[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Vcore offset, quanto de diferença que dava aí com -100mv? E chegava a alterar algo de single/multi?
Rapaz, não fiz esses testes não hehe. É que vejo o pessoal jogando -0,1 e não tem esse valor na Steel Legend, aí imagino que seja -100.
O teste que faço é o 3D Mark (ele é mais pra GPU né?), mas olho tbm o score da CPU. Nesse teste não mudou nada.

Rapaz, não fiz esses testes não hehe. É que vejo o pessoal jogando -0,1 e não tem esse valor na Steel Legend, aí imagino que seja -100.
O teste que faço é o 3D Mark (ele é mais pra GPU né?), mas olho tbm o score da CPU. Nesse teste não mudou nada.
Provavelmente sim, gostaria que fosse mais padronizado as nomenclaturas e etc de bios kkkkk, lembro que nos Ryzen 3000 foi bem popular offset pra dar uma redução nas temps mas nunca testei, via usarem valores entre 50-75mv geralmente mas nunca pesquisei a fundo porque stock as temps já eram tranquilas, mas imagino que deva ter uma queda de 5-10c

Meu 5800X chegou do Ali, da SZCPU Store
Dei sorte porque meu 5800X foi fabricado em Fevereiro/2022 e é revisão B2. B2 consome menos, tem temperaturas mais baixas e tende a aceitar RAM acima de 4000Mhz com mais facilidade comparado com a tradicional revisão B0. Pelo que li todos os Ryzen fabricados após Novembro/2021 são B2, para saber se seu processador é B0 ou B2 basta olhar na primeira aba do CPU-Z. Infelizmente só dá pra saber se é B0 ou B2 por software, pela caixa, processador e SN não dá. Como saber a data de fabricação do seu processador, exemplo:

BATCH: UA 1706PGT (É a segunda linha de códigos impressa no processador, abaixo do SN#)
UA---1706-----PGT
UA {AA}{SS}--{1}{2}{3}

AA - Ano
SS - Semana

1 - Local ATMP ({P}enang, Malásia ou {S}uzhou, China) (endereços exatos de fábrica conhecidos)
2 - Últimas letras da localização ATMP.
3 - Produção do Wafer ({S}aratoga ou {T}exas) (endereços conhecidos)

No exemplo acima o processador foi fabricado entre 6 e 12 de fevereiro de 2017, produzido no Texas e montado em Penang.

Stock:
Cinebench R20 Single: 618 pts - 4797.78MHz - 65 graus - 42 W
Cinebench R20 Multi: 5878 pts - 4477.94MHz - 76 graus - 144.5 W
CPU-Z Single: 650
CPU-Z Multi: 6650

PBO:
Cinebench R20 Single: 625 pts - 4848.57MHz - 56 graus - 39.7 W
Cinebench R20 Multi: 5990 pts - 4548.67MHz - 65 graus - 122.8 W
CPU-Z Single: 656
CPU-Z Multi: 6815

PBO que usei
PPT: 120
TDC: 85
EDC: 130
Curve Optimizer: All Cores - Negative - 30

Testes com o Water Cooler DeepCool Gammax L240 V2 de 240mm, em stock está praticamente com a mesma temperatura do meu Ryzen 5 3600 também em stock.

Dei sorte porque meu 5800X foi fabricado em Fevereiro/2022 e é revisão B2. B2 consome menos, tem temperaturas mais baixas e tende a aceitar RAM acima de 4000Mhz com mais facilidade comparado com a tradicional revisão B0. Pelo que li todos os Ryzen fabricados após Novembro/2021 são B2, para saber se seu processador é B0 ou B2 basta olhar na primeira aba do CPU-Z. Infelizmente só dá pra saber se é B0 ou B2 por software, pela caixa, processador e SN não dá. Como saber a data de fabricação do seu processador, exemplo:

BATCH: UA 1706PGT (É a segunda linha de códigos impressa no processador, abaixo do SN#)
UA---1706-----PGT
UA {AA}{SS}--{1}{2}{3}

AA - Ano
SS - Semana

1 - Local ATMP ({P}enang, Malásia ou {S}uzhou, China) (endereços exatos de fábrica conhecidos)

No exemplo acima o processador foi fabricado entre 6 e 12 de fevereiro de 2017, produzido no Texas e montado em Penang.

Stock:

PBO:

PBO que usei

Testes com o Water Cooler DeepCool Gammax L240 V2 de 240mm, em stock está praticamente com a mesma temperatura do meu Ryzen 5 3600 também em stock.
O meu é fabricação antiga b0 (embora tenha comprado recentemente) mas em termos de consumo cara a diferença é irrisória.
Com o PPT 105w eu pego aqui no CPUZ multicore 6682 e single 661.
Se subir pra 120w deve alcançar de boa os 6815 pontos que vc fez. Além de que meus cores estão -20, nem tive paciencia de testar além disso

B0 aqui também, comprado 12/01

Pra comparação, stock e 31c ambiente ficou 656/6650 no CPU-Z puxando 124w e temp 78c, e 5950 no R20 multi puxando 142w e temp 82c

95w/60a/90a e CO (-5 no 2º melhor, -14 no melhor, -19 no resto) ficou 666/6600 no CPU-Z temp 65c e 5700 no R20 multi temp 62c, ambos 95w consumo, e também não testei o CO além disso nem pretendo, já que não faz diferença na prática aqui pra mim

Pra comparação, stock e 31c ambiente ficou 656/6650 no CPU-Z puxando 124w e temp 78c, e 5950 no R20 multi puxando 142w e temp 82c

95w/60a/90a e CO (-5 no 2º melhor, -14 no melhor, -19 no resto) ficou 666/6600 no CPU-Z temp 65c e 5700 no R20 multi temp 62c, ambos 95w consumo, e também não testei o CO além disso nem pretendo, já que não faz diferença na prática aqui pra mim
Comprou todos os processadores da AMD? Kkkk

Eu acho q vou até descer de 105w pra 95w novamente, pois praticamente não uso multicore

Esses valores eu peguei em um vídeo no YT, nem refinei nada e também não testei outros valores pois assim ao meu ver já está muito bom.. Vi seu outro post com os resultados e fotos, ficou muito bom também, tentar espremer mais que isso é bobeira
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O meu é fabricação antiga b0 (embora tenha comprado recentemente) mas em termos de consumo cara a diferença é irrisória.
Com o PPT 105w eu pego aqui no CPUZ multicore 6682 e single 661.
Se subir pra 120w deve alcançar de boa os 6815 pontos que vc fez. Além de que meus cores estão -20, nem tive paciencia de testar além disso
Pegou na SZCPU também? Pelas avaliações lá a maioria dos processadores entregues esse mês estão vindo B2. Também não testei outros valores

Esses valores eu peguei em um vídeo no YT, nem refinei nada e também não testei outros valores pois assim ao meu ver já está muito bom.. Vi seu outro post com os resultados e fotos, ficou muito bom também, tentar espremer mais que isso é bobeira
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pegou na SZCPU também? Pelas avaliações lá a maioria dos processadores entregues esse mês estão vindo B2. Também não testei outros valores
Eu comprei acho que na ZZD algo assim. Vendedor bem atencioso.
Peguei com ele também uma placa mãe, mas ainda não chegou infelizmente.

Comprou todos os processadores da AMD? Kkkk
Tinha 0 intenção de upgrade mas depois de trocar GPU sem gastar quase nada me empolguei e troquei quase tudo kkkkk, peguei o 5600x por 1300 no Ali e consegui revender o 3700x por 1750, usei ele por um tempinho aí vi a queda de preço do 5800x e umonte de reclamação das temps já aproveitei e peguei pra testar de curioso :haha:

Acabou saindo de graça todos os upgrades menos da 3060 pra 3070, primeira vez que sobra hardware pro meu uso assim, agora pretendo manter tudo um bom tempo

Eu acho q vou até descer de 105w pra 95w novamente, pois praticamente não uso multicore
Deve dar uma leve queda nas temps mas só testando, eu testei um tempo atrás reduzir de 95w pra 88w e caiu consideravelmente o multi aí acabei voltando, nem cheguei a comparar temps nem nada, mas de 95w pra 88w caiu o mesmo tanto que de 142w pra 95w no CPU-Z, apesar do single não mudar, não sei se talvez pra jogos mais pesados em CPU pode chegar a fazer diferença usar nessa faixa de 76-88w

Realmente, só de baixar o PBO e botar um mínimo CO já tem 90-95% do ganho que dá pra ter com praticamente 0 esforço, é muito trabalhoso e desnecessário ir além a partir de certo ponto, o PBO pelo menos é fácil e rápido, já o CO por causa da instabilidade as vezes é chatinho

Aqui o meu 2º melhor core ficou instável em -15 quando botei stream + jogos juntos, mas separado vai tranquilo e benchmarks + idle passou de boa, então acabei reduzindo ele por segurança mesmo que não pretenda fazer stream/recording por CPU, dá uma mixaria de pontos em bench se subir o CO, mas na prática mesmo não vi ganhos. Já falei com um cara que tava tomando 10 reboot por dia por causa de CO altíssimo mas não queria reduzir porque dava ponto em benchmark, isso que ele só usava pra jogos :bem:

UA---1706-----PGT
UA {AA}{SS}--{1}{2}{3}

AA - Ano
SS - Semana

Stock:

PBO:

PBO que usei

O meu 5800x chegou terça, comprei se não me engano dia 04 desse mês, no cpuz, campo "revision" está VRM-B2, é isso?

Realizei alguns testes com ele em stock e aqui chegou ao máximo em 79 graus, em 100% de uso, Water cooler 240mm e pasta termica CM Extreme Fusion X1, não achei tão quente.

Tinha 0 intenção de upgrade mas depois de trocar GPU sem gastar quase nada me empolguei e troquei quase tudo kkkkk, peguei o 5600x por 1300 no Ali e consegui revender o 3700x por 1750, usei ele por um tempinho aí vi a queda de preço do 5800x e umonte de reclamação das temps já aproveitei e peguei pra testar de curioso :haha:

Acabou saindo de graça todos os upgrades menos da 3060 pra 3070, primeira vez que sobra hardware pro meu uso assim, agora pretendo manter tudo um bom tempo

Realmente, só de baixar o PBO e botar um mínimo CO já tem 90-95% do ganho que dá pra ter com praticamente 0 esforço, é muito trabalhoso e desnecessário ir além a partir de certo ponto, o PBO pelo menos é fácil e rápido, já o CO por causa da instabilidade as vezes é chatinho

Aqui o meu 2º melhor core ficou instável em -15 quando botei stream + jogos juntos, mas separado vai tranquilo e benchmarks + idle passou de boa, então acabei reduzindo ele por segurança mesmo que não pretenda fazer stream/recording por CPU, dá uma mixaria de pontos em bench se subir o CO, mas na prática mesmo não vi ganhos. Já falei com um cara que tava tomando 10 reboot por dia por causa de CO altíssimo mas não queria reduzir porque dava ponto em benchmark, isso que ele só usava pra jogos :bem:
Eu rodei exaustivamente durante horas cada núcleo individualmente com prime95 pra testar o Curve optimizer e o meu melhor núcleo não aceita nem sequer -5. Fica ali 4.85ghz nos jogos
O segundo melhor consegui deixar -10 e os demais -20.

Depois vou baixar pra 95w e ver no que dá.
O fuma2 tava entregando 70 graus com esse teu perfil de 95w ai

O meu 5800x chegou terça, comprei se não me engano dia 04 desse mês, no cpuz, campo "revision" está VRM-B2, é isso?

Realizei alguns testes com ele em stock e aqui chegou ao máximo em 79 graus, em 100% de uso, Water cooler 240mm e pasta termica CM Extreme Fusion X1, não achei tão quente.
79c máx tá tranquilo, mas reduzindo pouca coisa no PBO acaba tendo um ganho legal de temp com uma redução imperceptível do multi-core, então acaba sendo uma opção interessante pro 5800x

Eu rodei exaustivamente durante horas cada núcleo individualmente com prime95 pra testar o Curve optimizer e o meu melhor núcleo não aceita nem sequer -5. Fica ali 4.85ghz nos jogos
O segundo melhor consegui deixar -10 e os demais -20.

Depois vou baixar pra 95w e ver no que dá.
O fuma2 tava entregando 70 graus com esse teu perfil de 95w ai
Eu acabei nem rodando P95, OCCT, thread-switcher e afins apesar de ser bom, só rodei o CPU-Z/R20 rapidinho e parti pro uso real mesmo, se der reboot aí confiro e ajeito, mas só tive reboot por causa desse 2º melhor core com encode em CPU + jogo junto mesmo, 3 meses de uso tranquilo então não creio que vá dar problemas, mas pode ser que jogo X ou Y que eu não tenho aqui fique instável nessa config, só o tempo vai dizer kkkkk

Deve ser sutil a diferença, a maior diferença que vi tá em baixar dos 142w pra 110w~, eu quase acabei comprando o Fuma 2 também pra ver como se compara com o Nótus + T30 aqui mas larguei mão, o fan ficaria sem uso e deve ser sofrido revender aqui no br, o dedo coça pra testar o Fuma 2 Rev B ou o AK620 mas imagino que dê pouca diferença como uso em 95w, em stock deve aumentar o gap

79c máx tá tranquilo, mas reduzindo pouca coisa no PBO acaba tendo um ganho legal de temp com uma redução imperceptível do multi-core, então acaba sendo uma opção interessante pro 5800x

Eu acabei nem rodando P95, OCCT, thread-switcher e afins apesar de ser bom, só rodei o CPU-Z/R20 rapidinho e parti pro uso real mesmo, se der reboot aí confiro e ajeito, mas só tive reboot por causa desse 2º melhor core com encode em CPU + jogo junto mesmo, 3 meses de uso tranquilo então não creio que vá dar problemas, mas pode ser que jogo X ou Y que eu não tenho aqui fique instável nessa config, só o tempo vai dizer kkkkk

Deve ser sutil a diferença, a maior diferença que vi tá em baixar dos 142w pra 110w~, eu quase acabei comprando o Fuma 2 também pra ver como se compara com o Nótus + T30 aqui mas larguei mão, o fan ficaria sem uso e deve ser sofrido revender aqui no br, o dedo coça pra testar o Fuma 2 Rev B ou o AK620 mas imagino que dê pouca diferença como uso em 95w, em stock deve aumentar o gap
Estou lendo sobre isso de alterar o pbo, vou fazer uns testes depois, em jogos ficou cerca de 5 graus mais quente que o 2700 com over de 4.0. 60 graus no 2700 e 65 no 5800x.

Isso mesmo, pode aparecer como B2, VRM-B2 ou só 2

Pessoal, não sei se esse é o tópico certo.

Comprei uma PV Rx 6600 xt e um Amd Ryzen 5 5600x
Qual placa mãe legal para esse combo ? Queria pagar no máximo uns R$ 800-900.
SSD e Memórias vou continuar usando as minhas atuais.

quem tiver Air Cooler é recomendável deixar a ventoinha no máximo desempenho, principalmente as originais que acompanham o produto e se estiverem tentando um overclock. Mesmo reduzindo a tensão pode ser necessário ajustar para cima a velocidade das ventoinhas. Isso porque os Air Coolers são menos eficientes na troca de calor e o fluxo de ar precisa ser também direcionado de modo eficiente para evitar bolsões de calor dentro do gabinete, com ventoinhas estrategicamente espalhadas em pontos de retenção como nos cantos do desktop e na parte de trás da placa-mãe, na posição do processador. A capacidade máxima de dissipação acontece apenas em ambiente aberto e com temperatura controlada (com ar condicionado, claro) em torno de 24 °C.
Water Coolers são melhores para overclock, o problema é que somente vale a pena nos modelos mais robustos de 360mm por conta da quantidade maior de fluido. No caso de WC, o ideal é deixá-los na frente pegando ar frio, como radiadores de carros.
Isso é o básico para manter a estabilidade do sistema, ou então deixar tudo em default, sem overclock.

Provavelmente sim, gostaria que fosse mais padronizado as nomenclaturas e etc de bios kkkkk, lembro que nos Ryzen 3000 foi bem popular offset pra dar uma redução nas temps mas nunca testei, via usarem valores entre 50-75mv geralmente mas nunca pesquisei a fundo porque stock as temps já eram tranquilas, mas imagino que deva ter uma queda de 5-10c
Então, da Steel Legend é diferente.
Aqui reduziu 7ºC no teste do 3D Mark, mas engraçado que o CPU Core VID bateu 1.5 no teste, já o SoC Voltage ficou em 1.2. Não sei qual olhar kkkkkkkkkk.

Pessoal, não sei se esse é o tópico certo.

Comprei uma PV Rx 6600 xt e um Amd Ryzen 5 5600x
Qual placa mãe legal para esse combo ? Queria pagar no máximo uns R$ 800-900.
SSD e Memórias vou continuar usando as minhas atuais.
Ryzen 5 5600X consome bem pouco, então literalmente qualquer placa mãe roda ele de boa, tendo bios compatível é claro... Se mais pra frente você não pretende fazer upgrade muito forte, não vejo porque gastar 900,00 em uma placa pro 5600X.. Toda semana tem promo de placas B450 por 500,00.

Aproveitando, algum review confiável do 5700X frente o 5800X ou contra o 3700X?

É só crescer que as empresas se revelam. O JayzTwoCents tava reclamando no Twitter que a AMD estava querendo forçar um contrato de exclusividade para falar dos produtos da empresa.

Aqui reduziu 7ºC no teste do 3D Mark, mas engraçado que o CPU Core VID bateu 1.5 no teste, já o SoC Voltage ficou em 1.2. Não sei qual olhar kkkkkkkkkk.
Redução legal, aqui o 5800x chega em 1,5v também mesmo com o CO que parece estranho, só reduz de fato em all-core load aqui, talvez offset funcione de forma parecida e só reduza pra all-core, infelizmente acho que não tem como mexer nisso pelo que vi, talvez seja um "hard-cap" dos processadores, o 5600x por exemplo chegava no máximo em 1,3v pra 4,65ghz, então acaba sendo 200mv a mais pra chegar em 4,85ghz, apesar de que não mudou muito as temperaturas aqui, mesmo 200mv sendo muita coisa pra pegar esses 200mhz extra

SoC em auto aqui fica em 1,1v, core é a temp da CPU mesmo, o SoC vai estar ligado com infinity fabric/controlador de memória, PCIe e outras coisas, não mexi porque aqui ficou tudo estável e temps tranquilas no geral, e tem pouca coisa a se ganhar no meu caso também

Isso é o básico para manter a estabilidade do sistema, ou então deixar tudo em default, sem overclock.
Pra maioria dos casos acho que é o mais sensato manter stock, pra jogos geralmente não se tem ganho com OC (seja OC fixo, boost +200 ou CO pra AMD) ou quase nenhum, não sei nos Intel se botar >5ghz ajuda mais, muita gente que fica mexendo acaba subindo consideravelmente as temps a troco de nada/quase nada só pelo resultado de um bench que não representa o uso real deles as vezes, tem bastante gente que não interpreta os reviews de CPU onde botam uma GPU overkill em 1080p e acham que se aplica em todos os casos

Pra quem trabalha com a CPU as vezes é interessante e dá pra ter um ganho de até uns 10% em multi-core, mas geralmente a troco de consumo bem mais alto e consequentemente precisa investir mais em refrigeração, aí vai da situação e necessidade de cada um, nesse quesito acho difícil bater o 5900x/5950x rodando stock em mobos mid-tier no Fuma 2 ou até inferior, mas tem softwares que os Intel levam vantagem

Dei uma olhada e vi na faixa de 1100-1200, baixou bastante pelo jeito, vendi o meu em outubro por 1750 e saiu rápido até

Tá usando o Prism do 3700x? E por que teria que investir em WC? Um AC baratinho deve dar conta bem tranquilo

Vcore offset, quanto de diferença que dava aí com -100mv? E chegava a alterar algo de single/multi?
Sim estou com Prism do 3700x, lindão.
Ia investir em WC porque já ia vender o 3700x com o wraith, caixa e NF, se achasse qm comprasse só o processador sem o cooler ai daria pra manter o prism ele segura o 5700x?

Sim estou com Prism do 3700x, lindão.
Ia investir em WC porque já ia vender o 3700x com o wraith, caixa e NF, se achasse qm comprasse só o processador sem o cooler ai daria pra manter o prism ele segura o 5700x?
Tranquilo, caso venda com o cooler junto mesmo um AC na faixa de 150~ dá conta do 5700x, a não ser que busque um low profile, aí não sei quais opções boas tem por aqui

Ryzen 5 5600X consome bem pouco, então literalmente qualquer placa mãe roda ele de boa, tendo bios compatível é claro... Se mais pra frente você não pretende fazer upgrade muito forte, não vejo porque gastar 900,00 em uma placa pro 5600X.. Toda semana tem promo de placas B450 por 500,00.
Vlw pelo reposta. Então o 5600x acabei de boletar, não comprei ainda.
Então vc acha melhor por exemplo, eu gastar menos na placa mãe e comprar um processador melhorzinho? tipo um 5700x ??

Users who are viewing this thread

Voltar