[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Aqui na teoria em Full pegaria mais de 90 Graus tranquilamente. Meu NZXT H500 tem baixíssimo fluxo de ar...
Não conheço o gabinete mas uma tampa lateral aberta e um ventilador na frente podem dar algumas respostas sobre a necessidade de troca, realocação do radiador, troca de fans, airflow e afins.

Pelo gráfico do TPU o 9800X3D em stock é uns 8ºC mais frio que o 7600x que vc já conhece e isso também pode servir de referência.
Sobre WCs em geral: Prefiro evitar :gabe:

Aqui na teoria em Full pegaria mais de 90 Graus tranquilamente. Meu NZXT H500 tem baixíssimo fluxo de ar...
Aumento de temp não necessariamente vai ser 1:1 com aumento de temp ambiente porque o CPU vai começar a baixar um pouco o clock que por consequência baixa um pouco tensão e o consumo/temp, maioria dos vídeos que vi o povo tá rodando na faixa de 50-65c então tem uma margem absurda de temperatura mesmo se tiver num gabinete ruim e com 35c ambiente, mas se o gabinete é ruim eu pensaria em trocar por ser algo barato apesar de trabalhoso e vai ajudar na refrigeração do sistema como um todo

Mais frio sempre, porém consumindo mais...

No teste do LTT, em bench sintético, o 7800X3D consome 82W @ 75oC e o 9800X3D consome 121W mas fica em 68oC.

Na média de consumo também foi maior.
Tive que sair e só fui batendo o olho no vídeo do GN mas é isso aí mesmo, temp mais baixa mas consumo mais alto (bem, o clock é um bom tanto mais alto) na média e o desempenho extra não equivale o aumento de consumo no geral então a eficiência no geral acaba sendo menor, mesmo que na prática não seja uma diferença tão grande, parece que o PPT é 162w então limite teórico aí, compilação de shader do Wukong no Geekerwan tava chegando a bater lá nos 140-150w até

Eu pessoalmente adoraria ver se dá pra manter lá nos 5.15ghz dando uma boa melhorada na eficiência cortando um pouco dessa tensão extra, ainda mais que o CPU fica cravadíssimo no clock máx então talvez dê pra reduzir um pouco mais tensão que o normal? Não sei kkkk

No teste do LTT, em bench sintético, o 7800X3D consome 82W @ 75oC e o 9800X3D consome 121W mas fica em 68oC.

O 7800X3D roda num clock mais baixo e menor voltagem. Resta saber se com um ajuste no 9800X3D, se consegue o mesmo consumo sem perder performance.

Não conheço o gabinete mas uma tampa lateral aberta e um ventilador na frente podem dar algumas respostas sobre a necessidade de troca, realocação do radiador, troca de fans, airflow e afins.

Pelo gráfico do TPU o 9800X3D em stock é uns 8ºC mais frio que o 7600x que vc já conhece e isso também pode servir de referência.
Sobre WCs em geral: Prefiro evitar :gabe:
Sim, 7600x já conheço. Ele me conhece também e no final das contas não estamos nos dando bem. Sabe como é, ficou um relacionamento tóxico pelo alto temperamento dele, é nervoso e esquentadinho...

Mas falando sério, bom saber que ele é mais frio.

Com a invertida do 3D cache, conseguiu diminuir a temperatura, com isso possibilitou subir o clock, demandando mais energia e assim o consumo subiu.

O 7800X3D roda num clock mais baixo e menor voltagem. Resta saber se com um ajuste no 9800X3D, se consegue o mesmo consumo sem perder performance.

Com a invertida do 3D cache, conseguiu diminuir a temperatura, com isso possibilitou subir o clock, demandando mais energia e assim o consumo subiu.

Foi o que eu falei, é sempre mais frio, mas consome mais, pega o teste de eficiência por watt do GN, confirmando que o 7800X3D continua top 1.

Mesmo no undervolt não vai chegar... 98.4w x 70.4w, é mto coisa.

A posição do cachê com certeza baixou a temperatura. Mas sobre o clock não dá pra cravar que foi a posição, pode ter sido graças ao Refresh da arquitetura.

No final, o ganho de performance não foi aquela lavada, mas perante o que a Incrash 200 mostrou, somado a rasteira que a temp levou, é a única escolha racional do momento.

O 9800x3d mostra que o problema dos Zen 5 no desktop não é o core, mas sim o ioD que não consegue entrar largura de banda o suficiente, o V-Cache resolve esse problema e junto com as melhorias arquiteturais do Zen 5 e a 2° gen do V-cache entrega o maior espanco em jogos desde Sandy Bridge x bulldozer versus os arl.

Foi o que eu falei, é sempre mais frio, mas consome mais, pega o teste de eficiência por watt do GN, confirmando que o 7800X3D continua top 1.

Mesmo no undervolt não vai chegar... 98.4w x 70.4w, é mto coisa.

A posição do cachê com certeza baixou a temperatura. Mas sobre o clock não dá pra cravar que foi a posição, pode ter sido graças ao Refresh da arquitetura.

No final, o ganho de performance não foi aquela lavada, mas perante o que a Incrash 200 mostrou, somado a rasteira que a temp levou, é a única escolha racional do momento.
Te digo que tô de olho no 7800X3D. Eu sou um cara que estando acima dos 60FPS tá mais que suficiente. Já deixei até no carrinho de compras, veremos...

Achei o desempenho desse 9800X3D muito bom.

Acho que não adianta colocar na média de ganho de desempenho jogo que é GPU Bound. O ganho vai ser quase zero mesmo que colocasse uma CPU 10x melhor.

Nos jogos que são CPU Bound de verdade teve ganhos acima de 10%, com incríveis 27% no Baldurs Gate 3.

Também achei o desempenho bom, mas analisar por essa ótica é cherry picking. Resolução pixelada por si só é uma forçada de barra, mas ainda dá pra passar um pano por ser algo que o próprio usuário pode alterar dependendo do seu objetivo, mas escolher os jogos que mais se beneficiam aí acaba fazendo a estatística perder o sentido, caso a finalidade seja traçar um padrão de desempenho. Claro, se os jogos que eu mais curto a diferença tá grande, excelente, mas aí é foda né, é algo que acaba ficando subjetivo demais.

Pois é, acho que só veremos o potencial mesmo dele quando sair a 5090, que vai chupar qualquer cpu até o bagaço..

Sim, pode ser que a 5090 bagunce todos os dados que estão disponíveis até agora.

Última edição:
Pra quem esta atrás de mobo apareceu essa Colorful B650M Gaming Frozen no Ali(armazém Brasil), o legal é que ela é gen 5.0 no pci-e e no nvme(2 slots) por R$1.125(em até 12x s/j). :notbad:

Também achei o desempenho bom, mas analisar por essa ótica é cherry picking. Resolução pixelada por si só é uma forçada de barra, mas ainda dá pra passar um pano por ser algo que o próprio usuário pode alterar dependendo do seu objetivo, mas escolher os jogos que mais se beneficiam aí acaba fazendo a estatística perder o sentido, caso a finalidade seja traçar um padrão de desempenho. Claro, se os jogos que eu mais curto a diferença tá grande, excelente, mas aí é foda né, é algo que acaba ficando subjetivo demais.

Sim, pode ser que a 5090 bagunce todos os dados que estão disponíveis até agora.

O problema é que tu quer medir o quão melhor o processador é em desempenho. Não adianta colocar um Cyberpunk 2077 com tudo no máximo, Path Tracing e em 4k. Pode colocar uma CPU de 20 anos no futuro que não vai ter ganho nem de 3%. (talvez nem em 1080p vai ter ganho)

Tu pode até fazer um teste com 50 jogos e colocar de tudo lá só pra dizer que teu teste está bem confiável, mas ele não vai refletir a realidade dos jogos que de fato são CPU Bound.

Outra coisa vai ser testar tudo de novo com a futura 5090. Dependendo de quanto melhor ela seja que a 4090, ela pode acabar deixando uma quantidade enorme de jogos CPU Bound.
Aí do nada o 9800X3D pode vir a aumentar a média de ganho de desempenho de 5% pra 15% nesses comparado ao 7800X3D nos mesmos jogos. E obviamente não foi o processador que ficou melhor mas a GPU nova que está mostrando o real ganho de desempenho que o processador traz.

Será que amanhã já teremos disponível para compra o 9800X3D aqui no Brasil?

O Peperaio limitou o 9800x3d em 80W igual o 7800x3d, ele bateu o 7800 sendo 25° mais frio.

O Peperaio limitou o 9800x3d em 80W igual o 7800x3d, ele bateu o 7800 sendo 25° mais frio.

É aquela coisa, 9800X3D vale quanto pesa ?
Falta um gráfico nos reviews do Custo por FPS, ainda mais se tratando das pataquadas no Brasil.
Me surpreendeu o 7600X3D que deve ser super barato lá fora e não ficou tão distante no 1440p.

Será que amanhã já teremos disponível para compra o 9800X3D aqui no Brasil?
Tô na expectativa também. Por enquanto nada nos sites... Mas dependendo do valor acho que vou de 7800X3D.

Mas acho que é dia 8 que lança, não?

Tô na expectativa também. Por enquanto nada nos sites... Mas dependendo do valor acho que vou de 7800X3D.

Mas acho que é dia 8 que lança, não?
O lançamento é hoje...
Se sair por até 3600 trumps(R$) talvez eu seja um consumidor beta tester desse processador com problema de aquecimento resolvido :mr2:

O lançamento é hoje...
Se sair por até 3600 trumps(R$) talvez eu seja um consumidor beta tester desse processador com problema de aquecimento resolvido :mr2:
Andei pesquisando sobre:
O lançamento do 7800X3D foi no dia 06/04/2023

Pre venda no Brasil do 7800X3D foi iniciada no dia 07/04/2023 14:00 (Horário da notícia).
O valor do CPU na pré venda foi de 3500.

Então provavelmente hoje ou amanhã teremos a pré venda, quanto ao preço.... Aí é um tiro no escuro.

Existe a possibilidade de ser bem mais barato no EUA? Tenho um familiar lá, dependendo posso pegar para ele trazer.

Outro ponto é, tenho a 4090 e o 7700x, jogo em 4k, vale a pena a troca?

Última edição:
É aquela coisa, 9800X3D vale quanto pesa ?
Falta um gráfico nos reviews do Custo por FPS, ainda mais se tratando das pataquadas no Brasil.
Me surpreendeu o 7600X3D que deve ser super barato lá fora e não ficou tão distante no 1440p.
Eu consegui gafanhotar essa mosca branca, acho que semana que vem já pinga aqui mas acho que nem vou ficar com ele.
edit: 9800x3d não vale o preço, mas... é o melhor.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Existe a possibilidade de ser bem mais barato no EUA? Tenho um familiar lá, dependendo posso pegar para ele trazer.

No lançamento não e dependendo da disponibilidade o preço dele vai é aumentar pq os X3D estão em falta em tudo que é lugar.

Última edição:

Em 4k o processador não trará nenhuma diferença significativa, se fosse investir em um processador iria pegar um Ryzen 9900x

Vou vender o 7800x3D e inteirar para pegar esse, a depender do preço... vou esperar um tempo pra ver se não há problemas.

AMD Ryzen 7 9800X3D começa a ser vendido hoje
AJnZApD.jpeg

O AMD Ryzen 7 9800X3D estará disponível para compra a partir de hoje, 7 de novembro de 2024. O processador de 8 núcleos/16 threads apresenta tecnologia 3D V-Cache e é baseado na microarquitetura "Zen 5". A AMD precificou o 9800X3D em US$ 480 (MSRP). O processador foi analisado pela TechPowerUp ontem, concluímos que é o processador mais rápido para uma construção de PC para jogos, registrando as maiores taxas de quadros em qualquer resolução. É 12% mais rápido do que o processador principal Core Ultra 9 285K "Arrow Lake" da Intel em jogos (a 1080p), embora o processador fique para trás em cargas de trabalho de produtividade devido à sua contagem de núcleos de CPU significativamente menor do que outras CPUs, como o mais barato Core i7-14700K ou Core Ultra 7 265K. O 9800X3D é apenas cerca de 5% mais rápido que seu antecessor, o 7800X3D, em jogos, embora seja 13% mais rápido que o 5800X3D.

Vou vender o 7800x3D e inteirar para pegar esse, a depender do preço... vou esperar um tempo pra ver se não há problemas.
Se tem uma grana sobrando, beleza, caso contrario não vale a pena pois o ganho é muito pouco. Vale mesmo para quem tá lá na geração anterior Intel 9/10 ou Ryzen 5.

Users who are viewing this thread

Voltar