• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Amigos, recomendo passarem longe do último update de BIOS da TUF x570-PLUS. Aqui eu não consigo mais bootar no Windows nem fazer downgrade pra versão anterior.
 
Amigos, recomendo passarem longe do último update de BIOS da TUF x570-PLUS. Aqui eu não consigo mais bootar no Windows nem fazer downgrade pra versão anterior.

Qual seu processador ?

E o que deu ?
 
Qual seu processador ?

E o que deu ?
3950X.
Não consigo mais bootar no Windows, tela azul imediata. Minhas configurações foram apagadas, e ela não consegue mais carregar o perfil da mobo que tinha salvo. Configuração padrão de Sata da BIOS mudou pra RAID (não tenho RAID).
Não me importaria se pudesse voltar pra versão anterior, mas tentar instalar a versão 1407 pelo EZ Flash aponta praquele erro de "Not a proper BIOS".
Eu baixei a BIOS anterior daqui. O meu modelo é o nacional sem Wi-Fi.

Nunca mais atualizo BIOS de máquina de trabalho.

Edit: uma busca trouxe este tópico do Reddit com várias pessoas relatando problemas com essa versão, e alguns falando que não tiveram problemas. Vi usuários com o mesmo erro que meu (não conseguem carregar perfis anteriores) e outros que não conseguiram dar POST.

Enfim, recomendo passar longe, não parece ter funcionalidade nenhuma nova e está causando problemas.
 
Última edição:
3950X.
Não consigo mais bootar no Windows, tela azul imediata. Minhas configurações foram apagadas, e ela não consegue mais carregar o perfil da mobo que tinha salvo. Configuração padrão de Sata da BIOS mudou pra RAID (não tenho RAID).
Não ligaria se pudesse voltar pra versão anterior, mas tentar instalar a versão 1407 pelo EZ Flash aponta praquele erro de "Not a proper BIOS".
Eu baixei a BIOS anterior daqui. O meu modelo é o nacional sem Wi-Fi.

Nunca mais atualizo BIOS de máquina de trabalho.

Edit: uma busca trouxe este tópico do Reddit com várias pessoas relatando problemas com essa versão, e alguns falando que não tiveram problemas. Vi usuários com o mesmo erro que meu (não conseguem carregar perfis anteriores) e outros que não conseguiram dar POST.

Enfim, recomendo passar longe, não parece ter funcionalidade nenhuma nova e está causando problemas.

Até desativei de tudo que é jeito o Windows Update Automático

Vai que o Windows 10 atualiza a BIOS sozinho alguma hora
 
Fui conferir o manual da TUF pra ver se estava deixando passar algo e vi que, caso fosse fazer upgrade/downgrade de BIOS por pendrive, ele só poderia ter uma partição.
Deletei todas as partições e deixei ele com uma só em FAT32, e aí o arquivo da BIOS anterior foi aceito normalmente.
Infelizmente a mensagem de erro não é muito explicativa, pois dá a entender que o arquivo é o problema. Inclusive a BIOS lhe permite navegar por outros sistemas de arquivos como NTFS sem problemas, mas dará erro se você tentar atualizar do seu HD.

Enfim, de volta pra 1407 e não saio dela de jeito nenhum. Tá estável.
 
Fui conferir o manual da TUF pra ver se estava deixando passar algo e vi que, caso fosse fazer upgrade/downgrade de BIOS por pendrive, ele só poderia ter uma partição.
Deletei todas as partições e deixei ele com uma só em FAT32, e aí o arquivo da BIOS anterior foi aceito normalmente.
Infelizmente a mensagem de erro não é muito explicativa, pois dá a entender que o arquivo é o problema. Inclusive a BIOS lhe permite navegar por outros sistemas de arquivos como NTFS sem problemas, mas dará erro se você tentar atualizar do seu HD.

Enfim, de volta pra 1407 e não saio dela de jeito nenhum. Tá estável.
Versão 1407 e depois dessa, não atualizo nem fudend......
Obrigado pelo aviso.
 
AMD atinge seu objetivo de 25x20: Renoir cruza a linha em 2020




Goal%20Plot.png


GoalLinear.png



amd-25x20-detail-100850131-orig.jpg



AMD-25x20-1.jpg


AMD-25x20-Infografic.png
 
AMD excede própria meta com Ryzen 7 4800H: eficiência 31,7 vezes maior que CPU de 2014
Empresa havia prometida melhora de 25 vezes na eficiência energética em seis anos

Indiscutível a melhora das CPUS mobile AMD , acredito que hoje são a melhor opção do mercado ,porem esse ganho absurdo só foi possível porque convenhamos as cpus antigas mobile da AMD eram bem ruins.
 
Vou atualizar a Asus X570 Strix.
Obrigado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Pelo que vi também achei mais do mesmo.
Aqui também é uma Asus ROG Strix X570-E.
Obrigado.
Aqui tá tudo na mesma pra mim. Atualizei e zero problemas como a galera citou por ai.

Eu sempre dou reset na BIOS para stock, zero todas as configurações que tenho, para depois atualizar. Depois aplico meu perfil salvo na BIOS, de memoria, oc e perfil de fans.
 
Aqui tá tudo na mesma pra mim. Atualizei e zero problemas como a galera citou por ai.

Eu sempre dou reset na BIOS para stock, zero todas as configurações que tenho, para depois atualizar. Depois aplico meu perfil salvo na BIOS, de memoria, oc e perfil de fans.

Também reseto antes de atualizar, mas nunca consigo usar meus profiles da bios antiga. Dá erro e não boota. Tenho que reconfigurar tudo a cada atualização de bios.
 
Com -0.102V, achei bem confusa a BIOS da Gigabyte em relação as outras. Pelo menos o PC liga normal quando deixo o clock variável, só da tela azul se travar o clock.

Desabilitou o Clock Boost nas opções avançadas e desabilitou o PBO no AMD CBS? Achei a BIOS bem tranquila aqui.
 
O que aconteceu nesse tópico nas últimas páginas???
É gente falando que windows 10 atualiza BIOS de placa mãe, gente falando que 1.4v é seguro pra Ryzen 3000, gente tratando o degradação acima de 1.325v como mito/bruxaria... Nível tá alto de mais...
 
3600 @ 4.6 no cinebench (single core)

Em 4.7 não consegui terminar o teste kkk

oKxOWPI.jpg
 
O que aconteceu nesse tópico nas últimas páginas???
É gente falando que windows 10 atualiza BIOS de placa mãe, gente falando que 1.4v é seguro pra Ryzen 3000, gente tratando o degradação acima de 1.325v como mito/bruxaria... Nível tá alto de mais...

Pois é, pessoal pensa que toda arquitetura funciona do mesmo jeito.

Aqui tô rodando o 3800x a 4ghz 1.04v e ainda quero achar uma maneira de trazer pra 1v.
 
O meu sweetspot é 4.3GHz com 1.22v. Uso cooler box e não passa de 70°. Em stock chegava fácil nos 90° em jogos.
Meu 3700X não pega 4.2 GHz nem com > 1.4V. Pra rodar a 4.1 GHz eu preciso de 1.35V, e para 4.0 GHz eu preciso de 1.27V.

Quando eu comprei não era assim, foi piorando com o tempo. Eu comprei no primeiro lote que chegou no BR, fui um dos primeiros a receber aqui do fórum.

Eu suspeito que o meu 3700X sofreu degradação. Hoje em dia ele nem funciona mais em stock, apenas desligando o SMT.

Estou esperando a pandemia passar e meu salário voltar ao normal pra comprar outro e solicitar o RMA.
 
Ontem eu tive um pouco de tempo livre e decidi fazer alguns testes com o PBO (porque overclock pra melhorar performance em jogos > jogar algo).
Habilitei o PBO, coloquei a tensão principal da CPU com offset negativo de 0,1V e fui dar uma olhada em como a CPU se comportava.
Pra referência, antes o processador estava em 4.0Ghz@1.22V (o mínimo pra estabilizar com essa frequência).
Não obtive pontuação maior no multithread do Cinebench. Pontuação continuou entre 9300 e 9400. Eu não culpo o PBO muito aqui - provavelmente é minha refrigeração precária impedindo o processador de colocar uma frequência mais alta em todos os núcleos.
A pontuação em um núcleo só ficou em 506, contra ~474 do overclock fixo. Nunca obtive pontuações maiores que 507, em nenhuma circunstância. Segundo o HWInfo, meu maior clock foi ~4.55Ghz, o qual apareceu em uns 4 núcleos diferentes.

Eu tive um ganho considerável de temperatura ligando o PBO. A CPU sem uso ficava beirando os 60 graus, e chegando perto dos 90 em uso. Em comparação, o overclock estático deixa minha temperatura em torno dos 45 graus sem tarefas pesadas, e em torno dos 75 graus no Cinebench. Olhando as informações do HWInfo, a tensão chama logo a atenção.
Infelizmente, o PBO continua empurrando tensões insanas. Não estou falando dos picos de 1.45V ou mais - entendo que eles são momentâneos e servem pra fazer o processador responder mais rápido a uma possível demanda do usuário. Porém, a tensão média passada ao processador foi de 1.38V (!). Mesmo a tensão mínima era acima da que eu uso no overclock estático, ficando em 1.23V. Não quero imaginar os valores que apareceriam se eu não tivesse usado o offset negativo.

Por fim das contas, o PBO não me deu performance melhor no Dota 2 - o FPS médio subiu ~1,523%, de 197 FPS pra 200 FPS com os gráficos no máximo. Porém, o 1% mínimo dos FPS tiveram uma queda de ~25% com PBO ligado (caiu de 133 FPS pra 100 FPS).

Seguem gráficos que demonstram os resultados:

2biaex.png

2biaey.png

2biafb.png


Olhando esses resultados, fico preocupado porque deixei o PBO rodando sozinho por uns 2 meses. huehuehue
Será que a CPU foi capaz de fazer 1900FLCK no passado e eu degradei ela antes de tentar? Nunca saberei.
 
Última edição:
Ontem eu tive um pouco de tempo livre e decidi fazer alguns testes com o PBO (porque overclock pra melhorar performance em jogos > jogar algo).
Habilitei o PBO, coloquei a tensão principal da CPU com offset negativo de 0,1V e fui dar uma olhada em como a CPU se comportava.
Pra referência, antes o processador estava em 4.0Ghz@1.22V (o mínimo pra estabilizar com essa frequência).
Não obtive pontuação maior no multithread do Cinebench. Pontuação continuou entre 9300 e 9400. Eu não culpo o PBO muito aqui - provavelmente é minha refrigeração precária impedindo o processador de colocar uma frequência mais alta em todos os núcleos.
A pontuação em um núcleo só ficou em 506, contra ~474 do overclock fixo. Nunca obtive pontuações maiores que 507, em nenhuma circunstância. Segundo o HWInfo, meu maior clock foi ~4.55Ghz, o qual apareceu em uns 4 núcleos diferentes.

Eu tive um ganho considerável de temperatura ligando o PBO. A CPU sem uso ficava beirando os 60 graus, e chegando perto dos 90 em uso. Em comparação, o overclock estático deixa minha temperatura em torno dos 45 graus sem tarefas pesadas, e em torno dos 75 graus no Cinebench. Olhando as informações do HWInfo, a tensão chama logo a atenção.
Infelizmente, o PBO continua empurrando tensões insanas. Não estou falando dos picos de 1.45V ou mais - entendo que eles são momentâneos e servem pra fazer o processador responder mais rápido a uma possível demanda do usuário. Porém, a tensão média passada ao processador foi de 1.38V (!). Mesmo a tensão mínima era acima da que eu uso no overclock estático, ficando em 1.23V. Não quero imaginar os valores que apareceriam se eu não tivesse usado o offset negativo.

Por fim das contas, o PBO não me deu performance melhor no Dota 2 - o FPS médio subiu ~1,523%, de 197 FPS pra 200 FPS com os gráficos no máximo. Porém, o 1% mínimo dos FPS tiveram uma queda de ~25% com PBO ligado (caiu de 133 FPS pra 100 FPS).

Seguem gráficos que demonstram os resultados:

2biaex.png

2biaey.png

2biafb.png


Olhando esses resultados, fico preocupado porque deixei o PBO rodando sozinho por uns 2 meses. huehuehue
Será que a CPU foi capaz de fazer 1900FLCK no passado e eu degradei ela antes de tentar? Nunca saberei.


Há pelo menos 06 meses, venho advogando pelo clock fixo aqui no tópico.

Foi como obtive melhor consumo, melhores temps, e desempenho mais estável.

Meu CPU só funcionou em stock (+PBO) por poucos minutos até instalar o Windows, e só.

Minha meta agora é bem humilde: esperar a situação melhorar pra pegar um ótimo cooler pra deixar em 4.2GHz definivamente (não que o Wraith Prism não dê conta, mas prefiro poupar meu chip).
 
Há pelo menos 06 meses, venho advogando pelo clock fixo aqui no tópico.

Foi como obtive melhor consumo, melhores temps, e desempenho mais estável.

Meu CPU só funcionou em stock (+PBO) por poucos minutos até instalar o Windows, e só.

Minha meta agora é bem humilde: esperar a situação melhorar pra pegar um ótimo cooler pra deixar em 4.2GHz definivamente (não que o Wraith Prism não dê conta, mas prefiro poupar meu chip).
Massa, pela sua assinatura você conseguiu esse clock com uma tensão baixíssima. Qual cooler está planejando pegar?
 
Massa, pela sua assinatura você conseguiu esse clock com uma tensão baixíssima. Qual cooler está planejando pegar?


Pretendo pegar um Mugen 5 e acrescentar uma segunda fan Scythe slim, pra transformar ele num "PCGH Edition" melhorado.
 
Meu 3700X não pega 4.2 GHz nem com > 1.4V. Pra rodar a 4.1 GHz eu preciso de 1.35V, e para 4.0 GHz eu preciso de 1.27V.

Quando eu comprei não era assim, foi piorando com o tempo. Eu comprei no primeiro lote que chegou no BR, fui um dos primeiros a receber aqui do fórum.

Eu suspeito que o meu 3700X sofreu degradação. Hoje em dia ele nem funciona mais em stock, apenas desligando o SMT.

Estou esperando a pandemia passar e meu salário voltar ao normal pra comprar outro e solicitar o RMA.

Caramba! Que situação...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo