• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 86 32.7%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 54 20.5%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.5%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.3%

  • Total de votos
    263
Máquina montada em Abril/Maio e acho que é a 2ª vez que uso uma bios que não seja beta.

Ver anexo 135765

Tempo de boot parece ter dado uma melhorada mas pode ser apenas impressão (+/- 15s entre apertar o botão e chegar à tela de pin do Windows).
So far, so good :joia:
pra mim ainda não liberado essa AGESA, somente as x670 têm, esse atraso da Asustek, hein!?

ao menos 3 segundos é o tempo de espera para pressionar o botão [DEL] para poder entrar no BIOS. Consegue apertar os timings da sua DDR5 e subir o clock?
 
pra mim ainda não liberado essa AGESA, somente as x670 têm, esse atraso da Asustek, hein!?
Estranho, a Asus sempre é metida a pular na frente, tanto que deu no que deu naquela época da treta do vSoC.

ao menos 3 segundos é o tempo de espera para pressionar o botão [DEL] para poder entrar no BIOS.
Me referi ao tempo entre apertar o botão no gabinete para ligar a máquina e efetivamente conseguir usá-la.

Para entrar na Bios é por aí mesmo mas bastante gente ainda se queixa de esperar +/- 30s para fazer a mesma coisa, tomara que sejam beneficiados em algum aspecto.

Consegue apertar os timings da sua DDR5 e subir o clock?
Quem sabe uma hora dessas dou uma brincada, não tenho mais saco pra isso e como uso a máquina pra trabalhar preciso garantir estabilidade.

Há meses apenas puxei 6000Mhz sem alterar mais nada e pra mim tá muito bom.

1703353830909.png


1703353848174.png
 
Estranho, a Asus sempre é metida a pular na frente, tanto que deu no que deu naquela época da treta do vSoC.
será que tão com medinho?

Quem sabe uma hora dessas dou uma brincada, não tenho mais saco pra isso e como uso a máquina pra trabalhar preciso garantir estabilidade.

Há meses apenas puxei 6000Mhz sem alterar mais nada e pra mim tá muito bom.

Ver anexo 135766

Ver anexo 135767
pelo visto dá para subir e muito isso aí, o tRFCb seu está em 1 por padrão, então o tRFC pode baixar possivelmente por quase a metade, os tRFC's são cruciais na estabilidade. Seu tCL talvez pegue 28. E o Clock é certeiro que chega nos 6400MTs fácil podendo bater 6600MTs, a questão é se a controladora pega 1:1, mas acho que vai.

No entanto, em 6000MTs você tem a melhor relação de consumo e desempenho sem ter de ficar subindo a tensão vSoC e VDDIO/MC, podendo apertar apenas os timings.
 
Fala pessoal, ando meio “encucado” com meu desktop. Tenho um Ryzen 7700x + 4090 e em jogos que utilizam bastante da CPU, como MW3 e EAFC24, sinto alguns engasgos (não sempre), com o MW3 chegando até a crashar, porém, quando diminuo a qualidade, roda de boa. O mesmo vale para jogos que não demandam tanto da CPU, como Alan Wake 2, roda de boa com tudo no talo.

Fiquei achando que era bug dos jogos, já que não são tão bem otimizados para PC, porém tbm tenho um Notebook com a 4080 e i9 de 13 geração, tirei um dia para testar os mesmos jogos e rodando com tudo no talo não tive nenhum crash ou engasgo.

Com isso, venho suspeitando que seja o processador que não está “acompanhando” o poderio da 4090, estou até cogitando em trocá-lo.

Estou equivocado? O que acham que pode ser?

Estranho e isso não faz o menor sentido, algo esta dando incompatibilidade aí, sua BIOS esta atualizada? Memórias instaladas nos slots recomendados da placa mãe(A2 e B2, os 2 e 4 slots da esquerda para direita)? Já tentou rodar com as memórias em stock?

Outra coisa, que já me causou erros aleatórios e crashes em jogos foi um SSD NVMe com problema, foi um parto descobrir que ele era o problema, porque tudo era aleatório e do nada o PC começava a ficar louco, se tiver outro SSD para testar e nada disso acima resolver, vale o teste.

Com certeza tem algo errado aí, mas não esta com cara de ser o processador, um 7700X leva qualquer GPU hoje em dia sem problema algum, ainda mais em 3440x1440.
 
Fala pessoal, ando meio “encucado” com meu desktop. Tenho um Ryzen 7700x + 4090 e em jogos que utilizam bastante da CPU, como MW3 e EAFC24, sinto alguns engasgos (não sempre), com o MW3 chegando até a crashar, porém, quando diminuo a qualidade, roda de boa. O mesmo vale para jogos que não demandam tanto da CPU, como Alan Wake 2, roda de boa com tudo no talo.

Fiquei achando que era bug dos jogos, já que não são tão bem otimizados para PC, porém tbm tenho um Notebook com a 4080 e i9 de 13 geração, tirei um dia para testar os mesmos jogos e rodando com tudo no talo não tive nenhum crash ou engasgo.

Com isso, venho suspeitando que seja o processador que não está “acompanhando” o poderio da 4090, estou até cogitando em trocá-lo.

Estou equivocado? O que acham que pode ser?
placa de notebook está em overclock? Está tudo em default, incluindo o desktop? Fez algum overclock ou mexeu nas configurações da placa de vídeo ou do processador? Fez overclock das memórias? Qual é o modelo exato da memória ddr5 que usa? sabe se ela está no QVL da fabricante da placa-mãe?
Sim, continua operando normalmente, aparece um erro do próprio Cod pedindo para diminuir a qualidade gráfica, daí diminui para o equilibrado e rodou de boa, sem mais erros, o que não deveria acontecer, pois meu notebook roda em extremo com dlss no qualidade em 4k a 110 fps e nunca deu nenhum bo. Ja no FIFA as vezes da algumas engasgadas
já testou com outra placa de vídeo no lugar dessa 4090?
 
Estou em processo de montagem de um kit 7800x3d + Asus TUF GAMING B650M-PLUS

Quanto tem saido na média o valor cada um destes?

Peguei no ali 2X16GB Juhor CL 34 6800MHz por R$ 560 (O tempo de chegar é o tempo de fechar o Kit aqui no Brasil)
 
Última edição:
já tem Threadripper 7000 por aí, mas não achei placa-mãe pra isso. O menor valor está no AMD RYZEN THREADRIPPER 7970X por R$ 18mil
 
Estou em processo de montagem de um kit 7800x3d + Asus TUF GAMING B650M-PLUS

Quanto tem saido na média o valor cada um destes?

Peguei no ali 2X16GB Juhor CL 34 6800MHz por R$ 560 (O tempo de chegar é o tempo de fechar o Kit aqui no Brasil)
1400~ na placa-mãe e 2600-2800 na CPU
 
já tem Threadripper 7000 por aí, mas não achei placa-mãe pra isso. O menor valor está no AMD RYZEN THREADRIPPER 7970X por R$ 18mil
Lançamento das WRX90 da asus é só final de janeiro lá fora, daqui que esteja disponível aqui vai demorar um belo bocado. O MSRP é de $1.3k, então pode esperar algo na casa dos 8~10k pela mobo.
TRX50 já tem disponível por ~$600 lá fora.
 
Lançamento das WRX90 da asus é só final de janeiro lá fora, daqui que esteja disponível aqui vai demorar um belo bocado. O MSRP é de $1.3k, então pode esperar algo na casa dos 8~10k pela mobo.
TRX50 já tem disponível por ~$600 lá fora.
Pro WS TRX50-SAGE WIFI é uma das poucas disponíveis por aqui em uma loja que importa e sai por R$ 12mil ou mais. Esse equipamento exige a aquisição de todas as peças de base de modo imediato (processador com a placa-mãe), vez que há o risco de faltar no mercado brasileiro. Mas é uma solução topo de linha barato com maior flexibilidade que pode ser desktop (vários) e um servidor simultâneo e tranquilamente.
 
galera acabei de migrar pra am5 e queria saber se o dual channel fica assim msm no cpuz, tenho 2 pentes de 16gb da corsair

 
galera acabei de migrar pra am5 e queria saber se o dual channel fica assim msm no cpuz, tenho 2 pentes de 16gb da corsair


Colocou os pentes nos slots certos? Acho que o seu tá como single channel, creio que deveria ser 4x32-bit se estivesse com dual channel.
 
Colocou os pentes nos slots certos? Acho que o seu tá como single channel, creio que deveria ser 4x32-bit se estivesse com dual channel.

sim ta no slot 2 e 4 (slots cinzas), a placa mae e uma tuf b650, achei estranho pq vi alguns videos e da galera fica 4x32, ate troquei a versao da bios achando q podia ser isso mas continua 2x32, nao sei se tem que ativar ou desativar alguma coisa na bios dessas placas maes am5
 
sim ta no slot 2 e 4 (slots cinzas), a placa mae e uma tuf b650, achei estranho pq vi alguns videos e da galera fica 4x32, ate troquei a versao da bios achando q podia ser isso mas continua 2x32, nao sei se tem que ativar ou desativar alguma coisa na bios dessas placas maes am5
Checa no hwinfo ou checa no teste do aida pra ver como tá, pode ser bug do cpuz
 
Checa no hwinfo ou checa no teste do aida pra ver como tá, pode ser bug do cpuz

tanto no aida quando no hw aparece dual channel, mas estou achando a leitura baixa no aida64, isso e normal?

 
tanto no aida quando no hw aparece dual channel, mas estou achando a leitura baixa no aida64, isso e normal?


Tá certo esses valores, tudo normal.

Banda máxima teórica de DDR5 dual channel 6000MHz é 2*6000*8 = ~96GB/s. Considerando que vc tem um 7600 com apenas 1 CCD, lembro que a AMD tem alguma coisa que capa leituras no IOD com apenas 1 CCD, então tá tudo certo.
 
E novamente não durou uma semana :limo:

Ver anexo 135796
Ver anexo 135798
acho que nem precisava atualizar, veja que ela nem aumenta o tamanho em MB, isso daí é uma vulnerabilidade daquelas que precisa ter acesso físico ou usar outra vulnerabilidade para depois implantar um arquivo para no próximo boot ter efeito. A Asustek ainda não liberou qualquer novidade da AGESA 1.1.0.1 para B650, apenas nas X670 e com essa vulnerabilidade resolvida.

Lembrando que essa vulnerabilidade pega Intel e AMD e tem haver com o boot no BIOS, quando carrega aquelas imagens, elas podem ser modificadas. É uma vulnerabilidade antiga, pega certamente até os x86-386SX
 
acho que nem precisava atualizar, veja que ela nem aumenta o tamanho em MB, isso daí é uma vulnerabilidade daquelas que precisa ter acesso físico ou usar outra vulnerabilidade para depois implantar um arquivo para no próximo boot ter efeito.
Sim, mas gosto de testar todas e melhor prevenir do que remediar.

A Asustek ainda não liberou qualquer novidade da AGESA 1.1.0.1 para B650, apenas nas X670 e com essa vulnerabilidade resolvida.
Acho que estão soltando aos poucos, vi disponível em algumas B650 da Asus (link), a da Giga é AGESA 1.1.0.1a.
 
Lembrando que essa vulnerabilidade pega Intel e AMD e tem haver com o boot no BIOS, quando carrega aquelas imagens, elas podem ser modificadas. É uma vulnerabilidade antiga, pega certamente até os x86-386SX
A bronca é só na UEFI na verdade, tem a ver com aqueles logos de boot custom e realmente só acontece se uma imagem maliciosa for colocada na ESP (partição de boot do UEFI).
 
Qual seria a vantagem de att pra essas bios novas?
Ainda estou com a 1809 da asus
 
Sim, mas gosto de testar todas e melhor prevenir do que remediar.


Acho que estão soltando aos poucos, vi disponível em algumas B650 da Asus (link), a da Giga é AGESA 1.1.0.1a.
a questão é que é uma beta, a menos que encontre um problema e queira reportar à Gigabyte.
Na Asus liberaram apenas na B650 pro-art.

EDITADO: saiu apenas as betas sem suporte, quem usar e se lascar a Asustek dá com os ombros (ou seja, vai negar suporte): ASUS B650 Series NEW Beta BIOS 2204
Qual seria a vantagem de att pra essas bios novas?
Ainda estou com a 1809 da asus
a versão 1813 da Rog Strix B650E-E traz maior estabilidade frente à 1809, porém, isso se você sentiu algum problema na sua memória, se não houve problema, então não precisa atualizar. Novas atualizações podem liberar ajustes que não tínhamos anteriormente, mas muitos ficam ocultos e você somente os encontra usando a tecla de busca F9, por exemplo, o NITRO para DDR5 somente é encontrado desse jeito.
 
Última edição:
a questão é que é uma beta, a menos que encontre um problema e queira reportar à Gigabyte.
Na Asus liberaram apenas na B650 pro-art.

a versão 1813 da Rog Strix B650E-E traz maior estabilidade frente à 1809, porém, isso se você sentiu algum problema na sua memória, se não houve problema, então não precisa atualizar. Novas atualizações podem liberar ajustes que não tínhamos anteriormente, mas muitos ficam ocultos e você somente os encontra usando a tecla de busca F9, por exemplo, o NITRO para DDR5 somente é encontrado desse jeito.

Qual a função dessa opção nitro? Procurei e não achei nada sobre
 
Tira uma duvida ai rs

Não sei se pego o 7950x ou 7950x3d.
Tenho um extenso banco de dados, varias VMs e alguns containers trabalhando.
Mas gosto de jogar bastante tb.

Pelo que entendi o 3D vai funcionar igual o X, mas no caso de jogos o 3D funciona apenas com os 8 núcleos.
É isso mesmo ? Ah o foco dos jogos são 2k e 4k na 4090.
Será que isso vai melhorar no futuro ? liberando o segundo ccd, sei la ? Fico na maior duvida de pegar esse 3d e no futuro "ter" hipoteticamente um gargalo hehe
Comprei memorias 6000 (36-38-38) fury beast 2x32, mas sei que preciso subir isso em pouco tempo. Usar 4x ainda esta problemático ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo