[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Eu chuto que os X3D devem vir uns 15-20% melhores que o 7800x3D, não vai ser um upgrade tão grande assim pra quem já tem ele mas quem quiser um chorinho a mais vai ter uma opção pelo menos kkkkk, e com esses novos 9000x3D já ficaremos próximos de manter 30fps de mínimo em alguns MMORPGs, aí só vão faltar mais umas 5 gerações de X3D pra manter próximo dos 60:dadtroll:

Diferenciar 200 de 240 fps ❌

Gastar dinheiro pra ver mais fps no canto da tela ✅
 
Pra sentir diferença de um 7800x
São Hynix mesmo, fiz exatamente como no vídeo e seguem os resultados abaixo:

Não chegou nos 85 de Read, mas toda melhoria é bem vinda.

Achei o incremento baixo, tenta baixar tRFC de 500 pra 480 e subir tREFI de 50000 pra 65535 (máximo)

 
“A AMD está fazendo grandes mudanças na forma como aborda a tecnologia, mudando seu foco do desenvolvimento de hardware para enfatizar experiências de software, APIs e IA.

Roadmap da mudança: de 3 a 5 anos.

 
Pra sentir diferença de um 7800x

Achei o incremento baixo, tenta baixar tRFC de 500 pra 480 e subir tREFI de 50000 pra 65535 (máximo)

Segue novos prints com as mudanças, deixei rodando por cerca de uns 40 min o MemTest, não deu nenhum erro, mas o desempenho não mudou muita coisa, acredito que está no limite mesmo.


gif tapa
 
Galera, qual é a janela de lançamento dos novos processadores e mobos da AMD?

Pergunto isso, pq estou montando um PC AMD pra mim depois de anos usando só laptop, e já decidi o kit que vou pegar:

AMD 7950x3D + Mobo nova geração pra no futuro quando for trocar o processador já ter as novas tecnologias.
 
Galera, qual é a janela de lançamento dos novos processadores e mobos da AMD?

Pergunto isso, pq estou montando um PC AMD pra mim depois de anos usando só laptop, e já decidi o kit que vou pegar:

AMD 7950x3D + Mobo nova geração pra no futuro quando for trocar o processador já ter as novas tecnologias.
As datas apontam que será em 30/09, também teremos o lançamentos da série 5xxx da Nvidia, vc vai conseguir montar uma build bem atual pra ficar tranquilo.
 
Segue novos prints com as mudanças, deixei rodando por cerca de uns 40 min o MemTest, não deu nenhum erro, mas o desempenho não mudou muita coisa, acredito que está no limite mesmo.


gif tapa
Ainda tem duas opções pra tentar melhorar o desempenho:

1) Tenta baixar os timings primários de 40 pra 30-38-38-38-30-68, se não der boot de primeira pode tenta subir VDD para 1.4v para tentar estabiliza.
2) Colocar a memória em 6200mhz com VDD em 1.4v, UCLK=MCLK, e caso não estabilize pode subir o CPU VSOC para 1.28 ou até 1.3v para tentar estabilizar

Ambos os casos não tem necessidade de alterar VDDQ e VDDIO.
 
Última edição:
Galera, qual é a janela de lançamento dos novos processadores e mobos da AMD?

Pergunto isso, pq estou montando um PC AMD pra mim depois de anos usando só laptop, e já decidi o kit que vou pegar:

AMD 7950x3D + Mobo nova geração pra no futuro quando for trocar o processador já ter as novas tecnologias.
Das mobos supostamente 30/09 e dos Ryzen 9000 não-X3D é 31/07. E quais novas tecnologias em específico você está interessado?

Sobre as memórias acima a pessoa está usando um 7800x3D, ok que dá pra ganhar mais 1% de desempenho em jogos ou benchmarks mexendo mais uma ou outra coisa mas realisticamente não vai fazer diferença na prática, não sei se seria o caso acima mas as vezes a pessoa sequer tá CPU-bound e tá fazendo esses ajustes puramente pra ter mais desempenho em bench sintético que ela vai rodar vez ou outra na vida, recomendo também testar num cenário mais realístico pra você pra ver o ganho real em algo que você faça uso, as vezes o povo se anima de ganhar 10-15% num bench sintético quando na prática tá ganhando 1% no uso real delas
 
As datas apontam que será em 30/09, também teremos o lançamentos da série 5xxx da Nvidia, vc vai conseguir montar uma build bem atual pra ficar tranquilo.
Valeu amigo! Bom saber pra me programar.

Das mobos supostamente 30/09 e dos Ryzen 9000 não-X3D é 31/07. E quais novas tecnologias em específico você está interessado?

Sobre as memórias acima a pessoa está usando um 7800x3D, ok que dá pra ganhar mais 1% de desempenho em jogos ou benchmarks mexendo mais uma ou outra coisa mas realisticamente não vai fazer diferença na prática, não sei se seria o caso acima mas as vezes a pessoa sequer tá CPU-bound e tá fazendo esses ajustes puramente pra ter mais desempenho em bench sintético que ela vai rodar vez ou outra na vida, recomendo também testar num cenário mais realístico pra você pra ver o ganho real em algo que você faça uso, as vezes o povo se anima de ganhar 10-15% num bench sintético quando na prática tá ganhando 1% no uso real delas
Opa amigo. Então. Estou escolhendo o 7950x3D porque vou começar a mexer com renderização de vídeos, por isso meu interesse nos núcleos. E em jogos a diferença pro 7800x3d é praticamente inexistente. Sobre a mobo, acredito que a diferença de preço valerá a pena, quando for trocar de processador no futuro. Minha intenção é trocar de processador daqui 4 anos.
 
Das mobos supostamente 30/09 e dos Ryzen 9000 não-X3D é 31/07. E quais novas tecnologias em específico você está interessado?

Sobre as memórias acima a pessoa está usando um 7800x3D, ok que dá pra ganhar mais 1% de desempenho em jogos ou benchmarks mexendo mais uma ou outra coisa mas realisticamente não vai fazer diferença na prática, não sei se seria o caso acima mas as vezes a pessoa sequer tá CPU-bound e tá fazendo esses ajustes puramente pra ter mais desempenho em bench sintético que ela vai rodar vez ou outra na vida, recomendo também testar num cenário mais realístico pra você pra ver o ganho real em algo que você faça uso, as vezes o povo se anima de ganhar 10-15% num bench sintético quando na prática tá ganhando 1% no uso real delas
Os X3D tendem a se beneficiar menos dos ajustes de memória pois acabam utilizando mais e se beneficiando do cache maior, mas mesmo assim pesquisando na Internet vai encontrar em alguns cenários ganhos significativos sim.

Em alguns casos, até mesmo jogos, pode encontrar ganhos significativos por ajustes "grátis" na bios, por tanto não vejo porque não otimizar a performance.

Mesma coisa PBO ou fazer undervolt com overclock na vga.. O ganho é pequeno, mas não deixa de ser um ganho e não tem porque deixar de usar uma vez que esteja disponível.
 
Os X3D tendem a se beneficiar menos dos ajustes de memória pois acabam utilizando mais e se beneficiando do cache maior, mas mesmo assim pesquisando na Internet vai encontrar em alguns cenários ganhos significativos sim.

Em alguns casos, até mesmo jogos, pode encontrar ganhos significativos por ajustes "grátis" na bios, por tanto não vejo porque não otimizar a performance.
Alguns cenários sim, é mais porque pelo que vejo do povo aqui do fórum a grande maioria não se encaixa nesse cenário kkkkkkk, 99,9% do povo usa o CPU pra jogo e ao invés de testar em jogo ficam fazendo bench sintético que não vai representar esse uso 1:1, sem contar que cenários CPU-bound pra um 7800x3D é papo de usar uma RTX 4090 pra jogar em 720p/1080p pra alguns jogos, que novamente não é a realidade da maioria aqui

Mesma coisa PBO ou fazer undervolt com overclock na vga.. O ganho é pequeno, mas não deixa de ser um ganho e não tem porque deixar de usar uma vez que esteja disponível.
PBO pra jogos o ganho é desprezível também, agora over na VGA na média consigo espremer uns 7-8%~ a mais que é BEEEEEEM mais desempenho que a maioria vai ter com qualquer PBO (em jogos) ou ajuste de memória usando GPU mid em resoluções medianas/altas com um X3D como é o caso da maioria no fórum, se a pessoa quiser fuçar beleza mas eu vejo muita gente se enganando achando que tá tendo uma melhora braba por conta de resultado de bench sendo que na realidade o resultado pode ser completamente outro, canso de ver gente aqui ganhando 10-15% em cinebench achando que vai ganhar >10% de fps também
 
Segue novos prints com as mudanças, deixei rodando por cerca de uns 40 min o MemTest, não deu nenhum erro, mas o desempenho não mudou muita coisa, acredito que está no limite mesmo.


gif tapa
Aida é complicado pois ele nunca dá exatamente o mesmo resultado e se rodar o Windows em modo seguro os resultados ficam melhores (especialmente latência), veja:

Normal:

1720528076195.png


Modo seguro (mesmo setup acima, que é basicamente o XMP das minhas memórias, apenas alterando o clock de 5600 para 6000Mhz para ficar 1:1):

1720529716197.png


Dá uma procurada por 'DDR5 Nitro Mode' e veja se está ativado na Bios, já falamos sobre isso algumas vezes e na busca do fórum deve aparecer também, ativá-lo pode dar esse 'gás' final que vc está procurando nos números mas provavelmente só vai aparecer aí, como vc já reparou pouco disso/quase nada se reflete no uso real pois o desempenho desses caras já é muito bom.

Todo mundo que tirar todo o suco que a plataforma tem pra oferecer mas acho que vc já pode desencanar e usar sua máquina como deve ser, tá tudo dentro dos conformes, se começar a fuçar demais logo começa a piorar ou desestabilizar e pode não valer o tempo que vc "perdeu" tentando fazer essa sintonia fina para pouco resultado prático.

Note também que fuçar nesse tipo de coisa sempre pode causar corrompimento de arquivos sem vc perceber pois nem sempre o resultado é imediato e óbvio como uma tela azul, tenha backup do que é importante em outro local, especialmente do que estiver no disco do sistema operacional.
 
Alguns cenários sim, é mais porque pelo que vejo do povo aqui do fórum a grande maioria não se encaixa nesse cenário kkkkkkk, 99,9% do povo usa o CPU pra jogo e ao invés de testar em jogo ficam fazendo bench sintético que não vai representar esse uso 1:1, sem contar que cenários CPU-bound pra um 7800x3D é papo de usar uma RTX 4090 pra jogar em 720p/1080p pra alguns jogos, que novamente não é a realidade da maioria aqui


PBO pra jogos o ganho é desprezível também, agora over na VGA na média consigo espremer uns 7-8%~ a mais que é BEEEEEEM mais desempenho que a maioria vai ter com qualquer PBO (em jogos) ou ajuste de memória usando GPU mid em resoluções medianas/altas com um X3D como é o caso da maioria no fórum, se a pessoa quiser fuçar beleza mas eu vejo muita gente se enganando achando que tá tendo uma melhora braba por conta de resultado de bench sendo que na realidade o resultado pode ser completamente outro, canso de ver gente aqui ganhando 10-15% em cinebench achando que vai ganhar >10% de fps também
Concordo com todos os pontos.

Em testes sintéticos ganhos disparam +15, 20% onde na vida real PBO tu ganha 1% e reduz temperatura, ajuste de memória ganha mais 0,5% e onde realmente vai ganha performance de até 5% é com overclock na vga.

Mas novamente, se são ajustes que estão de graça na mesa, não tem porque não usar, por mais que sejam <1% na vida real.
 
Testes Geekbench do AMD Ryzen 7 9700X e Ryzen 5 9600X vazaram

Mais CPUs AMD Granite Ridge Zen5 vistas no Geekbench
As variantes de 8 e 6 núcleos foram testadas.

OVFj5XE.png

Novos resultados de benchmark para a próxima série Ryzen 9000 da AMD surgiram no banco de dados Geekbench. Embora o Geekbench não seja o melhor benchmark usado para avaliar novas CPUs, ele continua sendo uma ferramenta popular entre revisores e fornecedores de placas-mãe para avaliações rápidas de desempenho de novas arquiteturas.

A AMD está se preparando para lançar quatro CPUs de desktop inicialmente: o Ryzen 9 9950X de 16 núcleos , o Ryzen 9 9900X de 12 núcleos ( testado recentemente na mesma plataforma), o Ryzen 9 9700X de 8 núcleos e o Ryzen 5 9600X de 6 núcleos . Os resultados de benchmark mais recentes se concentram no Ryzen 9 9700X e no Ryzen 5 9600X.

LF6nLNc.png


GyX09Qe.png


Ambas as CPUs foram testadas em uma placa-mãe ASUS ROG Crosshair X670E Hero, emparelhada com 32 GB de memória DDR5-6000. O Ryzen 9 9700X obteve uma pontuação single-core (ST) de 3312 pontos e uma pontuação multi-core (MT) de 16431 pontos. Além disso, o 9700X atingiu uma velocidade de clock de 5,57 GHz durante o teste, um pouco mais alto do que seu turbo clock oficialmente anunciado. Comparado ao Ryzen 7 7700X, o 9700X obteve uma pontuação 13,7% maior em ST e 7,6% maior em MT.

O Ryzen 5 9600X marcou 3284 pontos em ST e 14594 em MT, marcando uma melhoria de 20,9% e 13,8% sobre o Ryzen 5 7600X baseado no Zen 4 da geração atual. De acordo com a saída detalhada do Geekbench, esta CPU estava rodando a 5,47 GHz no pico.

Atualmente, as CPUs Granite Ridge da AMD superam todas as CPUs Intel 14th Gen Core em testes single-core. No entanto, o Raptor Lake da Intel ainda lidera em benchmarks multi-core.

jivsd2i.png


Até agora, o único processador da linha AMD Granite Ridge que não foi testado é o Ryzen 9 9950X de 16 núcleos. Parece que alguém está avaliando todos os processadores na mesma plataforma, provavelmente um revisor. Isso sugere que mais vazamentos podem surgir em breve, potencialmente e esperançosamente se estendendo além do Geekbench.

Fonte: Geekbench 9700X , 9600X
 
Aida é complicado pois ele nunca dá exatamente o mesmo resultado e se rodar o Windows em modo seguro os resultados ficam melhores (especialmente latência), veja:

Normal:

Ver anexo 136108

Modo seguro (mesmo setup acima, que é basicamente o XMP das minhas memórias, apenas alterando o clock de 5600 para 6000Mhz para ficar 1:1):

Ver anexo 136110

Dá uma procurada por 'DDR5 Nitro Mode' e veja se está ativado na Bios, já falamos sobre isso algumas vezes e na busca do fórum deve aparecer também, ativá-lo pode dar esse 'gás' final que vc está procurando nos números mas provavelmente só vai aparecer aí, como vc já reparou pouco disso/quase nada se reflete no uso real pois o desempenho desses caras já é muito bom.

Todo mundo que tirar todo o suco que a plataforma tem pra oferecer mas acho que vc já pode desencanar e usar sua máquina como deve ser, tá tudo dentro dos conformes, se começar a fuçar demais logo começa a piorar ou desestabilizar e pode não valer o tempo que vc "perdeu" tentando fazer essa sintonia fina para pouco resultado prático.

Note também que fuçar nesse tipo de coisa sempre pode causar corrompimento de arquivos sem vc perceber pois nem sempre o resultado é imediato e óbvio como uma tela azul, tenha backup do que é importante em outro local, especialmente do que estiver no disco do sistema operacional.
Valeu pelas infos, vou procurar esse DDR5 Nitro Mode aqui na Bios da Asus, confesso que agora fiquei um pouco preocupado com essa questão de corromper os arquivos.

Nos testes que realizei, apresentou zero erros, mas sabemos que nem sempre essa lógica é verdadeira. Estou pensando em voltar ao padrão mesmo e seguir a vida, talvez esse pequeno ganho de performance nos timings mais apertados não seja tão válido no cenário que uso, que é somente games, para trabalho tenho meu note.

Abraços.

P.S: Posso desativar o vídeo on board do 7800x3d?
 
Última edição:
Os Ryzen 9000 não-X3D serão lançados dia 31/07, mas essa data já vai ter estoque nas lojas brasileiras ou vamos ter q esperar um pouco mais ? e quais os valores confirmados ?


Tenho 2 PC aqui sendo um AM5 e outro AM4, o PC AM5 estava me incomodando por não ter WIFI e o adptador q usava nele é uma porcaria então acabei pegando uma MSI B650M Gaming Plus WIFI q até combina com as cores do meu setup, com isso vai sobrar minha atual Asrock B650M-HDV/M.2 então decidi atualizar o PC da sala q tá com kit AM4, estava pensando em pegar um kit DDR5 de 32GB e um Ryzen 7600 para esse PC, mas já estou pensando em só pegar o kit DDR5 agora e esperar o lançamento dos novos Ryzens para pegar um 9700x ai mando o 7600x q tenho pra esse PC q vou atualizar


Complicado vai ser se demorar muito pra aparecer os novos Ryzens, pois o 2600x q estou usando no PC da sala tá gargalando feio a RX 7700xt isso em 1440p

Ai oq vcs acham espero até chegar os novos ryzen ou pego logo um 7600 pra quebrar um galho até a black friday ?
 
Última edição:
P.S: Posso desativar o vídeo on board do 7800x3d?
Não vejo problema, eu deixo desativado pois me incomodava vê-lo ocioso no gerenciador de tarefas, afterburner e afins, e bem ou mal consome recursos/energia também.

Os Ryzen 9000 não-X3D serão lançados dia 31/07, mas essa data já vai ter estoque nas lojas brasileiras ou vamos ter q esperar um pouco mais ? e quais os valores confirmados ?


Tenho 2 PC aqui sendo um AM5 e outro AM4, o PC AM5 estva me incomodando por não ter WIFI e o adptador q usava nele é uma porcaria então acabei pegando uma MSI B650M Gaming Plus WIFI q até combina com as cores do meu setup, com isso vai sobrar minha atual Asrock B650M-HDV/M.2 então decidi atualizar o PC da sala q tá com kit AM4, estava pensando em pegar um kit DDR5 de 32GB e um Ryzen 7600 para esse PC, mas já estou pensando em só pegar o kit DDR5 agora e esperar o lançamento dos novos Ryzens para pegar um 9700x ai mando o 7600x q tenho pra esse PC q vou atualizar


Complicado vai ser se demorar muito pra aparecer os novos Ryzens, pois o 2600x q estou usando no PC da sala tá gargalando feio a RX 7700xt isso em 1440p

Ai oq vcs acham espero até chegar os novos ryzen ou pego logo um 7600 pra quebrar um galho até a black friday ?
Vai da sua pressa, ficarei impressionado se eles chegarem antes do final de agosto às prateleiras por aqui mas em seu lugar eu aguardaria.
 
Os Ryzen 9000 não-X3D serão lançados dia 31/07, mas essa data já vai ter estoque nas lojas brasileiras ou vamos ter q esperar um pouco mais ? e quais os valores confirmados ?


Tenho 2 PC aqui sendo um AM5 e outro AM4, o PC AM5 estava me incomodando por não ter WIFI e o adptador q usava nele é uma porcaria então acabei pegando uma MSI B650M Gaming Plus WIFI q até combina com as cores do meu setup, com isso vai sobrar minha atual Asrock B650M-HDV/M.2 então decidi atualizar o PC da sala q tá com kit AM4, estava pensando em pegar um kit DDR5 de 32GB e um Ryzen 7600 para esse PC, mas já estou pensando em só pegar o kit DDR5 agora e esperar o lançamento dos novos Ryzens para pegar um 9700x ai mando o 7600x q tenho pra esse PC q vou atualizar


Complicado vai ser se demorar muito pra aparecer os novos Ryzens, pois o 2600x q estou usando no PC da sala tá gargalando feio a RX 7700xt isso em 1440p

Ai oq vcs acham espero até chegar os novos ryzen ou pego logo um 7600 pra quebrar um galho até a black friday ?

Quando o 7800X3D foi liberado pra venda lembro que à pronta entrega no day one você só encontrava no AliExpress, as lojas BR estavam fazendo apenas pré-venda. Se você quer um 9000 eu esperaria independente do tempo de espera. Acho que pegar um 7600 agora pra trocar em menos de 6 meses é jogar dinheiro fora - se for pegar ele, pegaria pra ficar, ele é equivalente ao 5700X3D em jogos e vai levar a sua 7700XT tranquilamente.
 
AMD Ryzen 9 9950X é vista no Geekbench, novos resultados 9900X/9700X/9600X surgem.

AMD Ryzen 9000 no Geekbench
Novos bancos foram tornados públicos, apresentando a primeira pontuação da variante de 16 núcleos.
qMxVkTs.jpeg


Parece que esta pode ser a atualização final nas pontuações do Geekbench, pois agora temos uma escalação completa em um gráfico, apresentando os primeiros resultados para o Ryzen 9 9950X e pontuações atualizadas para os SKUs 9000X restantes. Parece que as pontuações anteriores eram maiores, provavelmente devido ao uso do Precision Boost Overdrive (PBO).

O Ryzen 9 9950X marcou 3359 pontos no teste single-core e 20550 pontos no teste multi-core, marcando o maior resultado multi-core entre todas as pontuações do Zen5 que vimos até agora. O benchmark single-core não é tão alto quanto o 9900X, provavelmente devido ao PBO estar habilitado no 9900X.

Além disso, as pontuações atualizadas para o 9900X são 3231 pontos (single-core) e 18064 pontos (multi-core), tornando-o aproximadamente 5% e 8,6% mais lento, respectivamente, do que o SKU presumidamente habilitado para PBO. O 9700X também mostra um desempenho ligeiramente inferior em uma nova plataforma, sendo 2% mais lento em testes single-core e 5% mais lento em testes multi-core. A versão de 6 núcleos mostra uma redução de desempenho de 3,4% e 7,5% em comparação com os SKUs presumivelmente habilitados para PBO.


jUtsHQQ.png


nGLyNlh.png


KpXJxx4.png


Tenha em mente que essas comparações envolvem diferentes plataformas X670E que podem não ter as mesmas atualizações AGESA. Também é digno de nota que a pontuação 9950X vem do benchmark Geekbench 6.3, enquanto as outras são da versão 6.2. Essas são as informações mais recentes disponíveis, pouco menos de três semanas antes do lançamento oficial.

TAlthAF.png


Extraoficialmente, a série Ryzen 9000 deve ser lançada em 31 de julho. A AMD ainda não confirmou o preço, nem forneceu detalhes sobre pré-encomendas oficiais ou quaisquer embargos de análise.

Fonte: 9950X , 9900X , 9700X , 9600X
 
Não vejo problema, eu deixo desativado pois me incomodava vê-lo ocioso no gerenciador de tarefas, afterburner e afins, e bem ou mal consome recursos/energia também.


Vai da sua pressa, ficarei impressionado se eles chegarem antes do final de agosto às prateleiras por aqui mas em seu lugar eu aguardaria.
Quando o 7800X3D foi liberado pra venda lembro que à pronta entrega no day one você só encontrava no AliExpress, as lojas BR estavam fazendo apenas pré-venda. Se você quer um 9000 eu esperaria independente do tempo de espera. Acho que pegar um 7600 agora pra trocar em menos de 6 meses é jogar dinheiro fora - se for pegar ele, pegaria pra ficar, ele é equivalente ao 5700X3D em jogos e vai levar a sua 7700XT tranquilamente.
Vlw mas acabei pegando um 7700X me apareceu um novo com NF por 1730 em 10x sem juros ai mandei ver, futuramente se aparecer um Ryzen 9700x ou 9700X3D com preço bom eu troco o 7600x por ele, por enquanto vou tentar sossegar um pouco kkkk
 
Galera, Boa Tarde.

Montei meu Kit com 7800X3D + B650E-F + 32GB 6000Mhz, estou usando o PBO em -20 em todos os cores.

Achei a temp um pouco alta, estou usando um gabinete Lian Li Dinamyc Evo, com ótima ventilação, e também um M360 da MSI como Watercooler

Tem como melhorar isso ou está normal?

Valeu.

PBO excessivo no corecycler normalmente da tela azul, trava e reinicia, ai precisa verificar no log qual core travou, ai tu sabe que aquele valor é excessivo para aquele determinado core.
@neo666

Opa galera blz? Posso pegar um gancho nessa conversa de vocês sobre memória?

Então montei um RYZEN 7600X + ASUS ROG B650E-f gaming + DDR5 6000MHZ XPG LANCER CL30 +2070s....
Fiz o undervolt mencionado[PBO CURVE OPTMZ] consegui 'C. Optmizer Magnitude 25' e subi 200mhz PBO la e tal sistema rodando tudo certinho sem problemas, vários testes por horas Cinebench2024/PRIME95/AIDA64 várias horas de gameplay CSGO/WARZONE/CYBERPUNK sem tela azul, tudo OK. - tentei com PBO 30 deu ruim rodou um tempo e depois deu RR no cyberpunk, voltei para o 25.
Testes:
Sem nenhuma alteração: 95 graus / 120W 5149mhz / cinebench24: MULTI 791pontos
Com alteração 'CMO' 25: 87 graus / 111W 5430mhz / cinebench24: MULTI 841pontos

Ja tinha ficado bem feliz com esse resultado.
Mas agora estou encucado com minhas memórias eu pesquisei outros benchmark e o resultado e maior de leitura e escrita do que os que obtenho e parece que a latencia está alta....
Fiz algo errado ao cfg as memorias? Coloquei EXPO AMD PERFIL 1 e deixei nem mexi em nada, no manual da placa mãe está la recomendado essas memorias, inclusive peguei exatamente com o código para não ter dor de cabeca.
ADATAAX5U6000C3016G-DCLARBK2x 16GBXMP/EXPO60006000SSSK Hynix30-40-40-761.351,2

Imagem do sistema:
gZ26XSJ

Imagem do teste aida64 da memoria:
ZWQwdSS


Tem algo que eu possa fazer para melhorar? Ela ta nesse tal de 1:1 que vocês estao falando? Sou leigo sobre OC de memoria se tivesse algum artigo onde eu possa aprender melhor sobre, eu pelo li comprei com o menor CL achei que isso era bom, tinha outra memoria identica a essa e era CL40 ela seria melhor?
Meu foco é jogos competitivos CSGO principalmente e obter o maximo FPS em jogos ter o sistema redondinho com o melhor desempenho que possa ter. Obrigado!
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo