[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Eu só queria um 5800x3d no precinho, pra trocar o meu guerreiro 3600. O foda é esses lojistas cobrando 3k+ em um, mais caro que o 7800x3d, ta maluco.
Vai de 5800X normal, Snoopy
 
Veja se não há atualizações de firmware para a placa de vídeo (site do fabricante) e também Bios mais novas para a placa mãe, ambas podem corrigir esse tipo de coisa.
Fui verificar no site da gigabyte, realmente tinha uma nova, a f65b, mas é beta e o histórico das f65b não são bons, então resolvi instalar a atual novamente, no caso a f64, aparentemente sua dica deu certo.

Creio que algo deve ter bugado a bios quando fui ativar o tpm, acho que sobrescrevendo ela eliminou o problema.

No momento o Pc voltou ao normal, bipa apenas uma vez, não importa quantas vezes eu reinicie, ele continua igual, bipando apenas uma vez, ainda bem que deu certo.

Mas vou ficar analisando, pra ver se corrigiu o problema apenas com o update de BIOS, mas acho que resolveu.
 
Enviei um e-mail para asrock, pedindo ajuda para ativar o PBO da placa mãe (x370 fatality gaming x). Em 2 dias os caras me enviaram um download com a bios que destrava tal função. Coloquei negative (-20). Só achei apenas uma opção do PBO.

A temperatura abaixou pouca coisa, e o clock ficou travou no cap de 4450.. Em teoria o PBO -20 pode capar a performance dos jogos?

EDIT : Ninguém pode dar uma mão? Abaixou pouca coisa a temperatura, então realmente o undervolt é bloqueado nesse cpu?
 
Última edição:
Vai de 5800X normal, Snoopy
pior que os jogos que eu to jogando atualmente, se beneficiam demais do 3d cache, tipo tarkov e cs2. Ou eu espero ver o que vai ser dos 5700x3d e se vão vir pra cá.
Agora pagar mais de 2k num 5800x3d nao da nao
 
pior que os jogos que eu to jogando atualmente, se beneficiam demais do 3d cache, tipo tarkov e cs2. Ou eu espero ver o que vai ser dos 5700x3d e se vão vir pra cá.
Agora pagar mais de 2k num 5800x3d nao da nao
Eu também tô basicamente na mesma, mas é foda o preço e as temperaturas dos bichos :poker:
 
Eu também tô basicamente na mesma, mas é foda o preço e as temperaturas dos bichos :poker:
vc ainda ta de boa com teu 5700, aqui ta foda ja com esse 3600 kk
bora ver se pelo menos os am5 caem um pouco com os novos 3d
 
Com os problemas que tive no pc ontem, supostamente por bug na bios, ainda não posso confirmar, tenho uma pergunta a vcs.

Sempre quando for preciso reinstalar o sistema operacional, tanto faz ser windows, linux e etc, o ideal seria resetar a bios antes?

Resetando ela antes creio eu que a mesma teria chances pequenas de ter algum problema, pois já está "limpa". E ideal fazer isso a cada nova formatação?

E na opinião de vcs, qual o método correto de resetar a bios: ligo os pinos clear cmos na placa mãe por alguns segundos ou renovo a bateria? Remover a bateria, devo esperar por quanto tempo?
 
Sempre quando for preciso reinstalar o sistema operacional, tanto faz ser windows, linux e etc, o ideal seria resetar a bios antes?

Resetando ela antes creio eu que a mesma teria chances pequenas de ter algum problema, pois já está "limpa". E ideal fazer isso a cada nova formatação?

Não é necessário se estiver bem configurada e funcionando de forma estável.

E na opinião de vcs, qual o método correto de resetar a bios: ligo os pinos clear cmos na placa mãe por alguns segundos ou renovo a bateria? Remover a bateria, devo esperar por quanto tempo?

Pra garantir eu tiro a bateria, coloco o jumper no clear cmos e espero uns 30 segundos.
 

Cara... tinha umas coisas bem interessantes no vídeo
Mas o problema é que eram muitas alterações de um nível bem avançado e questionável
Fiz a maioria delas pra ver... sistema não ficou bom e caiu muito o Multicore
Resetei a BIOS e fiz do zero
Depois vou fazer um resumo de algumas que eu acho que quase ninguém faz por achar que não precisa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Enviei um e-mail para asrock, pedindo ajuda para ativar o PBO da placa mãe (x370 fatality gaming x). Em 2 dias os caras me enviaram um download com a bios que destrava tal função. Coloquei negative (-20). Só achei apenas uma opção do PBO.

A temperatura abaixou pouca coisa, e o clock ficou travou no cap de 4450.. Em teoria o PBO -20 pode capar a performance dos jogos?

EDIT : Ninguém pode dar uma mão? Abaixou pouca coisa a temperatura, então realmente o undervolt é bloqueado nesse cpu?
Olha, o PBO2 funciona bem no 5800X3D
To batendo temperaturas na casa do 70 graus baixo jogando
Botei -30 all cores e editei o PPT 122 TDC 82 E EDC em 124
Foi a melhor configuração que achei
Estou para fazer o PBO core a core, vou ver no Ryzen Master quem são os melhores cores e nele por -30 e nos demais -20

Quais temperaturas esta batendo ai?
 
Última edição:
Não é necessário se estiver bem configurada e funcionando de forma estável.



Pra garantir eu tiro a bateria, coloco o jumper no clear cmos e espero uns 30 segundos.
Entendi, então fiz certo antes de repassar a atualização nela, tinha tirado a bateria e liguei o jumper por alguns segundos. Pelo menos até o momento ela está funcionando bem, mas vou ficar observando se mantém assim, pelo menos a troca de placa mãe é mais tranquilo, meu medo era a vga, mas não é o caso.
 
Não é necessário se estiver bem configurada e funcionando de forma estável.



Pra garantir eu tiro a bateria, coloco o jumper no clear cmos e espero uns 30 segundos.
Não precisa tudo isso não, só desligar o PC, mandar o cmos e ligar.
Aqui pra facilitar uso este switch
 
Não precisa tudo isso não, só desligar o PC, mandar o cmos e ligar.
Aqui pra facilitar uso este switch
Passei a fazer isso depois de uma mobo enjoada não resetar mesmo fechando o clear cmos por bastante tempo. Já que estou abrindo e mexendo, tiro a bateria para garantir.
 
Em teoria o PBO -20 pode capar a performance dos jogos?
Em teoria pode acontecer qualquer coisa, diminuir, aumentar ou continuar a mesma coisa, tem algumas coisas que teoria devia ser deixada mais de lado e ser mais testado na prática. Se a pessoa já tem o CPU/GPU, já sabe fazer o undervolt/PBO (que leva segundos), tem algum jogo com benchmark instalado (porque bench sintético é outra coisa) é questão de rodar uns 3-5 benchmarks stock, reiniciar e ativar o undervolt/PBO, rodar mais 3-5 benchmarks e ver os resultados reais, tenho certeza que é bem mais rápido que perguntar e aguardar alguém responder, até porque os resultados vão variar de cenário pra cenário então nem é tão bom se basear sempre no resultado de outros sem ter um contexto todo

E no final das contas o que é "capar"? Se rodar 5 benchs seguidos sem nenhum ajuste vai ter alguma variação, o resultado nunca vai ser o mesmo, as vezes numa run "ruim" dá 98fps e numa boa dá 100fps, agora se a pessoa rodar stock e tiver 100fps em 1 run, ativar o PBO e rodar de novo e der 99fps em 1 run vai sair por aí falando que o undervolt "capa" em 1% sendo que tá dentro da própria margem de erro, por isso a importância de fazer vários testes e tirar uma média assim como testar de preferência no uso real, porque perder 10-20% em Cinebench as vezes afeta em 0% cenários de jogo/single-core
 
Em teoria pode acontecer qualquer coisa, diminuir, aumentar ou continuar a mesma coisa, tem algumas coisas que teoria devia ser deixada mais de lado e ser mais testado na prática. Se a pessoa já tem o CPU/GPU, já sabe fazer o undervolt/PBO (que leva segundos), tem algum jogo com benchmark instalado (porque bench sintético é outra coisa) é questão de rodar uns 3-5 benchmarks stock, reiniciar e ativar o undervolt/PBO, rodar mais 3-5 benchmarks e ver os resultados reais, tenho certeza que é bem mais rápido que perguntar e aguardar alguém responder, até porque os resultados vão variar de cenário pra cenário então nem é tão bom se basear sempre no resultado de outros sem ter um contexto todo

E no final das contas o que é "capar"? Se rodar 5 benchs seguidos sem nenhum ajuste vai ter alguma variação, o resultado nunca vai ser o mesmo, as vezes numa run "ruim" dá 98fps e numa boa dá 100fps, agora se a pessoa rodar stock e tiver 100fps em 1 run, ativar o PBO e rodar de novo e der 99fps em 1 run vai sair por aí falando que o undervolt "capa" em 1% sendo que tá dentro da própria margem de erro, por isso a importância de fazer vários testes e tirar uma média assim como testar de preferência no uso real, porque perder 10-20% em Cinebench as vezes afeta em 0% cenários de jogo/single-core
é aquela né, sim, quanto mais negativo vc conseguir a curva vai ser melhor, ao menos no meu aqui muda sempre pra melhor, porém, só consigo estabilidade em -14, então fazer o que? não adianta deixar -30 nem -20 instável, é igual lá, se o camarada consegue -20 estável mas -30 não, é isso, fazer o que
 
Cara... tinha umas coisas bem interessantes no vídeo
Mas o problema é que eram muitas alterações de um nível bem avançado e questionável
Fiz a maioria delas pra ver... sistema não ficou bom e caiu muito o Multicore
Resetei a BIOS e fiz do zero
Depois vou fazer um resumo de algumas que eu acho que quase ninguém faz por achar que não precisa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Olha, o PBO2 funciona bem no 5800X3D
To batendo temperaturas na casa do 70 graus baixo jogando
Botei -30 all cores e editei o PPT 122 TDC 82 E EDC em 124
Foi a melhor configuração que achei
Estou para fazer o PBO core a core, vou ver no Ryzen Master quem são os melhores cores e nele por -30 e nos demais -20

Quais temperaturas esta batendo ai?

Ficou mais quente e com os clocks maiores..

Tenho que testar mais ainda, to quase voltando pro default.
 
é aquela né, sim, quanto mais negativo vc conseguir a curva vai ser melhor, ao menos no meu aqui muda sempre pra melhor, porém, só consigo estabilidade em -14, então fazer o que? não adianta deixar -30 nem -20 instável, é igual lá, se o camarada consegue -20 estável mas -30 não, é isso, fazer o que
Poisé, não adianta botar tudo -30 e ser estável em Cinebench, aumentar pontuação de Cinebench mas ser instável pra uso em jogos e/ou algum outro uso específico, assim como a pontuação multi-core não reflete 1:1 o ganho em single-core

Outra coisa que me deixa indignado é ver nego por aí falando que PBO é algo revolucionário e indispensável porque ele fez PBO e ganhou até 20 fps, só que os 20fps foram no CSGO que saiu de 1000 pra 1020 fps a média, ganho real de 2% (isso ignorando margem de erro, porque até parece que o povo faz vários retestes e tira a média né...), aí sai por aí nego repetindo em tudo que é canto sem contexto nenhum "huehue PBO dá até 20 fps tem que fazer, muito desempenho"

Povo glorifica PBO as vezes achando que vai dar um mega ganho em single-core por algum motivo mas aprender a tunar memória manualmente (que vai dar significativamente mais que PBO) ninguém quer fazer, OC em GPU eu costumo ganhar 7-8% de desempenho mas não vejo o povo glorificando ou paranoico em fazer também, até entendo o que as pessoas querem mas não tem essa de seguir receita de bolo de PBO e ganhar um mega desempenho e reduzir muito as temps e consumo etcetc em 100% das situações, qualquer ganho em single-core é mínimo e só perceptível se você for comparar estatística stock vs PBO porque a olho nu não tem diferença, e no caso de alguns CPUs de PPT baixo (5700x/5900x/5950x) dá pra ter um ganho significativo de multi-core sim, mas não tem nada a ver com desempenho in-game também
 
Última edição:
Poisé, não adianta botar tudo -30 e ser estável em Cinebench, aumentar pontuação de Cinebench mas ser instável pra uso em jogos e/ou algum outro uso específico, assim como a pontuação multi-core não reflete 1:1 o ganho em single-core

Outra coisa que me deixa indignado é ver nego por aí falando que PBO é algo revolucionário e indispensável porque ele fez PBO e ganhou até 20 fps, só que os 1000fps foram no CSGO que saiu de 1000 pra 1020 fps a média, ganho real de 2% (isso ignorando margem de erro, porque até parece que o povo faz vários retestes e tira a média né...), aí sai por aí nego repetindo em tudo que é canto sem contexto nenhum "huehue PBO dá até 20 fps tem que fazer, muito desempenho"

Povo glorifica PBO as vezes achando que vai dar um mega ganho em single-core por algum motivo mas aprender a tunar memória manualmente (que vai dar significativamente mais que PBO) ninguém quer fazer, OC em GPU eu costumo ganhar 7-8% de desempenho mas não vejo o povo glorificando ou paranoico em fazer também, até entendo o que as pessoas querem mas não tem essa de seguir receita de bolo de PBO e ganhar um mega desempenho e reduzir muito as temps e consumo etcetc em 100% das situações, qualquer ganho em single-core é mínimo e só perceptível se você for comparar estatística stock vs PBO porque a olho nu não tem diferença, e no caso de alguns CPUs de PPT baixo (5700x/5900x/5950x) dá pra ter um ganho significativo de multi-core sim, mas não tem nada a ver com desempenho in-game também
fato, eu mesmo sempre falo pra usuário que não tiver muita paciência ou tempo não ficar quebrando a cabeça tentando tunar o pbo, pq vai ficar tendo crashes, vai levar tempo sem estabilidade direito e etc e o ganho vai ser irrisório, esses ajustes per core então, que vc usa um em -25 e outro em -20, o ganho disso é menos que 1% no geral, vale a pena passar horas de stress test pra achar o -1 limite? sinceramente é complicado dizer, principalmente pq pode passar em todos os stress test e daqui 2 meses sair 1 jogo específico que não vai ficar estável kkkkk

no meu mesmo uso em -14, eu ganhava 10fps no cs go ao meter -30, sim mas como vc disse, 10fps de 300fps kkkkk e instável, ou seja é isso mesmo

o pbo acaba sendo mais benéfico em temperatura menor do que desempenho em si, e está longe sim de ser qualquer maravilha como falam, até pq essa redução de temperatura tb é 2 a 3 graus pra cada -10 que vc conseguir reduzir
 
Poisé, não adianta botar tudo -30 e ser estável em Cinebench, aumentar pontuação de Cinebench mas ser instável pra uso em jogos e/ou algum outro uso específico, assim como a pontuação multi-core não reflete 1:1 o ganho em single-core

Outra coisa que me deixa indignado é ver nego por aí falando que PBO é algo revolucionário e indispensável porque ele fez PBO e ganhou até 20 fps, só que os 20fps foram no CSGO que saiu de 1000 pra 1020 fps a média, ganho real de 2% (isso ignorando margem de erro, porque até parece que o povo faz vários retestes e tira a média né...), aí sai por aí nego repetindo em tudo que é canto sem contexto nenhum "huehue PBO dá até 20 fps tem que fazer, muito desempenho"

Povo glorifica PBO as vezes achando que vai dar um mega ganho em single-core por algum motivo mas aprender a tunar memória manualmente (que vai dar significativamente mais que PBO) ninguém quer fazer, OC em GPU eu costumo ganhar 7-8% de desempenho mas não vejo o povo glorificando ou paranoico em fazer também, até entendo o que as pessoas querem mas não tem essa de seguir receita de bolo de PBO e ganhar um mega desempenho e reduzir muito as temps e consumo etcetc em 100% das situações, qualquer ganho em single-core é mínimo e só perceptível se você for comparar estatística stock vs PBO porque a olho nu não tem diferença, e no caso de alguns CPUs de PPT baixo (5700x/5900x/5950x) dá pra ter um ganho significativo de multi-core sim, mas não tem nada a ver com desempenho in-game também

Comprovado, tive ganhos de temperatura. O porque, só deus sabe...

Eu queria mexer no PBO, com esperança de deixar meu cpu mais frio.. Mas parece que aconteceu o contrário.
 
Comprovado, tive ganhos de temperatura. O porque, só deus sabe...

Eu queria mexer no PBO, com esperança de deixar meu cpu mais frio.. Mas parece que aconteceu o contrário.
essa nunca vi, tem certeza que vc setou negative e não positive? kkkk pq sim tem curva positiva tb, inclusive minha placa mãe ao ativar o pbo já te dá as opções com a curva em positive e 0 de valor, ou seja, se não se atentar a estar positive ali e setar os valores vc vai é usar overvolt
 
CPU AMD Ryzen 7 5700X3D será lançada por US$ 249 em 31 de janeiro, plataforma AM4 receberá atualização em 2024

RYZEN-5700X3D-PRICING-1.jpg


AMD-RYZEN-5000-8000-SPEC.jpg
 
fato, eu mesmo sempre falo pra usuário que não tiver muita paciência ou tempo não ficar quebrando a cabeça tentando tunar o pbo, pq vai ficar tendo crashes, vai levar tempo sem estabilidade direito e etc e o ganho vai ser irrisório, esses ajustes per core então, que vc usa um em -25 e outro em -20, o ganho disso é menos que 1% no geral, vale a pena passar horas de stress test pra achar o -1 limite? sinceramente é complicado dizer, principalmente pq pode passar em todos os stress test e daqui 2 meses sair 1 jogo específico que não vai ficar estável kkkkk

no meu mesmo uso em -14, eu ganhava 10fps no cs go ao meter -30, sim mas como vc disse, 10fps de 300fps kkkkk e instável, ou seja é isso mesmo

o pbo acaba sendo mais benéfico em temperatura menor do que desempenho em si, e está longe sim de ser qualquer maravilha como falam, até pq essa redução de temperatura tb é 2 a 3 graus pra cada -10 que vc conseguir reduzir
Poisé, tem gente que gosta ou de se estressar ou de se enganar kkkk, engraçado também como tá cheio de gente usando PBO e seguindo receita de bolo mas quase ninguém compartilha os resultados, isso seria justamente o que enriqueceria a conversa trazendo informações, e sobre estabilidade tem isso também, as vezes a pessoa consegue -30 estável em tudo que é jogo mas um software específico dá ruim aí fica naquela, reduzo pra passar nesse software específico (que a pessoa nunca vai rodar na vida) ou deixa em -30 e aproveita seu ganho de 0,5% desempenho e -1c de temp? Sei lá, vai de cada um kkkkkk, sobre as temps as vezes vejo povo relatar 5-10c de ganho mas né, as vezes a pessoa testa num dia que fez 30c, aplica o PBO outro dia que tá 25c e diz que teve 5c de ganho com o PBO sendo que foi variação de temp ambiente ou de rotação dos fans :haha:

Tenho um AVC cada vez que leio o povo dizendo "diferença de X pra Y é de 5-10fps" porque 5-10fps é uma coisa se o fps inicial é 50, ou 100, ou 250 e por aí vai, nunca vou entender porque não usam % pra comparar porque nessa lógica aí dá pra meter muita coisa sem sentido e o povo vai acreditar sem pensar duas vezes

Comprovado, tive ganhos de temperatura. O porque, só deus sabe...

Eu queria mexer no PBO, com esperança de deixar meu cpu mais frio.. Mas parece que aconteceu o contrário.
Então você provavelmente ganhou algum desempenho mas não sei onde você tá testando/comparando, cada -1 reduz a tensão em 3-5mv, mas se tiver margem de temperatura/tensão a CPU vai continuar indo até o limite dela, então se tiver algo a subir em clock ela vai subir então talvez a tensão com PBO acabou ficando igual a tensão stock só que com clock maior, caso a CPU já estivesse batendo no limite absoluto de clock em stock e o CO só fizesse a redução de tensão sem alteração de clock aí sim provavelmente veria uma redução de temp é o meu palpite, mas já faz uns 3 anos também que li sobre essas coisas de PBO mais a fundo, mas se pesquisar por aí vai ver que tem gente que reduz a temp e outros não, só deixei minha opinião do que creio que esteja acontecendo, e o resultado pode variar de onde testou também
 
essa nunca vi, tem certeza que vc setou negative e não positive? kkkk pq sim tem curva positiva tb, inclusive minha placa mãe ao ativar o pbo já te dá as opções com a curva em positive e 0 de valor, ou seja, se não se atentar a estar positive ali e setar os valores vc vai é usar overvolt

Ta negative.

Antes oscilava entre 4225~4440 em dias quentes. Ficando em média de 4300mhz..

Agora crava em 4450 mhz e não sai de lá. Não sei se compensou.
 
Não precisa tudo isso não, só desligar o PC, mandar o cmos e ligar.
Aqui pra facilitar uso este switch
Hmm, eu tenho algo do tipo aqui sobrando, tinha tirado de um gabinete antigo. Mas acho que minha unidade não funciona, pois quando tentei usar ele uma vez pra resetar a bios, não resetou, tive que usar uma chave de fenda mesmo, aí o reset funcionou.

Vou ver se consigo tirar a do meu gadit e fazer o teste, é uma mão na roda isso, principalmente pois o acesso aos pinos da cmos é limitado, pois a vga cobre quase todo o acesso a ele.
 
Ficou mais quente e com os clocks maiores..

Tenho que testar mais ainda, to quase voltando pro default.
Bom então eu to com sorte...
O 5900X que eu tinha com o -30 subia a 5ghz em uma pá de núcleos
Esquentou pois agora eu já acho que fiquei com medo de apertar o parafuso do cooler até onde dava e o contato não foi suficiente
Agora com o 5800X3D ficou melhor ainda
O que eu fiz nesse final de semana foi fazer um CLEAR CMOS e refazer todos parametros, por incrível que pareça até as fans estão rodando a menor RPM e a temperatura final do sistema ficou mais baixa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ta negative.

Antes oscilava entre 4225~4440 em dias quentes. Ficando em média de 4300mhz..

Agora crava em 4450 mhz e não sai de lá. Não sei se compensou.
Aqui ele bate os 4450MHZ em todos núcleos mas de acordo com a demanada ele baixa e sobe

O tal alemão que eu vi o video diz que o bom é fazer clear cmos, ajustar os paramentros todos na BIOS e instalar o windows
Eu só não fiz essa reinstalação de windows
 
Bom então eu to com sorte...
O 5900X que eu tinha com o -30 subia a 5ghz em uma pá de núcleos
Esquentou pois agora eu já acho que fiquei com medo de apertar o parafuso do cooler até onde dava e o contato não foi suficiente
Agora com o 5800X3D ficou melhor ainda
O que eu fiz nesse final de semana foi fazer um CLEAR CMOS e refazer todos parametros, por incrível que pareça até as fans estão rodando a menor RPM e a temperatura final do sistema ficou mais baixa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aqui ele bate os 4450MHZ em todos núcleos mas de acordo com a demanada ele baixa e sobe

O tal alemão que eu vi o video diz que o bom é fazer clear cmos, ajustar os paramentros todos na BIOS e instalar o windows
Eu só não fiz essa reinstalação de windows

"Reinstalar o windows.."

Não precisamos exagerar na brincadeira. :mao:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo