tenta um meio termo, -25, -22O meu deu crash em -30 umas vezes, depois que coloquei em -20 nunca mais aconteceu, vai depender da sorte.
É o melhor pra ambas as tarefas pra caso queira se manter no AM4, s/ ter q trocar td o combo.Dúvida: tenho um 5600x há alguns anos já e penso em fazer um upgrade. Um 5800X3D seria suficiente para aguentar mais algum tempo ou devo partir para AM5 (PC pra jogos e trabalho)?
Qual o seu processadir atual?Dúvida: tenho um 5600x há alguns anos já e penso em fazer um upgrade. Um 5800X3D seria suficiente para aguentar mais algum tempo ou devo partir para AM5 (PC pra jogos e trabalho)?
Se vale a pena aí depende do que você joga e em qual resolução, qual GPU etc, 5800x3D é um puta CPU pra jogos e eu diria que vale a pena desde que saiba que vai ficar limitado ao AM4, dá pra esperar as gens novas baratearem tanquilamente com ele, mas vai estar perdendo um pouco de performance dependendo do caso, se essa perda é relevante ou não (ainda mais considerando o gasto extra) vai de cada umAproveitando a dúvida do @Thiago1251,to pensando em futuramente passar o meu 5800x para outro pc e pegar o 3d a dúvida é vale a pena ou melhor partir para um mais recente?
Estaria trocando seis por meia dúzia?
Na dúvida eu deixaria tudo em Disabled quando possível, já vi casos que deixando em Auto a mobo interpretava como Enabled e outros como DisabledAlguém manja desse "PBO Fmax Enhacer" da ASUS ? Por padrão vem em "Enabled". Mas, vi uns gringos falando que é melhor desabilitar. Acredito que, caso queria o PBO é melhor fazer manualmente pela configuração da AMD na BIOS do que esse modo da ASUS.
Imagem da internet:
![]()
Estou querendo deixar tudo em stock para depois estudar como melhorar a performance e tal. Nesse caso, basta deixar apenas essa opção desabilitada e as demais como "Precision Boost Overdrive" e "Precision Boost Overdrive Scalar" em "Auto" ?
Tô usando com uma rtx 3070 e em Full HDSe vale a pena aí depende do que você joga e em qual resolução, qual GPU etc, 5800x3D é um puta CPU pra jogos e eu diria que vale a pena desde que saiba que vai ficar limitado ao AM4, dá pra esperar as gens novas baratearem tanquilamente com ele, mas vai estar perdendo um pouco de performance dependendo do caso, se essa perda é relevante ou não (ainda mais considerando o gasto extra) vai de cada um
Na dúvida eu deixaria tudo em Disabled quando possível, já vi casos que deixando em Auto a mobo interpretava como Enabled e outros como Disabled
Não acho que o x3D vá fazer diferença pra vc. Na verdade, não tem o menor sentido em mudar a CPU nessa situação.Tô usando com uma rtx 3070 e em Full HD
Jogo mais campanha com tudo no máximo a 60 FPS
E tava querendo mudar pra 4k
Com a 3070 em 1080p deve melhorar alguns jogos (depende muito disso também) sim, talvez mais na estabilidade/1% low que no fps máximo, e em 4k CPU é menos relevante, acho que a diferença vai ser bem pouca no geral no seu caso aíTô usando com uma rtx 3070 e em Full HD
Jogo mais campanha com tudo no máximo a 60 FPS
E tava querendo mudar pra 4k
Mais barato no OLX aqui em Curitiba tá 400 e vários por 450-500, deve dar pra vender um pouquinho mais caro mas aí vai de você, considerar também que muita gente importa os 5600/5600g na faixa de 550~ e que talvez leve um tempo maior pra vender por causa de 50-100 reais a maisGalera quanto dá para vender um ryzen 3600 ? me ofereceram R$300,00, estou querendo vender e pegar um 5600x já que acabaria o gargalo com a minha 3070Ti
Kabum vai me reembolsar o valor da placa mãe, oq é uma pena já que comprei em promoção e os preços das opções agora estão mais altos do que quando comprei, mas faz parte.Minha B550 Tomahawk aparentemente morreu com erro de overcurrent na USB (sem nenhuma USB conectada), acho que o controlador foi pro buraco, tentar fazer mais alguns testes mas acho que agr é acionar a garantia e procurar outra mobo mesmo. Pior que as opções de AM4 ATX tão bem escassas![]()
Achei outra tomahawk, porém tá mais cara que as outras opções.Asus B550 Pro Art, alguma B550 ROG Strix ou talvez a B550 Aorus Elite.
Na dúvida eu deixaria tudo em Disabled quando possível, já vi casos que deixando em Auto a mobo interpretava como Enabled e outros como Disabled
Não acho que o x3D vá fazer diferença pra vc. Na verdade, não tem o menor sentido em mudar a CPU nessa situação.
Obrigado amigos,infelizmente comprei poucas semanas antes do lançamento do x3d,no caso seria pra dar mais um gás sem ter que trocar tudo mas de fato compensa mais um up de gpu futuramente,mesmo com gargalo vai melhorar bastante e conforme for indo eu troco pra uma cpu mais nova.Com a 3070 em 1080p deve melhorar alguns jogos (depende muito disso também) sim, talvez mais na estabilidade/1% low que no fps máximo, e em 4k CPU é menos relevante, acho que a diferença vai ser bem pouca no geral no seu caso aí
Mais barato no OLX aqui em Curitiba tá 400 e vários por 450-500, deve dar pra vender um pouquinho mais caro mas aí vai de você, considerar também que muita gente importa os 5600/5600g na faixa de 550~ e que talvez leve um tempo maior pra vender por causa de 50-100 reais a mais
Qual o seu? 5800X3D? Tenho esse e ele não passa de 80c em testes sintéticos, em jogos mal passa de 75c por serem bem mais leves que os testes. Uso um water cooler simples da Corsair de 240mm. Será que o seu não está mal encaixado ou com pouca pasta?Irei deixar um comentário de alguém que praticamente se arrependeu de ter montado um AMD ao invés do Intel. Eu só não fui de Intel pois não tinha placa mãe a preço justo e apenas com DDR5. Isso daria praticamente o dobro do valor do AMD. O que realmente acontece?
Bom, pra começar as temperaturas não me agradaram nem um pouco e o modo de frequência da CPU também não. Em idle ele fica em 3.6Ghz a uns 40º (o que pra mim é quente). Em testes de stress (qualquer um) ele não passa de 3.8Ghz e fica em uns 68º. Apenas quando usa-se o teste de single core que os cores vão para 4.6Ghz e batem 78º. O que pra mim é um absurdo.
Em jogos (comuns que utilizam multi-core) ele bate uns 72º e no CS:GO bate 82º. Não quero nem ver quando chegar o verão. Deve bater 90º fácil. E, vendo alguns reviews do processador, no próprio CS:GO não passa de 60º. Alguma coisa esta errada ou a plataforma é totalmente desequilibrada.
Tentei fazer undervolting mas piorou. Se eu abaixo 0.02 ou 0.05 de voltagem o resultado foi até pior, pois ele pegou no teste 1.6Ghz e a temperatura igual que estava em AUTO. Ou seja, fez a mesma pontuação que um i7 6700K. Colocando em 34x além de não passar de 3.3Ghz até mesmo em jogos, a temperatura aumentou. eu NUNCA vi isso antes. Subi o rate para 46 para ver como se comportaria e ficou nos 4.6Ghz mas a temperatura foi para 100º em multi-core. Se eu tivesse testado o single core teria queimado o processador em 2s.
Ou seja, ou é em AUTO com temperaturas absurdas ou manualmente capando totalmente o processador. Acredito que, quem pega menos que 80º no CS:GO por exemplo, sabe mexer no CO. E apenas assim para diminuir temperaturas e ter melhores ganhos sem fritar a CPU e ter que deixar o Cooler a 100%.
Esses tutoriais de undervolting, são tudo mentira. Pelo menos aqui piorou, ao invés de melhorar. No 6700K que tive, eu conseguia brincar com isso, overclock, undervolting, setava os clocks que queria e tudo funcionava numa boa. De forma equilibrada, onde quando estava em IDLE os clocks abaixavam e quando precisava ele aumentava. No AMD tem que deixar tudo fixo. Não testei a opção offset e nem se isso influencia, mas de qualquer forma achei muito ruim para mexer em algo tão simples. Parece que precisa ser mestre em overlock da AMD (que é bem diferente) para poder fazer o processador diminuir um pouco a temperatura e render bem.
Qual o seu? 5800X3D? Tenho esse e ele não passa de 80c em testes sintéticos, em jogos mal passa de 75c por serem bem mais leves que os testes. Uso um water cooler simples da Corsair de 240mm. Será que o seu não está mal encaixado ou com pouca pasta?
Eita, o 5700x não é tão esquentadinho quando os x3d, não devia estar nessas temps aí.Estou com o 5700X. Usando o Deepcool AG400. Estava pensando em trocar a pasta térmica para ver se pode ser isso. Estou usando uma MX-4 que estava 5 anos guardada (lacrada). Não sei se isso pode dar algum resultado ruim, por isso para ter a prova até penso em fazer este teste.
Eita, o 5700x não é tão esquentadinho quando os x3d, não devia estar nessas temps aí.
Qual é o gabinete e a temp ambiente? E em all-core o clock tende a ficar mais baixo mesmo, 100% normal, sobre o resultado exato das temps aí depende dessas variáveis também, se botar um cooler top num case ruim e temp ambiente alta o resultado vai ser ruim/mediano mesmo porque não tem como só o cooler carregar tudo nas costasBom, pra começar as temperaturas não me agradaram nem um pouco e o modo de frequência da CPU também não. Em idle ele fica em 3.6Ghz a uns 40º (o que pra mim é quente). Em testes de stress (qualquer um) ele não passa de 3.8Ghz e fica em uns 68º. Apenas quando usa-se o teste de single core que os cores vão para 4.6Ghz e batem 78º. O que pra mim é um absurdo.
Qual é o gabinete e a temp ambiente? E em all-core o clock tende a ficar mais baixo mesmo, 100% normal, sobre o resultado exato das temps aí depende dessas variáveis também, se botar um cooler top num case ruim e temp ambiente alta o resultado vai ser ruim/mediano mesmo porque não tem como só o cooler carregar tudo nas costas