[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Senhores, bom dia...

Recomendacao de pasta termica... alguma sugestao?
 

Testes de APUs AMD Ryzen 8700G/8600G mostram aumento de 30% no desempenho single-core em relação à série 5000G​


As novas entradas do Geekbench descobertas por Olrak29 indicam que os revisores já estão trabalhando nos testes do Ryzen 8000G. Pelo menos duas das APUs de desktop equipadas com arquitetura Zen4 que serão lançadas em breve foram localizadas lá, especificamente o Ryzen 7 8700G de 8 núcleos e o Ryzen 5 8600G de 6 núcleos.

Vale acrescentar que ambas as APUs apresentam microarquitetura ‘clássica’ Zen4, enquanto a terceira parte DIY chamada Ryzen 5 8500G incluirá núcleo Zen4c. Este APU ainda não foi testado e espera-se que tenha uma cobertura mínima de revisão, já que a AMD concentrará seus esforços de marketing nos SKUs 8700G e 8600G.

Conforme revelado pela AMD, o APU Ryzen 7 8700G apresenta um clock base de 4,2 GHz e clock turbo de até 5,1 GHz, o clock mais alto de todos os APUs de desktop que a AMD já lançou para desktops. O Ryzen 5 8600G, por outro lado, tem dois núcleos Zen4 a menos, mas será fornecido com um clock base mais alto de 4,3 GHz e um clock boost de 5,0 GHz.

Geekbench v6Single CoreMulti Core
AMD Ryzen 7 7700 2845 (100%) 14692 (100%)
AMD Ryzen 7 8700G (V6.2) 2720 (96%) 14326 (98%)
AMD Ryzen 5 8600G (V6.0) 2.474 (87%) 11453 (78%)
AMD Ryzen 7 5700G 1981 (70%) 8.737 (59%)
AMD Ryzen5 5600G 1917 (67%) 7.662 (52%)

Ambas as APUs foram testadas com o software Geekbench 6, mas é importante notar que o 8700G está usando uma versão mais recente (6.2), enquanto o 8600G depende do benchmark 6.0. O desempenho não é precisamente comparável neste caso; no entanto, ainda é melhor do que comparar com o benchmark 5.0, o que seria completamente impreciso. No geral, o R7 8700G parece ser 10% mais rápido em testes de núcleo único e 25% mais rápido em testes de múltiplos núcleos em comparação com o R5 8600G.

RYZEN-8700G-8600G.png

Ryzen 7 8700G (azul) e Ryzen 5 8500G (cinza), Fonte: Geekbench

Ambas as APUs foram testadas na plataforma AMD B650 Non-Extreme e ambas usavam memória DDR5-6400. A AMD usou especificações de memória semelhantes para suas avaliações de desempenho de marketing, mas o 'ponto ideal' é de cerca de 6.000 MT/s, de acordo com o representante da empresa.

RYZEN-8700G-8600G-2.png

Ryzen 7 8700G e Ryzen 5 8500G, Fonte: Geekbench

Em comparação com a série Ryzen 5000G baseada em Zen3/Cezanne, deve-se esperar um aumento de desempenho de 30% a 37% no single-core e um aumento de 49% a 64% no multi-core. É um salto considerável para uma única geração de produto, mas devemos lembrar que a série 5000G não foi atualizada por mais de 2,5 anos.

É claro que esses são apenas benchmarks de CPU, cuja parte mais importante do silício da APU não aparece nos testes do Geekbench. Essa parte é o subsistema gráfico, agora baseado na arquitetura RDNA3. Embora o núcleo da CPU tenha sido atualizado de Zen3 para Zen4, os antigos gráficos Ryzen 5000G Vega serão enormemente superados pelos RDNA de terceira geração. Esperançosamente, os revisores se concentrarão neste aspecto em sua cobertura na próxima semana.

A AMD lançará a série Ryzen 8000G em 31 de janeiro. O 8700G custará US$ 329, enquanto o 8600G será vendido por US$ 229.

 
E para quem não gosta de sujeira na hora de colocar pasta térmica nesse formato estranho dos Ryzen AM5, isso aqui ajudou muito:


Dá pra comprar por 30,00 no shopee, com frete grátis e icms incluso, e vem com pasta térmica Frost X25 (dá pra umas 3 ou 4 aplicações sendo generoso no uso).
Eu sou do grupo que prefere espalhar a pasta térmica por todo o IHS e sem esse negocinho seria bem difícil não fazer uma meleca em tudo.

Teria o link?
 
Teria o link?
Comprei desse vendedor, mas tem vários vendendo.
Frete grátis só com o App shopee no celular, no site não vale o cupom.

 
Senhores... oq me dizem sobre a placa

ASUS PRIME X670-P​

em relaçao com a MSI x670 pro wifi​

a Pichau me deu a opçao de pegar ela​


Como eles é que cagaram na sua placa vc pode comparar a que vc comprou com uma similar e pedir ela no lugar da sua.
por exemplo:
1 - A que te ofereceram tem limite de 128gb de memória, a sua 192gb,
2 - A sua tem 4 slots m.2(um é gen5), essa tem apenas 3 slots m.2.
3 - a sua possui WiFi 6E, essa não tem.
Mande uma msg pra eles pedindo uma mobo com pelo menos esses 3 itens. Se eu fosse vc já formalizava uma reclamação no reclameaqui e consumidor.gov.
 
A que te ofereceram tem limite de 128gb de memória
Acho que isso é só problema de descrição desatualizada, qualquer placa DDR5 (intel e amd) com bios atualizada deve suportar 192GB.
 
Acho que isso é só problema de descrição desatualizada, qualquer placa DDR5 (intel e amd) com bios atualizada deve suportar 192GB.
bom saber
 
Senhores... oq me dizem sobre a placa

ASUS PRIME X670-P​

em relaçao com a MSI x670 pro wifi​

a Pichau me deu a opçao de pegar ela​



Entre essa Prime e a Aorus que você postou na página anterior, em termos de qualidade de construção sou muito mais a Aorus. De qualquer forma, você precisa fazer a escolha com base no que é importante pra você, pois cada pessoa tem necessidades diferentes. Você faz questão que seja uma X670? Porque as vezes uma B650/650E pode ter até mais funcionalidades pelo valor de uma X670 básica. A menos que a pessoa tenha uma necessidade muito específica, uma B650/B650E atende 99% dos casos.
 
Última edição:
Entre essa Prime e a Aorus que você postou na página anterior, em termos de qualidade de construção sou muito mais a Aorus. De qualquer forma, você precisa fazer a escolha com base no que é importante pra você, pois cada pessoa tem necessidades diferentes. Você faz questão que seja uma X670? Porque as vezes uma B650/650E pode ter até mais funcionalidades pelo valor de uma X670 básica. A menos que a pessoa tenha uma necessidade muito específica, uma B650/B650E atende 99% dos casos.

eu teria necessidade de ser uma MSI... pois meu PC é MSI e tenho EXTREMO TOC... minha placa mãe custa entre 2500 a 2800 nas lojas a fora que ainda tem disponível... eu engrossei BRUTALMENTE COM A PICHAU... perdi a paciencia... e falei a eles... volto 1700 numa MSI RTX4070 ventus 3x que ja acho MUITO vendo que VAI ABAIXAR... ou nada menos que uma placa mae MSI x670... ou quero pelo menos 2600 no meu bolso e NADA DE CRÉDITO... se nao me resolverem... sexta-feira vou no pequenas causas... nao quero nada se nao for isso...
 
Opa, chegou agora pouco a peça final do meu build (o Ryzen 7900).
Se não fosse o atraso da loja do pombo, estaria pronto há 2 semanas.

Gabinete: Azza Elise
Water Cooler Cougar Poseidon GT 240
MSI MAG MORTAR B650M WIFI
2X24 GB Corsair Vengeance 6000mhz
Uns fans Arctic
LF2zzxo.jpeg


Os SSDs e GPU (do pc antigo) talvez fique pra colocar no final de semana por falta de tempo de reconfigurar tudo.

E o grande teste: Deu vídeo! (não reparem o monitor antigo na mesa de jantar kkk)

5JYMKKA.jpg
64º na bios, ta certo isso? :fire:
 
DDR5 vai aumentar a densidade, estão falando em 64GiB por pente em breve (mas podem enrolar por lucro), podem subir isso bastante, mas é promessa que sei lá se vai ser concretizada.
64º na bios, ta certo isso? :fire:
o máximo que atingi aqui foi sempre abaixo dos 60°C e isso com tensões padrão bem altas. Pode ter um ajuste aí não feito no WC durante a instalação ou muita pasta, ou esqueceu de tirar aquele plástico protetor da base e etc.

edit
Não acredito
1706036394827-png.2644879
source
 
Última edição:
Olá pessoal.

Estou com a penúltima bios da Asus tuf gaming x670e-plus e me parece estar tudo bem. Mas saiu dia 01/04 esta versão: Vale a pena atualizar? Vc atualizaria?
Version 2214
11.19 MB
2024/01/04
"1.Update AGESA version to Combo AM5 PI 1.1.0.1
2.Improve system stability
3.This update includes the patch for the LogoFAIL vulnerabilities
4.Support graphics card with M.2 storage
 
DDR5 vai aumentar a densidade, estão falando em 64GiB por pente em breve (mas podem enrolar por lucro), podem subir isso bastante, mas é promessa que sei lá se vai ser concretizada.

o máximo que atingi aqui foi sempre abaixo dos 60°C e isso com tensões padrão bem altas. Pode ter um ajuste aí não feito no WC durante a instalação ou muita pasta, ou esqueceu de tirar aquele plástico protetor da base e etc.

edit
Não acredito
1706036394827-png.2644879
source
ele pode ter esquecido ou ligado o cabo do aio em lugar errado tb. mas a chance de nao ter tirado o plastico do radiador tb é grande ou até mesmo mal encaixe.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olá pessoal.

Estou com a penúltima bios da Asus tuf gaming x670e-plus e me parece estar tudo bem. Mas saiu dia 01/04 esta versão: Vale a pena atualizar? Vc atualizaria?
Version 2214
11.19 MB
2024/01/04
"1.Update AGESA version to Combo AM5 PI 1.1.0.1
2.Improve system stability
3.This update includes the patch for the LogoFAIL vulnerabilities
4.Support graphics card with M.2 storage
so vejo benefícios pela descricao. nao tem motivo de nao atualizar bios, qto mais com agesa.
 
DDR5 vai aumentar a densidade, estão falando em 64GiB por pente em breve (mas podem enrolar por lucro), podem subir isso bastante, mas é promessa que sei lá se vai ser concretizada.

o máximo que atingi aqui foi sempre abaixo dos 60°C e isso com tensões padrão bem altas. Pode ter um ajuste aí não feito no WC durante a instalação ou muita pasta, ou esqueceu de tirar aquele plástico protetor da base e etc.

edit
Não acredito
1706036394827-png.2644879
source
Eu tenho impressão que as controladoras dos epyc/TR são bem melhores que as dos ryzen.
O mesmo se aplica na intel, controladora dos Xeon são bem melhores que as dos Core i
 
Bom, o plástico eu tirei com certeza, os conectores de fans e bomba estão encaixados certo.
Só liguei aquela vez mesmo, mas vou checar a instalação do bloco do WC quando ligar de novo.

Então, era o bloco do water cooler q tava mal instalado.
Eu tinha visto no manual dele (cougar poseidon GT) que tinha que girar o bloco antes de parafusar, mas não tinha conseguido girar antes (procedimento bem chatinho).
Agora q consegui girar e instalar certo, fica em 38-39 °C na BIOS (configuração 100% padrão em tudo). Obs.: temperatura ambiente está bem mais baixa também.
 


olha q belezinha q achei... pena q so TEM NA PICHAU 1 unidade... essa aí tem um boa construçao... o chip b650 é inferior mais aguenta meu 7800x3d... e tem menas reclamaçoes ne net

Essa placa tá na loja deles tem uns 2 dias, só não falei nada porque entendi que se não fosse uma X670 você ia ter um piripaque :bwahaha:
 
Essa placa tá na loja deles tem uns 2 dias, só não falei nada porque entendi que se não fosse uma X670 você ia ter um piripaque :bwahaha:
SAHUASUHHUASUHASAUHS... nao tinha visto... mais talvez eu pegue ela... mais a pichau quer me dar 1800 na placa mae q eles estragaram... sendo q a placa está por 2700 nas outras lojas... e estão teimando... vou ter q entrar com uma açao contra eles...
 


olha q belezinha q achei... pena q so TEM NA PICHAU 1 unidade... essa aí tem um boa construçao... o chip b650 é inferior mais aguenta meu 7800x3d... e tem menas reclamaçoes ne net

Oficialmente, toda placa AM5 suporta o 7800x3d, e até mesmo o 7950x que é bem mais esquentado. Só limita o PBO/Overclock e talvez um pouco de performance nas CPUs de 170W.

Até mesmo essa Biostar de 660 reais.
 
Última edição:
SAHUASUHHUASUHASAUHS... nao tinha visto... mais talvez eu pegue ela... mais a pichau quer me dar 1800 na placa mae q eles estragaram... sendo q a placa está por 2700 nas outras lojas... e estão teimando... vou ter q entrar com uma açao contra eles...
"Por bem" eles só tem que devolver o que vc pagou por ela, se quiser um valor maior vc vai ter que partir para outras instâncias e aí vai depender da sua pressa para resolver a situação.
 
"Por bem" eles só tem que devolver o que vc pagou por ela, se quiser um valor maior vc vai ter que partir para outras instâncias e aí vai depender da sua pressa para resolver a situação.
Código de Defesa do Consumidor:
Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

§ 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

III - o abatimento proporcional do preço.



e a MSI mag b650 q eu coloquei o olho vendeu kkkkkkkkkkkkk
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo