[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
O Resultado varia dependendo do suite de reviews e se os jogos veem o beneficio do v-cache, no computerbase a diferença chega a 14% por ex.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mais impressionante mesmo é que o gap de produtividade que tinha entre os processadores X3D e padrão foi zerado, agr os X3D são um produto totalmente superior.
Não sei como tá a comparação 9700x com PBO ativado e esse 9800X3D mas o que vi de review até agora, não deve quase nada em produtividade e ainda dá um couro violento em outras áreas... A questão realmente é a diferença de preço, se vale pro uso da pessoa ou não

Achei o desempenho desse 9800X3D muito bom.

Acho que não adianta colocar na média de ganho de desempenho jogo que é GPU Bound. O ganho vai ser quase zero mesmo que colocasse uma CPU 10x melhor.

Nos jogos que são CPU Bound de verdade teve ganhos acima de 10%, com incríveis 27% no Baldurs Gate 3.

Achei meio fraco, deveria ter batido muito mais no 7800x3D, achava que ia dar uns 15%+ acima, 4% em 1080p é bem decepcionante.

Apps
9800x3d is 15% faster than 7800x3d

Gaming:
1080p 9800x3d is 4% faster than 7800x3d.
2160p 9800x3d is 1% faster than 7800x3d.
Meio que esperava isso depois do Zen 5%.
Foda que com Trump vencendo, o dolar vai disparar, teto de 6,00 ja vai explodir.

No momento, compraria o 9900X com o corte de preço que teve la fora.
9800X3D de cara, no lançamento, não vai dar para encarar os 4mil+...
vai precisar rolar uns meses de price cut em 2025.

pre-order só amanhã ?
to curioso pelo preço...
meio morbido/masoquista para ver onde o BR consegue descer.

A dica fica, lá fora 9800X3D = 7950X, ou seja, aqui no Brasil hoje seria R$ 3799,99.
ou no Brasil, vão por base do 7950X3D (4400,00) ?1?
vamos ver.

Enquanto isso, para quem quer o menor preço hoje, disponível.

AMD Ryzen 7 7800X3D - R$ 2881,00​

Última edição:
NUssa... Dólar a R$ 6,12 e subindo... Nem nos piores dias da pandemia subiu tanto, é louco... Brasil está cada vez pior... Que isso...
Olha eu vi hoje cedo
Depois não foi nada disso
Acho que foi alguma doideira no google que buscando "dolar hoje" mostrava isso
Tanto que agora sumiu isso
Ja foi a 5,86 e caiu a 5,70

#### Confirmado foi no google mesmo

Achei o desempenho desse 9800X3D muito bom.

Acho que não adianta colocar na média de ganho de desempenho jogo que é GPU Bound. O ganho vai ser quase zero mesmo que colocasse uma CPU 10x melhor.

Nos jogos que são CPU Bound de verdade teve ganhos acima de 10%, com incríveis 27% no Baldurs Gate 3.
Pois é, acho que só veremos o potencial mesmo dele quando sair a 5090, que vai chupar qualquer cpu até o bagaço..

Olha eu vi hoje cedo

Tendência é estabilizar a 5,50 até o fim do ano com a vitória do Trump na verdade queria que ver bem menos que isso!

9950X3D tem tudo pra ser um monstro, se chegar por menos de 5k, vou acabar pegando

Olha eu vi hoje cedo

Eita que que deu no Google será kkkkkkkk levei um susto aqui....

Dolar-2024-2.jpg

Eita que que deu no Google será kkkkkkkk levei um susto aqui....

Dolar-2024-2.jpg

Tendência é estabilizar a 5,50 até o fim do ano com a vitória do Trump na verdade queria que ver bem menos que isso!

Com a vitória do Trump, os economistas hoje, deram a notícia que preveem que o dolar vai estourar o teto dos 6,00...porque a moeda americana vai ficar mais forte.
E o indicativo foi resposta da alta na bolsa americana logo cedo, sendo afastado o temor da vitória da Harris.

Sei não,espero que comece a cair com a vitória dele agora é aguardar a reação do mercado, a taxa do câmbio ta bem instável ainda.

hkw6ZIV.png
hoje.
mas a tendencia é subir e não cair.

Alguém me tira uma dúvida, se é normal? Minha antiga placa Mãe era uma Asus TUF B460M, no momento me que ligava a Régua de Energia e precionava o botão Power do PC, ligava. Esse atual, demora uns segundos até eu conseguir ligar.

É normal?

Alguém me tira uma dúvida, se é normal? Minha antiga placa Mãe era uma Asus TUF B460M, no momento me que ligava a Régua de Energia e precionava o botão Power do PC, ligava. Esse atual, demora uns segundos até eu conseguir ligar.

É normal?
Não lembro se foi pra vc que demos a sugestão de ativar Memory Context Restore mas deve ter relação com isso, caso não tenha mexido sugiro ativar.

Aqui não costumo deixar a fonte sem alimentação mas quando isso ocorre demora um pouquinho mais mesmo.

Alguma previsão para a disponibilidade do 9800X3D nas lojas BR? Será que chega amanhã junto com o lançamento oficial?

Não lembro se foi pra vc que demos a sugestão de ativar Memory Context Restore mas deve ter relação com isso, caso não tenha mexido sugiro ativar.

Aqui não costumo deixar a fonte sem alimentação mas quando isso ocorre demora um pouquinho mais mesmo.
Já sim, ativando esse Memory Context resolveu o problema. Boot ficou tão rápido que o monitor é lento, não aparece nem a imagem da BIOS.

Só esse alguns segundos que preciso esperar antes de ligar. Quando ligo a régua e aperto o botão Power nada acontece, aí espero uns segundos e aí consigo ligar.

Ainda tô me adaptando a tudo isso :rub2:

Ele é mais frio e energeticamente econômico
Mais frio acho que sim mas pelo que vi por cima a eficiência energética vs o 7800x3D foi igual ou pior no geral, ainda que não seja uma diferença grande

• Curtir
Reações: Zyt
Já sim, ativando esse Memory Context resolveu o problema. Boot ficou tão rápido que o monitor é lento, não aparece nem a imagem da BIOS.

Só esse alguns segundos que preciso esperar antes de ligar. Quando ligo a régua e aperto o botão Power nada acontece, aí espero uns segundos e aí consigo ligar.
Aí já não me parece muito normal... mas estamos falando de quantos segundos?

De repente seu dedo no power button está mais rápido que algum "check" interno que a fonte ou a própria placa mãe fazem após serem energizados, mas é apenas palpite e às vezes convém aguardar um pouco mais entre o ato de ligar a régua e apertar o botão no gabinete, a outra alternativa é não desligar a régua caso use o PC diariamente (minha recomendação).

Só fica atento com isso pois às vezes o ato de tentar acionar uma placa mãe supostamente sem energia pode acabar causando Clear CMOS como medida de segurança/recuperação da própria placa.

Algum teste do 9800 usando um Water Cooler de 240mm? Só achei de 360mm nos testes.... Tinha que ter um cenário realista: 240mm + Inferno de Calor no Brasil.

Algum teste do 9800 usando um Water Cooler de 240mm? Só achei de 360mm nos testes.... Tinha que ter um cenário realista: 240mm + Inferno de Calor no Brasil.
No TPU os testes de temperatura são feitos com um NH-D15 que teoricamente é equivalente a um WC de 240 ou 280mm.

É normal?
Não sei se tem relação, mas... Quando troquei a gpu da minha mobo atual, uma B550m Tuf da Asus resolvi trocar também a fonte porque... Sim? A fonte anterior já era um pouco velha, ia ficar meio no limite do que a gpu exige e eu sabia que tinha cagado em alguns conectores sata da fonte anterior porque era meio forçado pra encaixar, aí larguei mão e comprei uma da... XPG? Esqueci o modelo exato. Mas o comportamento foi mais ou menos esse que você mencionou, o mesmo pc que antes era só ligar o filtro eu já podia apertar o botão de ligar, agora espero uns 2 segundos, aí ele liga. As únicas coisa que mudei foram a fonte e a gpu no caso, mesmo gabinete, placa mãe, cpu, configuração na bios e por aí vai.

A fonte é a mesma dos dois pcs ou isso também foi trocado?

No TPU os testes de temperatura são feitos com um NH-D15 que teoricamente é equivalente a um WC de 240 ou 280mm.
Aqui na teoria em Full pegaria mais de 90 Graus tranquilamente. Meu NZXT H500 tem baixíssimo fluxo de ar...

Não sei se tem relação, mas... Quando troquei a gpu da minha mobo atual, uma B550m Tuf da Asus resolvi trocar também a fonte porque... Sim? A fonte anterior já era um pouco velha, ia ficar meio no limite do que a gpu exige e eu sabia que tinha cagado em alguns conectores sata da fonte anterior porque era meio forçado pra encaixar, aí larguei mão e comprei uma da... XPG? Esqueci o modelo exato. Mas o comportamento foi mais ou menos esse que você mencionou, o mesmo pc que antes era só ligar o filtro eu já podia apertar o botão de ligar, agora espero uns 2 segundos, aí ele liga. As únicas coisa que mudei foram a fonte e a gpu no caso, mesmo gabinete, placa mãe, cpu, configuração na bios e por aí vai.

A fonte é a mesma dos dois pcs ou isso também foi trocado?
A fonte é a mesma, não cheguei a contar os segundos, mas cálculo uns mais ou menos 10s após energizar o sistema. Nada grave, é que achei estranho mesmo.

Pois é, agora bate a dúvida se troco de cpu :miau:

Mais frio acho que sim mas pelo que vi por cima a eficiência energética vs o 7800x3D foi igual ou pior no geral, ainda que não seja uma diferença grande

Mais frio sempre, porém consumindo mais...

No teste do LTT, em bench sintético, o 7800X3D consome 82W @ 75oC e o 9800X3D consome 121W mas fica em 68oC.

Na média de consumo também foi maior.

Users who are viewing this thread

Voltar