[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Não conheço o gabinete mas uma tampa lateral aberta e um ventilador na frente podem dar algumas respostas sobre a necessidade de troca, realocação do radiador, troca de fans, airflow e afins.

Pelo gráfico do TPU o 9800X3D em stock é uns 8ºC mais frio que o 7600x que vc já conhece e isso também pode servir de referência.
Sobre WCs em geral: Prefiro evitar :gabe:
Usei custom por anos, mas sobre os selados, concordo com vc. Hj to no air por pura preguiça. Mas é quase um crime dizer isso hj em dia kkkk.

Estou cogitando ir para amd nesta geração, um 9900x por volta de 2500 é um bom negócio? O uso maior seria jogos mesmo, fica muito atrás do 9800x3d?
Ainda não tem preço oficial mas dificilmente vem por menos de 3500 no lançamento né?

Uma X870 tomahawk por exemplo daria de sobra?

Tô bem por fora de amd, como está overclock de ddr5 na plataforma? Nos Intel tá tranquilo fazer over de ddr5 sendo A-die dependendo da placa pega 8000-8400mhz consigo isso facilmente com a X870? Claro não pretendo pegar a mais top queria uma na faixa dos 2500 no máximo.

Ainda estou bem pensativo, meu último amd foi 1800x, sei que passou bastante tempo desde então, mas tinha diversos bugs chatos e a parte de overclock / undervolt era mais chatinho comparado a Intel.

A minha ideia inicial era 4500-5000 nesse kit 9900x + X870 e vender meu kit atual para abater o preço.

E navegando pela hipótese de quem sabe trocar meu 7900 por um 9900/9950x/x3d/xtx/xpto fui dar uma conferida na página da mobo e não encontrei minhas memórias no QVL dos 9000.

Resolvi abrir um ticket no suporte pra ver o tipo de resposta que viria, eis que:

1730984451392.png

200w.gif

Fiquem atentos com isso, especialmente quem pretende fazer upgrade, não sei se é generalizado mas as listas de compatibilidade estão segmentadas (7000/8000/9000).

Existe a possibilidade de ser bem mais barato no EUA? Tenho um familiar lá, dependendo posso pegar para ele trazer.

Outro ponto é, tenho a 4090 e o 7700x, jogo em 4k, vale a pena a troca?
4k é vga que manda. De acordo com o techpowerup nem 4%.

Vantagem da resolução alta é justamente essa, poder usar processadores mais em conta. Não faz sentido upar nesse cenário.

4k é vga que manda. De acordo com o techpowerup nem 4%.

Vantagem da resolução alta é justamente essa, poder usar processadores mais em conta. Não faz sentido upar nesse cenário.
Mas e a parada do 1% low, nao tem diferença em gargalos? por mais que eu particularmente nao perceba kk

Nenhuma das lojas conhecidas por aqui com o 9800X3D listado ainda, nem mesmo em pré-venda.

Na newegg tá como "Out of Stock", na Amazon gringa nem aparece.

Tô achando que a AMD apressou esse lançamento visto o flop dos demais Zen5, vai ter pouco estoque nesse começo.

E também me parece que as lojas por aqui não estão lá muito animadas pra vender essa geração nova ainda, tem loja grande como a Pichau que até hoje não tem NENHUMA MB X870.
Devem estar com estoque grande de Zen4 e querem primeiro queimar ele na Black Fraude.

E navegando pela hipótese de quem sabe trocar meu 7900 por um 9900/9950x3d/xtx/xpto fui dar uma conferida na página da mobo e não encontrei minhas memórias no QVL dos 9000.

Resolvi abrir um ticket no suporte pra ver o tipo de resposta que viria, eis que:

Ver anexo 136401
200w.gif

Fiquem atentos com isso, especialmente quem pretende fazer upgrade, não sei se é generalizado mas as listas de compatibilidade estão segmentadas (7000/8000/9000).
Eu esperando a GK despachar minha mobo e memória e você me posta um trem desses.... Mini enfarto depois, tá na lista dos 9000 pelo menos, putz grila. Susto dos diabo

E enquanto isso a Kabum ainda tá com o 9700x a R$ 2260,00.... Vamo, se mexe! (pra baixo, acho que vale a pena reforçar)

Tentei comprar na Newegg, na amazon e bestbuy, acabou muito rápido, e olha que coloquei às 11hrs, que foi quando começou as vendas.

Eu esperando a GK despachar minha mobo e memória
Ainda?! :shrek:

Mini enfarto depois, tá na lista dos 9000 pelo menos, putz grila. Susto dos diabo
Pois é, após postar dei uma volta pelo QVL de placas B650/X670 aleatórias e elas aparecem em várias na combinação com os 9000, incluindo X870 da própria Giga.
Sei lá, vai ver só 'esqueceram' de atualizar a lista :tiringa:

Última edição:

Pois é, após postar dei uma volta pelo QVL de placas B650/X670 aleatórias e elas aparecem em várias na combinação com os 9000, incluindo X870 da própria Giga.
Quando marcaram 17 dias ÚTEIS eu realmente achei que tavam de sacanagem. Mas foi só ... ontem ou hoje atualizou como sendo preparado pra despachar :bem:

Vou acabar morrendo no 9700x mesmo até pelos prazos e valores do X3D

Acho muito difícil uma memória que esteja em um QVL de um 7000 e B650/X670 não funcionar em um 9000 e X870.

O controlador de memória até segunda ordem é o mesmo e as X870 tem se mostrado capaz de aceitar memórias até 8000Mhz sem problema.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Quando marcaram 17 dias ÚTEIS eu realmente achei que tavam de sacanagem. Mas foi só ... ontem ou hoje atualizou como sendo preparado pra despachar :bem:

Vou acabar morrendo no 9700x mesmo até pelos prazos e valores do X3D

Não vi como CCD Duplo esta se comportando na série 9000, mas 9700X esta R$2500, o 9900X esta R$3000... acho que vale essa diferença de preço pra ganhar +50% cores.

Acho muito difícil uma memória que esteja em um QVL de um 7000 e B650/X670 não funcionar em um 9000 e X870.

O controlador de memória até segunda ordem é o mesmo e as X870 tem se mostrado capaz de aceitar memórias até 8000Mhz sem problema.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não vi como CCD Duplo esta se comportando na série 9000, mas 9700X esta R$2500, o 9900X esta R$3000... acho que vale essa diferença de preço pra ganhar +50% cores.
Não tenho certeza absoluta pra todos os casos, pro que eu faço eu imagino que até tenha um pouco de ganho, a questão é que eu já tinha comprado um Scythe Fuma 3. Eu imagino que vá dar conta mesmo com PBO em uso "leve" porque o pc vive no ar condicionado quando em uso, mas... Ainda dá um medinho de meter air cooler nesse bicho
É que o 9700x tá em R$ 2260,00 pra R$ 3000,00 pro 9900x, eu sei que por núcleo sai mais em conta e até cabe no orçamento, só preciso olhar com calma se a diferença é válida fora os clocks base/boost que já são mais altos naturalmente
edit: é que a esperança era ver esses dois baixando mais um pouco depois do lançamento dos X3D mas... Janeiro cacildes?

Kkkkkkk, inacreditável.
Eu espero sinceramente que ninguém aqui desse forum se sujeite a pagar esse valor pra receber EM JANEIRO (quando é bem possível que vai estar custando uns 500 a menos que isso, todo lançamento o preço é sempre alto)

Aliás, tá na cara que esse CPU tá tendo um "soft-launch", uma meia duzia de unidades pras lojas maiores EUA/EU, e nada pro resto do mundo, aí as lojas aqui vão se aproveitar pra querer meter uma facada nessa pré-venda xexelenta porque a AMD meteu essa de "lançamento dia 07/11".

Acho que não ocorreu isso com o resto dos Zen5 aqui né, e mesmo assim os preços já cairam.

Última edição:
sinceramente, até o momento não consigo ver sentido em comprar o 9800X3D ao invés do 7800X3D
a diferença de performance não justifica a diferença de valor

Eu espero sinceramente que ninguém aqui desse forum se sujeite a pagar esse valor pra receber EM JANEIRO (quando é bem possível que vai estar custando uns 500 a menos que isso, todo lançamento o preço é sempre alto)

Pelo contrário, um monte de gente vai fazer isso. Todo lançamento de hardware é a mesma coisa, os precoce não se aguentam. Inclusive teve preorder que um pessoal fez na Kabum e depois ficaram putos tentando cancelar porque o produto ficou disponível primeiro em outras lojas, enquanto na Kabum eles tinham adiado o envio, mas nem me estendo mais nesse tipo de discussão, pois não demora pra vir os gordola dizendo que o dinheiro é deles e eles fazem o que quiserem, então que façam mesmo, whatever.

Kkkkkkk, inacreditável.

Aliás, tá na cara que esse CPU tá tendo um "soft-launch", uma meia duzia de unidades pras lojas maiores EUA/EU, e nada pro resto do mundo, aí as lojas aqui vão se aproveitar pra querer meter uma facada nessa pré-venda xexelenta porque a AMD meteu essa de "lançamento dia 07/11".

Acho que não ocorreu isso com o resto dos Zen5 aqui né, e mesmo assim os preços já cairam.
Sem cogitação esse valor, que facada. Não estou com pressa, mas quando eu for fazer o UP se estiver acima de 3500,00 eu vou no 7800X3D. Tem muita gordura pra queimar nesse valor aí.

Além do preço, esse prazo de jan/25 é uma piada. Será que nenhuma loja vai ter a pronta entrega antes disso? Como foi com o 7800X3D?

É, e foi assim que eu desisti do AM5 e vou pegar um 5700X3D mesmo. Tava botando fé que o 9800X3D iria vir por uns 3,5k no launch price, e realmente estava cogitando montar o kit.
Mas me recuso a montar um kit de geração passada (não estou dizendo que é ruim, muito longe disso, 7800X3D ainda segue no topo da cadeia alimentar), que vai custar em média 5K+.

Users who are viewing this thread

Voltar