• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Pensando em pegar um 5700x3d no Paraguai, semana que vem, e pôr o meu atual 5600g no pc dos meus pais.
Aproveita e compra uma placa de vídeo pra jogar CS2 comigo :wub:
 


:fire: :fire::fire::therip:
Concorrente direta da BIOSTAR, só pode! :limo:

Falouws :cool:
 
oKdhoGN.png


tem como melhorar o desempenho do meu 5800x aqui galera? nao quero aumentar o vdimm pq acima de 45 graus começa a dar instabilidade
 
oKdhoGN.png


tem como melhorar o desempenho do meu 5800x aqui galera? nao quero aumentar o vdimm pq acima de 45 graus começa a dar instabilidade

Tu já tá com uma tunagem muito agressiva. Melhorar esses valores, sem mexer na tensão, acho difícil. E mesmo que desse, o ganho na prática seria pífio em relação ao que você já possui.

Falouws :cool:
 
Pessoal, apareceu uma MSI B450 por R$ 450 aqui:

Tô entre ela e a Asus Tuf A520. Pelo que vi ambas já vem com bios que suporte o 5600x.
A Asus tá R$ 100 mais cara. R$ 550 contra R$ 450 da MSI.

Tô mais inclinado pra MSI nesse caso. O que vcs acham?

A perda de performance para GPUs potentes do 3 pro 4.0 não é realmente expressiva, mas quando o assunto é SSD o bicho muda completamente de figura. Eu tenho 3 KC3000 2TB, que são capazes de trabalhar a 7000/7000 e, quando alterei na BIOS para que o mesmo usasse Gen 3 ao invés do Gen 4, a performance caiu substancialmente, inclusive na leitura e gravação 4K. Claro que tem SSDs com diferentes velocidades, mesmo aqueles que já suportam Gen 4, mas nos modelos topo de linha pode ter certeza que o impacto é bem maior.

Sim, já vem com suporte. Eu comprei essa Asrock que citei para montar o PC de um amigo e ela já vem com BIOS 7.40, sendo que o suporte aos Ryzen 5000 vieram com a BIOS 4.10. Agora eu particularmente iria de Asus TUF Gaming B450M-Plus II ou Gigabyte B550M DS3H por causa do suporte ao Gen 4 no slot M.2 primário.

Falouws :cool:

Pro meu uso vai ser irrelevante. Eu realmente não fico transferindo arquivos gigantes com muita frequência. Eu só navego e jogo casualmente (não me animo mais com esses jogos novos a ponto de estar há mais de 1 ano sem PC).

Eu arrisco dizer que esse aumento de velocidade em SSD é inútil pra grande maioria das pessoas também, só serve pra benchmark.
Utilidade é mais pra quem trabalha movendo arquivos grandes com frequência no dia a dia, jogos não se enquadram nisso.

É o que penso. Pro meu uso, é irrelevante.

semana passada essa placa estava custando 499, ja vem preparada para o 5600x

É, ela pegou uma ótima fama (com razão) e agora estão metendo a mão no preço.

Se compatibilidade com ryzen 5000 é importante, eu tenho essa:

Funcionou com um 5600, que é bem mais recente que o 5600x.
O preço não tá muito bom, acho que já esteve bem mais barata (na faixa dos 450,00).

Achei meio salgado o preço e acabou aparecendo uma MSI mais barata que dizem ser compatível também. Esse modelo aqui: https://www.kabum.com.br/produto/108499

Pelo preço, tô entre ela e a Asus Tuf A520.

Para mim só pesa mesmo escolher PCIe 4.0 ao invés de 3.0 se a pessoa utilizar uma placa de vídeo com menos de 16 linhas: Colocar uma RTX4060 ou RX7600 em uma placa PCIe 3.0 vai dar perda de desempenho, e se utilizar uma GPU PCIe 4.0 x4 (como as famigeradas RX6400 e 6500XT) vai ter uma perda realmente perceptível. Tirando isso, não vejo prioridade para tal, os NVMe PCIe 4.0 ainda vão decolar e o DirectStorage, quando realmente for implementado e utilizado em massa, tanto as GPUs quanto as Mobos atuais estarão defasadas (opinião própria).

Cara, eu vi um teste com uma RTX 4090 e a diferença de desempenho do PCI 3.0 pro 4.0 foi desprezível. Isso porque estamos falando da placa mais forte do mercado.
 
Pessoal, apareceu uma MSI B450 por R$ 450 aqui:

Tô entre ela e a Asus Tuf A520. Pelo que vi ambas já vem com bios que suporte o 5600x.
A Asus tá R$ 100 mais cara. R$ 550 contra R$ 450 da MSI.

Tô mais inclinado pra MSI nesse caso. O que vcs acham?

Se o foco é jogar, pode ir de boa:



Ela também segurou a onda de um 5800X3D, tanto no Blender quanto no Cinebench, batendo na faixa dos 95°C (com dissipador que a acompanha). Porém, do ponto de vista da temperatura do VRM, a A520 TUF se saiu bem melhor:



Também levaria em consideração que a A520 TUF é mais completa em termos de features (mais conexões de FAN, conector ARGB), então talvez valha à pena pagar o adicional pedido caso você faça uso de muitas fans ARGB.

Pro meu uso vai ser irrelevante. Eu realmente não fico transferindo arquivos gigantes com muita frequência. Eu só navego e jogo casualmente (não me animo mais com esses jogos novos a ponto de estar há mais de 1 ano sem PC).

Entendi. Nesse caso, dá pra sacrificar o Gen 4 sem sombra de dúvidas.

Falouws :cool:
 
Vou considerar um upgrade futuro para um 5700X3D, tirando o meu 5600X da jogada.
 
Se o foco é jogar, pode ir de boa:



Ela também segurou a onda de um 5800X3D, tanto no Blender quanto no Cinebench, batendo na faixa dos 95°C (com dissipador que a acompanha). Porém, do ponto de vista da temperatura do VRM, a A520 TUF se saiu bem melhor:



Também levaria em consideração que a A520 TUF é mais completa em termos de features (mais conexões de FAN, conector ARGB), então talvez valha à pena pagar o adicional pedido caso você faça uso de muitas fans ARGB.



Entendi. Nesse caso, dá pra sacrificar o Gen 4 sem sombra de dúvidas.

Falouws :cool:


Eu tô perguntando as coisas antes de ver os testes. Eu já tenho uma controladora de fans com bastante espaço livre, então isso não seria relevante pra mim. Fora que 1 fan na frente puxando o ar e 1 fan atrás como exaustor já é mais que suficiente pra mim. As vezes eu deixava só a de trás ligada, mesmo jogando e as temperaturas ficavam boas.

Mas vendo uns testes eu vi que até o VRM da Asus é mais parrudo, fora a questão de temperaturas que na Asus é incrível e na MSI é aceitável. Irrelevante pro meu uso e pro da grande maioria, mas acho que é algo a se considerar se um dia eu quiser colocar m 5800x3D ou mesmo for ficar com a plataforma por mais tempo. Vai trabalhar mais folgado o 5800x3D na Asus A520 Tuf. Tô pensando e acho que vou pagar os R$ 100 a mais pela Asus.
 
Vai de qual CPU pra esse caso?
Tô pensando num 5950x com uma plaquinha básica

Edit: no caso vou passar os 64GB pra máquina do trampo e comprar 32GB pra gamer. Mais pra frente em 2025 vejo se vendo a máquina gamer toda e atualizo a plataforma…por enquanto estou investindo em outras coisas
 
Última edição:
Cara, eu vi um teste com uma RTX 4090 e a diferença de desempenho do PCI 3.0 pro 4.0 foi desprezível. Isso porque estamos falando da placa mais forte do mercado.
Mas ai você está vendo uma placa que utiliza 16 linhas PCIe 4.0 (~32GB/s) e possui 24GB de VRAM, ela vai ficar limitada em 16 linhas PCIe 3.0 (~16GB/s), e essa "velocidade" é suficiente para ela entregar seu desempenho pleno, e por isso a perda é desprezível ou inexistente. Mas se você olhar uma RX5500, que é PCIe 4.0 x8, e analisar sua utilização do barramento verá que executá-la em PCIe 3.0 x8 vai mostrar um resultado totalmente diferente. Este teste aqui mostra exatamente o meu ponto:

OelOOrwB_o.png


Certo, diferença boa e já prova o que eu disse, mas essa "famigerada" 5500XT é antiga, então seria melhor olhar uma placa mais recente: A 6500XT 4GB, sua sucessora. Essa placa tem um limite ainda maior, pois ela é PCIe 4.0 x4 (~8GB/s), e por isso em alguns jogos ela chega a ser pior que sua antecessora. Aqui um testa dessa dita cuja em PCIe 3.0 x PCIe 4.0:

WHCEMEeN_o.png

ZKNIOiKi_o.png

LKmhxJyV_o.png

Isso é o que acontece quando se coloca uma placa mais potente (5GFLOPS do N14 x 6GFLOPS do N24) em uma barramento mais limitado (8GB/s do N14 x 4GB/s do N24), e por quê ninguém ressalta isso? Porque esses testes internet à fora sempre utilizam a GPU high-end com CPU high-end em uma placa-mãe high-end, usando memórias e SSDs.... high-end. E isso mostra apenas cenário bem figurativo e longe da realidade de muitas pessoas. Logo dizer que toda placa PCIe 4.0 não perderá desempenho em PCIe 3.0 porque a RTX 4090 não perde é uma implicação completamente errônea, mas é isso que estes benchmarks induzem-nos a acreditar.

Agora pense o seguinte: A tendência é cada vez mais as placas de entrada/mid-end terem menos linhas PCIe enquanto entregam mais desempenho. Imagine se a próxima RTX5060 ou RX8600 vir utilizando PCIe 5.0 x4, como ficará utilizá-las em uma placa-mãe PCIe 3.0? Enquanto uma 5090 pode ter perda mínima de performance, essas mid-ends não compartilharão dessa mesma conclusão não.
 
Tô pensando num 5950x com uma plaquinha básica

Edit: no caso vou passar os 64GB pra máquina do trampo e comprar 32GB pra gamer. Mais pra frente em 2025 vejo se vendo a máquina gamer toda e atualizo a plataforma…por enquanto estou investindo em outras coisas
recomendo, mt bom (mas sou suspeito pq tenho um kkkk)
 
Mas ai você está vendo uma placa que utiliza 16 linhas PCIe 4.0 (~32GB/s) e possui 24GB de VRAM, ela vai ficar limitada em 16 linhas PCIe 3.0 (~16GB/s), e essa "velocidade" é suficiente para ela entregar seu desempenho pleno, e por isso a perda é desprezível ou inexistente. Mas se você olhar uma RX5500, que é PCIe 4.0 x8, e analisar sua utilização do barramento verá que executá-la em PCIe 3.0 x8 vai mostrar um resultado totalmente diferente. Este teste aqui mostra exatamente o meu ponto:

OelOOrwB_o.png


Certo, diferença boa e já prova o que eu disse, mas essa "famigerada" 5500XT é antiga, então seria melhor olhar uma placa mais recente: A 6500XT 4GB, sua sucessora. Essa placa tem um limite ainda maior, pois ela é PCIe 4.0 x4 (~8GB/s), e por isso em alguns jogos ela chega a ser pior que sua antecessora. Aqui um testa dessa dita cuja em PCIe 3.0 x PCIe 4.0:

WHCEMEeN_o.png

ZKNIOiKi_o.png

LKmhxJyV_o.png

Isso é o que acontece quando se coloca uma placa mais potente (5GFLOPS do N14 x 6GFLOPS do N24) em uma barramento mais limitado (8GB/s do N14 x 4GB/s do N24), e por quê ninguém ressalta isso? Porque esses testes internet à fora sempre utilizam a GPU high-end com CPU high-end em uma placa-mãe high-end, usando memórias e SSDs.... high-end. E isso mostra apenas cenário bem figurativo e longe da realidade de muitas pessoas. Logo dizer que toda placa PCIe 4.0 não perderá desempenho em PCIe 3.0 porque a RTX 4090 não perde é uma implicação completamente errônea, mas é isso que estes benchmarks induzem-nos a acreditar.

Agora pense o seguinte: A tendência é cada vez mais as placas de entrada/mid-end terem menos linhas PCIe enquanto entregam mais desempenho. Imagine se a próxima RTX5060 ou RX8600 vir utilizando PCIe 5.0 x4, como ficará utilizá-las em uma placa-mãe PCIe 3.0? Enquanto uma 5090 pode ter perda mínima de performance, essas mid-ends não compartilharão dessa mesma conclusão não.

É, entendi. Vc tá certo. Mas vamos combinar que essas porcarias de placas da AMD servem perfeitamente de exemplo, mas não podem servir como regra. Não que a AMD se preocupe com lógica, mas não faz o menor sentido lançar placas de entrada que exija PCIe 4.0 pra funcionarem 100% quando placas intermediárias e high end não possuem essa exigência. Porque teoricamente quem compra placa barata de entrada é porque não tem dinheiro pra ter tudo do bom e do melhor e tem grandes chances de não ter uma placa-mãe com PCIe 4.0. Aí o cara com muito custo vai comprar sua VGA de entrada e ainda vai se ferrar e não ter o máximo desempenho dela porque a bizarra AMD fez uma VGA de entrada que exige uma placa-mãe no mínimo intermediária pra funcionar como se espera. Tô falando da AMD, mas pode ser da nVidia também caso ela tenha alguma placa que se enquadre nesse caso (não me lembro se tem).


Mas seu exemplo é totalmente válido. Pro meu caso é que não fará diferença agora. Tenho só que ficar de olho num futuro upgrade de VGA (caso essa "moda" pegue em VGAs intermediárias ou mais avançadas).
 
Mas ai você está vendo uma placa que utiliza 16 linhas PCIe 4.0 (~32GB/s) e possui 24GB de VRAM, ela vai ficar limitada em 16 linhas PCIe 3.0 (~16GB/s), e essa "velocidade" é suficiente para ela entregar seu desempenho pleno, e por isso a perda é desprezível ou inexistente. Mas se você olhar uma RX5500, que é PCIe 4.0 x8, e analisar sua utilização do barramento verá que executá-la em PCIe 3.0 x8 vai mostrar um resultado totalmente diferente. Este teste aqui mostra exatamente o meu ponto:

OelOOrwB_o.png


Certo, diferença boa e já prova o que eu disse, mas essa "famigerada" 5500XT é antiga, então seria melhor olhar uma placa mais recente: A 6500XT 4GB, sua sucessora. Essa placa tem um limite ainda maior, pois ela é PCIe 4.0 x4 (~8GB/s), e por isso em alguns jogos ela chega a ser pior que sua antecessora. Aqui um testa dessa dita cuja em PCIe 3.0 x PCIe 4.0:

WHCEMEeN_o.png

ZKNIOiKi_o.png

LKmhxJyV_o.png

Isso é o que acontece quando se coloca uma placa mais potente (5GFLOPS do N14 x 6GFLOPS do N24) em uma barramento mais limitado (8GB/s do N14 x 4GB/s do N24), e por quê ninguém ressalta isso? Porque esses testes internet à fora sempre utilizam a GPU high-end com CPU high-end em uma placa-mãe high-end, usando memórias e SSDs.... high-end. E isso mostra apenas cenário bem figurativo e longe da realidade de muitas pessoas. Logo dizer que toda placa PCIe 4.0 não perderá desempenho em PCIe 3.0 porque a RTX 4090 não perde é uma implicação completamente errônea, mas é isso que estes benchmarks induzem-nos a acreditar.

Agora pense o seguinte: A tendência é cada vez mais as placas de entrada/mid-end terem menos linhas PCIe enquanto entregam mais desempenho. Imagine se a próxima RTX5060 ou RX8600 vir utilizando PCIe 5.0 x4, como ficará utilizá-las em uma placa-mãe PCIe 3.0? Enquanto uma 5090 pode ter perda mínima de performance, essas mid-ends não compartilharão dessa mesma conclusão não.

O problema da 6500XT nem é o barramento PCI-e e sim a pouca VRAM e a largura de banda.

O PCIe 3.0 x4 não é suficiente para transferir dados da CPU e RAM do sistema para a VRAM em tempo hábil.
O barramento de 64-bits também mata, ao deixar meros 144 GB/s de banda.

A 5500 XT tem versão de 8 GB e ela não sofre perda significativas de performance, pois os dados podem ficar lá na VRAM, não gerando gargalo no sistema.

SotTR_1080p.png



A 4060 Ti tem 8GB e também não sofre perda significativa de performance.

Fw1QJsgWIAA3cVY



Particularmente, é um problema meio irrisório para os próximos anos, depende da frequência em que se troca de GPU.

Uma 7600, 4060, ainda aguenta essa geração PS5 tranquilo. Vai da exigência. Se a pessoa subir a exigência, ela vai acabar pegando uma placa PCIe 4 x16.
Trocar de uma 4060 para uma 5060 por exemplo, provavelmente não compensará.

PCI-e 5.0 vai demorar a virar padrão.

O PCI-e 3.0 durou de 2012, nas Geforce 600 até a 2018, nas RTX 2000. Ou seja, 5 gerações de GPU.
O PCI-e 4.0 até o momento possui 2 gerações, a 3000 e a 4000.
 
Última edição:
Dá pra colocar ECO Mode e usar uma micro ATX com gabinete pequeno...estou tentado
Aqui tá só em stock com um fuma 2, 0 dores de cabeça. Em algum momento eu tinha brincado com PBO, mas acabei desligando pq não acho que vale a pena ter risco de estabilidade por pouca diferença de desempenho ou temperatura.

Até com meu gammax 400 antigo ia de boas, apesar de ficar mais perto das temperaturas de throttle.

O problema da 6500XT nem é o barramento PCI-e e sim a pouca VRAM e a largura de banda.

O PCIe 3.0 x4 não é suficiente para transferir dados da CPU e RAM do sistema para a VRAM em tempo hábil.
O barramento de 64-bits também mata, ao deixar meros 144 GB/s de banda.

A 5500 XT tem versão de 8 GB e ela não sofre perda significativas de performance, pois os dados podem ficar lá na VRAM, não gerando gargalo no sistema.

SotTR_1080p.png


A 4060 Ti tem 8GB e também não sofre perda significativa de performance.

Fw1QJsgWIAA3cVY


Particularmente, é um problema meio irrisório para os próximos anos, depende da frequência em que se troca de GPU.

Uma 7600, 4060, ainda aguenta essa geração PS5 tranquilo. Vai da exigência. Se a pessoa subir a exigência, ela vai acabar pegando uma placa PCIe 4 x16.
Trocar de uma 4060 para uma 5060 por exemplo, provavelmente não compensará.

PCI-e 5.0 vai demorar a virar padrão.

O PCI-e 3.0 durou de 2012, nas Geforce 600 até a 2018, nas RTX 2000. Ou seja, 5 gerações de GPU.
O PCI-e 4.0 até o momento possui 2 gerações, a 3000 e a 4000.
Os 8gb ajudam a mitigar um bocado, mas ainda tem outros casos onde faz diferença:
 
Dá pra colocar ECO Mode e usar uma micro ATX com gabinete pequeno...estou tentado

Se tu tiver um contatinho nos EUA, tem um kit mini-itx com o Ryzen 9 7945HX (16C/32T) por 520 dólares... achei o preço bem tentador. Performance melhor que o 5950X e com consumo menor.

Review: https://www.guru3d.com/review/amd-ryzen-9-7945hx-processor-review/page-5/#power-consumption

No momento tá sem estoque, mas pode ser uma opção interessante. Estou cogitando montar um segundo PC pra mim com ele, também pensando em ter máquinas separadas pra trabalho/lazer.
 
Se tu tiver um contatinho nos EUA, tem um kit mini-itx com o Ryzen 9 7945HX (16C/32T) por 520 dólares... achei o preço bem tentador. Performance melhor que o 5950X e com consumo menor.

Review: https://www.guru3d.com/review/amd-ryzen-9-7945hx-processor-review/page-5/#power-consumption

No momento tá sem estoque, mas pode ser uma opção interessante. Estou cogitando montar um segundo PC pra mim com ele, também pensando em ter máquinas separadas pra trabalho/lazer.
Tentador pacas
 
Aqui tá só em stock com um fuma 2, 0 dores de cabeça. Em algum momento eu tinha brincado com PBO, mas acabei desligando pq não acho que vale a pena ter risco de estabilidade por pouca diferença de desempenho ou temperatura.

Até com meu gammax 400 antigo ia de boas, apesar de ficar mais perto das temperaturas de throttle.


Os 8gb ajudam a mitigar um bocado, mas ainda tem outros casos onde faz diferença:

Que outros casos, o teste representa exatamente o que falei?
Com 8GB, a 5500XT tem uma diferença irrisória entre as gerações de barramento. Já a de 4GB pena um bocado.
 
Que outros casos, o teste representa exatamente o que falei?
Com 8GB, a 5500XT tem uma diferença irrisória entre as gerações de barramento. Já a de 4GB pena um bocado.
Não foi tão drástico feito na de 4gb, mas no bf 5 teve uma diferença de 10%, e no Wolfenstein foi de 13%, não chamaria isso de irrisório (também teve uma diferença grande de ir de 4gb pra 8gb de memória no mesmo barramento).
 
Não foi tão drástico feito na de 4gb, mas no bf 5 teve uma diferença de 10%, e no Wolfenstein foi de 13%, não chamaria isso de irrisório (também teve uma diferença grande de ir de 4gb pra 8gb de memória no mesmo barramento).

Você está usando porcentagem para definir a diferença, assim você se ilude. Na prática, em BF5 foram de 6 fps. No Wolfenstein foram 11fps, mas é um jogo específico

O teste que mostrei do Techspot é muito mais detalhado do que esse, utiliza jogos mais novos e mais pesados. Além disso, nesse teste da PCGamesHardware, eles usaram um Ryzen 3600, que pode atrapalhar na avaliação da performance da GPU.
No Techspot usaram um 5950X para eliminar qualquer gargalo da CPU, ficando puramente a performance da GPU.
 
Não foi tão drástico feito na de 4gb, mas no bf 5 teve uma diferença de 10%, e no Wolfenstein foi de 13%, não chamaria isso de irrisório (também teve uma diferença grande de ir de 4gb pra 8gb de memória no mesmo barramento).

Mas testaram com ou sem ReBAR ativo? Porque ele pode mitigar parte dessas perdas geradas pelo PCI-E Gen 3.

Cheguei a comprar uma 6500XT em 2022, na época em que a mineração ainda era bem forte, pra aposentar minha falecida RX 480 GTR (morreu essa semana, vítima de artefatos na BIOS) que estava trabalhando sob altas temperaturas há bastante tempo. Testei-a em Gen 4, 3 e 2 no jogo que mais jogava naquela época (RDR2). Do Gen 4 pro Gen 3 eu não senti uma perda substancial, talvez um mínimo menor, mas estava usando ReBAR. Agora, pro Gen 2, aí o bagulho ficou bem louco...

Eu tô perguntando as coisas antes de ver os testes. Eu já tenho uma controladora de fans com bastante espaço livre, então isso não seria relevante pra mim. Fora que 1 fan na frente puxando o ar e 1 fan atrás como exaustor já é mais que suficiente pra mim. As vezes eu deixava só a de trás ligada, mesmo jogando e as temperaturas ficavam boas.

Mas vendo uns testes eu vi que até o VRM da Asus é mais parrudo, fora a questão de temperaturas que na Asus é incrível e na MSI é aceitável. Irrelevante pro meu uso e pro da grande maioria, mas acho que é algo a se considerar se um dia eu quiser colocar m 5800x3D ou mesmo for ficar com a plataforma por mais tempo. Vai trabalhar mais folgado o 5800x3D na Asus A520 Tuf. Tô pensando e acho que vou pagar os R$ 100 a mais pela Asus.

Acho que também ficaria tentado a pegar a A520, considerando que não faço overclocking, apenas undervolting. Se a A520 permitisse isso e tunning na memória, iria nela com certeza.

Falouw :cool:
 
Você está usando porcentagem para definir a diferença, assim você se ilude. Na prática, em BF5 foram de 6 fps. No Wolfenstein foram 11fps, mas é um jogo específico
ué, mas é pra ser algo relativo mesmo, não faz sentido comparar diferença absoluta pq depende do baseline. Do mesmo jeito, de pcie 3.0 pra 4.0 na 4gb no bf5 foram "apenas" 12fps, mas isso faz cair dos 60 fps na prática.

O teste que mostrei do Techspot é muito mais detalhado do que esse, utiliza jogos mais novos e mais pesados. Além disso, nesse teste da PCGamesHardware, eles usaram um Ryzen 3600, que pode atrapalhar na avaliação da performance da GPU.
No Techspot usaram um 5950X para eliminar qualquer gargalo da CPU, ficando puramente a performance da GPU.
Como eu falei, os 8gb mitigam bastante mas não resolvem 100%, no próprio teste do techsport 1/3 dos testes em 1080p tiveram uma diferença de mais de 10% ao mudar o barramento (com média de 8% de diferença).
Bem que poderiam ter feito gráficos de porcentagens comparando só pcie 4.0 x8 com x4 (~3.0 x8), teve muito jogo que não teve diferença gritante quando vc olha só esses dois pontos. Também poderiam ter feito pra 1440p.
Mas testaram com ou sem ReBAR ativo? Porque ele pode mitigar parte dessas perdas geradas pelo PCI-E Gen 3.
Essa é uma ótima pergunta, não faço ideia.
 
Gente, praticamente sempre vai ser melhor usar % do que comparar diferença absoluta, a diferença em % quase sempre vai ser um valor consistente, agora falar "ganha só 5fps ou 10fps" é meio foda quando tem jogo que roda a 50fps, outros 200, outros 700 etc, tecnicamente eu poderia falar que só de fazer over na minha GPU eu ganho 50fps em alguns casos, ao mesmo tempo em que posso afirmar que over em GPU não compensa e dá só 1-2fps porque peguei um caso que é exceção e subiu só de 20 pra 21fps (5%~)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo