[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

M.2 é um barramento que fica direto na placa mãe, o drive encaixa tipo uma placa, a conexão pode ser via SATA ou PCI-E.

Os mais modernos suportam até 4 linhas PCI-E 3.0, ou seja 32Gb/s o que dá um limite teórico de 4GB/s.

plextor.jpeg
 
Será que tb chega nos 5GHz pra entrar no ranking?

Bem lembrado, eu estava querendo falar disso a alguns dias aqui e sempre esquecia :safadao:

É o seguinte... nos processadores AMD os DIE's são todos feitos nos estados unidos. Alguns processadores são montados na china e outros na malasia. Na teoria, e pelo foi reportado em alguns circulos os montados na malasia teriam um potencial maior de overclock que os da China. O processo de binning no tempo dos athlon XP só acontecia quando o CPU tinha acabado de ser montado, por isso tinhamos as pontes cortadas a laser ( que depois nos ligavamos novamente com tinta condutiva ou grafite e transformavamos 256kb em 512kb nos thorton :full: ).
Hoje certamente é diferente, não sei exatamente em que parte ou de quantas partes o processo de binning é constituído; A única coisa certa é que o 1700 chega a 3.7GHz, possivelmente 4GHz, talvez 4.5GHz, com muita sorte 5GHz.

Mas, como tudo que foi dito sobre os ryzen até o momento, isso tudo pode ser só especulação:mr2:ou não.:chan:

69cf9fe2_TTLryzen.png

42b5649f_tinhte_vn.PNG
 
Última edição:
Então essa aparência de pente de memória dos SSDs novos é o que vai ser padrão daqui pra frente? Todas as placas-mãe terão isso ou apenas as de topo de linha?

M.2 é um barramento que fica direto na placa mãe, o drive encaixa tipo uma placa, a conexão pode ser via SATA ou PCI-E.

Os mais modernos suportam até 4 linhas PCI-E 3.0, ou seja 32Gb/s o que dá um limite teórico de 4GB/s.

plextor.jpeg
 
A AMD poderia ter colocado mais lanes no processador?

PODERIA e DEVERIA.

Colocou?

NÃO.

Então não adianta chorar pois não irá fazer nascer lanes no processador. Mas bem, pra quem de fato necessita de mais lanes para conectar vários dispositivos PCI-Express e NVMe, há duas opções disponíveis:

1° Vai de X99
2° Espera a AMD lançar o Napples, pois o mesmo virá com 128 lanes. É lanes pra dar e vender. :haha:
 
Eita. Que sinistro o desempenho. huehuuhuehe

O ponto ali no vídeo é virgula?

Quando for comprar placa-mãe tenho que ficar atento a esse detalhe? Se a placa tem ou não o soquete M.2?

Veja aqui a diferença:

 
O que significa esse M.2 pra o SSD? :hmm:

É um SSD em formato de "chiclete comprido", e tem 2 tipos: SATA tradicional, que só usa uma linha PCI-E, e NVME, que pode usar até 4 linhas PCI-E em paralelo, aumentando consideravelmente a velocidade de transferência.

Qual é o problema do NVME? Preço e compatibilidade: o SATA normal, que tem 3 contatos, funciona de boa no slot NVME, mas o contrário não é válido, pois o NVME só tem 2 contatos.

Ah, tem outro "problema" também:



No final das contas, pra gaming, não faz a menor diferença entre usar um SATA normal, M.2 ou NVME, então pagar mais caro pelo NVME e esperar benefícios nos jogos é jogar dinheiro fora...

Falouws :cool:
 
Então essa aparência de pente de memória dos SSDs novos é o que vai ser padrão daqui pra frente? Todas as placas-mãe terão isso ou apenas as de topo de linha?
Parece que o M.2 vai ser padrão nas mobo amd, pelo que notei até as A320 vai ter e isso foi o que eu mais gostei de ver nestas mobos am4, M.2 everywhere.
Pena ssd no formato ser tão caro.
 
  • Curtir
Reações: wmh
E pra renderizar ajudaria em alguma coisa ou nada a ver, somente em transferências de arquivos ou coisa do tipo? :hmm:

É um SSD em formato de "chiclete comprido", e tem 2 tipos: SATA tradicional, que só usa uma linha PCI-E, e NVME, que pode usar até 4 linhas PCI-E em paralelo, aumentando consideravelmente a velocidade de transferência.

Qual é o problema do NVME? Preço e compatibilidade: o SATA normal, que tem 3 contatos, funciona de boa no slot NVME, mas o contrário não é válido, pois o NVME só tem 2 contatos.

Ah, tem outro "problema" também:



No final das contas, pra gaming, não faz a menor diferença entre usar um SATA normal, M.2 ou NVME, então pagar mais caro pelo NVME e esperar benefícios nos jogos é jogar dinheiro fora...

Falouws :cool:
 
E pra renderizar ajudaria em alguma coisa ou nada a ver, somente em transferências de arquivos ou coisa do tipo? :hmm:

Se o render exigir a criação de arquivos on-the-fly, ou seja, sair conteúdo da RAM/VRAM diretamente para um HD ou SSD, provavelmente vai ajudar sim.

Falouws :cool:
 
E pra renderizar ajudaria em alguma coisa ou nada a ver, somente em transferências de arquivos ou coisa do tipo? :hmm:

Esse tipo de dispositivo é mais aproveitado em banco de dados, por exemplo, como também para o que o @_EagleMan_ falou.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Deve ser caro por ser novidade ainda, não?

Que bom saber! Assim fico mais tranquilo em não esquentar cabeça se a placa vai ter ou não esse tipo de soquete/pinagem.

Parece que o M.2 vai ser padrão nas mobo amd, pelo que notei até as A320 vai ter e isso foi o que eu mais gostei de ver nestas mobos am4, M.2 everywhere.
Pena ssd no formato ser tão caro.
 
Valeu quiridos ( :bee: ), pela aula. Cês são foda! :vinho:

Não sei dizer ao certo. São muito caros e não me interessei por saber se vale a pena. Mas é um padrão como usb 3.0, 3.1, Sata, HDMI, etc.

M.2 é um barramento que fica direto na placa mãe, o drive encaixa tipo uma placa, a conexão pode ser via SATA ou PCI-E.

Os mais modernos suportam até 4 linhas PCI-E 3.0, ou seja 32Gb/s o que dá um limite teórico de 4GB/s.

plextor.jpeg

Veja aqui a diferença:



Parece que o M.2 vai ser padrão nas mobo amd, pelo que notei até as A320 vai ter e isso foi o que eu mais gostei de ver nestas mobos am4, M.2 everywhere.
Pena ssd no formato ser tão caro.

Se o render exigir a criação de arquivos on-the-fly, ou seja, sair conteúdo da RAM/VRAM diretamente para um HD ou SSD, provavelmente vai ajudar sim.

Falouws :cool:

Esse tipo de dispositivo é mais aproveitado em banco de dados, por exemplo, como também para o que o @_EagleMan_ falou.

Segue um link bacana com vários tipos de conexões :joia:
O que é SATA Express, SATA M.2, SSDs PCIe e NVMe?


Quero ver ele ficar gelado assim aqui em casa. Hell de Janeiro :bwahaha:
 
Tava lendo que o ryzen tem algum erro, o jayztwocents encontroualgo mas nao pode falar, por causa do nda, uma cagada, nao nivel buldozer mas consideravel, deve ter a ver com as limitacoes de velocidade de memoria e talz

Ja em relacao aos chips tem um cara que escutou de um distribuidor do sul do equador amigo dele que os ryzen nao sao binados, entao um 1700 pode ter o mesmo ou ate maior potencial de clock dependendo da sorte.
 
@wmh

A tendência é que com controladores mais modernos, memórias NAND com litografia menor e tecnologias novas (mais capacidade e mais ciclos de escrita) a velocidade dos SSDs mesmo mais básicos seja muito acima do que o padrão Sata 3 pode suportar (600 MB/s, teoricamente), logo tornando o barramento PCI-E cada vez mais comum nos SSDs, algo que o padrão M.2 pode fornecer facilmente, o tipo de comunicação desses M.2 PCI-E se chama NVME (Ou NVM Express, para os mais chegados Non-Volatile Memory Express).
 
@wmh

A tendência é que com controladores mais modernos, memórias NAND com litografia menor e tecnologias novas (mais capacidade e mais ciclos de escrita) a velocidade dos SSDs mesmo mais básicos seja muito acima do que o padrão Sata 3 pode suportar (600 MB/s, teoricamente), logo tornando o barramento PCI-E cada vez mais comum nos SSDs, algo que o padrão M.2 pode fornecer facilmente, o tipo de comunicação desses M.2 PCI-E se chama NVME (Ou NVM Express, para os mais chegados Non-Volatile Memory Express).
ainda e muito caro
 
  • Curtir
Reações: wmh
Deve ser caro por ser novidade ainda, não?

Que bom saber! Assim fico mais tranquilo em não esquentar cabeça se a placa vai ter ou não esse tipo de soquete/pinagem.
É só uma suposição minha, por isso é melhor verificar se a placa mãe tem antes de comprar.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: wmh
Chegava em quanto as temps em full stress?
Essa frequência foi validação mesmo, uso normal tipo BF4 @ 5Ghz@IHS removido ficava em torno de 60 - 70 graus rodando BF3/4 em ambiente de 25 ou algo assim. Eu fiquei muito pouco tempo com essa máquina mas gargalo nunca existiu com a 290X .

Tava lendo que o ryzen tem algum erro, o jayztwocents encontroualgo mas nao pode falar, por causa do nda, uma cagada, nao nivel buldozer mas consideravel, deve ter a ver com as limitacoes de velocidade de memoria e talz

Ja em relacao aos chips tem um cara que escutou de um distribuidor do sul do equador amigo dele que os ryzen nao sao binados, entao um 1700 pode ter o mesmo ou ate maior potencial de clock dependendo da sorte.
Simplesmente não há como não serem binados, o processo de binar é justamente o de selecionar e testar as capacidades do processador para garantir que ele cumpra todas as especificações. Exemplo: tal frequencia + tal voltagem

Quanto ao jayztwocents o NDA proibe de falar das coisas boas e das ruims. Se ele ta preocupado com NDA é tarde demais, ele já violou.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: wmh
chegaram os processadores na proibida:

Ryzen 7 1700 : R$ 1379,12
Ryzen 7 1700X: R$ 1779,15
Ryzen 7 1800X: R$ 2279,40
 
Essa frequência foi validação mesmo, uso normal tipo BF4 @ 5Ghz@IHS removido ficava em torno de 60 - 70 graus rodando BF3/4 em ambiente de 25 ou algo assim. Eu fiquei muito pouco tempo com essa máquina mas gargalo nunca existiu com a 290X .


Simplesmente não há como não serem binados, o processo de binar é justamente o de selecionar todas as capacidades daquele processador para garantir que ele cumpra todas as especificações.

Quanto ao jayztwocents o NDA proibe de falar das coisas boas e das ruims. Se ele ta preocupado com NDA é tarde demais, ele já violou.

Acho que a parte de binar tem a ver com só uma porcentagem ser realmente verificada

Sei la tipo ter uns 50 mil 1800x 250mil 1700 e o resto do 1 milhao 1700 mas dentro do resto podem haver chips tao bons quanto os 50mil, lembro de algo assim na evga com as 1070/1080 SC e FTW

Ja sobre o jayz eu li mais um pouco e tem a ver com as memorias single side ou double side
 
  • Curtir
Reações: wmh
chegaram os processadores na proibida:

Ryzen 7 1700 : R$ 1379,12
Ryzen 7 1700X: R$ 1779,15
Ryzen 7 1800X: R$ 2279,40

Porque a proibida ficou proibida?
 
  • Curtir
Reações: wmh

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo