Minha memória é fraca, mas pelo que me lembro ele aparece em forma de luz (Lightning Presence) pra ajudar o Alan. Já que a cagada toda começou com ele escrevendo sobre criaturas e o Cauldron Lake com a ajuda da mulher dele (Barbara Jagger) e do assistente (aquele doutor que não lembro o nome). Daí um belo dia ela saiu pra nadar e misteriosamente foi afogada, então o "Dr que nao lembro o nome" convence ele pra escrever a história e trazer ela de volta a vida, porém a Barbara volta com a "dark presence", e no que ele percebe isso ele tenta mudar a história novamente, tal fato, acredito eu, possa ter causado a erupção do vulcão que acabou com a ilha e com a antiga casa dele...mas vai saber...então ele escolheu o Alan pra continuar e escrever a ultima parte da história dele e aí desenrola o game...
Interessante que o Thomas aparece com aquele traje de mergulhador que emite luz protegendo da dark presence:
No mais tem muita coisa pra explicar ainda que vai ficar pra continuação do game, presta atenção naquele agente do FBI, pra mim ele é o cara mais misterioso do game.