[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Lembro que eu estava querendo fazer upgrade para intel a algum tempo atrás, antes até de eu me decidir ir de 9800X3D (ou 7800X3D caso o novo cpu venha com preço ridículo de caro). Eu to olhando as analises, eu não to acreditando no desempenho em jogos. Não to mesmo.

Já sabia que o desempenho dos novos Core Ultra não seriam tudo isso e mais uma vez a AMD está com a faca e o queijo na mão pra não adiar os 9000X3D agora

Já sabia que o desempenho dos novos Core Ultra não seriam tudo isso e mais uma vez a AMD está com a faca e o queijo na mão pra não adiar os 9000X3D agora
mas ja foi anunciado oficialmente para 7 de novembro.
tem adiação nao.

O processador 9800X3D chega em 7 de Novembro, mas e os reviews? Quando serão liberados?

Não era para ser hoje, dia 25 o evento lá de lançamento do 9800X3D? Ou tô perdido?

Não era para ser hoje, dia 25 o evento lá de lançamento do 9800X3D? Ou tô perdido?
Teve uns leakers famosos e que geralmente acertam que disseram que o anúncio é pra ser hoje, mas de oficial mesmo de conta da AMD só que o lançamento é dia 07 de Novembro mesmo.
Por outro lado, é um pouco estranho eles anunciarem o lançamento e não ter nenhum evento antes pra imprensa pra divulgar um pouco mais de informações, a Intel mesmo teve evento dia 10/10 pra divulgar as informações e lançou os chips dia 24/10, meio que casa com esse período de 2 semanas(quase) se tiver anúncio hoje.

Faria sentido um anúncio ou evento hoje, já que a série ultra 200 da Intel começou a ser vendida ontem e o embargo dos reviews também caiu ontem, fazer ainda mais barulho em cima desse lançamento que já foi bem turbulento por parte da Intel.

Uma ajudinha, por favor. Eu tenho um 5600g e tô precisando mudar porque ele já tá ficando limitado, eu tô pensando se vou pra AM5 com o 7600/7700 ou pego algum AM4 da linha 3D. Qual seria melhor e mais interessante? Vai ser um upgrade completo no setup, vou trocar todas as peças do PC.

Uma ajudinha, por favor. Eu tenho um 5600g e tô precisando mudar porque ele já tá ficando limitado, eu tô pensando se vou pra AM5 com o 7600/7700 ou pego algum AM4 da linha 3D. Qual seria melhor e mais interessante? Vai ser um upgrade completo no setup, vou trocar todas as peças do PC.

Orçamento sobrando vai de AM5.

Agora pensando em cxb vai de 5700X3D, leva uma 4090 tranquilo.

esse evento é de portas fechadas para um público seleto.
o anúncio oficial em 7 de nov.

Vai de 5700X3D que esta R$1.363 em até 12x no armazém Brasil.

saiu o review dos novos intel Core Ultra, para quem estava indeciso, já adianto que em jogos, o modelo top perde até para 12600K e 5800X3D em jogos.

a procura para o 7800X3D e 9800X3D vai ser absurda.

e os preços hein?

AMD vai chutar o balde do 9800X3D agora ?

Só sei de
saiu o review dos novos intel Core Ultra, para quem estava indeciso, já adianto que em jogos, o modelo top perde até para 12600K e 5800X3D em jogos.

a procura para o 7800X3D e 9800X3D vai ser absurda.

e os preços hein?

AMD vai chutar o balde do 9800X3D agora ?
Eu não acho que vá aumentar muito, pq independente disso, ainda tem a geração anterior. Se os preços aumentarem mais, as vendas empacam. Aqui na Europa mesmo, aumentou absurdo os preços! Se aumentar mais, provavelmente ninguém vai comprar.

Vc não tá confundindo com i386? Quando falam x86 ali, é se referindo à x86_64 mesmo.
mais o X86_64 e o X64 nativo emulando o X86
por isso que os sistemas X64 tem o dobro do tamanho

mais o X86_64 e o X64 nativo emulando o X86
por isso que os sistemas X64 tem o dobro do tamanho
Não é bem assim que funciona, meu caro.
De toda forma, o assunto todo é sobre a extensão 64-bits mesmo, então meio desnecessário discutir isso.

Faz todo sentido considerando que justamente o 3D v-cache é a parte mais sensível a calor, e todo o calor dos CCDs tinha que passar por eles.
É o tipo de coisa que a gente de fora fica "como não pensaram nisso antes???", mas com certeza não é tão simples assim rss
Provavelmente tinha algum limitador de tecnologia na época que agora resolveram.

Faz todo sentido considerando que justamente o 3D v-cache é a parte mais sensível a calor, e todo o calor dos CCDs tinha que passar por eles.
É o tipo de coisa que a gente de fora fica "como não pensaram nisso antes???", mas com certeza não é tão simples assim rss
Provavelmente tinha algum limitador de tecnologia na época que agora resolveram.
Se entendi direito era uma questão de tamanho do tile, que precisava ser exatamente igual ao do die.

Se for verdade, a AMD implementou a ideia/abordagem da Intel antes dela (com o 'Adamantine', cache L4 que ficaria entre o interposer e o compute tile), que deveria vir com o MTL mas até agora nada xD

Quanto à informação em si, muitíssimo interessante, pois o cache esquenta menos que o CCD, logo colocar ele em baixo é melhor desse ponto de vista, mas tem vários problemas que virão junto, como uma maior distância dos núcleos ao substrato, com os TSV para dados e energia dificultando/aumentando o trajeto. Fora que o V-Cache não preenche o CCD por completo, apenas a área da L3$, tendo um pedaço de silício puro estrutural que fica por cima dos núcleos, como ficaria isso com o V-Cache em baixo? TSV com duas paradas (substrato -> L3$, L3$ -> V-$ ou substrato -> V-$, V-$ -> L3$)? E esse silício estrutural, ele continuará sendo simples ou terá TSVs, já que agora efe ficará abaixo dos núcleos?

Em parte, essa abordagem já seria uma "introdução", um passo inicial, para o BSPDN (que a Intel chama de PowerVia), então precisaria de um grande investimento e não deva custar barato em suas primeiras implementações... acho que estou dificultando de mais, esperar para saber como a AMD fará pois estou bem curioso :P

Última edição:
Se for verdade, a AMD implementou a ideia/abordagem da Intel antes dela (com o 'Adamantine', cache L4 que ficaria entre o interposer e o compute tile), que deveria vir com o MTL mas até agora nada xD

Quanto à informação em si, muitíssimo interessante, pois o cache esquenta menos que o CCD, logo colocar ele em baixo é melhor desse ponto de vista, mas tem vários problemas que virão junto, como uma maior distância dos núcleos ao substrato, com os TSV para dados e energia dificultando/aumentando o trajeto. Fora que o V-Cache não preenche o CCD por completo, apenas a área da L3$, tendo um pedaço de silício puro estrutural que fica por cima dos núcleos, como ficaria isso com o V-Cache em baixo? TSV com duas paradas (substrato -> L3$, L3$ -> V-$ ou substrato -> V-$, V-$ -> L3$)? E esse silício estrutural, ele continuará sendo simples ou terá TSVs, já que agora efe ficará abaixo dos núcleos?

Em parte, essa abordagem já seria uma "introdução", um paço inicial, para o BPD (que a Intel chama de PowerVia), então precisaria de um grande investimento e não deva custar barato em suas primeiras implementações... acho que estou dificultando de mais, esperar para saber como a AMD fará pois estou bem curioso :P
Seria esta nova abordagem que permitiria ter X3D cache em ambos os CCDs nos processadores com dois CCDs como estão especulando por ai?

Seria esta nova abordagem que permitiria ter X3D cache em ambos os CCDs nos processadores com dois CCDs como estão especulando por ai?
Não, na abordagem atual já é possível, a AMD não faz isso nos chips para o consumidor comum porque não vê necessidade / não trará ganhos expressivos pelo custo extra que teria que cobrar, mas nos chips para servidores todos os CCDs possuem V-Cache, provando que possível é mas não há interesse para esse mercado com foco gamer (até porque dificultaria mais ainda para o escalonador e poderia acabar prejudicando a latência ao invés de melhorar).

Ter um V-Cache em cima (ou em baixo) de cada CCD é especulação porque é especulação, lembro que os Ryzen 7000X3D falaram a mesma coisa e no fim do dia, veio em apenas um CCD tal qual o 5800X3D (quem tinha dois CCDs com V-Cache eram os protótipos 5900X3D e 5950X3D, mas o escalonador do Windows não estava preparado para essa conversa, e nem nossos bolsos xD).

Users who are viewing this thread

Voltar