[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Eu tenho a 670E-E mesma placa de rede.
No Windows eu nunca tive problema de desconexão, quase 2 anos com ela aqui já.

No Linux já acontece com alguma frequência e eu nunca consegui arrumar 100% lá.
O problema é pura loteria mesmo... assim como acontece com o chip de áudio ALC4080 que o som pode sair com ruidos... aqui o áudio funciona 100% ok.

Bom dia pessoal, estou trocando processador e placa mae ja pensando na futura rtx5090, vou migrar de intel para amd, no caso para a linha 9000x3d, porem, sempre tento economizar ao maximo na placa mae, pois o desktop e de uso exclusivo para jogos, nao uso pra navegar na internet, downloads, trabalho e etc. E acabo nao usando as firulas das placas mais caras. E nas entradas pcie ira ser usada somente pelo nvme wd black sn850, e a gpu. E as memorias serão de ddr5 de 6000mhz
Será que alguém poderia me informar se com esse modelo eu conseguiria usar esse conjunto sem comprometer a potência máxima da placa de video. No caso por conta de limitações no pcie ou se alguem teria outro modelo para indicar

Como já falaram, essa placa aí de "economica" tem é nada. Se for pra economizar mesmo tem as outras B650 que indicaram.

Se for pra gastar 2k, a MSI x870 Pro é um melhor CxB que qualquer dessa B650 no mesmo valor.
Último chipset, melhores VRM's pra futuros CPUs, suporte a DDR5 de maiores velocidades, LAN 5G, melhores USBs, e custa menos.

Como já falaram, essa placa aí de "economica" tem é nada. Se for pra economizar mesmo tem as outras B650 que indicaram.

Se for pra gastar 2k, a MSI x870 Pro é um melhor CxB que qualquer dessa B650 no mesmo valor.
Último chipset, melhores VRM's pra futuros CPUs, suporte a DDR5 de maiores velocidades, LAN 5G, melhores USBs, e custa menos.

É impressionante como os preços no Braza são loucos!
Essa MSI é apenas 40 euros mais barata que a Gigabyte que comprei. E no Braza são 2k de diferença.
Brasil não perdoa o pobre mesmo.

Última edição:

Obrigado pela indicação irmão, peguei essa mesmo.

Recebidos de hoje!

fDTWoDX.jpeg

Agora é só aguardar o 9950x3D e as novas RTX pro PC ficar completo.
:franco:
comprou no BR ? Qto foi ?

comprou no BR ? Qto foi ?
Não amigo. Moro no exterior.
Aproveitando, engraçado que ainda não encontrei um review específico dessa placa, somente da X870 Aorus Elite e a X870e Aorus Pro.

É impressionante como os preços no Braza são loucos!
Essa MSI é apenas 40 euros mais barata que a Gigabyte que comprei. E no Braza são 2k de diferença.
Brasil não perdoa o pobre mesmo.
LOL, Asus TUF por 3mil e tra la lá...
Lojista é foda no BR, eu chutei que as X870 seriam caras, mas estão abusando cada vez mais com os lançamentos.

Última edição:
Se eu fosse a AMD, só lançaria esses CPUs X3D em janeiro
Tá na cara que os novos Core Ultra da Intel não serão tudo isso...

Vc vai usar um x3D onde a latência da memória importa menos ainda. É um processador que vai acessar muito mais o seu cache do que sua memória RAM. A diferença de desempenho entre os dois modelos deve ser insignificante.

Se tiver um ganho médio entre 8% e 10% vou achar razoável para um processador na mesma plataforma. Pra mim o ideal seria por volta de 15%. Mas estou curioso pra saber qual será o ganho no multithread do 9950x3D se ele tiver todos os núcleos com 3D vcache.

Se eu fosse a AMD, só lançaria esses CPUs X3D em janeiro
Tá na cara que os novos Core Ultra da Intel não serão tudo isso...
Que bom que você não é a AMD!
:dad:

8% na média e 15% em produtividade está bem ok para mim.

A AMD continuará a alegar que é a Rainha dos Games, ao mesmo tempo que as limitações dos X3D para quem quer produtividade parece não existir mais.

Me parece que o futuro 9950X3D será o melhor processador para quem quer o melhor dos dois mundos e será o verdadeiro campeão dessa geração.

Aproveitando, engraçado que ainda não encontrei um review específico dessa placa, somente da X870 Aorus Elite e a X870e Aorus Pro.

Qual placa? Não foi a Aorus Elite que você comprou?

Ou está falando da MSI Pro? Esses modelos considerados de "entrada" demoram mais pra sair review mesmo.
Mas tem aquele video do Hardware Unboxed falando de ~21 placas e a opinião / testes dele pra ela foram muito positivos.
Mesmo sendo de entrada a bixinha de boot com DDR-8000 e aceitou OC até em 8100.

Aqui o corte do video sobre ela.

8% na média e 15% em produtividade está bem ok para mim.

A AMD continuará a alegar que é a Rainha dos Games, ao mesmo tempo que as limitações dos X3D para quem quer produtividade parece não existir mais.

Me parece que o futuro 9950X3D será o melhor processador para quem quer o melhor dos dois mundos e será o verdadeiro campeão dessa geração.

Também achei ok.
Agora é esperar pra ver se as lojas BR vão inventar moda pra querer cobrar "premium" em cima desse CPU por aqui...

Sei que aqui é o topico da AMD, mas acho que muita gente tava esperando pra ver os novos da Intel também né?

Começou a sair os reviews, gosto bastante do detalhamento do TechPower Up.

Parece que o foco dessa primeira interação da nova plataforma / arquitetura foi produtividade mesmo.

Última edição:
Se tiver um ganho médio entre 8% e 10% vou achar razoável para um processador na mesma plataforma. Pra mim o ideal seria por volta de 15%. Mas estou curioso pra saber qual será o ganho no multithread do 9950x3D se ele tiver todos os núcleos com 3D vcache.
Se o 9800X3D vier na casa dos 4mil, aí quero ver se é "razoável" pagar por míseros 8% de ganho em gaming em relação ao 7800X3D.
muita propaganda, pouca relevância.

Se o 9800X3D vier na casa dos 4mil, aí quero ver se é "razoável" pagar por míseros 8% de ganho em gaming em relação ao 7800X3D.
To esperando o 9800X3D mais por desencargo de consciência, mas devo acabar indo no 7800X3D, a não ser que o 9800 chegue com um preço pagável pra mim..

To esperando o 9800X3D mais por desencargo de consciência, mas devo acabar indo no 7800X3D, a não ser que o 9800 chegue com um preço pagável pra mim..

Considerando o preço do 9700x HOJE por aqui, se o 9800x3d chegar custando mais do que uns 3.500,00, é logista BR sendo FDP.

O que me deixa meio encabulado com o 9950x3D é aquele leak onde mostra que o cachê não é o dobro do 9800x3D. O que será que estão aprontando?

AMD Ryzen 7 9800X3D é visto no Geekbench com clock de 5,3 GHz

Ryzen 7 9800X3D estreia nos primeiros benchmarks
A CPU de 8 núcleos é a resposta da AMD ao desempenho medíocre do Zen5 e a Intel acaba de lançar a série Core Ultra 200.

lf5Sfwh.png

Isso marca a primeira confirmação da próxima CPU de 8 núcleos chamada 9800X3D, conforme demonstrado por engenheiros da ASUS e possivelmente da Biostar. Podemos dizer isso porque a CPU foi testada nas placas-mãe ASUS ROG Crosshair X870E Hero e Biostar X870 Valkyrie e até agora, não temos conhecimento de nenhuma amostra de análise enviada a qualquer revisor.

As especificações relatadas pelo Geekbench confirmam uma configuração de 8 núcleos e 16 threads, com um clock base de 4,7 GHz e um clock boost se aproximando de 5,3 GHz. Vale a pena notar que dados não oficiais e algumas informações vazadas recentemente mencionam 5,2 GHz, indicando que esta CPU pode ter Precision Boost Overdrive (PBO) habilitado.

dka8WLC.png

h1Wb8gR.png

O AMD Ryzen 7 9800X3D pontua 3.295 e 3.305 pontos em testes single-core e 18.221 a 18.560 pontos em cargas de trabalho multithread no Geekbench 6.2 e 6.3. Isso o coloca um pouco abaixo do 9700X em testes single-core e mais alto em cargas de trabalho multithread, graças a um TDP maior de 120 W. Comparado ao 7800X3D (classificação oficial), isso mostra um aumento de 20% no desempenho single-core e um aumento de 20% no desempenho multi-core.

JdPPN4f.png

A AMD deve lançar sua nova CPU em 7 de novembro. Parece que ela será uma forte candidata a vencedora em testes de jogos, já que ela já é mais rápida que a 7800X3D. A única questão que permanece é quanto ela vai custar?

Fonte: Geekbench #1

Só pra registrar e talvez ajudar quem não pretende esperar o 9000x3D, Magalu tá com 9% no Méliuz e o 7800x3D da Gigantec tá saindo 2.5k~ e parcelado em até 10x, no Inter tá 10% mas só se for vendido e entregue pelo Magalu, caso alguém queira garimpar talvez tenha algo interessante

R8Id6lg.png

Considerando o preço do 9700x HOJE por aqui, se o 9800x3d chegar custando mais do que uns 3.500,00, é logista BR sendo FDP.
padrão Brasil.

Eu tenho a 670E-E mesma placa de rede.
No Windows eu nunca tive problema de desconexão, quase 2 anos com ela aqui já.

No Linux já acontece com alguma frequência e eu nunca consegui arrumar 100% lá.
Tenho a mesma placa mãe que vc (X670E-E STRIX), atualizei o firmware da placa de rede para 1.94
Resolveu tudo windows e linux

Lembrando, que recomendo fazer um backup antes.

Veja esses 3 links

Eu compraria o 9800X3D quando cair pelos 2800,00 e teria uma expectativa do 7800X3D na casa dos 2300,00.
Pagar mais de 3000,00 no 9800X3D já é absurdo, se confirmado o ganho de irrisórios 8%.

Aqui não é o país onde GPU se coloca o preço de acordo com a performance, segundo a lógica estabelecida e justificada pelos lojistas, então...só quero ver o "brecinho".

Aquele preço de lançamento do fiasco 9700X por R$ 3mil foi bem ridículo.

Qual placa? Não foi a Aorus Elite que você comprou?

Ou está falando da MSI Pro? Esses modelos considerados de "entrada" demoram mais pra sair review mesmo.
Mas tem aquele video do Hardware Unboxed falando de ~21 placas e a opinião / testes dele pra ela foram muito positivos.
Mesmo sendo de entrada a bixinha de boot com DDR-8000 e aceitou OC até em 8100.

Aqui o corte do video sobre ela.
Eu comprei a Gigabyte. Esta análise e sobre a versão Aorus Elite WiFi7 X870, a que eu comprei é a versão X870e! Ainda não encontrei nenhuma análise sobre ela.

Os preços no Brasil estou meio por fora. Aqui no exterior, dependendo do preço vale a pena sim. Mas eu quero comprar o 9950x3D.

Galera, não estou entendendo uma coisa. Meu setup é AM4 e montei um para meu primo AM5 com 7800x3D e 2x16gb 6200mhz

No CPUz, em Channel no dele mostra 2x32bits enquanto no meu aparece 2x64bits

Tem algo errado aí?

Galera, não estou entendendo uma coisa. Meu setup é AM4 e montei um para meu primo AM5 com 7800x3D e 2x16gb 6200mhz

No CPUz, em Channel no dele mostra 2x32bits enquanto no meu aparece 2x64bits

Tem algo errado aí?
Normal, o CPU-Z faz a leitura errada/considera isso certo mas dá pra confirmar o Dual Channel em outros softwares (hwinfo64, por exemplo).

1729799047193.png

• Curtir
Reações: Bat

Users who are viewing this thread

Voltar