado nisso ou não? Tenho cerca de 65% ocupado deste SSD de 1TB.

Agradeço alguma dica. Vou ver se consigo instalar este ssd em outra maquina pra testar tambem.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo