• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 86 32.7%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 54 20.5%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.5%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.3%

  • Total de votos
    263
nao sabia que o jedec que era o obrigatório de funcionar, pensava que era o 5200mhz da plataforma ddr5. valeu pela informacao.
é até o ponto do suporte do processador (da controladora), se você tem JEDEC 4800/5200/5600 na DDR5 que comprou e o fabricante de seu processador diz apenas que suporta até 5200, então 5600 tá fora, já é overclock
Adorei saber desse detalhe sobre os 7800x3D
é geral, até o suporte oficial do processador, até o JEDEC acima desse suporte já é overclock
Poderia me passar os timings primários que vc usa? Pensando em baixar dos 6400mhz que uso atualmente para dar uma apertada nos timings.
melhor você pegar de memórias 2x 16GB do fórum overclock para processadores AMD AM5, as minhas tem timings piores do que esse tipo de menor capacidade. Tem no site https://theoverclockingpage.com/202...ix-a-die-beleza-e-desempenho-em-um-so-pacote/
 
bom vídeo, os AMD estão bem tanto AM4 X3D quanto os AM5 normais ou X3D, e esses X3D estão imbatíveis. A questão da plataforma AM5 é o custo pelo nível alto que está na qualidade, são ótimas placas, principalmente com o recurso de atualizar sem ter processador e memória, além do botão reset externo para uso em caso de overclock ruim.

mas para quem quer pagar menos nas placas AM5, aos poucos anda surgindo as capadas
 
Galera tem ideia de onde comprar o Amd Ryzen 7 7800x3d? Eu pensei na Performance Solutions, mas pelo que vi na internet é OEM, sem garantia, e nunca comprei lá. Fora que parece que eles não tem estoque, quando vc compra eles encomendam.
Teria que ver como funciona a garantia mesmo, mas vem na caixa original pelo que já perguntei pra eles anteriormente, preço deles não tem nada próximo no BR
 
Galera tem ideia de onde comprar o Amd Ryzen 7 7800x3d? Eu pensei na Performance Solutions, mas pelo que vi na internet é OEM, sem garantia, e nunca comprei lá. Fora que parece que eles não tem estoque, quando vc compra eles encomendam.

Pelo código do produto 100-100000910WOF é a versão Box, mas já que tem dúvida, entra em contato com a loja.
Quanto a não ter estoque, pode ser verdade, já que pra mim deu 24 úteis (Sedex para São Paulo).

O OEM é 100-100000910OEM, q está listado na Guerra Digital (sem estoque). https://www.guerradigital.com.br/pr...ado-oem-sem-caixa-comercial-100-100000910oem/

Mas se preferir outro lugar, é só ficar esperto e acompanhando q sempre volta ao estoque.
 
Pergunta pra galera experiente em plataforma AMD. Estou montando um PC, e estou considerando pegar o 7800x3d, com uma mobo B650E ou X670E, minha dúvida é:

A AMD falou que a plataforma AM5 terá suporte por 3 gerações de processadores, como funciona isso? Por exemplo, se eu pegar uma mobo B650E, ele vai suportar os processadores até a terceira geração prometida?
 
Última edição:
Pergunta pra galera experiente em plataforma AMD. Estou montando um PC, e estou considerando pegar o 7800x3d, com uma mobo B650E ou X670E, minha dúvida é:

A AMD falou que a plataforma AM5 terá suporte por 3 gerações de processadores, como funciona isso? Por exemplo, se eu pegar uma mobo B650E, ele vai suportar os processadores até a terceira geração prometida?

Sim, teoricamente vai.
Acredito que essa Gen. não vai ter a mesma treta do AM4.
 
Pergunta pra galera experiente em plataforma AMD. Estou montando um PC, e estou considerando pegar o 7800x3d, com uma mobo B650E ou X670E, minha dúvida é:

A AMD falou que a plataforma AM5 terá suporte por 3 gerações de processadores, como funciona isso? Por exemplo, se eu pegar uma mobo B650E, ele vai suportar os processadores até a terceira geração prometida?

Incerto, a única coisa que disseram é darem suporte até 2025+, o que casaria com o Zen5, então seria 2 gerações.

Se o Zen 6 estiver no AM5, eles terão que lançar uma nova arquitetura após o Zen 6 mais rapidamente, a menos que queiram deixar a Intel passar em desempenho.

Se o Zen 6 estiver no AM6 haverá uma enorme lacuna entre o lançamento do Zen 5 e do Zen 6 (Zen 5 em 2024 e Zen 6 em 2026?).

DDR6 está apontado para entrar comercialmente no mercado em 2026, então uma plataforma AM6 poderá ser muito cara. Talvez de novo fiquemos com 2 gerações ao mesmo tempo, para satisfazer públicos diferentes.

O longo suporte do AM4 acredito que foi para ganhar mercado, mas trouxe vários problemas, já que eram muitos processadores para suportar. E nem todas as placas lá das primeiras gerações, conseguiram dar suporte para as gerações novas, porque o tamanho da BIOS estava ficando muito grande e essas placas não tinham memória ROM suficiente para elas.
 
Pelo código do produto 100-100000910WOF é a versão Box, mas já que tem dúvida, entra em contato com a loja.
Quanto a não ter estoque, pode ser verdade, já que pra mim deu 24 úteis (Sedex para São Paulo).

O OEM é 100-100000910OEM, q está listado na Guerra Digital (sem estoque). https://www.guerradigital.com.br/pr...ado-oem-sem-caixa-comercial-100-100000910oem/

Mas se preferir outro lugar, é só ficar esperto e acompanhando q sempre volta ao estoque.


Valeu. Achei na minha cidade. A dúvida é se faço o up agora ou espero até maio, depois dos lançamentos da AMD que podem levar a uma queda nos preços.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Teria que ver como funciona a garantia mesmo, mas vem na caixa original pelo que já perguntei pra eles anteriormente, preço deles não tem nada próximo no BR

Achei na minha cidade praticamente no mesmo preço. Garantia de loja boa. Muito tempo de mercado. A dúvida é se faço o up agora ou espero até maio, depois dos lançamentos da AMD que podem levar a uma queda nos preços. Estou com um i512400 e uma RTX4080. Em jogos que quero reduzir a resolução de 4k para 1440p, para ganhar frames, já tem gargalo forte do processador. Em 4k o gargalo quase não tem. Claro que um processador mais forte, com DDR5, puxaria os mínimos fps para cima. Fora que vou fazer o up, a questão é só quando mesmo.

Acho engraçado que uma galera nos consoles acha que eu com uma RTX4080, e jogando no PC desde dos anos 90(em geral com PC forte, especialmente depois que comecei a trabalhar e comprar as peças), seria consolista(Xbox especificamente), só pq torço para que não exista um amplo domínio dos consoles. Até pq um domínio por lá pode afetar preço de jogos, inclusive no PC, e levar a menos competição, menos investimento na indústria. O fato de eu ter dito em 2020 que comprei o Xbox SX apenas para jogar com meus amigos do Xbox(não tinha muito crossplay na época, especialmente Fifa), e o PS5 apenas para exclusivos, não muda o olhar. O detalhe é que tem muitos mais exclusivos de PS que eu gosto, tanto que nem espero sair no PC, maioria comrpo day one no playstation. Esse ano talvez espere um pouco, pq meu backlog está enorme.

Uso o PC para edição de vídeo, mas não acredito que o 7800X3d crie qualquer limitação nisso, já que meu uso é leve.
 
Última edição:
Fala pessoal, bom dia..! Estou começando a dar uma "estudada" para aprender um pouco sobre o funcionamento dos Ryzen 7000, mais em específico sobre o 7800x3d, pois terminei de montar hoje o kitzinho. Apenas montei e liguei mesmo, não cheguei nem a instalar o Windows, pois já era 03:00hrs da manhã, complicado para quem acorda as 07, rsrs..
Mas bem, como vou aproveitar o tópico aqui para coletar informações e experiências, então também vou deixando aqui a minha experiência conforme eu for usando e aprendendo sobre esse kit..
mobo: asus tuf x670e plus
cpu: 7800x3d
ram: 2x16 g.skill 6000mhz cl32 expo
Não rolou de primeira, não deu imagem, led da ram alarmou, então vi que a versão da bios era de Maio do ano passado (05/23), com isso atualizei a bios e bombou, rsrs.. Apenas habilitei o perfil expo e fui dormir, heuaheuah.. Agora estou aqui, postando o inicio do que espero ser uma boa experiência.
 
Alguem sabe algum site onde possa ser possivel comprar o 7800x3D mais em conta?

Na performance solutions é confiável? Eles enviam nota fiscal, comprando lá terei os 3 anos de garantia da AMD?
 
Alguem sabe algum site onde possa ser possivel comprar o 7800x3D mais em conta?
tem uma "login informatica" que vende no marketplace da amazon (e entregue via prime, inclusive) e na kabum

de vez em quando eles baixam o preço para 2,7 k.
 
Pela falta de disponibilidade do 7800X3D, acho q vcs poderiam comprar o R9 7900, ou R9 7900X3D se quer o V-Cache em um dos CCDs. De brinde, leva mais 4 núcleos.
Kabum tá com um cupom de 10% (processador10).
R9 7900X3D sai por 3.149,09 no PIX.
R9 7900 sai por 2.339,10 no PIX.

Só tem a questão de usarem 2 CCD (6+6), o q aumenta a latência em alguns casos, mas nem faz tanta diferença.
Bom, no caso do 7900X3D tem o risco do jogo "errar" o CCD utilizado e ter alguma perda de performance.
 
Última edição:
Pela falta de disponibilidade do 7800X3D, acho q vcs poderiam comprar o R9 7900, ou R9 7900X3D se quer o V-Cache. De brinde, leva mais 4 núcleos.
Kabum tá com um cupom de 10% (processador10).
R9 7900X3D sai por 3.149,09 no PIX.
R9 7900 sai por 2.339,10 no PIX.
Credo.

Antes das taxas paguei R$1900 no 7800x3D
 
Pela falta de disponibilidade do 7800X3D, acho q vcs poderiam comprar o R9 7900, ou R9 7900X3D se quer o V-Cache em um dos CCDs. De brinde, leva mais 4 núcleos.
Kabum tá com um cupom de 10% (processador10).
R9 7900X3D sai por 3.149,09 no PIX.
R9 7900 sai por 2.339,10 no PIX.

Só tem a questão de usarem 2 CCD (6+6), o q aumenta a latência em alguns casos, mas nem faz tanta diferença.
Bom, no caso do 7900X3D tem o risco do jogo "errar" o CCD utilizado e ter alguma perda de performance.
corrigiram isso, tanto é que nos testes mais recentes ele já batia o 7800x3d. Eu estava com um aqui, só vendi(para um minerador) pq to querendo pegar uma 4090.
 
Galera além de limitar a temperatura na bios. Que outra medida para ter mais segurança e estabilidade vcs me recomendam? No 7800X3d.
Opa, bom dia! Eu recém finalizei a montagem de um 7800x3d. Você esta tendo problemas com temperaturas? Mas bem, sobre sua pergunta, só o fato de limitar a temperatura já é algo que lhe da bastante segurança, outra coisa é conseguir maior estabilidade com menos voltagem possível, pois assim você acaba estimulando menos ainda a temperatura de subir.. Então em resumo, quando mais estabilidade você conseguir mantendo baixa voltagem, é melhor! Mas claro que isso vai variar muito de cpu para cpu, digo, claro que vara de unidade para unidade entende? Acho que uma receitinha básica, é ajustar o PBO usando o Curve Optimizer, tentando descobrir o que o seu cpu suporta antes de apresentar instabilidade. Você já montou o 7800x3d ou esta estudando e vendo sobre?
 
Opa, bom dia! Eu recém finalizei a montagem de um 7800x3d. Você esta tendo problemas com temperaturas? Mas bem, sobre sua pergunta, só o fato de limitar a temperatura já é algo que lhe da bastante segurança, outra coisa é conseguir maior estabilidade com menos voltagem possível, pois assim você acaba estimulando menos ainda a temperatura de subir.. Então em resumo, quando mais estabilidade você conseguir mantendo baixa voltagem, é melhor! Mas claro que isso vai variar muito de cpu para cpu, digo, claro que vara de unidade para unidade entende? Acho que uma receitinha básica, é ajustar o PBO usando o Curve Optimizer, tentando descobrir o que o seu cpu suporta antes de apresentar instabilidade. Você já montou o 7800x3d ou esta estudando e vendo sobre?

Comprei já. Mas as peças ainda não chegaram. Placa mãe e Memoria. Processador já está aqui.
 
Falando sobre o PBO e o CO no 7800x3d eu usei desde que ele chegou com o CO em -20 all cores, e esses tempos atrás meu pc desligou jogando um game que dependia bastante de cpu, ai deixei em -15 o CO e por enquanto não apresentou mais instabilidade.
 
Comprei já. Mas as peças ainda não chegaram. Placa mãe e Memoria. Processador já está aqui.
Show de bola! Quais memórias e mobo optou em comprar?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Falando sobre o PBO e o CO no 7800x3d eu usei desde que ele chegou com o CO em -20 all cores, e esses tempos atrás meu pc desligou jogando um game que dependia bastante de cpu, ai deixei em -15 o CO e por enquanto não apresentou mais instabilidade.
Qual a temperatura e frequência máxima que esta pegando com essa otimização? E o que usa de refrigeração? Caso você não tenha limitado a temperatura, coloque algum limite, mesmo que você não se importe de deixar chegar nos 90c, eu digo para por um limite pois tenho um amigo que estava com instabilidade pois ficava tempo direto em 90c, com isso de alguma forma a mobo desligava, então ele apenas colocou o limite para 87 ou 88 e o problema sumiu.
 
Última edição:
Falando sobre o PBO e o CO no 7800x3d eu usei desde que ele chegou com o CO em -20 all cores, e esses tempos atrás meu pc desligou jogando um game que dependia bastante de cpu, ai deixei em -15 o CO e por enquanto não apresentou mais instabilidade.

Tem como usar o ryzen master nele pra detectar automaticamente o melhor C.O?
 
Tem como usar o ryzen master nele pra detectar automaticamente o melhor C.O?
Tem e é inútil, vai dar valores completamente malucos que vão deixar instável pra maioria das pessoas

Galera além de limitar a temperatura na bios. Que outra medida para ter mais segurança e estabilidade vcs me recomendam? No 7800X3d.
Limite de temperatura manual (se o ideal é 75c ou 77c ou 78c ou 87c aí é com você), estabilidade = usar stock e não mexer em nada
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo