Eu tô me enrolando na explicação:yellowface:
Vou pegar essa sua afirmação em negrito (que é o que eu penso) pra ilustrar +- o que eu entendo:
No seu caso, sobra poder gráfico, a demanda passa a ser por processador ( e sim, provavelmente vai estar acima dos 60fps...mas estará acima dos 120fps, necessários para um perfeito 3D etc?). Beleza. Mas se aumenta mais ainda resolução, quem tende a ficar "amarrando" o desempenho são as VGAs. E se, continuando a experiência, aumenta-se a quantidade de VGAs e não mais a resolução, começa a sobrar poder gráfico, começa-se a demandar CPU. E segue o baile...nesse raciocínio, não adianta colocar um jogo em uma resolução que, praticamente, vai demandar mais VGA do que o sistema aguenta, pois não saberíamos o quanto a CPU tem a oferecer de desempenho no jogo.
Falei o contrário de novo?
Quanto ao seu problema, é sabido que, ao desbloquear núcleos, não se deve fazer o mínimo de overclock etc...não seria esse o problema? Ele funcionava de boa, antes, com overclock?
PS: Não estou tratando de gargalo pro parte do processador/VGA etc...isso é outra coisa.