• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

A decadência da industria alimentícia Brasileira

O pico insulinico depende da quantidade. Você pode realizar a ingestão de alimentos ditos limpos (e sem açucar) que detem de uma carga glicemica mais elevada do que a de junk foods com açucar.

Ex: granola, cerveja, pães e massas.. etc..

Um bom exemplo de como carga glicemica (somatoria dos ingredientes para premeditar o quanto a glicose vai subir com base no combo dos macros vs porção) pode confundir é o bom e velho Snickers. Na ratio de 1:1, uma grama de arroz vai ser mais nociva do que uma grama de Snickers. Experimente comer 30g de arroz branco e medir a glicose, depois fazendo o mesmo com o snickers... o lindo e belo arroz, amigo da saúde e tão propagandeado vai ser pior (peak maior)...

O problema não é o açucar... é o mal uso dele. E longe de querer advogar o uso, mas é sempre bom (e acredito que já tenhas) ter ciencia de que há coisas bem piores que o pessoal realiza a ingestão sem nem se dar por conta. Sendo de longe, o pior deles, o álcool. Alcool é toxico e tem um efeito domino abusivo no metabolismo. O corpo não foi feito para digerir alcool em grandes quantidades (1ml+).. o jeito que ele lida com isso é tentando quebrar ele passando pelo figado diversas vezes. Literalmente um veneno.

Ah, e sobre adoçantes.. agora comentando sobre o alcool: evite adoçantes do tipo POLIOIS (derivados do alcool). Mais comumente com os nomes MALTITOL, ERITRITOL E XILITOL. São adoçantes derivados do alcool e flertam com a anomalia metabolica a qual mencionei. E o pior... são caros e vendidos em muitos alimentos "premium" sem açucar. O bom e velho Adocyl é mais barato e muito mais friendly.. mas é claro, como é mais barato vai ser o mais recriminado, pois o lucro é baixo.

A granola nossa de cada dia, da ruim também? Ou é a composição dela?
E como os asiáticos fazem, já que arroz branco é a base da dieta dos caras?

Ah, e voltando mais ao assunto do tópico, mas ainda sem sair totalmente da medicina: já repararam que de um tempo pra cá meio que começou uma certa "campanha" a favor da margarina, comparando as calorias e gorduras com a manteiga? Achei bem bizarro. Até pouco tempo atrás era o vilão da dieta.

Margarina, e maneira bem resumida, é tudo que é óloe vegetal, com hidtogênio>
A um tempo atrás, rolava um papo, de que era óleo queimado que passava por um processo quimico rara clarear, e depois era hidrogenado e colocado corantes e saborizastes.

No rótulo da manteiga tem no máximo 3 componentes (a aviação usa corante urucum). Já no da margarina, boa sorte em tentar entender tudo que tem ali...

Hidrogênio, conservantes, clarificastes, saborizantes & mais uma sopa de letrinhas rsrs

Não, Stevia é tranquilo. Inclusive é até uma boa opção.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


O problema recai sobre oleos vegetais no geral, visto que na maioria deles, acaba ficando dificil balancear a dieta.


Explico:

Gorduras são um combo de omegas 3, 6 e 9.

Alfa-linoleico = omega 3 (LARANJA)
Linoleico = omega 6 (AZUL)
Oleico = omega 9 (AMARELO)

Tabela random do google para ajudar, já legendei acima:



O engraçado é que muita gente acha que está comendo algo saudavel por ver aquele "fonte de omegas Y" na embalagem.. ué, se é gordura comestível, tem de ter omegas. Mas entendo que a industria tenha reinventado essa forma de vender alimentos.

Aos que tem medo da saturated fat, já adianto: as diretrizes são absurdamente conservadoras e consideram os cenarios mais delicados possíveis. Salvo engano recomendam não passar de 25 gramas de gordura saturada por dia. E sabe no que isso implica? Comer um 1/4 de um tablete de manteiga. Isso com a pessoa sendo um individuo completamente average. E outra, as diretrizes recomendam este intake não porque "acima disso é nocivo", mas pelo fato de que quanto maior o consumo exagerado de um determinado alimento, mais dificil é de se fechar o saldo final positivamente enquanto consumindo todos os outros nutrientes necessarios.


Voltando aos omegas... os queridinhos (o3 -peixes e o9 -presente no azeite de oliva) não são pelo fato de que o o6 é ruim. Omega 6 é barato e abundante, sendo dificil ter uma deficiencia do mesmo e por isso a maior "propaganda" (e com razão) dos outros. Quando você tem o excesso de um mas um deficit do outro você acaba entrando em um processo descrito como inflamatorio, que não é lá o melhor cenario pro seu corpo.

Como a dieta ocidental é banhada a o6, por isso o3 e o9 acabam sendo muito recomendados. Só que a questão é, de nada adianta acrescentar eles em quantidades minimas se o o6 segue em excesso. Total lol pra quem toma 1-2 caps de o3 achando que vai ajudar. Ok, mal não vai fazer, mas isso é nada.

Vale o mesmo que para o açucar. Zero problemas com gorduras vegetais desde que o usuário saiba balancear a dieta.

Mas a grosso modo, sim, gordura animal geralmente vai ser superior pois o desbalanço é muito, muito menor.

E um salve pra gordura do amendoim, tão tosca quanto a de diversos oleos de cozinha e o pessoal pagando preço de ouro em pastas frescas achando que são saudáveis.

Manteiga de amendoim antes ficava só com o óleo dela, depois a P&G entrou na briga e entupiu de açúcar e gordura vegetal, ai começou a derrocada.
E essa receita fica até hoje, pelo jeito
 
A granola nossa de cada dia, da ruim também? Ou é a composição dela?
E como os asiáticos fazem, já que arroz branco é a base da dieta dos caras?



Margarina, e maneira bem resumida, é tudo que é óloe vegetal, com hidtogênio>
A um tempo atrás, rolava um papo, de que era óleo queimado que passava por um processo quimico rara clarear, e depois era hidrogenado e colocado corantes e saborizastes.



Hidrogênio, conservantes, clarificastes, saborizantes & mais uma sopa de letrinhas rsrs



Manteiga de amendoim antes ficava só com o óleo dela, depois a P&G entrou na briga e entupiu de açúcar e gordura vegetal, ai começou a derrocada.
E essa receita fica até hoje, pelo jeito
Granola é só um nome comercial de um mix de cereais, sendo geralmente: flocos de milho, flocos de arroz e aveia com mais alguma coisa random. Tem nada de mirabolante e só é tida como algo "saudável" porque é menos refinado. Sabe o pão integral que o povo come imaginando que vai acontecer uma mágica metabolica e blablabla? Realidade: o fabricante joga 1 ou 2 centavos de casca de trigo na massa, muda a embalagem e duplica o preço. MAGIC. Isso só pra citar o pão e pra simplificar como é fácil vender algo barato pelo dobro do valor. Isso falando apenas do pão.



Quanto aos asiáticos: a combinação de alimentos pode baixar a carga glicêmica de uma refeição. Exemplo: se você comer arroz puro a digestão é Y e joga Z% de açucar em X tempo. Agora, se você consumir essa mesma porção de arroz, o mesmoX da equação anterior é alterado porque o mix torna a liberação dos carboidratos mais lenta. O exemplo do Snickers tentava elucidar justamente isso... uma barra de chocolate libera menos glicose do que X porção de carboidratos do arroz porque o restante contido ali retarda a digestão daquele açúcar branco tido como demoniaco pelo marketing do mundo saudável.

Aliás, é ótimo que você tenha citado os japoneses. No caso deles há a somatoria de duas coisas que anteriormente citei, sendo uma delas a carga glicêmica menos elevada por conta da alta ingestão de vegetais e outras fontes proteicas. A outra? É uma população que consumindo mais ou menos junk food, ao menos tem a base muito bem pré-estabelecida. O problema da dieta ocidental não é a inclusão do açúcar ou o McDonalds, mas sim a substituição parcial das refeições principais e a falta de atividades físicas.

Uma pessoa que come uma barra de chocolate (90g) diariamente mas caminha uma hora por dia (até levantar para ir ao banheiro conta nesse tempo de caminhada) e que faz 45 minutos de alguma outra atividade física, não só vai comer mais, como também vai ter uma composição corporal melhor e uma longevidade maior do que o Zézinho que compra a ideia de uma dieta extremista e não faz quase nenhuma atividade física.

Sobre o exemplo acima, veja o primeiro cenário como: eu me sujo mais, mas supercompenso na higiente.

O segundo: eu não tomo banho, mas evito fazer atividades que possam me deixar com um odor ruim.



Entendo que hoje atividades físicas sejam mais associadas a esportes, hipertrofia e/ou perda de peso. É quase nulo o numero de pessoas que faz atividades por conta da dita saúde e ainda dentro desse espectro, eu duvido que muitos desses seguissem fazendo o que dizem se não recebessem algum bonus visivel no fisico. Agora, de fato, eu acharia MUITO melhor se as pessoas tivessem menos medo de comer Z alimento e só fizessem alguma atividade extra.

Obesidade e falta de atividades fisicas são problemas seríssimos. Muito, mas imensuravelmente muito maior do que a ingestão de alguns alimentos ditos como nocivos.

Pão e macarrão eram linchados até um tempo atrás. Hoje o pessoal até se conscientizou um pouco que o problema é outro. Mas pergunto: por que paes e massas não eram um problema antes? Eles estão aí há muito tempo. R: Sedentarismo.



Para quem talvez leia isso algum dia e queira tomar uma atitude, fica a dica: faça caminhadas. Sim, caminhada também é atividade física e você faz tranquilamente enquanto ouve um podcast ou ve algo no youtube. "Mas e correr?" Pode. Precisão? Não e a recomposição corporal será melhor com caminhadas.
 
Para quem talvez leia isso algum dia e queira tomar uma atitude, fica a dica: faça caminhadas. Sim, caminhada também é atividade física e você faz tranquilamente enquanto ouve um podcast ou ve algo no youtube. "Mas e correr?" Pode. Precisão? Não e a recomposição corporal será melhor com caminhadas.
Isso me lembrou um médico amigo dos meus pais que já faleceu e dizia que correr e academia de ginástica/musculação é besteira :oops:

Dizia ele; o bicho ser humano geneticamente foi feito pra caminhar e só correr quando precisar fugir dos possíveis predadores tanto é que a gente corre alguns metros e já tá esbaforido.
Ficar correndo e puxando ferro desnecessariamente traz mais malefícios do que benefícios no longo prazo.

Comparava o corpo humano aos carros, quanto mais stress durante a vida útil mais desgaste nas peças.
Só que ao contrário do carro, no corpo humano não dá pra trocar as peças :cool:
 
Isso me lembrou um médico amigo dos meus pais que já faleceu e dizia que correr e academia de ginástica/musculação é besteira :oops:

Dizia ele; o bicho ser humano geneticamente foi feito pra caminhar e só correr quando precisar fugir dos possíveis predadores tanto é que a gente corre alguns metros e já tá esbaforido.
Ficar correndo e puxando ferro desnecessariamente traz mais malefícios do que benefícios no longo prazo.

Comparava o corpo humano aos carros, quanto mais stress durante a vida útil mais desgaste nas peças.
Só que ao contrário do carro, no corpo humano não dá pra trocar as peças :cool:
O ser humano é um dos poucos animais capaz de correr por quilômetros sem parar, então ele está errado, não quer dizer que caminhar seja ruim tbm
 
O ser humano é um dos poucos animais capaz de correr por quilômetros sem parar, então ele está errado, não quer dizer que caminhar seja ruim tbm
Mas ser capaz de correr quilômetros significa que viver correndo com frequência seria melhor pro corpo do que levar uma vida digamos "normal"?

Se correr fosse normal e bom porque a gente sente um desconforto depois de uma corridinha?
Essa sensação de fadiga (calor, suor, cansaço, etc) não seria um sinal do corpo alertando sobre o stress?
Eu sou completamente leigo sobre o assunto, mas são perguntas toscas como essas que me faço e até hoje não tive uma resposta que me convencesse que correr é bom :bem:
 
Mas ser capaz de correr quilômetros significa que viver correndo com frequência seria melhor pro corpo do que levar uma vida digamos "normal"?

Se correr fosse normal e bom porque a gente sente um desconforto depois de uma corridinha?
Essa sensação de fadiga (calor, suor, cansaço, etc) não seria um sinal do corpo alertando sobre o stress?
Eu sou completamente leigo sobre o assunto, mas são perguntas toscas como essas que me faço e até hoje não tive uma resposta que me convencesse que correr é bom :bem:
Fadiga é natural depois de qualquer exercício físico, ainda mais se vc não faz isso todo dia, maratonistas profissionais correm todos os dias e o corpo se acostuma, o ser humano é caçador e era nômade, até hoje tem tribos que machucam a presa e a perseguem por quilômetros a fio até a presa ser pega por exaustão.

E óbvio que correr é bom, exercício na coluna, pernas, coração e quase todos os músculos mais importantes do corpo, vivemos em 2 pernas como alguém pode pensar que exercicitar esses 2 membros não faria bem?


O jeito que transpiramos, suamos, não ter pelos, tudo isso indica uma predisposição e ser capaz de resfriar o corpo mesmo sob condições adversas e manter um ritmo que outros mamíferos não são capazes de fazer
 
Isso me lembrou um médico amigo dos meus pais que já faleceu e dizia que correr e academia de ginástica/musculação é besteira :oops:

Dizia ele; o bicho ser humano geneticamente foi feito pra caminhar e só correr quando precisar fugir dos possíveis predadores tanto é que a gente corre alguns metros e já tá esbaforido.
Ficar correndo e puxando ferro desnecessariamente traz mais malefícios do que benefícios no longo prazo.

Comparava o corpo humano aos carros, quanto mais stress durante a vida útil mais desgaste nas peças.
Só que ao contrário do carro, no corpo humano não dá pra trocar as peças :cool:

Sobre caminhar x correr eu não sei dizer, mas musculação ser besteira é foda hein. O ser humano perde massa muscular naturalmente quando vai envelhecendo, então pra mim é bastante lógico inferir que reduzir essa perda é algo positivo à saúde como um todo.
 
E óbvio que correr é bom, exercício na coluna, pernas, coração e quase todos os músculos mais importantes do corpo, vivemos em 2 pernas como alguém pode pensar que exercicitar esses 2 membros não faria bem?
Mas o simples caminhar diariamente também não vai trazer os mesmos benefícios?
Pergunto isso porque ao correr nós "estressaremos" mais o corpo como um todo ao longo da vida e lá na frente as "peças" estarão mais desgastadas do que o sujeito que levou uma vida menos estressante?!

Continuo achando que levando uma vida "normal" com uma alimentação saudável e sem vícios dá chegar tão ou até mais longe do que ficar puxando ferro e correndo feito um alucinado.
Eu nunca pisei numa academia, nunca corri, a única coisa é jogar bola com a turma de vez em quando, mas de vez em quando mesmo :limo:
Vamos ver até onde consigo chegar... se ultrapassar a vida média de nos brasileiros já tá bom :bem:
 
Mas o simples caminhar diariamente também não vai trazer os mesmos benefícios?
Pergunto isso porque ao correr nós "estressaremos" mais o corpo como um todo ao longo da vida e lá na frente as "peças" estarão mais desgastadas do que o sujeito que levou uma vida menos estressante?!

Continuo achando que levando uma vida "normal" com uma alimentação saudável e sem vícios dá chegar tão ou até mais longe do que ficar puxando ferro e correndo feito um alucinado.
Eu nunca pisei numa academia, nunca corri, a única coisa é jogar bola com a turma de vez em quando, mas de vez em quando mesmo :limo:
Vamos ver até onde consigo chegar... se ultrapassar a vida média de nos brasileiros já tá bom :bem:
Se vc deixar um carro velho sem andar ele vai dar problema.

Correr faz muito bem, mas ninguém aqui tá falando pra correr maratona estando acima do peso
 
Acho que quem "demoniza" academia nunca viu os benefícios práticos dessa atividade.

Um exemplo próprio e simples: antes eu não conseguia erguer e segurar um galão de água de 20l pra colocar no filtro, me matava pra esvaziar ele um pouco e depois virá-lo. Depois de algum tempo de musculação, essa atividade ficou muito mais fácil, e até segura diria.

É muito importante ter acompanhamento e instrução correta pra não se lesionar durante os exercícios. O que vejo de gente fazendo exercício todo torto na academia não é brincadeira. Pessoal prioriza carga ao invés de execução, aí é receita pra ter BO.

Já sobre a corrida em si, não é difícil vermos que quem "vive disso" - jogadores de futebol, maratonistas, etc - acaba tendo uma ou outra lesão de joelho. É o preço que se paga pela prática profissional disso. Agora, dizer que não faz bem já é exagero. Quem não faz aeróbico quase não tem fôlego pra subir um lance de escadas sem quase desmaiar.

E se tem algum problema de joelho, existem alternativas: bike e natação - que inclusive ajuda demais no fôlego/respiração.
 
Mas o simples caminhar diariamente também não vai trazer os mesmos benefícios?
Pergunto isso porque ao correr nós "estressaremos" mais o corpo como um todo ao longo da vida e lá na frente as "peças" estarão mais desgastadas do que o sujeito que levou uma vida menos estressante?!

Continuo achando que levando uma vida "normal" com uma alimentação saudável e sem vícios dá chegar tão ou até mais longe do que ficar puxando ferro e correndo feito um alucinado.
Eu nunca pisei numa academia, nunca corri, a única coisa é jogar bola com a turma de vez em quando, mas de vez em quando mesmo :limo:
Vamos ver até onde consigo chegar... se ultrapassar a vida média de nos brasileiros já tá bom :bem:
Tenho um amigo que ele sobe as escadas do apartamento dele (que não tem elevador) numa facilidade ridicula, eu quando vou lá na metade do caminho estou cansado. Detalhe que eu ando 1KM até a academia todo dia porem não faço cardio, já ele mal sai de casa.
Então não é os mesmos benefícios, 1h caminhando o máximo que vai acontecer é ficar com os pés doendo, correr é muito mais esforço nas pernas, fora o cárdio colocado nisso. Até fazer escada é um exercício mais interessante que caminhada como já bem exemplificado kkk
 
Acho que quem "demoniza" academia nunca viu os benefícios práticos dessa atividade.

Um exemplo próprio e simples: antes eu não conseguia erguer e segurar um galão de água de 20l pra colocar no filtro, me matava pra esvaziar ele um pouco e depois virá-lo. Depois de algum tempo de musculação, essa atividade ficou muito mais fácil, e até segura diria.

É muito importante ter acompanhamento e instrução correta pra não se lesionar durante os exercícios. O que vejo de gente fazendo exercício todo torto na academia não é brincadeira. Pessoal prioriza carga ao invés de execução, aí é receita pra ter BO.

Já sobre a corrida em si, não é difícil vermos que quem "vive disso" - jogadores de futebol, maratonistas, etc - acaba tendo uma ou outra lesão de joelho. É o preço que se paga pela prática profissional disso. Agora, dizer que não faz bem já é exagero. Quem não faz aeróbico quase não tem fôlego pra subir um lance de escadas sem quase desmaiar.

E se tem algum problema de joelho, existem alternativas: bike e natação - que inclusive ajuda demais no fôlego/respiração.
Maioria das lesões de jogadores em Joelho é lesão de contato, pisada errada, caiu de um jeito ruim, normalmente é isso, claro que que acontece do joelho do maluco desistir, mas não é o tipo mais comum de lesão, maratonistas tem lesões mas não é o mesmo tipo, e esses caras tão correndo e fazendo sprints muito mais do que um ser humano comum, não tem comparação
 
Isso me lembrou um médico amigo dos meus pais que já faleceu e dizia que correr e academia de ginástica/musculação é besteira :oops:

Dizia ele; o bicho ser humano geneticamente foi feito pra caminhar e só correr quando precisar fugir dos possíveis predadores tanto é que a gente corre alguns metros e já tá esbaforido.
Ficar correndo e puxando ferro desnecessariamente traz mais malefícios do que benefícios no longo prazo.

Comparava o corpo humano aos carros, quanto mais stress durante a vida útil mais desgaste nas peças.
Só que ao contrário do carro, no corpo humano não dá pra trocar as peças :cool:
E infelizmente coisas assim são reverberadas porque "mas o médico disse" (lol). Pra tudo existem profissionais ruins, mas a dificuldade das pessoas em entender que existem medicos ruins é descomunal.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

caminhada não é cardio.
É sim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que quem "demoniza" academia nunca viu os benefícios práticos dessa atividade.

Um exemplo próprio e simples: antes eu não conseguia erguer e segurar um galão de água de 20l pra colocar no filtro, me matava pra esvaziar ele um pouco e depois virá-lo. Depois de algum tempo de musculação, essa atividade ficou muito mais fácil, e até segura diria.

É muito importante ter acompanhamento e instrução correta pra não se lesionar durante os exercícios. O que vejo de gente fazendo exercício todo torto na academia não é brincadeira. Pessoal prioriza carga ao invés de execução, aí é receita pra ter BO.

Já sobre a corrida em si, não é difícil vermos que quem "vive disso" - jogadores de futebol, maratonistas, etc - acaba tendo uma ou outra lesão de joelho. É o preço que se paga pela prática profissional disso. Agora, dizer que não faz bem já é exagero. Quem não faz aeróbico quase não tem fôlego pra subir um lance de escadas sem quase desmaiar.

E se tem algum problema de joelho, existem alternativas: bike e natação - que inclusive ajuda demais no fôlego/respiração.
Correto.

Academia só vai ser um problema pra quem visa altissima performance. Atleta visa performance ao da saúde, e ainda assim olhe lá.


Sobre o teu exemplo do galão, é só parar pra analisar de uma forma bem simples: o que acontece com o cara que perde a mobilidade das pernas? Elas atrofiam pela falta de uso. O que acontece com o corpo da população geral que não faz nada? Também atrofia, embora não ao mesmo ponto.

Musculação (básica mesmo, sem hur dur maromba) é a melhor e mais completa atividade física para o corpo no geral.
 
Não é toda caminhada que pode ser cardio, mas o cardio pode ser uma caminhada sim. Inclusive uma penca de fisiculturista faz da caminhada o seu cardio.
 
Viram essa?

Os caras realmente estão brigando para ter mais impostos em alimentos processados (em troca pedem menos impostos em saudáveis, sendo que é meio que óbvio que no final vai é aumentar nos dois)


Não seria mais fácil apenas pedir menos impostos em alimentos saudáveis e nunca sequer cogitar aumento de impostos em nada?
 
Viram essa?

Os caras realmente estão brigando para ter mais impostos em alimentos processados (em troca pedem menos impostos em saudáveis, sendo que é meio que óbvio que no final vai é aumentar nos dois)


Não seria mais fácil apenas pedir menos impostos em alimentos saudáveis e nunca sequer cogitar aumento de impostos em nada?

Realmente, ninguém tanka o bostil.
 
Isso sempre foi assim, inclusive nos comentários de matérias com esse tipo de tema, é algo a ser estudado, o fator imposto já está no DNA do BR.
Vejo muito na questão de aumentar o imposto de importação para proteger a industria nacional, mas ninguém fala em baixar o imposto da industria nacional e nos comentários uma grande parte da galera apoia a medida de aumentar imposto...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo