[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Eu paguei R$ 249,50 em cada uma. Agora vem a parte que vocês vão querer me matar hahaha. Eu tenho guardado dois módulos de 8GB G.SKILL Trident Z com Samsung B-Die, que eu comprei em 2017, pois na época eu estava animada em fazer overclock etc, mas faz mais de 1 ano que eu estou usando o XMP porque já não tenho mais essa paciência, então troquei por essas XPG por questões estéticas. Eu até cheguei a ver essas Crucial Ballistix, mas o problema é que elas não tem RGB.

:limo:
Se tiver a fim de vender essas G.SKILL Trident Z com Samsung B-Die me avisa, se for CL14 eu to procurando faz tempo para colocar no meu kit e fazer 32gb..

Tomara que não, ficar sem o suporte da MicroSoft no Windows 11 em um processador com menos de 5 anos é sacanagem mas ficar sem o suporte da AMD aí é o fim da picada.

Eu sempre tive problemas com essa Asrock A320M-HD mas me parece pouco provável que esse problema seja culpa da placa-mãe já que a GPU integrada está no processador mas nunca se sabe, Linux eu tive que desistir de instalar nesse PC, não importa a distro, a versão do kernel ou o driver utilizado, é tela preta depois de algumas horas ou dias sem exceção.

No Windows 10 eu encontro algumas combinações de versão do Windows e drivers que ficam estáveis e me agarro nelas como náufrago em pedaço de madeira mas não tenho como esconder minha insatisfação com a plataforma em questão de estabilidade depois desses anos todos.
Curiosamente tem um PC que atendo na mesma situação e entendo essa tua situação.
Pensa numa coisa impossível de estabilizar driver, todos os tipos de erro possíveis, até desativar a GPU "do nada" no Windows em uso já aconteceu. Detalhe legal também é que qualquer situação de deixar o PC com algum aplicativo aberto por muito tempo sem uso em alt-tab (quando com aceleração de hardware, navegador como exemplo), é só de voltar a mexer que tem chance alta de travar (TDR e erro no driver pelo eventlog é nítido).
E não é em situação específica e com chance tranquila de reproduzir, é randômico demais, você faz isso acima por exemplo 30x e nada, passa dias ok e até uma semana, ai de uma hora para outra: "olha, a máquina travou".
Todo possível via software e drivers eu tentei, só não fui para hardware pela inviabilidade de conseguir que me deixem testar por mais tempo, o que mais estabilizou aqui que me lembro foram os drivers do ano passado (no caso que deram suporte ao GPU), mas eu ainda suspeito de bios e depois da mobo, por último o resto.

Para muitos o downgrade de bios é solução. Porém, por aqui ser uma A320m-hdv r4.0 com um 3350G, a bios anterior não dá suporte a ele.
Saíram as bios com suporte a série 5000 e até estou pensando em fazer o update e ver no que dá, eu duvido que vá piorar a situação.

Galera, sem alguém puder me ajudar com essas 2 dúvidas :

1 - Ryzen 5600x tá rodando de boa na B450m Steel Legend ?
2 - Tenho um PC com RTX 2070 Super, B450m, 3 SSDs, HD, 6 ventoinha e 32gb de ram. Posso trocar o Ryzen 3600 por uma 5600x e a RTX 2070S por uma RTX 3060ti e continuar usando a minha fonte da Corsair CX 550w ?

Galera, sem alguém puder me ajudar com essas 2 dúvidas :

1 - Ryzen 5600x tá rodando de boa na B450m Steel Legend ?
2 - Tenho um PC com RTX 2070 Super, B450m, 3 SSDs, HD, 6 ventoinha e 32gb de ram. Posso trocar o Ryzen 3600 por uma 5600x e a RTX 2070S por uma RTX 3060ti e continuar usando a minha fonte da Corsair CX 550w ?

Depende. Se não tiver com a BIOS atualizada, não roda, precisa daquele esquema de atualizar primeiro com um processador antigo. Fora isso, roda de boas, já vi uns 2 testes no Youtube e pelo o que vi, tirando a questão da BIOS, tudo ok. Mas da forma que vc fala, presumo que vc já tenha a mobo certo, então antes de comprar o 5600X, atualize a BIOS.

Quanto a segunda questão, pode sim, o consumo do processador é basicamente o mesmo, mas a 3060Ti consome menos do que a 2070S.

PessoALL, duas dúvidas:

1o - Eu tento ligar o iPad Pro no USB-C do PC e o Itunes não acha ele, porém em uma X570 TUF, ele encontra, será que ta faltando algum driver na minha X470? (Gaming pro carbon)

2o - Eu tenho 2 NVMe, o com SO (Sx8200) deixo no M2 mais lento e o de 1TB(SN750) deixo no mais rápido (Jogos nesse), faz sentido? Ou seria melhor o contrário?

Galera já faz anos que não faço undervolt a uns 7 anos...

Então tenho uma dúvida boba, que vendo os vídeo pelo youtube não consegui sanar...

Uma parada que gostaria de saber, quando eu for setar na bios esse valor da voltagem da CPU, devo colocar o clock também a 3600 MHz igual fiz o ryzen master?

Aqui as temperaturas batiam 89cº nos dias quentes....
Hoje a temperatura ambiente está 27cº
p1cVxAT.png

Depois de mudar para 1,0625 e 3600

mPyk2PU.png

Aceito sugestões de modificações... esse hardware atual da um banho no meu antigo i5-3570k--- Nas poucas tarefas que faço mesmo com essa GTX 1050ti já notei diferença...

Depende. Se não tiver com a BIOS atualizada, não roda, precisa daquele esquema de atualizar primeiro com um processador antigo. Fora isso, roda de boas, já vi uns 2 testes no Youtube e pelo o que vi, tirando a questão da BIOS, tudo ok. Mas da forma que vc fala, presumo que vc já tenha a mobo certo, então antes de comprar o 5600X, atualize a BIOS.

Quanto a segunda questão, pode sim, o consumo do processador é basicamente o mesmo, mas a 3060Ti consome menos do que a 2070S.
Funciona de boa o 5600x com a b450m steel legend, eu uso aqui.

tenho 8 fans no gabinete e uso uma 2060s com uma fonte de 650w de boa

AMD = SEGMENTO HPC

TSMC anuncia tecnologia de processo N4X para HPCs, produção de risco começa no 1S 2023​

TSMC apresenta o processo N4X​

Mais recente aprimoramento de 5 nm feito sob medida para produtos de computação de alto desempenho

Matéria completa no link:

TSMC apresentou hoje sua tecnologia de processo N4X, adaptada para as cargas de trabalho exigentes de produtos de computação de alto desempenho (HPC). O N4X é a primeira oferta de tecnologia focada em HPC da TSMC, representando desempenho máximo e frequências de clock máximas na família de 5 nanômetros. A designação “X” é reservada para tecnologias TSMC que são desenvolvidas especificamente para produtos HPC.

Aproveitando sua experiência na produção de volume de 5 nm, a TSMC aprimorou ainda mais sua tecnologia com recursos ideais para produtos de computação de alto desempenho para criar N4X. Esses recursos incluem:

Esses recursos de HPC permitirão que o N4X ofereça um aumento de desempenho de até 15% em relação ao N5 ou até 4% em relação ao ainda mais rápido N4P de 1,2 volt. O N4X pode atingir tensões de drive além de 1,2 volts e oferecer desempenho adicional. Os clientes também podem aproveitar as regras de design comuns do processo N5 para acelerar o desenvolvimento de seus produtos N4X. A TSMC espera que o N4X entre em produção de risco no primeiro semestre de 2023.

“HPC é agora o segmento de negócios de crescimento mais rápido da TSMC e estamos orgulhosos de apresentar o N4X, o primeiro na linha 'X' de nossas tecnologias de semicondutores de desempenho extremo”
, disse o Dr. Kevin Zhang, vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Negócios da TSMC. “As demandas do segmento de HPC são implacáveis e a TSMC não apenas adaptou nossas tecnologias de semicondutores 'X' para liberar o desempenho máximo, mas também as combinou com nossas tecnologias de empacotamento avançadas 3DFabric ™ para oferecer a melhor plataforma de HPC.”

A plataforma HPC da TSMC não só oferece silício otimizado para desempenho com tecnologia N4X, mas também fornece a maior flexibilidade de design com suas tecnologias de empacotamento 3DFabric ™ abrangentes e uma ampla plataforma de habilitação de design com nossos parceiros de ecossistema por meio da TSMC Open Innovation Platform ® .

Tecnologia N4X sob medida para desempenho​

Durante anos, a TSMC aumentou de forma constante nossa ênfase no desempenho, fornecendo a tecnologia de semicondutores para ajudar a impulsionar a inovação de nossos clientes de HPC. Colocamos todos os aplicativos de computação intensiva - CPUs de servidor, CPUs de cliente, GPUs, IA e processadores de rede - em nossa plataforma de computação de alto desempenho.

Os produtos HPC têm os seguintes atributos exclusivos:

• Desempenho superior e frequências geralmente mais altas
Hoje, apresentamos nossa tecnologia de processo N4X, feita sob medida para essas demandas extremas de computação de alto desempenho. O N4X será o primeiro da marca TSMC com foco em HPC, com a designação “X” representando desempenho máximo e frequências de clock máximas. A produção de risco para N4X é esperada para o primeiro semestre de 2023.

O que diferencia o N4X é a otimização do transistor FinFET e do processo back-end-of-line para condições de overdrive. Aqui está uma visão geral do que o N4X oferece:

• Aumento de desempenho de até 15% em relação ao N5 (na tensão de alimentação de 1,2 V) - o desempenho do transistor como uma função da tensão é otimizado, com uma pequena compensação na corrente de fuga

Galera já faz anos que não faço undervolt a uns 7 anos...

Então tenho uma dúvida boba, que vendo os vídeo pelo youtube não consegui sanar...

Uma parada que gostaria de saber, quando eu for setar na bios esse valor da voltagem da CPU, devo colocar o clock também a 3600 MHz igual fiz o ryzen master?

Aqui as temperaturas batiam 89cº nos dias quentes....
Hoje a temperatura ambiente está 27cº
p1cVxAT.png

Depois de mudar para 1,0625 e 3600

mPyk2PU.png

Aceito sugestões de modificações... esse hardware atual da um banho no meu antigo i5-3570k--- Nas poucas tarefas que faço mesmo com essa GTX 1050ti já notei diferença...
Fiz mais uns testes hoje a acebei por colocar em 3950 MHz e 1.15v ... Lance é o seguinte galera...

Devo me preocupar em colocar o PPT, TDC e o EDC em um limite mais baixo ou deixo nesse padrão da imagem abaixo?

jlKNxlq.png

Quando testei o ECO Mode ele simplesmente limitou todos esses parâmetros para algo mais baixo

xbEbjQ4.png

PessoALL, duas dúvidas:

1o - Eu tento ligar o iPad Pro no USB-C do PC e o Itunes não acha ele, porém em uma X570 TUF, ele encontra, será que ta faltando algum driver na minha X470? (Gaming pro carbon)

2o - Eu tenho 2 NVMe, o com SO (Sx8200) deixo no M2 mais lento e o de 1TB(SN750) deixo no mais rápido (Jogos nesse), faz sentido? Ou seria melhor o contrário?
Tenta atualizar o driver do chipset e BIOS da MB.

Inverteria os SSD, pra games é pífio a diferença, dependendo do SSD, vai ganhar meros segundos no loading ou carregamento dos gráficos em games de mapas grande (tipo GTA ).

Boa tarde galera.
Se caso os novos ryzen com cache 3d rodarem nas placas am4, será que uma b550 com att de bios suportaria ou vão vir novas mobos?

será que uma b550 com att de bios suportaria ou vão vir novas mobos?
Aposto nisso. Não devem mudar em nada na arquitetura, ainda será um chip para AM4 com µarch idêntica aos Zen 5000 atuais, só que com mais L3 cache.

Boa tarde galera.
Se caso os novos ryzen com cache 3d rodarem nas placas am4, será que uma b550 com att de bios suportaria ou vão vir novas mobos?
As A,B e X 5** devem rodar de boa.

Acho que até as 4** vão.

É o que esperamos.

Uso um par de Spectrix D45G 3600mhz CL 18-22-22
Ela pode estar capando o meu 5600x?

Não acredito, suas memorias são ótimas sem falar que a AMD recomenda no máximo 3733mhz, mas todo mundo sabe que nem todo mundo obedece a isso rsss

YXnZ5Wq.png

YXnZ5Wq.png
Sacanagem da AMD, deu uma de Intel agora. Essa nova linha Threaripper PRO 5000 vai usar soquete sRWX8, assim como a PRO 3000. Pelo visto o soquete sTRX4 só deve suportar uma única geração (linha 3000), mesmo ela tendo prometendo suporte a longo prazo. Com escassez de chips, eu duvido muito que ela vá lançar uma linha 5000 comum para o mercado doméstico.

Aliás, a AMD parece que desistiu do mercado doméstico e de fabricar processadores 4/8, core i3-10100(F) e i3-10105(F) estão praticamente sem concorrência, já que o Ryzen 3 3100 e 3500X só existem no papel. Vamos ver se ela vai descer do pedestal quando lançarem mobos com chipset H610 e B660, o que vai baratear a plataforma Alder Lake.

Sacanagem da AMD, deu uma de Intel agora. Essa nova linha Threaripper PRO 5000 vai usar soquete sRWX8, assim como a PRO 3000. Pelo visto o soquete sTRX4 só deve suportar uma única geração (linha 3000), mesmo ela tendo prometendo suporte a longo prazo. Com escassez de chips, eu duvido muito que ela vá lançar uma linha 5000 comum para o mercado doméstico.
Como a linha pro tem o dobro de lanes PCIe e canais de memória, acho que não dá pra usar na sTRX4. Único jeito de usar o socket antigo seria com uma versão non-PRO.

As placas ASUS TUF Gaming X570-Plus precisam de atualização de BIOS para receber um 5900X ou dá pra tirar da embalagem e instalar?

As placas ASUS TUF Gaming X570-Plus precisam de atualização de BIOS para receber um 5900X ou dá pra tirar da embalagem e instalar?
Acho que depende da BIOS que vier nessa TUF.

nao deve ser problema, pois essas placas tem como atualizar a bios sem o processador

Acabei de testar Tforce 3600 @16-20-20-20 e Balistix 3466 @16-16-16-16 e no Aida 64 a Tforce foi melhor um pouquinho no geral, isso em um Ryzen 2700.

Users who are viewing this thread

Voltar