[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
O que me assustou foi esse rumor de ter um preço mais salgado para ter "11%" de performance a mais. To estudando pegar o 7800 tambem, deve ser uma diferença gritante do meu i7 10700
Imagina pro meu i7 8700 + 1070Ti kkkkkkk , to precisando de um UP urgente. Desde 2018.

Se tiver montando PC do "zero" talvez vale a pena o 9800X3D, mas depende do preço. Não tenho ideia de quanto chegaria o 9800X3D por aqui. Se vier com uma diferença grande de preço iria no 7800X3D mesmo.

Se a história se repetir ele deve custar basicamente o preço do 9900X.

Alguma notícia sobre o lançamento das novas X870E Strix?

Estou interessado naquela nova tecnologia Nitropath, mas ainda não achei nenhum lugar (confiável) para vender.

Aliás, estou bem desapontado com a falta de disponibiliade dessas novas mobos. Fora três modelos da Gibatyte na Terabyte, não se acha em mais nenhum lugar. Vi que tem na GK, mas ouvi algumas reclamações sobre eles que me deixaram com o pé atrás.
que q tem de tão especial nessa x870e strix? 5k ...

Absolutamente nada, mas tem gente que por algum motivo ainda acha a Asus uma marca foda e paga a mais pela marca (ignorando toda a M que ocorreu com ela com as paradas de vcore e tals)

Inclusive a AsRock x870e Taichi é mais barata é melhor que a Strix, pois oferece opção de usar todos os M.2 sem perder PCIE Gen5 x16.

O que chamou minha atenção nessa placa foi aquela tecnologia que promete melhores frequências de memórias.

Absolutamente nada, mas tem gente que por algum motivo ainda acha a Asus uma marca foda e paga a mais pela marca (ignorando toda a M que ocorreu com ela com as paradas de vcore e tals)

Inclusive a AsRock x870e Taichi é mais barata é melhor que a Strix, pois oferece opção de usar todos os M.2 sem perder PCIE Gen5 x16.
A Taichi seria a placa que eu gostaria de comprar, mas ela é EATX e infelizmente não cabe no meu gabinete...

O que chamou minha atenção nessa placa foi aquela tecnologia que promete melhores frequências de memórias.
Marketing é um negócio complicado, eu só colocaria no leque de possibilidades após ver ao menos meia dúzia de testes mostrando que o negócio é bom mesmo e as condições.

E isso SE não custasse um rim né, pois com 5k dá pra montar um combo bem maneiro.

E também mesmo que consiga frequência mais alta, muito provavelmente vai ter que subir a latência e acaba dando na mesma, sem contar que os CPUs X3D (assumindo que vá pegar um) a diferença pra esse tuning todo acaba sendo ainda menor que nos CPUs "normais", aguardar pra ver mas eu duvido que vá fazer diferença significativa na prática

A Taichi seria a placa que eu gostaria de comprar, mas ela é EATX e infelizmente não cabe no meu gabinete...

Não sei se notou que EATX é um formato não padronizado, segundo as medidas no site, a Taichi tem menos de 2cm a mais de largura que uma placa ATX, não cabe mesmo?

Tem também a AsRock X870E Nova Wifi, que tem basicamente os mesmos specs da Taichi, inclusive a mesma config de VRM, e é ATX, as vezes vale ficar de olho se surgir por aqui.

PS: quero aproveitar para deixar registrado minha decepção com a AsRock por ter "rebaixado" a Steel Legend nesse novo chipset, virando X870. Talvez um pouco de culpa da AMD com essa bagunça de chipset...
A gente fala bem onde merece e critica onde merece também.

Última edição:
Não sei se notou que EATX é um formato não padronizado, segundo as medidas no site, a Taichi tem menos de 2cm a mais de largura que uma placa ATX, não cabe mesmo?

Tem também a AsRock X870E Nova Wifi, que tem basicamente os mesmos specs da Taichi, inclusive a mesma config de VRM, e é ATX, as vezes vale ficar de olho se surgir por aqui.
É meu gabinete é um o11 Dynamic Mini e vou usar um WC de 280 na lateral, e nessa config não cabe placa EATX.

A Nova Wifi também chamou muito minha atenção, mas essa ainda não tem para vender.

Galera, existe algum motivo relevante para não ir de B650E nessa BF e esperar as B850E?
Ideia é pegar o 9800X3D, mas dependendo do valor e desempenho, irei no 7800X3D mesmo.
Sobre as memórias, 6000Mhz C30 continua sendo o sweet spot para AM5?

Galera, existe algum motivo relevante para não ir de B650E nessa BF e esperar as B850E?
Ideia é pegar o 9800X3D, mas dependendo do valor e desempenho, irei no 7800X3D mesmo.
Eu diria que pra >99% das pessoas a diferença de chipset/placa-mãe em geral é um negócio meio que irrelevante, maioria do povo nem usa toda a conectividade ou "features" em si que são o diferencial, é um negócio que tem que ver o que você precisa de fato, tem gente que quer PCIE 5.0 pra GPU ou SSD mas a minoria vai ter algum benefício real com isso, até a 4090 mal tem diferença com o PCIE 4.0 então quem dirá o 5.0, SSD mesma coisa, quem se beneficia é a pessoa que fica rodando benchmark 24h e babando nos resultados (exagero, mas quase ninguém usa/precisa de fato), e aliás acho que nem vai ter B850E

Diria que sim, mas o maior ganho de desempenho é fazer o tuning manual independente se comprou um kit 4800 CL40 ou um kit 8000 CL38, mas 6000mhz é um ponto bom por ser fácil de estabilizar em qualquer CPU/mobo, conseguir latências baixas, usar tensões baixas e tem uma infinidade de relatos de gente usando 6000mhz pra se basear nos timings pra cortar caminho

Não existe B850E, apenas B840, B850, X870 e X870E

Entretanto, nenhuma diferença relevante entre B650E e B850 que justifique pagar mais, ambas com PCI 5.0 para o 16x e NVME.

Sim, 6000cl30 com chip Hynix é o ideal para as séries 7000 e 9000.
Para a série 9000 é praticamente certo conseguir usar memórias em 6400Mhz, mas mesmo assim ainda é melhor comprar 6000 e subir manualmente o clock para 6400 do que comprar 6400 e talvez ter que reduzir para 6000.

Última edição:
Vamos usar o "SE", se o 9800X3D ter pouco aumento de desempenho em comparação ao 7800X3D. Vale ir com o 7800X3D?
Ou... ?
Eu estou montando do zero meu PC. Estou nessa. Queria o 9950x3D, mas não sei se aguento até lá rsrs. Vou esperar sair o 9800x3D, se tiver uma melhora considerável acho que pego, se não, esperar pela queda no preço do 7800x3D.
Mas, em se tratando de Brasil, se aparecer por um bom preço, vale a pena o 7800.
Se tiver montando PC do "zero" talvez vale a pena o 9800X3D, mas depende do preço. Não tenho ideia de quanto chegaria o 9800X3D por aqui. Se vier com uma diferença grande de preço iria no 7800X3D mesmo.
Pois é, lançamento no Brasil sempre chegar com preço alto. Vale a pena sempre esperar a BF. Com a chegada do 9800x3D, provavelmente terá boas promos do 7800.

A única diferença real entra a geração 6xx e 8xx é o PCIex5.0 e o USB4, no resto é exatamente a mesma coisa.

Eu estou montando do zero meu PC. Estou nessa. Queria o 9950x3D, mas não sei se aguento até lá rsrs. Vou esperar sair o 9800x3D, se tiver uma melhora considerável acho que pego, se não, esperar pela queda no preço do 7800x3D.
Mas, em se tratando de Brasil, se aparecer por um bom preço, vale a pena o 7800.

Pois é, lançamento no Brasil sempre chegar com preço alto. Vale a pena sempre esperar a BF. Com a chegada do 9800x3D, provavelmente terá boas promos do 7800.

A única diferença real entra a geração 6xx e 8xx é o PCIex5.0 e o USB4, no resto é exatamente a mesma coisa.
Acho difícil já que o 7800X3D(newegg/Amazon) esta acima de $500 na gringa.

Minha maior dúvida seria a quantidade de Núcleos. Tenho receito que daqui por exemplo, uns dois anos mais Núcleos/Threads tire mais desempenho em jogos.

Faço upgrade a cada 5 Anos. Não quero me arrepender.

Director técnico da Ubisoft Massive (The Division, Avatar, Star Wars) disse que multithread ainda é algo complicado e performance single tem mais relevância.

Ao escolher uma CPU para jogos:

Performance single thread > cache > n°cores

Director técnico da Ubisoft Massive (The Division, Avatar, Star Wars) disse que multithread ainda é algo complicado e performance single tem mais relevância.

Ao escolher uma CPU para jogos:

Performance single thread > cache > n°cores

Eu não entendo porra nem uma de programar jogos mas vindo da Ubisoft, parece papo de preguiçoso.

:limo:

Eu não entendo porra nem uma de programar jogos mas vindo da Ubisoft, parece papo de preguiçoso.

:limo:

A Ubisoft Massive, na parte técnica é impecável, eles que cuidam da Snowdrop Engine. Pode-se falar dos jogos, mas da qualidade técnica deles não há o que dizer.

Segundo ele, a CPU precisa atualizar muitas coisas ao mesmo tempo (física, animações, posição do jogador, IA, ray tracing) e isso é difícil de paralelizar, sem que a latência sofra junto.

Acho difícil já que o 7800X3D(newegg/Amazon) esta acima de $500 na gringa.
Eu moro na Europa. Aqui ele está na faixa dos 490/500. Quando aparece por 430 desaparece. O 7950x3D essa semana apareceu por 530. Se lançarem o 9800x3D antes da BF, provável que tenha promoção, mas vai ser nessa, vai desaparecer.

9950X esta $700 na amazon.com, o X3D vai chegar custando uma fábula....

Última edição:
Pessoal, placa mãe para um 7800x3d, qual indicam? Algo ali por volta de R$1.500,00

Eu tenho 2 ssds m.2, e a principio tava vendo a B650 MSI Tomahawk, mas também de olho na ASUS TUF B650M-E.

Perco algo por ser a versão "M-E"? Placa de video aqui é 4060 ti.

E com relação a memoria RAM, vi que o "limite" seria 6000mhz para nao ter problema, confere? Com o CL mais baixo possível. E precisa ser algo especifico para AMD? Vi alguns anuncios que o pessoal usa no titulo "intel" OU "amd"

Última edição:
Pessoal, placa mãe para um 7800x3d, qual indicam? Algo ali por volta de R$1.500,00

Eu tenho 2 ssds m.2, e a principio tava vendo a B650 MSI Tomahawk, mas também de olho na ASUS TUF B650M-E.
Depende da conectividade que você precisa, se não precisa de 500 USB, 10 USB-C, amplificador pra áudio, 4 slots M2 etcetc meio que tanto faz a escolha, entre essas 2 eu iria fácil na Tomahawk (comparativo aqui)

E com relação a memoria RAM, vi que o "limite" seria 6000mhz para nao ter problema, confere? Com o CL mais baixo possível. E precisa ser algo especifico para AMD? Vi alguns anuncios que o pessoal usa no titulo "intel" OU "amd"
6000mhz é fácil de rodar/estabilizar em qualquer CPU/mobo e vai entregar 99% do desempenho, dá pra rodar acima mas se não é sua praia ficar ajustando memórias manualmente ou prefere evitar tensões mais altas é melhor manter nos 6000mhz, eu uso memórias "Intel" que só tem XMP ao invés das memórias "AMD" que tem EXPO mas na prática acho que não importa tanto, se possível é bom ver memórias no QVL da placa-mãe apesar de ser incomum dar alguma treta

Depende da conectividade que você precisa, se não precisa de 500 USB, 10 USB-C, amplificador pra áudio, 4 slots M2 etcetc meio que tanto faz a escolha, entre essas 2 eu iria fácil na Tomahawk (comparativo aqui)

6000mhz é fácil de rodar/estabilizar em qualquer CPU/mobo e vai entregar 99% do desempenho, dá pra rodar acima mas se não é sua praia ficar ajustando memórias manualmente ou prefere evitar tensões mais altas é melhor manter nos 6000mhz, eu uso memórias "Intel" que só tem XMP ao invés das memórias "AMD" que tem EXPO mas na prática acho que não importa tanto, se possível é bom ver memórias no QVL da placa-mãe apesar de ser incomum dar alguma treta

Acho que vou de tomahawk mesmo, e tava vendo a XPG Lancer de 6000mhz e CL30. Pensei em pegar 2 pentes de 16gb

Acho que vou de tomahawk mesmo, e tava vendo a XPG Lancer de 6000mhz e CL30. Pensei em pegar 2 pentes de 16gb
Eu sou fã da MSI porque as mobos tem o diferencial dos 3 anos de garantia pelo menos, fator de desempate importante já que no geral é tudo meio parecido kkkk, e 2x16gb tá ótimo, se não tiver um uso extremamente específico vai segurar tranquilo até um upgrade de plataforma futuro

Será que irão trazer uma mATX X870E completaça? Com três NVMe sem perder lanes se conectar algo no PCIe x8?

Será que irão trazer uma mATX X870E completaça? Com três NVMe sem perder lanes se conectar algo no PCIe x8?

X870E acho improvável, pelo menos por enquanto.
Talvez a MSI que é a unica (das grandes) com poucos modelos X870 anunciados, só tem 4.

mATX parece que só B850 nessa geração, geralmente B é onde as fabricantes lançam modelos pra caramba.

Users who are viewing this thread

Voltar