[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Pessoal, meu PC do nada começou a demorar pra caramba para desligar ou reiniciar, não faço ideia do porque. Minha config: 7800X3D, Asus TUF X670E Plus Wifi, Corsair Veangeance 32GB (16x2) 6200 mhz CL36.

Alguém ja passou por isso? To quase formatando pois ja esta me torrando o saco.
Da uma olhada na nova versão de BIOS para a sua placa-mãe, parece que resolve esse problema.

Vazamento do AMD Ryzen 7 9800X3D Cinebench R23 mostra frequência all-core de 5,6 GHz com PBO habilitado

AMD Ryzen 7 9800X3D testado no Cinebench R23
Os primeiros benchmarks vêm de Igor Kavinski .

eYf8eOc.jpeg

No final desta semana, a AMD deve anunciar sua aguardada CPU gamer, a Ryzen 7 9800X3D. Esta é a primeira CPU Granite Ridge com 64 MB extras de 3D V-Cache. Esta CPU é uma forte concorrente para se tornar uma digna sucessora da 7800X3D, que é considerada por muitos a melhor CPU gamer do mercado atualmente.

Igor_Kavinski, um membro dos fóruns AnandTech (que ainda estão ativos, por sinal), compartilhou o que parecem ser os primeiros benchmarks do processador Ryzen 7 9800X3D . A CPU, que supostamente tem um turbo clock de 5,2 GHz, está supostamente rodando em velocidades de clock entre 5,6 e 5,7 GHz .

O 9800X3D da AMD não aparece pelo nome nas capturas de tela (exceto como uma nota). Na verdade, não parece que a CPU seja um SKU de varejo, mas sim uma amostra de engenharia (ES) . No entanto, o clock da CPU é registrado em 5643 MHz no CPU-Z , com uma frequência efetiva de 5687,53 MHz no teste Cinebench R23, conforme registrado pelo software BenchMate.

UJyfyGz.jpeg

De acordo com a captura de tela, a CPU está usando Precision Boost Overdrive com um deslocamento e alteração de BCLK .

No Cinebench, o 9800X3D marca 2261 pontos no teste single-core e 25258 no teste multi-core. O 7800X3D com PBO normalmente marca entre 18 a 19K pontos. O 9700X com PBO pode atingir 23325 pontos, então o 9800X3D é claramente mais rápido. Além disso, um benchmark Final Fantasy XIV Dawntrail foi compartilhado para um laptop padrão, alcançando uma pontuação de 62360, mas não está claro qual GPU foi usada para este teste.

7q91Ct1.jpeg

M3H4hl5.jpeg

OZ4h406.jpeg

O 7800X3D foi limitado a 5,0 GHz, então esta CPU com frequência máxima mais alta e melhorias da arquitetura Zen5 definitivamente terá um impacto no mercado de CPU para desktop. Mais notícias provavelmente em breve, parece que os vazadores estão por todo lado neste lançamento.

Fonte: AnandTech

Olhando só boas notícias, mesmo que sejam rumores e vazamentos, nada 100% confiável. Acredito que eu tenha esperado o momento certo para o upgrade.

Tambem espero que esse cpu arraste a minha 3060Ti a força até eu trocar.

Espero que esse "corte" de preços dos primeiros 9000 cheguem pra gente também... É um saco ver essas promoções malucas no newegg/bestbuy da vida e a gente aqui nada de promoção séria
Placa mãe e ram só não tá pedido ainda, falta essa brincadeira da CPU, se os primeiros 9000 não x3d vão realmente ficar mais baratos aqui ou se novamente a gente fica a ver navios :bem:

Ansioso pra ver como vai ser o 9800/9700x3D quanto ao desempenho e se vai manter o padrão de consumo baixíssimo do 7800x3D ou se vão chutar o balde no consumo/temperatura pra ganhar uns poucos % a mais :haha:

Peguei uma MSI mag 650 tomahawk para combar com o 7800x3d. Estou pensando em por 2 nmve, sendo 1 para sistema outro para jogos e afins. A pergunta é. se eu fizer isso, terei problema de velocidade da VGA, saindo do x16 e indo para um x8 ou x4?

Peguei uma MSI mag 650 tomahawk para combar com o 7800x3d. Estou pensando em por 2 nmve, sendo 1 para sistema outro para jogos e afins. A pergunta é. se eu fizer isso, terei problema de velocidade da VGA, saindo do x16 e indo para um x8 ou x4?
Mas qual a preocupação se cair pra x8? Se uma 4090 perde só 2%~ indo de x16 pra x8 diria que não existe motivo nenhum pra preocupação :haha: Mas que eu saiba o PCI_E1 não é afetado independente do que bote nos outros slots M2/PCIE

5tkqH9n.png

Mas qual a preocupação se cair pra x8? Se uma 4090 perde só 2%~ indo de x16 pra x8 diria que não existe motivo nenhum pra preocupação :haha: Mas que eu saiba o PCI_E1 não é afetado independente do que bote nos outros slots M2/PCIE

5tkqH9n.png

Ainda estou bem desarualizado em relação a essas conexões e era um duvida se eu iria perder alguma performance consideravel.

Melhor conferir os óbices no manual da placa mãe pois varia conforme o modelo, se houver alguma restrição estará lá.

Meu setup da assinatura tem 3 NVMe e não há qualquer restrição no barramento dos discos (todos são 4.0 x4) ou da GPU (4.0 x16).

Lembrei desse video :limo:

Se for em Novembro então só "comprova" o flop dessa geração 9000 non X3D
teoricamente haviam rumores do lançamento na CES 2025.

outros falam agora sobre abafar o lançamento dos Ultra da Intel...

Morto onde? Até onde vi, segue bem vivo.
qual O.S hoje tem nativamente em X86 ?
qual vga recente hoje tem drives em X86
no seguimento domestico ja esta na cova

qual O.S hoje tem nativamente em X86 ?
qual vga recente hoje tem drives em X86
no seguimento domestico ja esta na cova
Vc não tá confundindo com i386? Quando falam x86 ali, é se referindo à x86_64 mesmo.

Essa sua placa mãe não tem bifurcação com o PCIE_1, pode ficar tranquilo:

- PCI_E2 (4x2) shares bandwidth with M.2_3 (4x4); using this slot will make M.2_3 run at x2.

Galera, boa noite.

Nao sei se vou usar os termos certos, mas para vcs que sao por dentro do assunto entenderão.

Li um pouco sobre as placas mae do am5, e sobre a questao de funcioanamento do pci5 ao utilizar 2, 3, 4 "coisas" instaladas, ao inves de funcionar em 16, funciona em 8... eu fiquei meio perdido nisso, vejo que nao tem de forma tao clara nas descricoes dos sites grandes que vendem hardware, e pelo que li, so entrando no site do fabricante e lendo manual uma por uma, e como sou leigo, complica a situacao kkkk

Eu queria pegar uma placa mae am5 que me permitisse usar os ultimos processadores que fossem lancado para essa geracao, nao sei se eh possivel prever isso, e o que uso no pc eh um nvem, um ssd sata, e um hd, e uma vga. Queria alguma placa mae que nao comprometesse o uso dessas coisas, alguem consegue me listar opcoes de placa mae para isso?

Obrigado

Galera, boa noite.

Nao sei se vou usar os termos certos, mas para vcs que sao por dentro do assunto entenderão.

Li um pouco sobre as placas mae do am5, e sobre a questao de funcioanamento do pci5 ao utilizar 2, 3, 4 "coisas" instaladas, ao inves de funcionar em 16, funciona em 8... eu fiquei meio perdido nisso, vejo que nao tem de forma tao clara nas descricoes dos sites grandes que vendem hardware, e pelo que li, so entrando no site do fabricante e lendo manual uma por uma, e como sou leigo, complica a situacao kkkk

Eu queria pegar uma placa mae am5 que me permitisse usar os ultimos processadores que fossem lancado para essa geracao, nao sei se eh possivel prever isso, e o que uso no pc eh um nvem, um ssd sata, e um hd, e uma vga. Queria alguma placa mae que nao comprometesse o uso dessas coisas, alguem consegue me listar opcoes de placa mae para isso?

Obrigado

Essas coisas das lanes PCIE é mais discussão de miudezas da gente que gosta de hardware do que de fato ser algo muito ruim.

No seu caso pode ir nos modelos B650.

Essas coisas das lanes PCIE é mais discussão de miudezas da gente que gosta de hardware do que de fato ser algo muito ruim.

No seu caso pode ir nos modelos B650.
eu imaginei rssssss, mas a gente lê algumas coisas e acaba ficando bitolado de forma necessaria kkkkkk

Tem alguma especificas, ou algumas que indique? Se puder ter wifi, que esqueci citar acima, seria interessante, mas se for uma diferenca de dinheiro enorme para o modelo sem wifi, ai eu abriria mao.

Eu pretendo comprar alguma placa de video da nova linha 50xx.

eu imaginei rssssss, mas a gente lê algumas coisas e acaba ficando bitolado de forma necessaria kkkkkk

Tem alguma especificas, ou algumas que indique? Se puder ter wifi, que esqueci citar acima, seria interessante, mas se for uma diferenca de dinheiro enorme para o modelo sem wifi, ai eu abriria mao.

Não estou muito por dentro das B650, e tem modelo pra caramba.
Sugiro pesquisar no topico abaixo, tem muita gente com o as mesmas requisições e bobear já vai achar o que procura sem nem precisar perguntar:

Não estou muito por dentro das B650, e tem modelo pra caramba.
Sugiro pesquisar no topico abaixo, tem muita gente com o as mesmas requisições e bobear já vai achar o que procura sem nem precisar perguntar:

vou dar uma pesquisada, te agradeco.

tava vendo que tem b650 e b650e, o que diferenciam elas?

vou dar uma pesquisada, te agradeco.

tava vendo que tem b650 e b650e, o que diferenciam elas?
Basicamente é:
B650: gpu pcie 4.0 / nvme 5.0
B650E: gpu pcie-5.0 / nvme 5.0

Galera, boa noite.

Obrigado
Sobre o pci e, funciona assim, existem 2 slots específicos quê se usados eles compartilham a comunicação com o pciex 5. Geralmente as placas possuem 4 slots, então, pode usar dois que não irá afetar o pciex 5. O mesmo acontece nas novas placas Intel Z790. Que eu saiba, todas as placas possuem isso.

Meus dois centavos porque também tô de olho em placa mãe, uma planilha que é uma mão na roda é ESSA. Tem muito modelo de placa mãe AM5 que já saiu, vários chipsets. O que mais varia é a quantidade de slot M.2, as velocidades e se desativam algo se usadas, porque como é uma plataforma "doméstica", não tem tanta pista PCIe sobrando depois dos X16 da GPU.

O negócio é ir olhando o que você precisa ou quer, dá uma caçada nas lojas o que tem disponível e por quanto e aí vai comparando. Eu tô tentado a pegar a B650 Tomahawk da MSI apesar de ter lido uns relatos meio preocupantes sobre o Codec que usaram, o ALC4080 (basicamente é pra ter uma atualização de firmware que corrige uns "estalos" no som, mas nem todo mundo teve sorte com isso). Tem 3 slots M.2, wifi pra mim não vai nem ter utilidade mas... enfim. E é ATX, não micro ATX, que geralmente pra mim é um porre pra montar por ficar tudo mais apertado ainda. Essa acho que tava por R$ 1500,00 a vista na GKInfo. Mas vai realmente do orçamento e o que você realmente quer/precisa

Meus dois centavos porque também tô de olho em placa mãe, uma planilha que é uma mão na roda é ESSA. Tem muito modelo de placa mãe AM5 que já saiu, vários chipsets. O que mais varia é a quantidade de slot M.2, as velocidades e se desativam algo se usadas, porque como é uma plataforma "doméstica", não tem tanta pista PCIe sobrando depois dos X16 da GPU.

O negócio é ir olhando o que você precisa ou quer, dá uma caçada nas lojas o que tem disponível e por quanto e aí vai comparando. Eu tô tentado a pegar a B650 Tomahawk da MSI apesar de ter lido uns relatos meio preocupantes sobre o Codec que usaram, o ALC4080 (basicamente é pra ter uma atualização de firmware que corrige uns "estalos" no som, mas nem todo mundo teve sorte com isso). Tem 3 slots M.2, wifi pra mim não vai nem ter utilidade mas... enfim. E é ATX, não micro ATX, que geralmente pra mim é um porre pra montar por ficar tudo mais apertado ainda. Essa acho que tava por R$ 1500,00 a vista na GKInfo. Mas vai realmente do orçamento e o que você realmente quer/precisa

Essa planilha é muito boa.

Quanto a placa que vc citou, só se atente que essa de 1500 é chipset B650, não é B650E (também tem a E do mesmo modelo).

Outra coisa para se atentar: aqui no BR as B650 ficaram super populares, e isso jogou o preço delas um pouco pra cima do que deveriam ser.
Se for pra pagar R$ 1600+ numa B650, a menos que a placa tenha algum muito específico que a pessoa quer, me parece valer mais a pena economizar um pouco e já pegar uma X870 de entrada, como a MSI PRO X870-P WIFI, que está custando R$ 1950 a vista no momento, está indo bem nos reviews, e já vai vir com PCIE Gen5, melhores USB, codecs de som melhores, Lan 5G, etc.

Comparativo dela com a B650 Tomahawk por exemplo: https://www.msi.com/Motherboards/Pr...NzAtUC1XSUZJ,TUFHLUI2NTAtVE9NQUhBV0stV0lGSQ==

Eu diria que o momento pra comprar uma B650 no BR é ruim, tem que esperar chegar mais das placas novas que deve forçar o preço dessas antigas pra baixo.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar