[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Galera, boa tarde!

Hoje eu tenho esse combo 1800X + Crosshair VI da assinatura e ele me satisfaz por completo, entretanto comprei um par de memórias Samsung b-die e fico limitado a 3200MHz.
Estou botando na balança o upgrade, só que pra passar dos 3200 eu teria que trocar CPU + Mobo

Enfim. Gostaria de pedir sugestões de placas mãe B450/X570 honestas que permitam chegar ao menos nos 3600. Eu tenho aquela planilha no Drive com todas as placas AM4, mas como parei de acompanhar esse segmento, estou BEM por fora dos modelos e suas particularidades..
Uma coisa que é importantíssimo pra mim é o codec de áudio. O da C6H é ótimo, não gostaria de regredir nesse ponto...

Valeu!
Não seria mais jogo trocar apenas o processador? O controlador de memória é no processador e provavelmente a Mobo tem menos interferência nessa limitação, não? Por outro lado, me parece que esse upgrade motivado por memória tem pouca margem aprimoramento. Como você pretende mexer nisso, começar com o processador tem boa chance de já resolver seu problema sem precisar trocar uma placa mãe tão boa. Só a mudança de processador vai te dar uma melhora que possivelmente supera a frequência um pouco maior.

C-States Enabled
CnQ Enabled
PSU Typical low current
Over manual em 4.43Ghz all core
1.0.0.4 Patch B
Modo Equilibrado
Windows 10 PRO 1909
Nenhum driver de chipset instalado

Estou com o C-State ativo, mas não vi em nenhum lugar na BIOS da Asus uma opção igual ou similar ao CnQ. Sabe dizer se de fato essa opção não existe nas placas da marca?

Over manual não desativa por natureza as opções de economia de energia? Eu fiz aqui uma vez e o clock da CPU sempre ficava travado num determinado valor, idem para o vcore (ainda estou usando a BIOS 1.0.0.3 ABBA).

A opção da PSU funciona mesmo? Vi que ela só trabalha direito em fontes com projeto mais recente, o que não é o caso da minha HX750i.

Tu estais sem driver de chipset instalado? Por qual motivo exatamente? :hmm2:

Agradeço desde já qualquer dica que puder me ofertar :joia:

Falouws :cool:

Resolvi dar uma segunda chance ao perfil o 1usmus para os Ryzen 3000.

As temperaturas em idle cairam absurdos no meu R5 3600:

Muito próxima a temperatura ambiente de hoje. E olha que meu WC é o Maelstorm 120T que nem é tão pica assim.

Estou com o C-State ativo, mas não vi em nenhum lugar na BIOS da Asus uma opção igual ou similar ao CnQ. Sabe dizer se de fato essa opção não existe nas placas da marca?

A opção da PSU funciona mesmo? Vi que ela só trabalha direito em fontes com projeto mais recente, o que não é o caso da minha HX750i.

A minha mobo é da Asus também, uma tuf b450m. Não tem a opção CnQ. To com C-State ativo, PSU low current e agora perfil 1usmus; a cpu ta toda stock/auto. Depois queria testar essa parte de não instalar nenhum driver de chipset, os meus estão todos instalados e atuais.

Última edição:
Nossa, a Crosshair VI é tão ruim assim em over nas memórias?
Nao, mas o 1800X é

Queria aplicar ajustes assim aqui na minha mobo, mas o foda é que a Gigabyte fez uma bagunça nas últimas BIOS e tem a mesma setting espalhada em lugares diferentes.

isso tudo foi na gigabyte mais simples kkk, tá tudo lá, oq nao achar está em perifericos / CBS o resto em Mit CPU advanced.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Over manual não desativa por natureza as opções de economia de energia? Eu fiz aqui uma vez e o clock da CPU sempre ficava travado num determinado valor, idem para o vcore (ainda estou usando a BIOS 1.0.0.3 ABBA).

Tu estais sem driver de chipset instalado? Por qual motivo exatamente? :hmm2:

Agradeço desde já qualquer dica que puder me ofertar :joia:

Over manual usando offset nao desativa a economia de energia nao, só desativa se usar o override ou colocar uma voltagem fixa manualmente.

Minha fonte é uma AX 850 la do paleolítico, deve ter uns 12 anos fácil e tudo certo.

Driver de chipset nunca me ajudou em nada, só me atrapalhou, ja tive problemas em varias versoes entao prefiro deixar o windows mesmo

Resolvi dar uma segunda chance ao perfil o 1usmus para os Ryzen 3000.

As temperaturas em idle cairam absurdos no meu R5 3600:

Muito próxima a temperatura ambiente de hoje. E olha que meu WC é o Maelstorm 120T que nem é tão pica assim.

A minha mobo é da Asus também, uma tuf b450m. Não tem a opção CnQ. To com C-State ativo, PSU low current e agora perfil 1usmus; a cpu ta toda stock/auto. Depois queria testar essa parte de não instalar nenhum driver de chipset, os meus estão todos instalados e atuais.

Coloquei esse perfil do 1usmus. Consegui localizar as opções na mobo. Aqui dificilmente abaixa disso:

O meu é um Maelstrom 240T. A mobo é uma Gigabyte X370 Gaming 5 e tenho 3 fans tirando ar do gabinete (Corsair 400C).

Bom dia pessoal, após update de bios da minha Gigabyte B450M DS3H para a F50 percebi que o meu R5 3600 começou a aquecer mais e por isso estou querendo trocar o cooler box.

Qual dos dois abaixo consideram melhor que o cooler box?

Bom dia pessoal, após update de bios da minha Gigabyte B450M DS3H para a F50 percebi que o meu R5 3600 começou a aquecer mais e por isso estou querendo trocar o cooler box.

Eu pagaria um pouco mais num Gammaxx GTE

Galera bom dia ,que kit placa mãe processador e memória valem mais a pena
?Tudo até 3k,por favor.Bom dia meus amigos,e tudo de bom.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera bom dia ,que kit placa mãe processador e memória valem mais a pena
?Tudo até 3k,por favor.Bom dia meus amigos,e tudo de bom.

Última edição:
Eu pagaria um pouco mais num Gammaxx GTE
Praticamente o dobro do preço, o mais em conta que achei foi em uma loja que nunca vi "shopinfo", dos 2 citados saberia informar qual se sairia melhor que o box?

Amigos,

To montando meu pc novo e quero saber se um 3800x por 1.750 tá valendo a pena, ou se é melhor esperar? :hmm:

Eu tava querendo pegar um 3700x, mas quando ficasse na promoção por volta dos 1.5k.. é loucura?

Não é loucura, mas provavelmente só vai acontecer de novo após o lançamento da série 4000. Logo, se está dentro do teu orçamento, o 3800X por esse preço não é ruim, mesmo sabendo que a diferença de performance dele pro 3700X é insignificante (assim como o atual preço do 3700X em comparação com o que está sendo cobrado por esse 3800X).

Pelo visto é um mal da BIOS da Asus, então :feelbad:

A parada da PSU eu deixei em Auto, mas vou mudar pro low current pra ver se muda alguma coisa, pois esses 20W em idle do 3600 estão me dando nos nervos... As temperaturas estão boas em repouso, sempre abaixo dos 40°C já que altero a opção de performance máxima do plano de energia do Ryzen para 5%, travando o clock idle em 2200 MHz, mas o consumo continua alto nesse estado.

Over manual usando offset nao desativa a economia de energia nao, só desativa se usar o override ou colocar uma voltagem fixa manualmente.

Minha fonte é uma AX 850 la do paleolítico, deve ter uns 12 anos fácil e tudo certo.

Driver de chipset nunca me ajudou em nada, só me atrapalhou, ja tive problemas em varias versoes entao prefiro deixar o windows mesmo

Mas no over manual, o clock fica sempre fixo no valor setado, correto? Foi por isso que acabei desistindo, pois queria atingir uma frequência maior, porém mantendo os controles sobre o clock e o vcore ativos (o do vcore realmente não prestei atenção, mas o clock pra mim sempre se manteve cravado no valor que havia setado).

Bem, independente da idade que ela tenha, não deve ser mais velha que minha ex TX650, que adquiri em 2008 e que completou 11 anos esse ano. Independente disso, vou testar essa opção na BIOS e ver se consigo reduzir esse vcore em idle e, consequentemente, o consumo também.

Driver do chipset, tirando a questão do plano de energia, também não vi qualquer mudança que me fizesse depender dele. Usei um bom tempo meu Ryzen na minha instalação suja do Windows e não lembro de ter notado qualquer comportamento anômalo que me fizesse querer instalar o driver do chipset. Porém, just in case, acabei instalando aqui na "instalação limpa" e até o momento tem funcionado bem.

Quanto ao CnQ, você tem alguma placa da Asus para confirmar essa informação de que o CnQ não existe de fato? Tanto na minha X570 quanto na B450 do @jabiroba, ou essa opção inexiste ou está disfarçada com outro nome...

Não conheço o cooler do primeiro link, mas com certeza pegaria um com fan de 120 mm. Já procurou saber o preço do Gammax 400, GTE ou GT, pra saber se estão parecidos com os valores cobrados pelos coolers supracitados?

Praticamente o dobro do preço, o mais em conta que achei foi em uma loja que nunca vi "shopinfo", dos 2 citados saberia informar qual se sairia melhor que o box?

Shopinfo é uma loja que tem tanto site oficial quanto vende seus produtos por meio do Marketplace da B2W (Americanas, Submarino, etc.). Comprei recentemente meu Hyper 212 Black RGB com eles e foi tudo nos conformes. Recomendo com certeza :joia:

O meu é um Maelstrom 240T. A mobo é uma Gigabyte X370 Gaming 5 e tenho 3 fans tirando ar do gabinete (Corsair 400C).
Tenho um Corsair 460x que é muito parecido com o seu. Eu coloco as 2 fans de cima com 140mm e empurrando ar pro gabinete, as 3 fans frontais de 120mm empurrando tambem, so a fan exaustora tirando ar. Full pressão positiva e renovação de ar aqui, a primeira fan da 120mm frontal uso para push-pull do meu mael 120T.

Última edição:
Instalei o plano de energia do 1usmus (o Power Plan; o outro ele recomenda usar para quem está usando o Windows 1909, o que ainda não é meu caso), modifiquei as opções na BIOS que ele pediu (as que eu consegui encontrar, já que nem todas estão disponíveis na BIOS da minha Asus não sei porque motivo) e não notei nenhuma diferença no consumo em idle: continuo pegando 2200 MHz com 0.920V no vcore e consumo por volta dos 25W. Entretanto, notei que o HWInfo64 registrou que 4 dos 6 núcleos atingiram o boost máximo, sendo que antes, com o Ryzen Balanced Plan e com o Precision Boost Overdrive ativado, só conseguia atingir esse valor com apenas 1 dos núcleos, isso em idle (em jogos, não cheguei a testar ainda, mas acho que não deve ter mudado muito).

Foi a BIOS AGESA 1.0.0.4 B que trouxe esse "ultra low vcore", ou isso existe desde o lançamento do Ryzen 3000 e a Asus que, na sua "infinita sabedoria", resolveu deixar isso de fora das suas placas? :facepalm:

Outra coisa: é normal essas quedas no clock de 4100 pra 3600 MHz dentro dos jogos? Tem threads que chegam a trabalhar até com um clock inferior à esse, então não sei se é normal ou se é um comportamento causado pelo fato de eu ter limitado a performance máxima e mínima no plano de energia para 5%. Lembrando que antes mesmo de eu instalar o plano de energia do 1usmus isso já ocorria.

@user101 @dayllann

Processo de 5 nanômetros da TSMC na pista para o primeiro semestre de 2020
Os dispositivos são 15% mais rápidos e 30% mais eficientes em termos energéticos

MzQyODA2Mg.jpeg
Foto: Taiwan Semiconductor Manufacturing Co aprimoramento de desempenho alcançado pelo novo processo de 5 nanômetros da TSMC se deve em parte à inclusão de um "canal de alta mobilidade". Como é criado? TSMC não revelou.
O Bom, o Mau e o Estranho: 3 Instruções para a Lei de Moore
Outro passo em direção ao fim da lei de Moore
Litografia EUV finalmente pronta para fabricação de chips

“Aqueles que conhecem, sabem.” Isso era tudo o que TSMC diretor sênior de tecnologia avançada Geoffrey Yeap diria sobre o ingrediente mistério que ajuda a impulsionar o desempenho de dispositivos feitos usando o processo de fabricação da próxima geração da empresa . O N5, o processo de 5 nanômetros da TSMC, está a caminho da produção em grande volume durante o primeiro semestre de 2020, disse Yeap a engenheiros no IEEE International Electron Device Meeting em San Francisco, quarta-feira.

Comparado com o processo de 7 nanômetros da empresa, usado para fabricar os processadores iPhone X entre outros sistemas de última geração, o N5 leva a dispositivos 15% mais rápidos e 30% mais eficientes em termos de energia. Produz uma lógica 1,84 vezes menor que o processo anterior e produz células SRAM com apenas 0,021 micrômetros quadrados, a mais compacta já relatada, disse Yeap.

Atualmente, o processo está no que chamamos de produção de risco - os clientes iniciais correm o risco de que ele funcione para seus projetos. Yeap relatou que o rendimento médio inicial de SRAM foi de cerca de 80% e que a melhoria do rendimento foi mais rápida para o N5 do que qualquer outra introdução recente do processo.

N5 é o primeiro processo TSMC projetado em torno da litografia ultravioleta extrema (EUV). Como usa uma luz de 13,5 nanômetros em vez de 193 nanômetros, o EUV pode definir os recursos do chip em uma etapa - em comparação com três ou mais etapas usando a luz de 193 nanômetros.

Parte dessa melhoria de rendimento provavelmente se deve ao uso de litografia ultravioleta extrema (EUV) . N5 é o primeiro processo TSMC projetado em torno do EUV. A geração anterior foi desenvolvida primeiro usando a litografia de imersão de 193 nanômetros estabelecida e, quando o EUV foi introduzido , algumas das características mais difíceis de produzir chips foram feitas com a nova tecnologia. Como usa uma luz de 13,5 nanômetros em vez de 193 nanômetros, o EUV pode definir os recursos do chip em uma etapa - em comparação com três ou mais etapas usando a luz de 193 nanômetros. Com mais de 10 camadas EUV, o N5 é o primeiro processo novo "em muito tempo" que usa menos máscaras fotolitográficas do que seu antecessor, disse Yeap.

Parte do aprimoramento de desempenho vem da inclusão, pela primeira vez no processo do TSMC, de um "canal de alta mobilidade". A mobilidade da portadora de carga é a velocidade com que a corrente se move através do transistor e, portanto, limita a rapidez com que o dispositivo pode alternar. Questionado (várias vezes) sobre a composição do canal de alta mobilidade, a Yeap se recusou a oferecer detalhes. "Quem sabe, sabe", disse ele, provocando risadas da platéia. O TSMC e outros exploraram canais baseados em germânio no passado . E no início do dia, a Intel mostrou um processo 3D com NMOS de silicone na parte inferior e uma camada de PMOS de germânio acima.

Yeap nem mesmo seria amarrado em qual tipo de transistor, NMOS ou PMOS ou ambos, tinha o canal aprimorado. No entanto, o último provavelmente não é muito misterioso. Os buracos geralmente viajam mais lentamente através de dispositivos de silício do que elétrons e, portanto, os dispositivos PMOS se beneficiariam de uma maior mobilidade. Quando pressionado, o Yeap confirmou que apenas uma variedade de dispositivos tinha o canal de alta mobilidade.

Tenho um Corsair 460x que é muito parecido com o seu. Eu coloco as 2 fans de cima com 140mm e empurrando ar pro gabinete, as 3 fans frontais de 120mm empurrando tambem, so a fan exaustora tirando ar. Full pressão positiva e renovação de ar aqui, a primeira fan da 120mm frontal uso para push-pull do meu mael 120T.

Interessante. Eu ainda não tinha visto uma configuração em que os fans superiores jogam ar para dentro. Eu acho que por mais que existam configurações diferentes, o que vale é deixar o que apresenta melhores resultados. Quando eu estiver com uma certa "paciência" de abrir o gabinete e mexer nele irei testar essa configuração invertendo os meus fans superiores pra ver o que muda.
OBS: todos os meus fans são de 120mm, são da Cryorig modelo Air Balance. Somente no radiador que uso os fans que vieram no conjunto original.

Ainda to um pouco incomodado com minhas temperaturas... 48-56 graus em idle usando WC é muita coisa. No meu Ryzen 5 1600 com 1,4V de vCore não chegava em 50 graus jogando.

Eu não sei se foi algum problema na aplicação da pasta térmica...
Ou se meu gabinete não está com air flow legal
Ou se realmente esse R5 3600X é quente pra cacete. Como disse antes, dificilmente o vCore baixa de 1.4V em idle sendo que a CPU ta consumindo 30W sem fazer muita coisa.

Tem algo no sistema que fica ativando o boost... ele não era pra ser ativado somente quando necessário?
Eu só notei meu vocre baixo quando desabilito o Core Performance Boost. Fico em 3.8GHz rodando em idle com 1V de vcore e a temperatura fica na faixa dos 30~35 graus em idle.

Coloquei esse perfil do 1usmus. Consegui localizar as opções na mobo. Aqui dificilmente abaixa disso:

Tem alguma coisa pro 3700x?

Fala, pessoal. Meu Ryzen 3800X está batendo a casa dos 70º mesmo em iddle. Poderiam me ajudar? Meu PC tá na assinatura.

Eu estou usando o Cooler Stock. Mas mesmo assim acho que está esquentadinho demais.

a1HtXY5Kf1ZweLEu7Cw3E7cMjt8SHCrZ9jsYspurZfJlxVIRlsL8MhmA3gj1dOvNID3_2VXD7BojtTcOUY9YVKaPEK3zTRD8zMZQDND_pZh6d2ndJ3bkCybDYfdZpdw8RgdJbEOifZAigXbfCNCpYP4WvjIY39vKlM6FjpaMTjcZqKwLAR1872Guq9FCCB3N4yJJVso3iDXJeYogMNVSrcpY0QH30DNU_j-udzMKVZvOdlbRfDzliLXlliYtCTMZ3xxwDzlZBdydpGe3tSh6J1gxX828K7VgQR-4rxFaqTGgc3mJ-NLxbl2M1YHV-eBsxKfLVyqysAgF_gB7-_y5ho7hIdh6R2Vz_j-eUs8oMcir3hqvlvAumMwv2gAG19a4rDl6nuXtY_Jxlkx3-uAslClqymSsc4nVIb718GI8CQY-Tp4htAeJWTECTiuL0RxcAkRRTBwkO2VLuG22V0QSEZ6hlQF9VF000eHAV0IuN4dwyEw6BFPeWh7xe78OfBkwyv_vPD4xWkd8Bw8jFJ_MVhy0Q07dcrcj247UNeL-LxjbRIKAbWS9Ths1ZtT7s38cRFQqxO311GqaEt3Jquj4EdlmRp2-_GqtscvPioEVgPFjcJoEZMnY8ilUvvbMt0Wu-rv2Zs6onHFhK3027ujkN_tnp-DlQG1EUBdZmQdZvpchslz8c36z3zQ=w1718-h966-no

Fala, pessoal. Meu Ryzen 3800X está batendo a casa dos 70º mesmo em iddle. Poderiam me ajudar? Meu PC tá na assinatura.

Eu estou usando o Cooler Stock. Mas mesmo assim acho que está esquentadinho demais.

a1HtXY5Kf1ZweLEu7Cw3E7cMjt8SHCrZ9jsYspurZfJlxVIRlsL8MhmA3gj1dOvNID3_2VXD7BojtTcOUY9YVKaPEK3zTRD8zMZQDND_pZh6d2ndJ3bkCybDYfdZpdw8RgdJbEOifZAigXbfCNCpYP4WvjIY39vKlM6FjpaMTjcZqKwLAR1872Guq9FCCB3N4yJJVso3iDXJeYogMNVSrcpY0QH30DNU_j-udzMKVZvOdlbRfDzliLXlliYtCTMZ3xxwDzlZBdydpGe3tSh6J1gxX828K7VgQR-4rxFaqTGgc3mJ-NLxbl2M1YHV-eBsxKfLVyqysAgF_gB7-_y5ho7hIdh6R2Vz_j-eUs8oMcir3hqvlvAumMwv2gAG19a4rDl6nuXtY_Jxlkx3-uAslClqymSsc4nVIb718GI8CQY-Tp4htAeJWTECTiuL0RxcAkRRTBwkO2VLuG22V0QSEZ6hlQF9VF000eHAV0IuN4dwyEw6BFPeWh7xe78OfBkwyv_vPD4xWkd8Bw8jFJ_MVhy0Q07dcrcj247UNeL-LxjbRIKAbWS9Ths1ZtT7s38cRFQqxO311GqaEt3Jquj4EdlmRp2-_GqtscvPioEVgPFjcJoEZMnY8ilUvvbMt0Wu-rv2Zs6onHFhK3027ujkN_tnp-DlQG1EUBdZmQdZvpchslz8c36z3zQ=w1718-h966-no

Bem vindo ao clube dos Ryzen 3000 (e também de CPU's esquentadas)
Analisando teu HWInfo, podemos ver que teu processador está consumindo apenas 9W e mesmo assim o Cooler Box está marcando quase 70 graus.
Pode ser várias coisas... está na última versão de bios? Tua temperatura ambiente está na faixa dos 30 graus? Fluxo de ar do gabinete é bom?
Alguns ajustes na BIOS pode te dar um melhor resultado... só testando mesmo. Por exemplo: desabilitar o PBO, Core boost e deixar fixo o vCore em 1,35V. Tenta botar 4.3 GHz e veja como fica as temperaturas. Eu to usando uma configuração assim pois foi o único jeito que consegui equilibrar desempenho com temperatura mais baixa.

Bem vindo ao clube dos Ryzen 3000 (e também de CPU's esquentadas)
Analisando teu HWInfo, podemos ver que teu processador está consumindo apenas 9W e mesmo assim o Cooler Box está marcando quase 70 graus.
Pode ser várias coisas... está na última versão de bios? Tua temperatura ambiente está na faixa dos 30 graus? Fluxo de ar do gabinete é bom?
Alguns ajustes na BIOS pode te dar um melhor resultado... só testando mesmo. Por exemplo: desabilitar o PBO, Core boost e deixar fixo o vCore em 1,35V. Tenta botar 4.3 GHz e veja como fica as temperaturas. Eu to usando uma configuração assim pois foi o único jeito que consegui equilibrar desempenho com temperatura mais baixa.

A minha BIOS está na última versão. Amanhã vou ver com mais calma essas configurações do clock. O gabinete tem 4 fans, uma atrás e 3 na frente. Mas só tenho funcionando uma de trás e uma da frente porque eu só tenho duas conexões de fan na placa-mãe. Já providenciei um cabo splitter pra contornar esse problema.

Se mesmo assim não der certo vou tentar trocar o cooler e mudar a pasta térmica. Obrigado pela ajuda!

Galera vou comprar um 3700x, a placa mãe ASRock b450m steel legends mATX de 600 reais, é boa. segura bem, sem over. só o turbo de fabrica dele.

Meu objetivo é ter uma placa mãe boa, para caso no futuro eu tenha precise, eu tenha a possibilidade de trocar para um ryzen mais forte se eu sentir necessidade.

Tem diferença das ATX para mATX ou é só tamanho e slot reduzido?

Users who are viewing this thread

Voltar