Perto do final, agora já posso dizer que IGN e Gamespot mais uma vez são dois péssimos sites se você procura análises confiáveis. Até defeitos que apontaram no jogo como repetição de cenários é pura balela e não tem sentido. O jogo segue um esquema semelhante aos metroidvanias, ou seja, você só tem acesso a certas áreas depois que encontra certos equipamentos ou cumpre certas tarefas. E obviamente existem hubs pra onde você volta depois de terminar algumas missões e que são seguros. É óbvio que haveria repetição nesses hubs, mas no resto o jogo é extremamente variado considerado que todo ele se passa em uma estação na órbita de um planeta gasoso. Posso dizer que em termos de ambientação esse Alien não deve nada a Bioshock, Half-Life 2 e o último Wolfenstein pra citar jogos com mundos muito bem feitos.
Outra crítica que não se sustenta é da IA injusta. Uma tremenda desculpa pra quem não aceita desafio e se propõe a encarar o bicho. Estou jogando no hard e apesar de ter morrido muito, em todas as vezes foi porque me descuidei e deixei o Alien me ver, fiz barulho, ou corri e fui pego. Se você jogar na moita com calma e usar os equipamentos, ele pode até te pegar uma hora ou outra por você ainda estar conhecendo o ambiente e os seus recursos, mas depois que se pega a manha é outro jogo. Não que fique fácil, mas você entende o que pode e o que não pode fazer pra evitar ser pego.
A IA do Alien é uma das melhores que já vi. É de fato totalmente imprevisível e às vezes te surpreende. Exemplo: estava com o lança-chamas e com bem pouco combustível. O alien apareceu e só pude disparar umas duas vezes, normalmente ele fugiria, mas nesse caso ele percebeu que eu fiquei sem munição e veio pra cima. Se esconder em armários é outro exemplo claro. Se ele desconfiar ou se você fizer barulho dentro de um armário ele vai parar na frente e analisar com mais cuidado. Se você não se afastar das frestas e prender a respiração, morre. E nada disso me pareceu scriptado, pois tudo acontece de forma bem aleatória.
Enfim, só estou esperando terminar pra dar uma nota final, mas não daria menos de 8,5 pra esse jogo de forma alguma. Valeu cada centavo e é um dos melhores survival horror que já joguei, muito melhor que qualquer indie do gênero. Seria muito bom ver a Sega insistir nessa franquia fazendo uma continuação. Espero que venda o bastante.