[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
AMD e Intel agr fizeram uma parceria pra um Advisory Group de x86:

Acho que vai ser bom pra manterem as questões de feature levels e extensões da ISA mais padronizadas entre as duas fabricantes.

Intel e AMD se unem para acelerar o desenvolvimento de um ecossistema x86 unificado, aumentando a competição de mercado​

Estamos à beira de uma das mudanças mais significativas na arquitetura e no ecossistema x86 em décadas – com novos níveis de personalização, compatibilidade e escalabilidade necessários para atender às necessidades atuais e futuras dos clientes.

Temos orgulho de estar ao lado da AMD e dos membros fundadores deste grupo consultivo enquanto impulsionamos o futuro da computação, e agradecemos profundamente o apoio de tantos líderes do setor.

- CEO da Intel, Pat Gelsinger

A criação do Grupo Consultivo do Ecossistema x86 garantirá que a arquitetura x86 continue evoluindo como a plataforma de computação preferida de desenvolvedores e clientes.

Estamos entusiasmados em reunir o setor para fornecer orientação sobre futuros aprimoramentos arquitetônicos e estender o incrível sucesso do x86 pelas próximas décadas.

- CEO da AMD, Lisa Su

Fonte da imagem: CEO da Intel, Pat Gelsinger

A colaboração facilitará a criação de implementações consistentes e compatíveis de recursos arquitetônicos e modelos de programação x86 essenciais, estendendo-se por todos os setores – incluindo data centers, nuvem, cliente, edge e dispositivos embarcados – entregando, em última análise, benefícios downstream aos clientes. Os resultados pretendidos incluem:

• Aumentando a escolha do cliente e a compatibilidade entre hardware e software, ao mesmo tempo em que acelera sua capacidade de se beneficiar de novos recursos de ponta.
  • Simplificando as diretrizes arquitetônicas para melhorar a consistência do software e as interfaces em todas as ofertas de produtos x86 da Intel e AMD.
  • Permitindo uma integração maior e mais eficiente de novos recursos em sistemas operacionais, estruturas e aplicativos.
A aliança também envolve empresas como Dell, Broadcom, Google, Microsoft e outros colaboradores, então o grupo não é algo para se encarar levianamente. Nós realmente estaremos observando como esse grupo consultivo evoluirá em direção ao "futuro", mas uma coisa é certa: Intel e AMD se unindo significa que "algo está cozinhando".

x86-ecosystem-advisory-group.jpg

Será que irão trazer uma mATX X870E completaça? Com três NVMe sem perder lanes se conectar algo no PCIe x8?
Muito dificil...

X670 MATX só tinha uma da Asus, Crosshair algo assim e custava uma fortuna, e ITX apenas a X670 Strix da Asus

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, placa mãe para um 7800x3d, qual indicam? Algo ali por volta de R$1.500,00

Eu tenho 2 ssds m.2, e a principio tava vendo a B650 MSI Tomahawk, mas também de olho na ASUS TUF B650M-E.

Perco algo por ser a versão "M-E"? Placa de video aqui é 4060 ti.

E com relação a memoria RAM, vi que o "limite" seria 6000mhz para nao ter problema, confere? Com o CL mais baixo possível. E precisa ser algo especifico para AMD? Vi alguns anuncios que o pessoal usa no titulo "intel" OU "amd"
Eu iria na Asus TUF ou Gigabyte Elite

Memória padrão é isso ai mesmo, 2x16Gb 6000Mhz cl30.

Pessoal, meu PC do nada começou a demorar pra caramba para desligar ou reiniciar, não faço ideia do porque. Minha config: 7800X3D, Asus TUF X670E Plus Wifi, Corsair Veangeance 32GB (16x2) 6200 mhz CL36.

Alguém ja passou por isso? To quase formatando pois ja esta me torrando o saco.

Eu sou fã da MSI porque as mobos tem o diferencial dos 3 anos de garantia pelo menos, fator de desempate importante já que no geral é tudo meio parecido kkkk, e 2x16gb tá ótimo, se não tiver um uso extremamente específico vai segurar tranquilo até um upgrade de plataforma futuro
Se não me engano a gigabyte tbm são 3 anos de garantia.

resolvi não esperar, peguei um 7800x3d por 2.8k na amazon mesmo, antes que venha o 9800 com valor inflado e o 7800 suma das lojas, agora é escolher com calma o resto di kit

Foda é que garantia com a Kabum e nada é quase a mesma coisa né...
Já vi relato positivo e negativo mas poucos no geral, vou passar pelo meu primeiro RMA semana que vem de uma 4080 com a Terabyte, vamos ver, placa parou de dar video no HDMI de uma hora pra outra e nao voltou mais kkkkk

AMD Ryzen 7 9800X3D suporta memória DDR5-8800 MT/s na placa-mãe X870E de ponta.

AMD Ryzen 7 9800X3D provocado com suporte a memória rápida
Parece que alguém está estragando os recursos das próximas CPUs para jogos da AMD.

OON1jJF.png

Parece que o AMD Ryzen 7 9800X3D agora está disponível para vazadores ou funcionários de fabricantes de placas-mãe que estejam dispostos a compartilhar detalhes interessantes. Seja qual for a fonte desta imagem, parece que eles querem que todos saibam do que o futuro Ryzen 7 9800X3D de 8 núcleos é capaz, uma dessas coisas sendo suporte para memória de alta velocidade.

O Wccftech obteve uma captura de tela que supostamente mostra um processador Ryzen 7 9800X3D rodando em uma placa-mãe ASUS ROG Crosshair X870E HERO com um BIOS 504. A imagem mostra a CPU suportando 32 GB de memória DDR5 (16 GB por módulo) a 8800 MT/s. O site alega que o vazador usou memória G.Skill Trident Z5 (observação: não é um módulo CUDIMM) com especificações DDR5-8000 e temporizações CL38-48-48-128 a 1,45 V, o que é considerado suporte pronto para uso.

lfW1Tes.png

No entanto, parece que a memória pode ser overclockada para 8800 MT/s com o UCLK definido como Memclock/2. Também é digno de nota que a voltagem necessária para executar essa memória era de 1,54 V. O vazador usou um teste RunMemtestPro, confirmando que a CPU tem 16 núcleos lógicos (8 físicos) e permaneceu estável durante seu tempo de execução de 34 minutos.

De acordo com a Wccftech, o 9800X3D está alavancando a nova tecnologia NitroPath DRAM da ASUS, disponível em placas-mãe da série 800 para AMD e Intel. Essa tecnologia melhora os caminhos do circuito, aumentando a estabilidade da corrente e da sinalização em slots DRAM, o que pode aumentar o suporte de frequência em 400 MT/s.

O AMD Ryzen 7 9800X3D deve ser lançado na próxima semana, apenas um dia após a Intel lançar oficialmente sua série Core Ultra 200K.

Fonte: Wccftech

Gostei dessa última bios:notbad:, antes 4 pentes de 16gb nem dava boot em 6000mhz, agora foi e até deu pra aumentar :salario:, estão em 6200 cl32-38-38-38-56 e fclk em 2133, latência em ~64ns. Depois vou apertar mais mas primeiro tenho que imprimir um suporte de fan paras as memórias pq em 1 hora de TMU elas bateram 67° :jac1:.

Amigos, gamer leigo em PC falando. Voltei dos EUA faz pouco e comprei o seguinte kit de memórias:

Corsair Vengeance RGB 32GB (2 x 16GB) DDR5 6000Mhz CL 36 (36-44-44-96)

Acontece que o kit que eu queria comprar era na verdade este aqui abaixo, mas por conta de algumas confusões (furacão milton), acabei não o comprando:

Corsair Vengeance RGB 32GB (2 x 16GB) DDR5 6000Mhz CL 30 (30-36-36-76)

Vou utilizar essas memórias no Ryzen 7 7800x3d, placa mãe MSI B650 TOMAHAWK e RTX 4080 super ASUS TUF Gaming.

A pergunta é: devo perder o meu sono porque acabei comprando as memórias com CL 36 ao invés das memórias com CL 30? Eu ainda nem abri as memórias de CL 36. Vocês acham que eu deveria tentar vendê-las e comprar as de CL 30 ou seria paranoia da minha cabeça, já que, na prática, haverá pouca diferença de performance?

OBS: Pretendo apenas jogar no PC e nada mais.

Desde já, agradeço a atenção dos amigos e peço desculpas pela leiguice. Abraços.

Amigos, gamer leigo em PC falando. Voltei dos EUA faz pouco e comprei o seguinte kit de memórias:

Acontece que o kit que eu queria comprar era na verdade este aqui abaixo, mas por conta de algumas confusões (furacão milton), acabei não o comprando:

Vou utilizar essas memórias no Ryzen 7 7800x3d, placa mãe MSI B650 TOMAHAWK e RTX 4080 super ASUS TUF Gaming.

A pergunta é: devo perder o meu sono porque acabei comprando as memórias com CL 36 ao invés das memórias com CL 30? Eu ainda nem abri as memórias de CL 36. Vocês acham que eu deveria tentar vendê-las e comprar as de CL 30 ou seria paranoia da minha cabeça, já que, na prática, haverá pouca diferença de performance?

Desde já, agradeço a atenção dos amigos e peço desculpas pela leiguice. Abraços.
Vc não deve sentir diferença alguma na prática.

Tava de olho numas da GB pelo visual, mas pqp que placas fracas deles nesse chipset...

Intel e AMD se unem para acelerar o desenvolvimento de um ecossistema x86 unificado, aumentando a competição de mercado​

Estamos à beira de uma das mudanças mais significativas na arquitetura e no ecossistema x86 em décadas – com novos níveis de personalização, compatibilidade e escalabilidade necessários para atender às necessidades atuais e futuras dos clientes.

Temos orgulho de estar ao lado da AMD e dos membros fundadores deste grupo consultivo enquanto impulsionamos o futuro da computação, e agradecemos profundamente o apoio de tantos líderes do setor.

- CEO da Intel, Pat Gelsinger

A criação do Grupo Consultivo do Ecossistema x86 garantirá que a arquitetura x86 continue evoluindo como a plataforma de computação preferida de desenvolvedores e clientes.

Estamos entusiasmados em reunir o setor para fornecer orientação sobre futuros aprimoramentos arquitetônicos e estender o incrível sucesso do x86 pelas próximas décadas.

- CEO da AMD, Lisa Su

Fonte da imagem: CEO da Intel, Pat Gelsinger

A colaboração facilitará a criação de implementações consistentes e compatíveis de recursos arquitetônicos e modelos de programação x86 essenciais, estendendo-se por todos os setores – incluindo data centers, nuvem, cliente, edge e dispositivos embarcados – entregando, em última análise, benefícios downstream aos clientes. Os resultados pretendidos incluem:

• Aumentando a escolha do cliente e a compatibilidade entre hardware e software, ao mesmo tempo em que acelera sua capacidade de se beneficiar de novos recursos de ponta.
  • Simplificando as diretrizes arquitetônicas para melhorar a consistência do software e as interfaces em todas as ofertas de produtos x86 da Intel e AMD.
  • Permitindo uma integração maior e mais eficiente de novos recursos em sistemas operacionais, estruturas e aplicativos.
A aliança também envolve empresas como Dell, Broadcom, Google, Microsoft e outros colaboradores, então o grupo não é algo para se encarar levianamente. Nós realmente estaremos observando como esse grupo consultivo evoluirá em direção ao "futuro", mas uma coisa é certa: Intel e AMD se unindo significa que "algo está cozinhando".

x86-ecosystem-advisory-group.jpg
mais o X86 não esta "morto" nos pcs ?

AMD Ryzen 9 9950X cai para US$ 599 pela primeira vez, 9900X agora 14% menor, para US$ 429

AMD Ryzen 9000 até 14% mais barato
Cortes de preço antes do anúncio do Ryzen 9000X3D?

qpGQ236.png

A Newegg acaba de atualizar os preços da mais recente série de CPUs da AMD, a 9000. Atualmente, todos os quatro modelos estão disponíveis pelos menores preços até o momento, com preços agora de 8% a 14% mais baixos do que o anunciado em agosto.

O carro-chefe Ryzen 9 9950X de 16 núcleos foi reduzido para US$ 599 pela primeira vez, o que é US$ 50 abaixo do MSRP oficial, refletindo um corte de preço de 8%. Da mesma forma, a CPU de 12 núcleos vê o maior corte, com o novo preço agora em US$ 429, US$ 70 mais barato do que há dois meses. Este é o maior ajuste de preço, respondendo por uma queda de 14%.

nhQaaeg.jpeg

mpvXp0G.jpeg

A Newegg também está oferecendo suas CPUs de 8 e 6 núcleos a preços mais baixos. O 9700X está disponível por US$ 326 nas últimas duas semanas, o que é claramente uma preparação para o anúncio do 9800X3D, a primeira CPU com 3D V-Cache a ser lançada. O 9600X de 6 núcleos agora também está disponível por US$ 249, seu menor preço até o momento, agora US$ 30 abaixo do MSRP, ou 11%.

Vale ressaltar que a AMD também estaria trabalhando em uma CPU de 6 núcleos equipada com 3D V-Cache, mas o momento específico para esse lançamento é incerto.

Mais alguém quer dar algum pitaco na minha situação?

Vazamento do AMD Ryzen 7 9800X3D lista clock base de 4,7 GHz e TDP de 120 W, confirmado pelo fabricante da placa-mãe
AMD Ryzen 7 9800X3D chegando
A MaxSun listou a nova CPU entre as CPUs suportadas.

MV31WCq.png

Sim, diz Ryzen 9 9800X3D, mas vimos evidências suficientes ( como embalagens vazadas ) para confirmar que este é de fato um SKU Ryzen 7. O 9800X3D ainda não foi listado por nenhum fabricante de placas-mãe, mas a série foi mencionada pela Gigabyte . Claramente, ninguém mais se importa com embargos, e esses vazamentos definitivamente geram algum interesse nas placas AMD X870 lançadas recentemente.

O vazamento é das listas de suporte de CPU AMD Ryzen AM5 da MaxSun, o que confirma várias coisas. Primeiro, significa que apenas o 9800X3D está sendo lançado na primeira onda da série 3D V-Cache; caso contrário, o 9950X3D e o 9900X3D também teriam sido listados. Segundo, confirma que o SKU tem um TDP de 120 W , o que é descrito com humor como "desperdício de energia". Outro detalhe é que a CPU tem 96 MB de cache, referindo-se a 32 MB de cache L3 mais 64 MB de 3D V-Cache. Isso confirma que não há alteração no tamanho do cache, mas isso não é surpreendente.

Ryzen 7 9800X3D vs 9700X:​

• Contagem de núcleos : 8 núcleos sem alteração
  • Relógio base : 4,7 GHz + 300 MHz
  • Boost Clock : desconhecido
  • Cache L3 : 32 MB + 64 MB 3D V-Cache + 64 MB
  • TDP : 120 W + 55 W
4caQWsD.jpeg

A novidade é o clock base de 4,7 GHz , que é 300 MHz maior que o 9700X. O 9700X usa um TDP de 65 W, então o clock base menor provavelmente é resultado dessa mudança de TDP para o SKU de 8 núcleos sem 3D V-Cache.

Não sabemos por que a MaxSun listou a CPU sob a marca Ryzen 9; isso provavelmente é um erro, mas todo o resto também pode ser um erro, então tenha isso em mente. No entanto, o momento e o fato de que esta atualização foi recente confirmam claramente que o processador mais esperado da AMD está realmente chegando em breve.

8NAW3yf.png

Fonte: MaxSun

AMD Ryzen 9 9950X cai para US$ 599 pela primeira vez, 9900X agora 14% menor, para US$ 429

AMD Ryzen 9000 até 14% mais barato
Cortes de preço antes do anúncio do Ryzen 9000X3D?

qpGQ236.png

A Newegg acaba de atualizar os preços da mais recente série de CPUs da AMD, a 9000. Atualmente, todos os quatro modelos estão disponíveis pelos menores preços até o momento, com preços agora de 8% a 14% mais baixos do que o anunciado em agosto.

O carro-chefe Ryzen 9 9950X de 16 núcleos foi reduzido para US$ 599 pela primeira vez, o que é US$ 50 abaixo do MSRP oficial, refletindo um corte de preço de 8%. Da mesma forma, a CPU de 12 núcleos vê o maior corte, com o novo preço agora em US$ 429, US$ 70 mais barato do que há dois meses. Este é o maior ajuste de preço, respondendo por uma queda de 14%.

nhQaaeg.jpeg

mpvXp0G.jpeg

A Newegg também está oferecendo suas CPUs de 8 e 6 núcleos a preços mais baixos. O 9700X está disponível por US$ 326 nas últimas duas semanas, o que é claramente uma preparação para o anúncio do 9800X3D, a primeira CPU com 3D V-Cache a ser lançada. O 9600X de 6 núcleos agora também está disponível por US$ 249, seu menor preço até o momento, agora US$ 30 abaixo do MSRP, ou 11%.

Vale ressaltar que a AMD também estaria trabalhando em uma CPU de 6 núcleos equipada com 3D V-Cache, mas o momento específico para esse lançamento é incerto.
Está na hora mesmo, pq os preços estão absurdos!
Mais alguém quer dar algum pitaco na minha situação?
Cara, a diferença é praticamente nula! Se de DDR4 pra DDR5 já é quase irrelevante, de 5 pra 5 totalmente dispensável!

Última edição:

Você só iria sentir diferença em benchmarks ou coisas MUITO específicas, e mesmo assim é coisa de sei lá, 2%.

Se quiser você pode se debulhar em cima de fazer OC das memórias pra ajustar memory timings, tem os videos do Buildzoid que dá umas bases, tem também os topicos do Overclock.net, provável que dá pra deixar esse kit com pelo menos 6000Mhz CL32 com ajustes.

Eu só trocaria se tivesse algum problema de incompatibilidade, partindo do princípio que vc não olhou a listagem da placa mãe antes da compra só montando e testando, vale para qualquer kit.

Em termos de performance não há motivo para preocupação.

Users who are viewing this thread

Voltar