[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Atualizei a minha Asus X570 Hero aqui para a BIOS 4004 a dias e não tive problema algum.
Até observei uma pequena queda na temperatura do meu R7 5800X.
 
Vou dar mais uma chance a amd, pois infelizmente trocar todos os componentes agora seria inviável. Analisei todas as possíveis opções, que poderia me trazer mais segurança e estabilidade no geral, terminei optando por trocar a placa mãe.

Nesses dias, a b450 m da aorus vem tendo bons preços, 497~499 reais a vista, pelo recursos oferecidos acho que tá um bom preço, com frete grátis ainda, sei que ela não é o melhor modelo b450, mas para meu caso, que não se importa com overclock e afins servirá de bom tamanho. Ainda me saiu mais barata que o lixo da ab350m-ds3h v2, essa porcaria custava mais de 500 reais na época que comprei em agosto de 2020.

É meu último gasto nesse pc provavelmente, pois caso continue os mesmos problemas, devolvo a placa mãe, uso o arrependimento e vendo todas as peças restantes e parto pra concorrente, pois as frustrações, decepções e raiva causados por essa arquitetura ainda continuam. Espero não me decepcionar com a mobo nova, pelo menos creio eu que o chipset ser mais atual meu 1600af funcione com mais qualidade. Pelo menos as memórias rodando com xmp ativo, nos 3000mhz estará excelente.
 
Pessoal, boa tarde.
Estou atualizando meu setup, já comprei um Ryzen 5 1600+16GB na ali, agora estou procurando placa mãe.
Gostaria de saber o que acham da gigabyte AORUS B450m? Ideia é usar esse 1600 por enquanto e depois migrar pra um 5600X em stock (Depois que trocar de GPU), queria ficar com um bom custo beneficio. O que acham dessa placa?
Entou entre comprar essa placa no Brasil ou importar uma ASUS TUF 450 queria ter garantia aqui no Brasil e não ter que esperar tanto pra placa chegar, tenho alguma contra indicação nessa giga AORUS?
Então é AORUS
 
Vou dar mais uma chance a amd, pois infelizmente trocar todos os componentes agora seria inviável. Analisei todas as possíveis opções, que poderia me trazer mais segurança e estabilidade no geral, terminei optando por trocar a placa mãe.

Nesses dias, a b450 m da aorus vem tendo bons preços, 497~499 reais a vista, pelo recursos oferecidos acho que tá um bom preço, com frete grátis ainda, sei que ela não é o melhor modelo b450, mas para meu caso, que não se importa com overclock e afins servirá de bom tamanho. Ainda me saiu mais barata que o lixo da ab350m-ds3h v2, essa porcaria custava mais de 500 reais na época que comprei em agosto de 2020.

É meu último gasto nesse pc provavelmente, pois caso continue os mesmos problemas, devolvo a placa mãe, uso o arrependimento e vendo todas as peças restantes e parto pra concorrente, pois as frustrações, decepções e raiva causados por essa arquitetura ainda continuam. Espero não me decepcionar com a mobo nova, pelo menos creio eu que o chipset ser mais atual meu 1600af funcione com mais qualidade. Pelo menos as memórias rodando com xmp ativo, nos 3000mhz estará excelente.
Nisso a BIOS da Gigabyte é boa faz XMP de boa. Uma dica não atualiza a BIOS, pois como só tem 16MB para suportar todas as gerações dos Ryzen a primeira e segunda gerações ficaram mais "capadas".

Em teoria irás subir as memorias via XMP para 3000 ou 3200 com 1,35V nelas sem problemas.

Eu tive a Aorus b450 ATX é a mesma BIOS, troquei pela Asus B450 Pro-S que na época custava menos de 500 cascalhos no Ali.
 
AMD reconheceu os problemas de stuttering no Windows 10 e 11. Soluções, comprar um dispositivo TPM a parte ou esperar sair um novo AGESA, que pode variar conforme placa mãe.


Agora quem foi early adopter foi a Intel com as DDR5 e PCIe 5.0, a Intel lançou primeiro e só na próxima geração a AMD vai passar a usar.



Em relação aos componentes da placa mãe, a qualidade não deveria interferir, já que não foram compradas as placas de entrada e sim placas intermediárias avançadas, mas vai saber pois eu comprei uma placa topo de linha da ASUS que apresentou problemas em apenas 8 meses de uso.

Não foi tão early-adopter assim. No PCIe 4.0, do lançamento da especificação final, para o lançamento do Zen 2, foi 1 ano e meio basicamente.

Já o PCIe 5.0, do lançamento da especificação final até o Alder Lake, foram 2 anos e meio, quase 3.

Com relação aos componentes, curiosamente, na época em que idenfiquei esses problemas, eu fazia estágio em uma escola e o laboratório de lá usava placas mãe Asus. Talvez eles usem algum material que se deteriora com o tempo ou em certas condições. Muita gente fala que a Asus cobra caro por placas mãe de qualidade duvidosa.

Pessoal, boa tarde.
Estou atualizando meu setup, já comprei um Ryzen 5 1600+16GB na ali, agora estou procurando placa mãe.
Gostaria de saber o que acham da gigabyte AORUS B450m? Ideia é usar esse 1600 por enquanto e depois migrar pra um 5600X em stock (Depois que trocar de GPU), queria ficar com um bom custo beneficio. O que acham dessa placa?
Entou entre comprar essa placa no Brasil ou importar uma ASUS TUF 450 queria ter garantia aqui no Brasil e não ter que esperar tanto pra placa chegar, tenho alguma contra indicação nessa giga AORUS?

Minha esposa tem uma DS3H e ela sofreu com os problemas da AMD, com stutterings no desktop, relacionados ao TPM como demostrado acima. Apesar da construção ser um pouco diferente, acredito que a BIOS seja a mesma basicamente.

Enfim, na minha experiência, no futuro não pegarei mais placas da Gigabyte. Agora minha mobo é MSI e não tive nenhum problema, eu gosto da marca. Usava quando tinha Intel também e nunca tive problemas.
 
AMD reconheceu os problemas de stuttering no Windows 10 e 11. Soluções, comprar um dispositivo TPM a parte ou esperar sair um novo AGESA, que pode variar conforme placa mãe.




Não foi tão early-adopter assim. No PCIe 4.0, do lançamento da especificação final, para o lançamento do Zen 2, foi 1 ano e meio basicamente.

Já o PCIe 5.0, do lançamento da especificação final até o Alder Lake, foram 2 anos e meio, quase 3.

Com relação aos componentes, curiosamente, na época em que idenfiquei esses problemas, eu fazia estágio em uma escola e o laboratório de lá usava placas mãe Asus. Talvez eles usem algum material que se deteriora com o tempo ou em certas condições. Muita gente fala que a Asus cobra caro por placas mãe de qualidade duvidosa.



Minha esposa tem uma DS3H e ela sofreu com os problemas da AMD, com stutterings no desktop, relacionados ao TPM como demostrado acima. Apesar da construção ser um pouco diferente, acredito que a BIOS seja a mesma basicamente.

Enfim, na minha experiência, no futuro não pegarei mais placas da Gigabyte. Agora minha mobo é MSI e não tive nenhum problema, eu gosto da marca. Usava quando tinha Intel também e nunca tive problemas.
finalmente, após 7 meses desde a existência do problema, finalmente se manifestaram, correção prevista pra daqui a 2 meses, serão 9 com o problema isso se não chegar a 10, mas tá bom, pelo menos vão corrigir eu espero
 
finalmente, após 7 meses desde a existência do problema, finalmente se manifestaram, correção prevista pra daqui a 2 meses, serão 9 com o problema isso se não chegar a 10, mas tá bom, pelo menos vão corrigir eu espero
Infelizmente as duas fabricantes são muito lerdas, numa antiga plataforma intel que comprei apresentou um problema de USB parar de funcionar, demoraram quase 10 meses para soltar uma correção, é por isso que tem horas que eu rezo para aparecer uns 2-3 concorrentes a mais nesse mercado de processadores, pois somente com duas é só dor de cabeça.
 
Boa tarde galera. Eu posso instalar uma BIOS anterior da placa mãe ? É que instalei a última BIOS, e a fan do Chipset agora esta trabalhando com rotação muito alta. E isso faz barulho.
 
Sairam os novos threadripper pro com zen3:

AMD%20Ryzen%20Threadripper%20Pro%205000%20WX%20Slide%203.JPG
 
Última edição:
Eu simplesmente te digo que em algumas mobos mesmo usando o token HW não resolve nada. o problema é como a bios é feita, pois nem sempre ela é construída de acordo com um bom procedimento. tudo, absolutamente todo o HW que está em um sistema com TPM deve ter assinatura digital e nem tudo nas placas-mãe usa assinatura digital, principalmente quando integram recursos completamente fora do padrão (e muitas vezes significa que as mil luzes, gerenciadas por um chip de 10 centavos muito escasso, se você habilitá-los, leva ao uso de um chip que interage com a bios, mas que na maioria dos casos não tem assinatura digital; se você não habilitar, não acontece nenhum problema; outras coisas encontradas são foram as portas para alimentação direta da placa-mãe das bombas de refrigeração líquida, especialmente se elas tivessem várias luzes de fadas interativas). funciona assim, quando falam que o problema é dependendo da configuração que você tem: a mobo é péssima e a bios é ruim e não segue os preceitos do fabricante da plataforma, mas tudo recai sobre o fabricante do processador, porque é o "falso" "dono da plataforma, quando ele entrega apenas parte da bios referente ao microcódigo da CPU e chipset. o restante do HW deve ser implementado de acordo com o preceito da "boa construção" e isso nem sempre é se a tecnologia fTPM funcionou mal, funcionou mal para todos, não apenas em algumas circunstâncias com algumas placas-mãe. A AMD está intervindo simplesmente dizendo aos fabricantes de mobo um procedimento padrão e justo para construir suas bios e não ter problemas. tenho certeza de que a solução que será adotada por muitos fabricantes de mobo será desabilitar os LEDs da mobo quando o fTPM estiver ativado. Tentei o W11 em uma unidade secundária e deu certo imediatamente, mas porque apago todas as luzes da mo bo ... o fato é que para usá-lo eu teria que reinstalar dezenas e dezenas de softwares e, desde que não seja forçado, não há motivo para fazê-lo, pois praticamente só muda a GUI ... o resto é inútil (se você não tiver ADL)...


Um cara postou esse comentário na matéria sobre o problema de gagueira.
Melhor que a maioria das matérias sobre o assunto.
 

AMD will be launching as many as three Ryzen 4000 SKUs: 4600G, 4500 and 4100, these are entry-level CPUs to be priced under 154 USD. The Ryzen 5 4500 is expected to cost 129 USD whereas the cheapest Ryzen 3 4100 is expected to cost 99 USD. Those are most likely the Renoir-X parts with the iGPU disabled.
 
AMD reconheceu os problemas de stuttering no Windows 10 e 11. Soluções, comprar um dispositivo TPM a parte ou esperar sair um novo AGESA, que pode variar conforme placa mãe.




Não foi tão early-adopter assim. No PCIe 4.0, do lançamento da especificação final, para o lançamento do Zen 2, foi 1 ano e meio basicamente.

Já o PCIe 5.0, do lançamento da especificação final até o Alder Lake, foram 2 anos e meio, quase 3.

Com relação aos componentes, curiosamente, na época em que idenfiquei esses problemas, eu fazia estágio em uma escola e o laboratório de lá usava placas mãe Asus. Talvez eles usem algum material que se deteriora com o tempo ou em certas condições. Muita gente fala que a Asus cobra caro por placas mãe de qualidade duvidosa.



Minha esposa tem uma DS3H e ela sofreu com os problemas da AMD, com stutterings no desktop, relacionados ao TPM como demostrado acima. Apesar da construção ser um pouco diferente, acredito que a BIOS seja a mesma basicamente.

Enfim, na minha experiência, no futuro não pegarei mais placas da Gigabyte. Agora minha mobo é MSI e não tive nenhum problema, eu gosto da marca. Usava quando tinha Intel também e nunca tive problemas.

Cadê os defensores que diziam não existir problema algum ? :bem:
Não que eu tenha, mas diversas pessoas tem o problema... Não como esconder.
 
Cadê os defensores que diziam não existir problema algum ? :bem:
Não que eu tenha, mas diversas pessoas tem o problema... Não como esconder.
Não tem defensor nenhum. Eu disse que o @CaptainFantastic estava generalizando a plataforma como ruim por causa dos problemas que ele enfrentou. Uso várias versões de Ubuntu e Windows7 nas três máquinas que tenho, sem problemas.
O "problema" surgiu basicamete pelo uso que o Windows11 faz deste recurso, alias até então inutil/não utilizado para os sistmas operacionais.
Já questionei em outros forums, o que o Windows10 tem com a estória ? ele nunca precisou do TPM para instalar ou funcionar. A maioria das placas mãe vinham com esse rcurso desabilitado na bios.
Agora, estou recebendo relatos de problemas do TPM com os módulos externos ( aqueles que se pluga no conector da placa mãe ). Se for verdade, o problema é no Windows e não no hardware.
 
Não tem defensor nenhum. Eu disse que o @CaptainFantastic estava generalizando a plataforma como ruim por causa dos problemas que ele enfrentou. Uso várias versões de Ubuntu e Windows7 nas três máquinas que tenho, sem problemas.
O "problema" surgiu basicamete pelo uso que o Windows11 faz deste recurso, alias até então inutil/não utilizado para os sistmas operacionais.
Já questionei em outros forums, o que o Windows10 tem com a estória ? ele nunca precisou do TPM para instalar ou funcionar. A maioria das placas mãe vinham com esse rcurso desabilitado na bios.
Agora, estou recebendo relatos de problemas do TPM com os módulos externos ( aqueles que se pluga no conector da placa mãe ). Se for verdade, o problema é no Windows e não no hardware.

Você é um deles.
 
Você é um deles.
Eu tenho raciocínio, argumentos e experiência pessoal com o hardware.
Tu fica "acusando" os outros de "não ter o mesmo problema". Que palhaãda, se revoltam por que outros não sofrem junto dos mesmo problemas.
 

Um cara postou esse comentário na matéria sobre o problema de gagueira.
Melhor que a maioria das matérias sobre o assunto.
pqp esse foi o comentário mais idiota que já li tentando concluir alguma coisa doida, tá pior que terraplanista o cidadão que escreveu isso

e o pior, a amd já admitiu que o problema é com o módulo dela e que vai corrigir kkkkk e mesmo assim o cara me cria essa coisa toda pra passar pano culpando até os leds das placas mães kkkkkk

Não tem defensor nenhum. Eu disse que o @CaptainFantastic estava generalizando a plataforma como ruim por causa dos problemas que ele enfrentou. Uso várias versões de Ubuntu e Windows7 nas três máquinas que tenho, sem problemas.
O "problema" surgiu basicamete pelo uso que o Windows11 faz deste recurso, alias até então inutil/não utilizado para os sistmas operacionais.
Já questionei em outros forums, o que o Windows10 tem com a estória ? ele nunca precisou do TPM para instalar ou funcionar. A maioria das placas mãe vinham com esse rcurso desabilitado na bios.
Agora, estou recebendo relatos de problemas do TPM com os módulos externos ( aqueles que se pluga no conector da placa mãe ). Se for verdade, o problema é no Windows e não no hardware.
o windows 10 sempre usou o tpm quando ele está ativado e o software em si faz uso dele, ele só não criou dependência de atualização a ele, inclusive se vc usar ativado, instalar o office e desativar o módulo vai dar um problemaço de ativação do office, tem até uns tutoriais tb de solução pra erro de tpm no windows 10


e não, não tem relato algum de problema de tpm com módulo externo, inclusive a amd disse que a solução seria instalar um já que o que vem no processador dela apresenta problemas

mas claro, o problema agora é do windows tb, depois dos leds de placa mãe, agora tb é no windows, e isso pq só acontece na amd e a amd declarou que é com ela o problema e vai resolver hein, imagina se não declarasse
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Você é um deles.
cara chegamos a um ponto de fanboysmo em que até quando a amd assume a culpa os caras falam "nãaaoooo, é mentiraaaa, eu vou criar uma teoria aqui que explica como a culpa não é dela" e culpa até os leds da placa mãe e o outro querendo inventar que o 10 não usa tpm, que o módulo externo que tem problemas e que a culpa é da microsoft, aí te digo qual a credibilidade de um cidadão que chega a este ponto falar que ele tem 3 pcs com ryzen e que o problema não ocorre com ele? esse aí até se estiver com o pc gaguejando a cada segundo vai dizer que não tem nada de errado e está tudo perfeito
 
Última edição:
cara chegamos a um ponto de fanboysmo em que até quando a amd assume a culpa os caras falam "nãaaoooo, é mentiraaaa, eu vou criar uma teoria aqui que explica como a culpa não é dela" e culpa até os leds da placa mãe e o outro querendo inventar que o 10 não usa tpm, que o módulo externo que tem problemas e que a culpa é da microsoft, aí te digo qual a credibilidade de um cidadão que chega a este ponto falar que ele tem 3 pcs com ryzen e que o problema não ocorre com ele? esse aí até se estiver com o pc gaguejando a cada segundo vai dizer que não tem nada de errado e está tudo perfeito
O último comentário só comprova o que disse antes. O cara tem problemas com o hardware/software e condenou toda a plataforma AMD.
E para finalizar, ainda me chama de mentiroso, alegando que eu não vou admitir que tenho os mesmos problemas que ele...
Pergunta: por que não vende/troca/joga fora o PC , já que é tão ruim e não tem solução ?

Essa é a primeira vez que vejo uma discussão estúpida, onde pessoas pregam religiosamente/lunaticamente de tal forma que a conversa é impossivel. Qualquer informação, fato ou argumento meu é sinal que sou fanboy, mentiroso, etc.
 
O último comentário só comprova o que disse antes. O cara tem problemas com o hardware/software e condenou toda a plataforma AMD.
E para finalizar, ainda me chama de mentiroso, alegando que eu não vou admitir que tenho os mesmos problemas que ele...
Pergunta: por que não vende/troca/joga fora o PC , já que é tão ruim e não tem solução ?

Essa é a primeira vez que vejo uma discussão estúpida, onde pessoas pregam religiosamente/lunaticamente de tal forma que a conversa é impossivel. Qualquer informação, fato ou argumento meu é sinal que sou fanboy, mentiroso, etc.
deve ser porque você é, que diabos é informação, fato ou argumento criar teorias que isentam a marca de culpa ou de ter causado o problema, jogando o problema em terceiros sendo que a mesma já admitiu que o problema é dela, e que ela mesma vai ter que corrigir isto, no mínimo possível do mínimo que pode se fazer é te chamar de fanboy, pra chegar a este ponto de defender o indefensável já confesso de culpa, sinceramente duvido muito que admitiria problemas na sua plataforma

suas informações, fatos ou argumentos foram repetir 3 vezes que o windows 10 não usa tpm e que o problema não ocorre nele e te postei já links de sites grandes informando que acontecem nele e que usam o tpm nele, e vc volta a repetir se negando o mesmo simplesmente pq não quer aceitar

quanto ao pq eu não vendo, já respondi isso, vc estava na conversa 3 posts acima e leu mas tb não quis assimilar isso também, página 2194 post 54.848

bem, de qualquer forma meu objetivo foi cumprido, lamento muito por vc, a amd finalmente admitiu o problema e vai dar atenção a ele, e ele será corrigido, abraços
 
Última edição:
Só pra esclarecer, esse problema admitido pela AMD relacionado ao tpm que causa stuttering é o mesmo das usb com desconexão ou é outro?
 
Ontem tive novamente um desses engasgos, é coisa de uns 2 segundos e trava tudo, inclusive o audio... Bem chata essa situação, ainda bem que pelo menos comigo ta acontecendo muito raramente, tipo uma vez por semana mais ou menos, espero que arrumem logo mesmo porque ta passada da hora
 
Última edição:
Eu tenho raciocínio, argumentos e experiência pessoal com o hardware.
Tu fica "acusando" os outros de "não ter o mesmo problema". Que palhaãda, se revoltam por que outros não sofrem junto dos mesmo problemas.

EU ? Não tenho problema algum (Na verdade tive meu 3700x tava com problemas e a garantia da AMD é excepcional) . Mas não passo o pano feito tu, babão de marca porque não ganha 1 centavo... e fica falando bosta. Se ganhasse algum para ficar abrindo a "boca" para falar, mas nem isso.
 
Só pra esclarecer, esse problema admitido pela AMD relacionado ao tpm que causa stuttering é o mesmo das usb com desconexão ou é outro?
é outro problema, mas coincidentemente quando o do usb foi corrigido ela lançou as bios ready pro windows 11 ativando o tpm na bios o que antes vinha por padrão desativado e aí se descobriu o problema, ele já existia antes só estava lá quietinho pq por padrão vinha desativado e a maioria não ativava isso, quem ativava já tinha os problemas mas era uma escala menor então a amd cagou pra eles, mas já funcionava no windows 10 inclusive pra quem ativasse


essa correção de segurança aparentemente piorou o problema ou foi o que aumentou o que antes era de stuttering para freezes de 2 segundos

quanto ao do usb tem usuário ainda com ele mas que resolve ao mudar o pci express 4.0 para 3.0

ou seja tem mais problemas pra corrigir pela frente
 
Só pra esclarecer, esse problema admitido pela AMD relacionado ao tpm que causa stuttering é o mesmo das usb com desconexão ou é outro?
O do USB é outro, mas aqui nessa thread já teve gente que resolveu mudando o PCIe de 4.0 para 3.0, ou então era algum problema do OC nas memórias que causava isso.
 
Última edição:
Boa tarde , estou tentando atualizar a bios da minha placa para colocar o ryzen 7 5800x mas está ocorrendo esse erro alguém sabe como resolver ?
R9KWqt5DAqQSiwpOzsdzo33r02JKHghHvkSNeV6zkUOVIIhBsexVrwwFBzmd60J6BD41LwFK04KDtFFoQ66Xf7VHvupt_5-KxH9jm-IwXi0sRVbi4rXFbYozu7tGtoQqYmUUNKkZV1a5EuCQJ69tKIE9KJBj3Sbx2XqmCIZskkI77JXWZjs79o_nUxMwzS3F8QlscmZszfRw8iuvdinkMqgA5AzlxfEqKtc8TWU9vq2Bj2Ac11UTTA-kbljU3itx_9SH5R6d1m_ZY2Cpo13LOiOv-Y4uaCS4YhtYAYXlbUFm6gndEBbe68XfxhsFn5yBiD8U1O-NoxTCSI8LNSJ4esoFfoQqh2GDoubwvgShRb1tuY6GJaa-oXc70aXl8YgOG_RtWK4nO60rG9Mp-V5tXt5Vrkqt53g-lKri64A-aYxJy88xwhJ-Po4j7nQrCTkliHa1BzEmqLQAdqH2ykOO7Gq__7VWpYNPCy6Mndz7PcLX5QbLYqhyN5qG9186my1p91UqAxkMDT4qwfrD2bvRIxpq9lO3zwFqT5sRmapI1atqS-25z0G2FI_f9iydH2q3E06rvbHCGlerUBkIJwc7_UmkCXXwYs_ehKbGScqmna9NXS8t-5QsP0Gm4CrEvn8zeKhTB3oKAxs-1_rpdutNIxnzLcUiK6PXTBItirD1-5WcMEl8YxIV7OzuUiuLYjIRCpgIzN9iC_hrkrAqxViNLKwoGA=w1252-h939-no
 
Interessante esse caso do TPM causar stutterings.

Tenho uma B350GTX da BIOSTAR, desde que comprei apresentava esses stutterings aleatórios de 2 segundos, mas não chegava a me incomodar.

E por padrão, antes mesmo do Windows 11 vir, minha placa mãe já vem ativado o TPM, causando esses stutterings também no Windows 10.

Aí eu relacionei os problemas que estava acontecendo com o TPM ligado, vi que era igual ao meu, simplesmente desativei o TPM da BIOS e nunca mais me aconteceu as travadas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo