[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Os próximos consoles terão processadores de 8 core / 16 threads.

Não é que no futuro os jogos serão multi threads, porém os jogos desenvolvidos para os consoles serão pensados para essa CPU RYZEN 3000 de 8 c / 16 t

https://www.extremetech.com/gaming/...-ps4s-seventh-cpu-core-but-will-games-benefit

Os consoles costumam reservar pelo menos 1 core exclusivo para rodar SO, além de ter arquitetura diferente do PC onde CPU e GPU usam memoria compartilhada e DDR5... Hoje os consoles já são 8 cores e são poucos os jogos que usam eficientemente mais de 6 cores no PC. Nos jogos de hoje AMD ainda continua atrás (por pouco) da intel de 2 anos atrás mesmo a AMD rodando com mais cores, com vantagem no IPC e processo de fabricação.

Comprar hardware high end com justificativa no futuro é conversa fiada, daqui a alguns anos será mais barato comprar um hardware melhor do que os high end de hoje e sem precisar fazer aposta nenhuma em "SE" os jogos vão realmente utilizar mais threads/cores que hoje. Como se pode ver a AMD ainda pode melhorar nos clocks dos seus processadores que continuam rodando em torno de 4.3 Ghz de overclock.
 
Última edição:

Isso é que é um review de verdade! Não conhecia até salvei aqui o site.

hpgGtOJ.png

Não tem nem que comentar! No review do link ali acima o cara que ENTENDE mas que sabemos que não é para os mortais tal over, colocou o 3600 a quase 4.8ghz e se caso esse clock estivesse "fácil" para todos usuários os intel estariam enterrados de vez.

https://theoverclockingpage.files.wordpress.com/2019/06/r5_3600_dice_r15.jpg?w=1400&h=

No mais, fiquei surpreso d+ com o ganho,pois sabemos que quando a empresa mostra seu jabá, temos que ficar com os 2 pés atrás. Hoje vimos o R5 3600 se tornar o querido do publico gamer que não quer pagar 2k em um i5 e estou vendo a RT 5700xt socando forte na concorrência.
 
Última edição:
MSI Bazooka + 3600 + 16gb vengeance 3200mhz (2x8) por 2.700 está valendo? Preciso dar um upgrade nessa minha máquina da assinatura, agradeço se me responderem. Valeu
 
MSI Bazooka + 3600 + 16gb vengeance 3200mhz (2x8) por 2.700 está valendo? Preciso dar um upgrade nessa minha máquina da assinatura, agradeço se me responderem. Valeu

Eu não sei quanto essa ram está saindo mas tem umas da team group na pichau com preços maravilhosos, em todo caso acho que está muito bom o preço.
 
Eu não sei quanto essa ram está saindo mas tem umas da team group na pichau com preços maravilhosos, em todo caso acho que está muito bom o preço.

os 2 pentes estão saindo a 700, na pichau fica inviavel eu comprar, pois o frete está absurdamente caro.
 
Os caras chorando a rodo, vou assumir que todos aqui tem 2080 ti pra perceber essa diferenã de frames
Só aparência, tenho certeza que o placa mãe foi dormir com o travesseiro molhado.

Minha única real preocupação é eles não subitem bem o overclock.
 
https://www.extremetech.com/gaming/...-ps4s-seventh-cpu-core-but-will-games-benefit

Os consoles costumam reservar pelo menos 1 core exclusivo para rodar SO, além de ter arquitetura diferente do PC onde CPU e GPU usam a mesma memoria compartilhada e DDR5... Hoje os consoles já são 8 cores e são poucos os jogos que usam eficientemente mais de 6 cores no PC. Nos jogos de hoje AMD ainda continua atrás (por pouco) da intel de 2 anos atrás mesmo a AMD rodando com mais cores e com vantagem no IPC e processo de fabricação.

Isso já foi explicado

O Zen 2 está nos consoles e vai ser um Game Changer, mesmo para jogadores de PC

Artigo completo: https://www.overclock3d.net/news/cp...ing_to_be_a_game_changer_even_for_pc_gamers/1

É oficial, o console PlayStation da próxima geração da Sony irá utilizar a arquitetura Zen 2 CPU da AMD ( mais informações aqui), o que é um grande negócio para o futuro dos jogos, tanto em plataformas de PC como de consoles.

Ao olhar para o PlayStation 4, sabemos que o console utiliza um processador AMD Jaguar de 8 núcleos com uma velocidade de clock de 1.6GHz, dando ao console uma capacidade de processamento relativamente pequena quando comparado aos computadores de mesa atuais.

Mesmo durante seu tempo, a Jaguar foi projetada para ser uma arquitetura de CPU de baixo consumo, lançando em 2013 com relativamente pouco sucesso fora do mercado de consoles. Simplificando, o poder oferecido pelos núcleos Jaguar da AMD manteve o desempenho da CPU dos consoles de hoje bem atrás dos PCs de jogos daquela época, servindo apenas para aumentar a confiança do desenvolvedor em multi-threading, graças ao desempenho de CPU single-threaded relativamente baixo da Jaguar. Núcleos de CPU. A introdução do Zen 2 nos consoles da próxima geração muda isso.

Para começar, a arquitetura Zen 2 da AMD foi projetada para oferecer mais desempenho por clock do que as arquiteturas de CPU mais antigas da AMD, e graças ao design refinado da AMD e ao uso de litografia 7nm As arquiteturas Zen da AMD podem oferecer velocidades de clock maiores que as atuais

Então, o que isso significa para os jogadores de PC? Isso é fácil. Requisitos de hardware para jogos vão ficar muito mais acentuados, pelo menos no lado da CPU. Quando os consoles começarem a oferecer um aumento de mais de 2 vezes no desempenho da CPU, você pode apostar que os PCs de jogos ficarão sob tensão quando os títulos AAA começarem a usar totalmente o novo hardware.

Isso vai forçar duas coisas no PC. Primeiro, forçará os desenvolvedores a adotar APIs gráficas de baixo nível e focar ainda mais em multi-threading e otimização de CPU, e em segundo lugar, forçará os jogadores de PC a adotar contagens mais altas em números maiores. Os consoles se beneficiam de níveis extremos de otimização de hardware e, até agora, os PCs usavam amplamente a força bruta para conseguir isso. Com a próxima geração, os consoles estarão mais próximos do hardware de PC do que nunca, o que colocará muito mais foco no desempenho da CPU no mundo dos jogos para PC.

Pense desta forma, se um jogo PS5 de vanguarda rodar a 30FPS e fizer pleno uso da CPU da consola, a hipotética versão para PC desse jogo precisaria de uma CPU 2x mais forte para correr a 60FPS. Vai ser difícil conseguir uma CPU para jogos que seja duas vezes mais forte do que um 8-core com tecnologia Zen 2, especialmente se ela for executada a uma velocidade de clock razoavelmente alta.

Comprar hardware high end com justificativa no futuro é conversa fiada

Se baseando nisso, coitada da galera do tópico das RTX.

daqui a alguns anos será mais barato comprar um hardware melhor do que os high end de hoje e sem precisar fazer aposta nehuma

Sempre foi assim.

Como se pode ver a AMD ainda pode melhorar nos clocks dos seus processadores que continuam rodando em torno de 4.3 Ghz de overclock.

O mais importante é que o IPC melhorou.
 
Uma coisa estranha é o 3800x, nenhum reviewer recebeu e se o 3700X não tem muito espaço pra oc e já fica bem próximo ou ultrapassa o 3900X em games, o que será do 3800X? Ou ele vai rodar jogos melhor que o 3900X ou ele vai estar morto no lançamento
 
O valor desse 3600 eu achei otimo!!

Quero ver se daqui um tempinho troco meu 2700 pelo 3700X, a placa mãe vou deixar a mesma fazer o que ahuahhahaha
 
Isso já foi explicado





Se baseando nisso, coitada da galera do tópico das RTX.



Sempre foi assim.



O mais importante é que o IPC melhorou.

A arquitetura dos consoles atuais já são AMD e isso não deu nenhuma vantagem nos jogos para a AMD... Mudanças nesse sentido por conta do Ryzen 2 não passam de especulação.

Galera que compra RTX por conta de ray tracing é beta tester mesmo. Assim como quem comprou ryzen da primeira geração foi.

O aumento do IPC foi o grande ganho desta geração do Ryzen 2, mas esperava também um ganho maior nos clocks devido a mudança para 7nm. Pensava em trocar para o Ryzen 3800x, mas parece que dá pra ficar mais uns anos sem mexer no PC.
 
Esse review tem mais games, em muitos games, 3900x perdendo até para i5


depois de olhar esse review, estou mais feliz de ter pago 1499 no meu i7 no ano passado.
esperava mais do 3700x.
 
Uma coisa estranha é o 3800x, nenhum reviewer recebeu e se o 3700X não tem muito espaço pra oc e já fica bem próximo ou ultrapassa o 3900X em games, o que será do 3800X? Ou ele vai rodar jogos melhor que o 3900X ou ele vai estar morto no lançamento
Ué, mesma coisa do 3600 e 3600X, o 3800X é pra quem quer um pouco de clock a mais.
 
Vocês são impressionantes mesmo heim? O nível de fanboyzisse passa do extremo. Velho, tem um fucking 3700X por R$1700 no LANÇAMENTO batendo de frente com um 9900K que custa 2.5K meses depois de lançado. Agora vocês me falam que esperavam mais?? Querem o que? Que a AMD envie um 12C pra vocês de graça, é isso? Essa geração está fudida de boa, e só não enxerga quem está com cabresto da Intel. Preço X Performance, lembrem-se disso.
 
Ta difícil segurar o Hype e não embarcar logo nesse Ryzen 5 3600

Más por experiência própria eu sei que os melhores chips sempre vem após uns 5 ou 6 meses do processo rodando na fábrica

Um 3600@4.6 com memórias 3200 simplesmente é o kit CxB imbatível
 
Ta difícil segurar o Hype e não embarcar logo nesse Ryzen 5 3600

Más por experiência própria eu sei que os melhores chips sempre vem após uns 5 ou 6 meses do processo rodando na fábrica

Um 3600@4.6 com memórias 3200 simplesmente é o kit CxB imbatível
Ainda mais se vc for aproveitar mobo antiga da primeira geração. Tenho mta confiança nessas primeiras BIOS nao.
A MSI msm ta uma baderna...
 
Essa é a realidade Custo x Performance --

SpwFunZ.jpg


XPDTtKE.png
 
Eu sei que sempre haverá algo melhor no futuro em termos de tecnologia e se você for esperar os lançamentos jamais comprará nada mas parece que eu sempre acerto o pior momento possível para comprar hardware.

Montei um PC novo com i3 algumas semanas antes de sair aquele primeiro Pentium milagroso com HT pela metade do preço, decidi comprar meu primeiro SSD com DRAM algumas semanas antes dos preços despencarem, paguei em 4GB de ram o mesmo valor que 8GB iria custar apenas 3 meses depois e finalmente montei um PC com Ryzen 5 2400G e assistindo o avanço absurdo da plataforma Ryzen de uma mera geração para outra.

deveria colecionar selos como Hobby ao invés de entusiasta em tecnologia... :feelbad:
 
Já to vendo choro velado pelo fórum em...... Mais ou menos assim :ps:

Se esses Ryzen 3xxx melhorarem na faixa de 5~10% com BIOS igual foi na primeira e segunda geração

vai ter user dando quit de account...
 
A arquitetura dos consoles atuais já são AMD e isso não deu nenhuma vantagem nos jogos para a AMD... Mudanças nesse sentido por conta do Ryzen 2 não passam de especulação.

Galera que compra RTX por conta de ray tracing é beta tester mesmo. Assim como quem comprou ryzen da primeira geração foi.

O aumento do IPC foi o grande ganho desta geração do Ryzen 2, mas esperava também um ganho maior nos clocks devido a mudança para 7nm. Pensava em trocar para o Ryzen 3800x, mas parece que dá pra ficar mais uns anos sem mexer no PC.

Não é questão de vantagem da AMD, mas jogos desenvolvidos para consoles com 8 core / 16 threads farão muito mais uso da CPU e isso irá refletir nos PC's.

Isso é um fato.

Processadores de 6 core / 6 threads e 8 core / 8 threads vão ter gargalo.

Por isso é bom ter 8 core / 16 threads.

Dependendo de quantos núcleos e threads serão alocados para o sistema operacional, o 6 core / 12 threads será suficiente.

depois de olhar esse review, estou mais feliz de ter pago 1499 no meu i7 no ano passado.
esperava mais do 3700x.

Só ressaltando que o RYZEN 7 3700x também foi 8% mais lento que o 9900K em média na resolução 1080p, custando 329 dólares

https://www.techspot.com/review/1869-amd-ryzen-3900x-ryzen-3700x/

Além disso, sob condições realistas de jogos, não há quase nenhuma chance de você conseguir diferenciar a 9900K, 3900X ou 3700X, já que a diferença em 1440p com um RTX 2080 Ti foi notavelmente pequena.

A 3900X foi 8% mais lenta do que a 9900K em média a 1080p, então a AMD reduziu pela metade o déficit para a Intel em jogos.

Galera tem que olhar o preço depois de olhar a performance.

É isso que estou tentando dizer para os quad core.

RYZEN para ser excelente não precisa ser melhor que a INTEL ou DETONAR ela em jogos.

Basta entregar boa performance atrelado a um ótimo preço.

E isso a geração RYZEN 3000 entrega.

Melhores custo x benefício para jogos são RYZEN 3600 com 6 core / 12 threads e RYZEN 3700x com 8 core / 16 threads
 
Última edição:
Já to vendo choro velado pelo fórum em...... Mais ou menos assim :ps:

Se esses Ryzen 3xxx melhorarem na faixa de 5~10% com BIOS igual foi na primeira e segunda geração

vai ter user dando quit de account...

Mas a vdd e que pode ainda haver um ganho, pois as bios estão quase todas elas em beta, vai haver melhoria sim, não uma coisa de outro mundo mas vai.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo