Se for verdade, a AMD implementou a ideia/abordagem da Intel antes dela (com o 'Adamantine', cache L4 que ficaria entre o interposer e o compute tile), que deveria vir com o MTL mas até agora nada xD
Quanto à informação em si, muitíssimo interessante, pois o cache esquenta menos que o CCD, logo colocar ele em baixo é melhor desse ponto de vista, mas tem vários problemas que virão junto, como uma maior distância dos núcleos ao substrato, com os TSV para dados e energia dificultando/aumentando o trajeto. Fora que o V-Cache não preenche o CCD por completo, apenas a área da L3$, tendo um pedaço de silício puro estrutural que fica por cima dos núcleos, como ficaria isso com o V-Cache em baixo? TSV com duas paradas (substrato -> L3$, L3$ -> V-$ ou substrato -> V-$, V-$ -> L3$)? E esse silício estrutural, ele continuará sendo simples ou terá TSVs, já que agora efe ficará abaixo dos núcleos?
Em parte, essa abordagem já seria uma "introdução", um paço inicial, para o BPD (que a Intel chama de PowerVia), então precisaria de um grande investimento e não deva custar barato em suas primeiras implementações... acho que estou dificultando de mais, esperar para saber como a AMD fará pois estou bem curioso