• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Resolveu como? Essa desgraça de Kernel Power 41 tá infernizando minha vida. Já testei umas 735 possíveis soluções e nada.

Então amigo, esse erro é muito genérico...pode ser muita coisa...mas no meu caso era a voltagem do VSOC Voltage(ou VCORE dependendo da mobo) que estava em automático e ficava em 1.08v...subi para 1.15 e resolveu definitivamente o problema...minha mobo é uma Gigabyte B450M Gaming.

O engraçado é que recomendam 1.10v mas no meu caso estabilizou mais alto mesmo...mas abaixo do limite que é 1.20v.

Vou deixar aqui o post que tinha feito com as outras possíveis soluções que podem funcionar para outras pessoas.

Meu PC ficava reiniciando sozinho com erro Kernel Power 41...esse erro acontece aleatoriamente mesmo com o PC em idle, no meio de jogos, na inicialização do Windows etc...as vezes ficava alguns dias sem acontecer outras vezes acontecia várias vezes no mesmo dia...engraçado que nos stress test Aida64, Prime95, Furmark, MEMTestx86, Inter Burn Test, etc passava tudo de boa......troquei Fonte, VGA, SSD, formatei o Windows, atualizei os drivers, fora que fiz um monte de dicas que achei na net...eis as dicas:

1) Desabilitar Audio da saída HDMI da VGA no gerenciador de dispositivos

2) Ir em Propriedades/Configurações avançadas de sistema/Inicialização e recuperação e desmarque Reiniciar Automaticamente

3) Digitar services.msc no menu executar e desativar AMD External Events Utilities

4) Opções de energia/Alto desempenho e colocar desligar disco rigido após NUNCA

5) Opçõers de energia/Escoher as funções dos botões de energia e desmarque "Ligar incialização rápida"

6) Abrir o prompt como administrador e digite "sfc /scannow"

7) Abrir o prompt como administrador e digite "chkdsk /f /r"

Mesmo assim nada resolvia e só sobrou mobo, CPU e RAM para testar...aí troquei as minhas ballistix 3000 por 2 Hyper X 2133mhz que tinha em outro PC aqui e parou de dar os erros....imaginei que tinha algum problema por causa das frequências mais altas da Ballistix pois elas passaram sem erros no memtestx86 e no outro PC funcionaram perfeitamente...aí voltei as Ballistix para o PC e vi que o SOC VCORE(VOLTAGE) estava em AUTO(1.08 por padrão) e mudei
o offset para + 0.72 o que deu 1.15v...resolveu meu problema finalmente...agora estou afinando o VSOC Voltage diminuindo de 0.006 aos poucos e usando por 1 ou 2 semanas a cada vez.

Espero que te ajude e resolva o problema aí.
 
Última edição:
Eu posso utilizar o PC assim ? Ou para fazer um over preciso que o mesmo fique estável no modo mais pesado de todos, mesmo que eu nunca precise daquele desempenho ?
Pode sim, só tenha em mente que numa possível eventualidade de crash pode ter sido por conta desse over. Se estiver ok com isso, então 0 bronca.
 
Resolveu como? Essa desgraça de Kernel Power 41 tá infernizando minha vida. Já testei umas 735 possíveis soluções e nada.

Já vi resolverem subindo a tensão do PLL e do chipset.
 
Pode sim, só tenha em mente que numa possível eventualidade de crash pode ter sido por conta desse over. Se estiver ok com isso, então 0 bronca.
Mas isso pode causar algum prejuízo ?
Acho difícil ocorrer um crash já que passei 40 minutos no prime95 totalmente estável, sendo que ele puxa muuito mais que qualquer game que rodo ou até mesmo o android studio.
Mas a grande questão é q ele só é estável na opção high do prime95. A opção 2, crash depois de uns 15-20 minutos, pra ficar estável lá o aumento de vCore é absurdo, não vale a pena sendo que não chego nem perto de utilizar o desempenho do high(estável), quanto mais a do maximum.

oNgJ66K.png
 
Mas isso pode causar algum prejuízo ?
Improvável demais.

Mas a grande questão é q ele só é estável na opção high do prime95. A opção 2, crash depois de uns 15-20 minutos, pra ficar estável lá o aumento de vCore é absurdo, não vale a pena sendo que não chego nem perto de utilizar o desempenho do high(estável), quanto mais a do maximum.
O detalhe é que essa segunda opção tb ocasiona muitos misses na cache, fazendo o tráfego de dados ser bem maior, enquanto o primeiro é algo mais "computacional" sem transferir tantos dados assim. Num cenário hipotético onde vc fosse usar uma atividade que tivesse comportamento similar, poderia dar crash sim, basta ter noção disso caso ocorra.

Porém como vc falou que em geral é só jogos e android studio, então tb acho difícil que ocorra algum crash no seu dia a dia.
 
Aumentos de custos e tarifas: ASUS aumentará o MSRP (o preço) em placas gráficas e placas-mãe

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

"As próximas CPUs Ryzen 3 para notebooks da AMD provavelmente serão escassas no 1T21"


Bem, a demanda excessiva é certamente uma coisa (observe meu comentário enterrado na cópia abaixo), mas este relatório da DigiTimes também sugere fortemente que as limitações de capacidade da AMD na TSMC são bastante reais. Esperançosamente, a transição da Apple para 5 nm ajudará a liberar capacidade de 7 nm à medida que avançamos em 2021. O rumores do ângulo de embalagem é uma nova reviravolta para tentar entender.

O fornecimento da AMD de CPUs de notebook de próxima geração, que são baseadas na arquitetura Ryzen 3 e com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2021, deve ficar aquém da demanda, de acordo com fontes da cadeia de suprimentos upstream.

A AMD, comentando sobre a escassez de suas CPUs para desktops, notou que a demanda pelas CPUs ultrapassou significativamente a oferta, embora a empresa esteja se esforçando para aumentar a produção das CPUs.

As fontes apontaram que muitos ODMs esperam que as remessas globais de notebooks aumentem 35-40% no ano para chegar a 270-280 milhões de unidades em 2021, contra cerca de 200 milhões de unidades de 2020.







 
Tem alguma B550 que seja melhor que essa TUF X570?
Em que sentido? Features não tem como pq é inerente do chipset mesmo. Mas VRM e construção tem umas melhores sim, porém são bem mais caras.
 
Mas isso pode causar algum prejuízo ?
Acho difícil ocorrer um crash já que passei 40 minutos no prime95 totalmente estável, sendo que ele puxa muuito mais que qualquer game que rodo ou até mesmo o android studio.
Mas a grande questão é q ele só é estável na opção high do prime95. A opção 2, crash depois de uns 15-20 minutos, pra ficar estável lá o aumento de vCore é absurdo, não vale a pena sendo que não chego nem perto de utilizar o desempenho do high(estável), quanto mais a do maximum.

oNgJ66K.png

SE crasha nessa segunda opção costuma ser vcore insuficiente, pelo menos é assim no intel. A muitos anos uso a segunda opção pra validar temperatura/over. Se tá crashando na segunda opção, em algum momento vai crashar em aplicação, essa é minha experiência.
 
Em que sentido? Features não tem como pq é inerente do chipset mesmo. Mas VRM e construção tem umas melhores sim, porém são bem mais caras.
Até uns R$1300?
 
Galera, 2 dúvidas simples :
Meu Ryzen 3600 está com 4.1 ghz e 1.29v.

No prime95 existem 2 testes mais pesados, o primeiro que é um "High", que puxa bastante e o segundo que é o "Highest", onde, logicamente puxa bem mais que o primeiro.

A minha CPU, no preset que citei está super estável no modo "High", deixei 40 minutos e não deu nada, mas no modo "Highest" reiniciou depois de uns 15 minutos.

Porém, o "High", onde a CPU ficou estável, puxa muuito mais que as coisas que utilizo que puxam muito da cpu(android studio e jogos).

Eu posso utilizar o PC assim ? Ou para fazer um over preciso que o mesmo fique estável no modo mais pesado de todos, mesmo que eu nunca precise daquele desempenho ?

Minha outra dúvida :
Vale mais a pena 4.1ghz a 1.29v ou 4.2ghz a 1.325v ? Considerando o desempenho ganho pela voltagem.

Caramba, aqui o 3600X estou usando 4.1 com 1.11v e está estável.

Como estão suas temperaturas?
 
boa tarde pessoal, estou pesquisando pra fazer o upgrade no meu kit processador + mobo;
estou com algumas dúvidas, já que não uso AMD desde o phenom 2;

1)as memorias que eu uso atualmente são compatíveis e vão funcionar corretamente?
2x8GB HyperX Fury RGB, 2400MHz, DDR4, CL15
2x4GB Corsair LPX, 2133MHz, DDR4, CL13
Atualmente estão em 2133MHz CL15

2)qual mobo pegar Asus TUF B450-Plus Gaming ou Gigabyte B450 Aorus Elite?

3) Meu nvme é compatível com essas placas? (SSD Adata XPG SX6000 1TB)
 
Agora que estabilizei o processador, estou brincando com a memória. Consigo ir até 3600 mhz sem mexer na tensão, mas não ficou 100%
a minha dúvida é: só aumento um pouco a tensão da memória e deu, ou a tensão do SOC pode influenciar nisso?
Meu SOC está em 1.087v e o cpu vcore SOC 1.10v
 
Caramba, aqui o 3600X estou usando 4.1 com 1.11v e está estável.

Como estão suas temperaturas?

SE crasha nessa segunda opção costuma ser vcore insuficiente, pelo menos é assim no intel. A muitos anos uso a segunda opção pra validar temperatura/over. Se tá crashando na segunda opção, em algum momento vai crashar em aplicação, essa é minha experiência.

Aqui tbm está estável, em jogos... com 1.31 em 4.2ghz, porém na versão máxima do prime95 ele crasha.
Temperatura entre 55-60c.

No fim das contas, vou deixar em 4.1ghz com 1.29v, super estável e estou utilizando assim nos últimos 2 dias.
Não acho q vale tanto a pena ficar brincando tanto por causa de tão pouco.
 
Última edição:
Aqui tbm está estável, em jogos... com 1.31 em 4.2ghz, porém na versão máxima do prime95 ele crasha.
Temperatura entre 55-60c.
Até falei em outro tópico que isso de "estável" é muito relativo.

Estável como o stock o seu claramente não está, já que em stock provavelmente rodaria o outro teste sem bronca.
Agora pra muitos estável é somente rodar as aplicações do seu dia a dia sem muita preocupação.
 
Até falei em outro tópico que isso de "estável" é muito relativo.

Estável como o stock o seu claramente não está, já que em stock provavelmente rodaria o outro teste sem bronca.
Agora pra muitos estável é somente rodar as aplicações do seu dia a dia sem muita preocupação.
Sim, quando falei estável foi apenas referente a isso mesmo.

Em stock, em jogos ele chega a atingir 4.1 só que a tensão vai para 1.42 do nada, fica tendo esses picos e a temperatura chega até 64-66c em jogos(eu sei que é uma temperatura baixa e totalmente tranquila).

Mas o que me deixa mais besta é conseguir 4.1ghz frequentes, em todos núcleos, com 1.29v e a temperatura na casa dos 50 e pouco, fazendo a mesma coisa.
 
@Caronize Qual CPU você tinha antes do 5800x ?
Tinha um 3700x!!

Não, só pra ver o que mudou nos parâmetros do PBO.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Não, só pra ver o que mudou nos parâmetros do PBO.

Vou printar aqui e posto pra você dar uma olhada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não, só pra ver o que mudou nos parâmetros do PBO.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Não, só pra ver o que mudou nos parâmetros do PBO.

PBO "Auto":

uYBGko.jpg


PBO +200:

WqkwwX.jpg
 
Última edição:
Tinha um 3700x!!



Vou printar aqui e posto pra você dar uma olhada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



PBO "Auto":

uYBGko.jpg


PBO +200:

WqkwwX.jpg

O Auto OC altera o comportamento da curva de boost (tensão X frequência).

Ele provavelmente está escalando uma voltagem muito alta para o "clock +200" e acaba limitado pelo PPT, EDC ou TDC, o que na prática impede que o boost pretendido seja atingido.

Vi que nos dois casos os parâmetros de PPT, EDC e TDC estão no padrão.

A sugestão é reduzir o offset do auto OC ou aumentar os limites do PBO.
 
O Auto OC altera o comportamento da curva de boost (tensão X frequência).

Ele provavelmente está escalando uma voltagem muito alta para o "clock +200" e acaba limitado pelo PPT, EDC ou TDC ou pelos outros valores, o que na prática impede que o boost pretendido seja atingido.

A sugestão é reduzir o offset do auto OC ou aumentar os limites do PBO.

Puts, ai já não manjaria fazer, precisaria dar uma pesquisada/estudada nesses parâmetros para não fazer besteira. Com o +200 minha temperatura máxima ontem jogando foi 4 graus menor e acabou que alguns nucleos bateram 5.0. Mesmo tendo temperatura menor, os picos de voltagem podem ter aumentado muito a ponto de estragar algo a longo prazo?


Pq você optou trocar pelo 5800x e não fazer um upgrade de GPU ? Estou perguntando pois tenho dúvidas em relação ao que/quando trocar primeiro: cpu ou gpu :(

Tranquilo man, pode perguntar e tirar suas dúvidas sim hehehe. Eu jogo jogos competitivos, em FULL HD em um monitor 240hz e na maioria dos casos jogos CPU Bound. Se eu trocasse minha VGA nesse caso meu ganho seria inexistente, até porque uma 2070 é muito forte para FULL HD LOW ou até presets maiores que isso. Como meu objetivo é obter o máximo de FPS nesses jogos para melhorarar fluidez e minha experiência no meu monitor de 240hz o correto seria investir numa CPU com IPC mais forte mesmo, como é o caso do 5800x.
 
Última edição:
boa tarde pessoal, estou pesquisando pra fazer o upgrade no meu kit processador + mobo;
estou com algumas dúvidas, já que não uso AMD desde o phenom 2;

1)as memorias que eu uso atualmente são compatíveis e vão funcionar corretamente?
2x8GB HyperX Fury RGB, 2400MHz, DDR4, CL15
2x4GB Corsair LPX, 2133MHz, DDR4, CL13
Atualmente estão em 2133MHz CL15

2)qual mobo pegar Asus TUF B450-Plus Gaming ou Gigabyte B450 Aorus Elite?

3) Meu nvme é compatível com essas placas? (SSD Adata XPG SX6000 1TB)

1 - Essas memórias são muito ruins pra serem usadas nos Ryzen. Venda elas e tente pegar no mínimo um par de 3000MHz, como as crucial balistix da minha assinatura.
2 - Pegue a TUF
3 - Sim, é compatível.
 
Meu 5900x em stock na bios chega a 80c jogando Witcher 3. Resolvi colocar clock fixo 4.5 e vcore 1.225 e agora fica nos 64c. Tem algum problema do clock da cpu ficar o tempo inteiro em 4.5? To saindo de um i7 7700k e a diferença é enorme principalmente no GTAV q ficava com uso de cpu em 80 90% e dava umas engasgadas e oscilações de fps.

Percebi que em stock no cinebench r20 o clock chega no máximo a 4.0 ghz e esquenta menos. Nos jogos esquenta bem mais por conta da voltagem automática ir até 1.48v e 4.9 ghz em alguns núcleos.
 
1 - Essas memórias são muito ruins pra serem usadas nos Ryzen. Venda elas e tente pegar no mínimo um par de 3000MHz, como as crucial balistix da minha assinatura.
2 - Pegue a TUF
3 - Sim, é compatível.


As memorias são ruins do tipo "não usável" ou do tipo "da pra aguentar até comprar outras" ?
Outra dúvida, o cooler box da conta de boa do processador ou seria melhor já pegar um cooler mais forte, tipo um CM Hyper 212 Turbo?
E porque a TUF? tem algo nela que não tem na Aorus?
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo