[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 89 32.7%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 57 21.0%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 98 36.0%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 28 10.3%

  • Total de votos
    272
Um comparativo que eu nunca achei seria a diferença de performance de um 7800x3d com um i512400, com uma rtx 4080, em jogos rodando dlss em resoluções como 4k. Explico, em uma resolução dessas o DLSS vai jogar a resolução para 1440p em modo qualidade, e 1080p em modo performance, mas existe impacto da tecnologia, ai comparar nessas resoluções não sei o quanto isso é preciso.

Imagino que o processador vai fazer uma boa diferença. Especialmente no FPS mínimo. Mesmo em jogos como Starfield.
 
Um comparativo que eu nunca achei seria a diferença de performance de um 7800x3d com um i512400, com uma rtx 4080, em jogos rodando dlss em resoluções como 4k. Explico, em uma resolução dessas o DLSS vai jogar a resolução para 1440p em modo qualidade, e 1080p em modo performance, mas existe impacto da tecnologia, ai comparar nessas resoluções não sei o quanto isso é preciso.

Imagino que o processador vai fazer uma boa diferença. Especialmente no FPS mínimo. Mesmo em jogos como Starfield.
AMD Ryzen 7 7800X3D Review - The Best Gaming CPU (techpowerup)
Basta ver como o i5 12600k se posiciona, e estou sendo rigoroso contra o AMD, porque o 12600k da Intel pode overclocar automaticamente por default durante os testes sem olhar o consumo e tem 10 núcleos físicos (6 de performance fazendo 12 threads mais 4 de eficiência, total de 16 threads). Além disso, muitos jogos já encontram seu máximo de performance com 6 núcleos.
Se for apenas jogos, melhor falar em i5-12400 contra ryzen 5 5800x3d, mas quanto maior a resolução, mais é a placa de vídeo quem trabalha
 
Vc chegou a testar essa RTX4080 com outro cpu antes do 7800X3d? Se sim, qual e quais os resultados.
Usei a 4080 com o 5800x também e pra maioria do que jogo aqui não teve diferença perceptível, mas não sou dos que fica salvando log ou comparando estatística de benchmark e afins pra ver se em 1 CPU teve 5 microstutters e no outro teve só 3 por exemplo, e também não sou dos que joga praticamente tudo que é lançamento, últimos 10 anos se joguei 10 desses jogos AAA mais famosinhos foi muito (muitos não aguentei de tédio nem 2h e desinstalei/dei refund), o Star Wars Fallen Order é um dos que me lembro que dava uns microstutters (joguei no 5800x) mas creio que é devido a engine mesmo porque vi gente em 7800x3D/7950x3D/13900k/14900k reclamando do mesmo

Então nem tenho resultados a compartilhar porque nem sou de jogar tanta coisa e muito menos de fazer bench comparativo, GW2 é o que mais tenho jogado desde setembro só que é um MMORPG, não tem benchmark sintético e não tem forma de testar de forma consistentemente, o que posso dizer é que no pior dos cenários ele ainda peida pra 20~ fps, então se cada geração tiver um aumento de 15% de desempenho single-core, ainda vai quase 10 gerações pra manter acima de 60fps :haha: Mas isso aí in-game é resolvido fácil diminuindo o char model limit de highest pra medium/high já, realisticamente eu uso lowest/low pra 5-man content e medium em raids (10man), shadows eu nem ligo tanto (também pesam na CPU) e nem char model quality, aqui um 7800x3D peidando num evento open-world com gráficos no talo, a partir de 4:25


E só pra lembrar, aqui eu jogo em 144hz e 3840x2160 (DLSS Quality) ou 3840x1600 (nativo ou DLSS Quality) e as vezes 3840x1080 (Nativo ou DLSS Quality), tudo dependendo do jogo e se vou jogar no controle ou mouse/teclado, se uso Path Tracing (Alan Wake 2, CP2077 aí precisa do framegen também etc), realisticamente se tiver >60fps pra mim tá bom, depende bastante do jogo e se estou no controle ou não, maioria dos jogos pesados que tenho aqui sou limitado pela GPU mesmo então CPU meio que tanto faz, poderia ter ficado com o 5800x e daria basicamente na mesma
 
Última edição:
Um comparativo que eu nunca achei seria a diferença de performance de um 7800x3d com um i512400, com uma rtx 4080, em jogos rodando dlss em resoluções como 4k. Explico, em uma resolução dessas o DLSS vai jogar a resolução para 1440p em modo qualidade, e 1080p em modo performance, mas existe impacto da tecnologia, ai comparar nessas resoluções não sei o quanto isso é preciso.

Imagino que o processador vai fazer uma boa diferença. Especialmente no FPS mínimo. Mesmo em jogos como Starfield.

É raro mesmo, geralmente testam com a RTX 4090.
Mas eu li um review onde usam uma RTX 4070 (não lembro o link, mas era não dos sites mais famosos), e aí a vantagem do 7800X3D em relação a outros processadores modernos mid-level (Ryzen 7700x, Intel 13600k, etc) caía a zero na maioria dos jogos, porém em alguns jogos específicos mantinha a vantagem.
Tem a questão da resolução também, em 4k não faz diferença notável entre AMD Ryzen 7800X3D, 7950X, 7700X, 7900 ou Intel 14600k, 14700k, 14900k, mesmo usando uma RTX 4090.
 
Pronto, PC montado e Windows instalado :rub1:

Agora uma dúvida, alguém sabe me dizer como resolver esse "Utilizável" da Memória RAM?

Imagem-do-Whats-App-de-2024-01-08-s-00-16-04-5cc55f40.jpg
 
Pronto, PC montado e Windows instalado :rub1:

Agora uma dúvida, alguém sabe me dizer como resolver esse "Utilizável" da Memória RAM?

Imagem-do-Whats-App-de-2024-01-08-s-00-16-04-5cc55f40.jpg
você desabilitou a iGPU? E ao mesmo tempo tem de habilitar na opção de GPU a offboard. Agora, se sua placa de vídeo offboard der algum problema, terá de lembrar como reativar a iGPU com um detalhe: terá de zerar o BIOS já que sem a placa de vídeo offboard você ficaria, provavelmente, sem conseguir ligar diretamente na placa-mãe (mas só testando para saber)

eu acho que não tem como deixar 100% utilizável, parte da memória ram tem o kernel e drivers para o sistema funcionar.
 
Só passando pra dar uma dica pra quem esta tentando otimizar o ryzen atraves do curve optimizer.

Um amigo aqui do forum me recomendou o programa corecycler pra ver qual dos cores estão instáveis, coloquei -45 em todos e deixei rodando um tempo e nada de crash.

Abri o occt e mal cliquei no run test e travou.

De todos os benchmarks que ando usando o OCCT parece ser o mais preciso, pelo menos relacionado ao ryzen. Da pra rodar o teste em apenas um core por vez e quanto tempo voce quiser, o que deixa a otimizacao bem precisa.

Por hora esta assim.

Core 0 -45
Core 1 -45
Core 2 -40
Core 3 -40
Core 4 -40
Core 5 -40
Core 6 -45
Core 7 -45

Os pontos de benchmark deram um up e as temps reduziram no uso cotidiano e games.

Fica a dica.
 
você desabilitou a iGPU? E ao mesmo tempo tem de habilitar na opção de GPU a offboard. Agora, se sua placa de vídeo offboard der algum problema, terá de lembrar como reativar a iGPU com um detalhe: terá de zerar o BIOS já que sem a placa de vídeo offboard você ficaria, provavelmente, sem conseguir ligar diretamente na placa-mãe (mas só testando para saber)

eu acho que não tem como deixar 100% utilizável, parte da memória ram tem o kernel e drivers para o sistema funcionar.


Obrigada,

Nem lembrava que os Ryzen AM5 vinha com GPU integrada, rs.
 
APUs AMD Ryzen 8000G serão lançados em 31 de janeiro, iGPU do 8700G compete com a GeForce GTX 1650 desktop em jogos

AMD-RYZEN-8000G-SPECS.jpg


AMD-RYZEN-8600G-8700G.jpg

RYZEN-8700G.jpg

RYZEN-8700G-2.jpg
AMD-RYZEN-5000-8000-SPEC.jpg

E o preço não foi anunciado (apenas disse que o 8700G custará menos que 410 dólares), mas o desempenho da iGPU ficou dentro do calculado algumas páginas atrás, sendo melhor que a GTX 1650 /RX 6400 mas não encostando na RX 570 / GTX 1060 3GB (se muito conseguirá chegar/passar desse patamar com memórias DDR5-8000). Ah, o 8300G não será lançado no mercado, apenas para OEMs e PCs pré-montados, mas nada impede deles aparecerem futuramente em algumas lojas como o Ali e afins.

Edit: E saíram os preços:
- Ryzen 7 8700G: 329,00 USD
- Ryzen 5 8600G: 229,00 USD
- Ryzen 5 8500G: 179,00 USD
- Ryzen 3 8300G: Apenas OEM
 
Última edição:
APUs AMD Ryzen 8000G serão lançados em 31 de janeiro, iGPU do 8700G compete com a GeForce GTX 1650 desktop em jogos

AMD-RYZEN-8000G-SPECS.jpg


AMD-RYZEN-8600G-8700G.jpg

RYZEN-8700G.jpg

RYZEN-8700G-2.jpg
AMD-RYZEN-5000-8000-SPEC.jpg

E o preço não foi anunciado (apenas disse que o 8700G custará menos que 410 dólares), mas o desempenho da iGPU ficou dentro do calculado algumas páginas atrás, sendo melhor que a GTX 1650 /RX 6400 mas não encostando na RX 570 / GTX 1060 3GB (se muito conseguirá chegar/passar desse patamar com memórias DDR5-8000). Ah, o 8300G não será lançado no mercado, apenas para OEMs e PCs pré-montados, mas nada impede deles aparecerem futuramente em algumas lojas como o Ali e afins.

Se esse 8700G vier por $400, não vai vender. Vai ter que quebrar muito preço ainda.

Por esse mesmo valor da pra comprar uma RX6600, uma B550 e um Ryzen 5600.
 
Se esse 8700G vier por $400, não vai vender. Vai ter que quebrar muito preço ainda.

Por esse mesmo valor da pra comprar uma RX6600, uma B550 e um Ryzen 5600.
A AMD divulgou oficialmente os preços:
- Ryzen 7 8700G: 329,00 USD [~1700 Reais, conversão direta]
- Ryzen 5 8600G: 229,00 USD [~1150 Reais, conversão direta]
- Ryzen 5 8500G: 179,00 USD [~900 Reais, conversão direta]
- Ryzen 3 8300G: Apenas OEM
 
Última edição:
APUs AMD Ryzen 8000G serão lançados em 31 de janeiro, iGPU do 8700G compete com a GeForce GTX 1650 desktop em jogos

AMD-RYZEN-8000G-SPECS.jpg


AMD-RYZEN-8600G-8700G.jpg

RYZEN-8700G.jpg

RYZEN-8700G-2.jpg
AMD-RYZEN-5000-8000-SPEC.jpg

E o preço não foi anunciado (apenas disse que o 8700G custará menos que 410 dólares), mas o desempenho da iGPU ficou dentro do calculado algumas páginas atrás, sendo melhor que a GTX 1650 /RX 6400 mas não encostando na RX 570 / GTX 1060 3GB (se muito conseguirá chegar/passar desse patamar com memórias DDR5-8000). Ah, o 8300G não será lançado no mercado, apenas para OEMs e PCs pré-montados, mas nada impede deles aparecerem futuramente em algumas lojas como o Ali e afins.

Edit: E saíram os preços:
- Ryzen 7 8700G: 329,00 USD
- Ryzen 5 8600G: 229,00 USD
- Ryzen 5 8500G: 179,00 USD
- Ryzen 3 8300G: Apenas OEM
E nada de expecificar qual memória DDR5 foi usada! Se foi realmente uma de 8000 megatransfers por segundo e Cl40 ou menos, que custam no mínimo $ 200 o par, não faz sentido investir nessas APUs (falando expecificamente da 8700G), pensando eu não gastar com uma GPU e economizar com isso!
 
E nada de expecificar qual memória DDR5 foi usada! Se foi realmente uma de 8000 megatransfers por segundo e Cl40 ou menos, que custam no mínimo $ 200 o par, não faz sentido investir nessas APUs (falando expecificamente da 8700G), pensando eu não gastar com uma GPU e economizar com isso!
Isso, mas normalmente esses testes são feitos no limite do suporte oficial do controlador de memória. No caso, a maior probabilidade é desses testes terem sido feitos com um par de DDR5-5600.
 
Só passando pra dar uma dica pra quem esta tentando otimizar o ryzen atraves do curve optimizer.

Um amigo aqui do forum me recomendou o programa corecycler pra ver qual dos cores estão instáveis, coloquei -45 em todos e deixei rodando um tempo e nada de crash.

Abri o occt e mal cliquei no run test e travou.

De todos os benchmarks que ando usando o OCCT parece ser o mais preciso, pelo menos relacionado ao ryzen. Da pra rodar o teste em apenas um core por vez e quanto tempo voce quiser, o que deixa a otimizacao bem precisa.

Por hora esta assim.

Core 0 -45
Core 1 -45
Core 2 -40
Core 3 -40
Core 4 -40
Core 5 -40
Core 6 -45
Core 7 -45

Os pontos de benchmark deram um up e as temps reduziram no uso cotidiano e games.

Fica a dica.

Não sabia que no OCCT é possível escolher o core a ser estressado, eu havia parado de usar ele há alguns anos quando numa ocasião em que estava testando um 4750G ele me retornou resultados esquisitos. Peguei um 7600 recentemente e estou usando ele com CO -50 All Cores há quase 2 semanas, já testei horas de y-cruncher, horas de prime95, cinebench, horas jogando e está rodando liso. Passei o teste padrão e o Linpack do OCCT hoje e ele concluiu os testes sem erros também.

Você percebeu alguma diferença entre setar All Cores e Per Core? No caso dos testes de 1 único core como você está calibrando o teste, está usando AVX512? E o tempo de teste, em quanto está calibrando?
 
Última edição:
E nada de expecificar qual memória DDR5 foi usada! Se foi realmente uma de 8000 megatransfers por segundo e Cl40 ou menos, que custam no mínimo $ 200 o par, não faz sentido investir nessas APUs (falando expecificamente da 8700G), pensando eu não gastar com uma GPU e economizar com isso!
Pessoal já esta pegando isso com kit(6400c32) de $110.
 
Não sabia que no OCCT é possível escolher o core a ser estressado, eu havia parado de usar ele há alguns anos quando numa ocasião em que estava testando um 4750G ele me retornou resultados esquisitos. Peguei um 7600 recentemente e estou usando ele com CO -50 All Cores há quase 2 semanas, já testei horas de y-cruncher, horas de prime95, cinebench, horas jogando e está rodando liso. Passei o teste padrão e o Linpack do OCCT hoje e ele concluiu os testes sem erros também.

Você percebeu alguma diferença entre setar All Cores e Per Core? No caso dos testes de 1 único core como você está calibrando o teste, está usando AVX512? E o tempo de teste, em quanto está calibrando?

Eu contei vantagem muito cedo. Alguns cores nao aguentaram CO de -45.

Ainda estou otimizando mas por enquanto esta assim:

Core 0 -45
Core 1 -45
Core 2 -42
Core 3 -36
Core 4 -38
Core 5 -38
Core 6 -50
Core 7 -50

Na minha opiniao acho que per core estressa mais, o OCCT deve levar o core ao extremo. Depois de otimizar core por core da pra deixar rodando o multicore por 1 hora ou mais.

Pra testar estabilidade eu deixo o cycle internal 5s per core selecionado por uns 10 minutos. Nao travando ou dando erro eu pulo para o proximo e assim por diante.

Ainda falta otimizar o core 4, 5, 6 e 7.

Depois de terminar essa otimizacao e quando tiver tempo sobrando vou rodar o teste de 1 hora per core.

Outra dica e deixar o OCCT rodando per core e ir usando o PC normal, o que pode ajudar no travamento.

Edit: Chequei aqui e estou usando AVX2. Esse que voce citou e mais preciso? (desculpe a falta de acento, e que uso layout em ingles).

Edit 2:

Ficou assim
Core 0 -45
Core 1 -45
Core 2 -42
Core 3 -36
Core 4 -38
Core 5 -38
Core 6 -48
Core 7 -46
 
Última edição:
Pessoal uma duvida,
Entre as duas mobos abaixo, qual vocês iriam ?
Asus TUF Gaming B650-Plus Wi-Fi: https://www.kabum.com.br/produto/39...i-amd-am5-b650-atx-ddr5-wi-fi-90mb1bz0-m0eay0
MSI MAG B650 TOMAHAWK WIFI: https://www.pichau.com.br/placa-mae...t-am5-chipset-amd-b650-mag-b650-tomahawk-wifi
Na mais barata mas à principio MSI pela garantia maior, a Asus está em falta neste link que vc postou.

Em termos de desempenho não há diferença relevante entre ambas, não as conheço a fundo mas teria que analisar demais features (USB, M.2, etc), este link pode ajudar.
 
Eu contei vantagem muito cedo. Alguns cores nao aguentaram CO de -45.

Ainda estou otimizando mas por enquanto esta assim:

Core 0 -45
Core 1 -45
Core 2 -42
Core 3 -36
Core 4 -38
Core 5 -38
Core 6 -50
Core 7 -50

Na minha opiniao acho que per core estressa mais, o OCCT deve levar o core ao extremo. Depois de otimizar core por core da pra deixar rodando o multicore por 1 hora ou mais.

Pra testar estabilidade eu deixo o cycle internal 5s per core selecionado por uns 10 minutos. Nao travando ou dando erro eu pulo para o proximo e assim por diante.

Ainda falta otimizar o core 4, 5, 6 e 7.

Depois de terminar essa otimizacao e quando tiver tempo sobrando vou rodar o teste de 1 hora per core.

Outra dica e deixar o OCCT rodando per core e ir usando o PC normal, o que pode ajudar no travamento.

Edit: Chequei aqui e estou usando AVX2. Esse que voce citou e mais preciso? (desculpe a falta de acento, e que uso layout em ingles).

Edit 2:

Ficou assim
Core 0 -45
Core 1 -45
Core 2 -42
Core 3 -36
Core 4 -38
Core 5 -38
Core 6 -48
Core 7 -46

Obrigado por detalhar, vou setar Per Core na BIOS e fazer esses testes que indicou 👍 Sobre o AVX512, perguntei porque tenho a mesma dúvida, havia lido no Reddit o comentário de uma pessoa dizendo que usando AVX2 dá pra detectar erros mais rápido, por isso fiquei na dúvida de qual usar 🤔

O que tenho percebido nesses Zen4 é que a binagem flutua de forma exagerada, tenho um 7800X3D também, mas não chega nem perto do seu, nos testes que havia feito tempos atrás ele não tankou nem CO -30 All Cores, então desencanei. Já o 7600, fazendo CO -50, é um cenário totalmente diferente. Depois que concluir os testes com o 7600 vou partir pro 7800X3D e tentar descobrir qual o Core que está segurando ele... ou confirmar que ele veio de uma fornada ruim mesmo 😅
 
Ficou assim
Core 0 -45
Core 1 -45
Core 2 -42
Core 3 -36
Core 4 -38
Core 5 -38
Core 6 -48
Core 7 -46
Chegou a testar performance e temperatura em algum jogo? Acho que testes em jogos são os resultados que a galera mais tem curiosidade em ver mas são justamente os que ninguém posta kkkk
 
Só passando pra dar uma dica pra quem esta tentando otimizar o ryzen atraves do curve optimizer.

Um amigo aqui do forum me recomendou o programa corecycler pra ver qual dos cores estão instáveis, coloquei -45 em todos e deixei rodando um tempo e nada de crash.

Abri o occt e mal cliquei no run test e travou.

De todos os benchmarks que ando usando o OCCT parece ser o mais preciso, pelo menos relacionado ao ryzen. Da pra rodar o teste em apenas um core por vez e quanto tempo voce quiser, o que deixa a otimizacao bem precisa.

Por hora esta assim.

Core 0 -45
Core 1 -45
Core 2 -40
Core 3 -40
Core 4 -40
Core 5 -40
Core 6 -45
Core 7 -45

Os pontos de benchmark deram um up e as temps reduziram no uso cotidiano e games.

Fica a dica.
Top irmão, irei testar, o meu não ficou bom com a memoria à 6000, uso aqui msi b650 edge, G.Skill Trident Z5 NEO, quando coloco AMD EXPO, ele renicia as vezes, arrumar um tempo para mexer no CURVE OPTIMIZER.
 
Acho que testes em jogos são os resultados que a galera mais tem curiosidade em ver mas são justamente os que ninguém posta kkkk
1704829807806.png


1704829862987.png

Pois é, muita coisa subjetiva e na base do "ainda não travou, vou mais um pouco", nada muito concreto e que de repente pudesse ser agrupado de forma mais útil para todos.

Tiro o chapéu pra turma que se aventura num excel simples ao menos pra comparar os ajustes e ver se/qual realmente compensa como nos exemplos acima, aqui infelizmente acaba ficando bem mais 'solto' e nem quem frequenta o tópico/fórum todos os dias consegue acompanhar direito, é uma pena.
Queria voltar a ter tempo livre para ficar testando e elaborar algo assim em conjunto com o pessoal :feelbad:
 
Obrigado por detalhar, vou setar Per Core na BIOS e fazer esses testes que indicou 👍 Sobre o AVX512, perguntei porque tenho a mesma dúvida, havia lido no Reddit o comentário de uma pessoa dizendo que usando AVX2 dá pra detectar erros mais rápido, por isso fiquei na dúvida de qual usar 🤔

O que tenho percebido nesses Zen4 é que a binagem flutua de forma exagerada, tenho um 7800X3D também, mas não chega nem perto do seu, nos testes que havia feito tempos atrás ele não tankou nem CO -30 All Cores, então desencanei. Já o 7600, fazendo CO -50, é um cenário totalmente diferente. Depois que concluir os testes com o 7600 vou partir pro 7800X3D e tentar descobrir qual o Core que está segurando ele... ou confirmar que ele veio de uma fornada ruim mesmo 😅
Imagina bro.

Uma mao lava a outra.

Recebi algumas intrucoes pra otimizar per core e realmente acaba sendo melhor, menos calor e mais eficiencia. O que todos queremos.

Eu otimizei com as configuracoes acima e in game nao travou, mas quando mudei alguns parametros no OCCT comecou a travar de novo. Como sou chato vou otimizar ate deixar quase perfeito.

Pra quem esta usando um valor alto no CO e acha que esta 100% estavel recomendo usar o OCCT nessas mesmas configuracoes

(ai eu quero ver).

:olha:

Thread settings: Core cycling
Data set: Small
Mode: Extreme
Load type: Variable
Instruction set: AVX512
Type: Custom
Cycle internal: up to u (aqui deixei 10s)
Threads per core: 2
Physical core configuration: Seleciona o core que voce quer testar.

Depois de otimizar dessa forma vc pode alterar o thread settings pra auto e deixar as outras configuracoes como estao.

Chegou a testar performance e temperatura em algum jogo? Acho que testes em jogos são os resultados que a galera mais tem curiosidade em ver mas são justamente os que ninguém posta kkkk

Sim testei em apenas 2 games e nao travou, pelo menos nao no meu tempo de jogatina. Temps ficaram na maxima de 70-74c.

Mas como citei acima quando alterei algumas configuracoes no OCCT comecou a travar de novo. Estou a dias otimizando o CPU e cada vez que eu acho que esta estavel eu percebo que tenho que trabalhar nele um bom tempo ainda.

Top irmão, irei testar, o meu não ficou bom com a memoria à 6000, uso aqui msi b650 edge, G.Skill Trident Z5 NEO, quando coloco AMD EXPO, ele renicia as vezes, arrumar um tempo para mexer no CURVE OPTIMIZER.

Aconselho vc deixar as memorias em stock, inclusive GPU.

Eu quando vou otimizar algum componente deixo os outros em stock. A nao ser que eu tenha certeza absoluta que esta estavel, senao fica dificil saber o que causou o travamento de fato. Ram costuma dar tela azul, CPU congela a imagem e reinicia o PC sozinho (nem sempre) e GPU tambem congela a imagem mas se nao for muito serio o proprio programa de OC volta ao clock e voltagem padrao e o windows volta a funcionar (tambem nao e sempre).

Portanto faca a otimizacao peca por peca.


Pois é, muita coisa subjetiva e na base do "ainda não travou, vou mais um pouco", nada muito concreto e que de repente pudesse ser agrupado de forma mais útil para todos.

Tiro o chapéu pra turma que se aventura num excel simples ao menos pra comparar os ajustes e ver se/qual realmente compensa como nos exemplos acima, aqui infelizmente acaba ficando bem mais 'solto' e nem quem frequenta o tópico/fórum todos os dias consegue acompanhar direito, é uma pena.
Queria voltar a ter tempo livre para ficar testando e elaborar algo assim em conjunto com o pessoal :feelbad:
Eu era acostumado a fazer OC em intel. A ideia e a mesma mas na minha opiniao acaba sendo 7x mais trabalhoso.

No intel eu alterava apenas o vcore offset ate achar o limite de voltagem. Agora no ryzen eu tenho que fazer o mesmo processo core por core.

Estou bem contente com o processador, muito forte e essas opcoes de otimizacao sao otimas no meu ver, se voce tiver paciencia e der sorte vai ter um baita processador bem eficiente.
 

Pois é, muita coisa subjetiva e na base do "ainda não travou, vou mais um pouco", nada muito concreto e que de repente pudesse ser agrupado de forma mais útil para todos.

Tiro o chapéu pra turma que se aventura num excel simples ao menos pra comparar os ajustes e ver se/qual realmente compensa como nos exemplos acima, aqui infelizmente acaba ficando bem mais 'solto' e nem quem frequenta o tópico/fórum todos os dias consegue acompanhar direito, é uma pena.
Queria voltar a ter tempo livre para ficar testando e elaborar algo assim em conjunto com o pessoal :feelbad:
Dou graças a deus que tem umas almas que fazem esses testes mais detalhados pra compartilhar, mas ainda fico indignado que tenha tanta gente usando CO em Ryzen 5000/7000 e não tem ninguém que teste os resultados apenas de stock vs CO em jogos, é sempre número de Cinebench ou números completamente avulsos, as vezes a pessoa testa stock com 30c ambiente, faz CO e testa com 25c ambiente em outro dia e diz que o CO reduziu 5c do CPU, ou tem um bench 2-3% melhor puramente por variação run a run ou por ter reiniciado o PC e ter menos background task rodando também e por aí vai, todo mundo sempre curioso sobre resultados em jogos mas nunca tem alguém que tira 10min pra testar e mostrar algum resultado concreto mais embasado :bem:

As vezes a pessoa tem a impressão de estar tendo um ganho significativo mas o 7800x3D em específico já é um CPU de consumo baixíssimo e temp baixa também, as vezes esses números bonitos no CO a pessoa malemal tá ganhando -1c e -1w num cenário real, quando eu baixar algum jogo que tenha benchmark tento testar pra compartilhar algo :haha:

Sim testei em apenas 2 games e nao travou, pelo menos nao no meu tempo de jogatina. Temps ficaram na maxima de 70-74c.

Mas como citei acima quando alterei algumas configuracoes no OCCT comecou a travar de novo. Estou a dias otimizando o CPU e cada vez que eu acho que esta estavel eu percebo que tenho que trabalhar nele um bom tempo ainda.
E em stock qual era a média de temp da CPU com a mesma temp ambiente?
 
Dou graças a deus que tem umas almas que fazem esses testes mais detalhados pra compartilhar, mas ainda fico indignado que tenha tanta gente usando CO em Ryzen 5000/7000 e não tem ninguém que teste os resultados apenas de stock vs CO em jogos, é sempre número de Cinebench ou números completamente avulsos, as vezes a pessoa testa stock com 30c ambiente, faz CO e testa com 25c ambiente em outro dia e diz que o CO reduziu 5c do CPU, ou tem um bench 2-3% melhor puramente por variação run a run ou por ter reiniciado o PC e ter menos background task rodando também e por aí vai, todo mundo sempre curioso sobre resultados em jogos mas nunca tem alguém que tira 10min pra testar e mostrar algum resultado concreto mais embasado :bem:

As vezes a pessoa tem a impressão de estar tendo um ganho significativo mas o 7800x3D em específico já é um CPU de consumo baixíssimo e temp baixa também, as vezes esses números bonitos no CO a pessoa malemal tá ganhando -1c e -1w num cenário real, quando eu baixar algum jogo que tenha benchmark tento testar pra compartilhar algo :haha:


E em stock qual era a média de temp da CPU com a mesma temp ambiente?

Stock dava uns picos de 84c, in game ou ate mesmo usando alguns programas mais pesados com a mesma temperatura ambiente. O wc as vezes ativava os fans a 100% por um ou dois segundos por conta da curva q eu fiz nos fans.

Consigo jogar e usar o pc normalmente mas ainda nao esta 100% estavel segundo o occt.

Estava jogando e essas sao as temps depois da jogatina.

UD3jAEY.jpg
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo