Eu não consigo afirmar que o AM5 vai realmente ter todo esse tempo de vida que teve o AM4, eu to achando que tanto intel como AMD devem ter chegado em um acordo com as parceiras que ja vinham reclamando bastante também da AMD, acredito que ambos os lados partir de agora vai entregar 3 anos com um mesmo socket.
Intel começou a adotar o modelo, inclusive tem um monte de canto afirmando ou especulando que Z890 LGA 1851 vai suportar Meteor Lake, Arrow Lake e Panther Lake.
Provavelmente o AM5 dessa vez, deve cobrir somente 3 geraçoes.
Mas posso estar errado, inclusive me digam se eu estiver errado pessoal.
A Intel sempre ofereceu suporte a duas gerações por socket, o LGA1851 e o atual LGA1700 serão exceções, pois em ambos os casos estaremos lidando com atrasos e refresh:
- LGA1700 = Virá um refresh do Rocketlake, empurrando o Meteorlake para o próximo socket.
- LGA1851 = Atrasado, o Meteor dividirá terreno com o Arrow, rumores indicam que cada um ficará com um patamar de desempenho distinto (Cores i3 e i5 com Meteor, i7 e i9 com Arrow); Outros, no entanto, dizem que um desses dois ficará apenas nos notebooks.
Quanto à AMD, ela prometeu 2025 e acredito que cumprirá, também acredito que virão apenas três gerações Ryzen (Zen4, Zen5 e ZenAlgo), pois...
A Amd falou que dura até 2025 o suporte. Então vamos ter os Ryzens 8000 final do ano, e o AM5 vai ter suporte até o Ryzen 10000. Se seguir até 2025.
... a meu ver não veremos muitas gerações de Ryzens no AM5, já que os 5nm são caros e os 3nm colocarão um grande desafio no preço final visto que ele praticamente não tem redução de área dedicada à caches, logo virão mais caros ainda. A AMD poderá contornar este custo colocando a cache empilhada e em 6nm, mas ai entra a gerência de temperatura e densidade térmica... enfim, muitos desafios pela frente.
O que eu penso é que a AMD vai ir de TICK-TOCK ao invés de TOCK-TOCK, então ao meu ver será:
- Esse ano: Sairá um refresh dos 7000 (XT?), os X3D e o resto da linha (G);
- Próximo ano: Ryzens 8000 com Zen5 e Zen5D, e no final do ano anunciam a linha X3D deles;
- 2025: Metade do ano aparece os Ryzens 9000, que será uma expansão/re-organização do Zen5;
- 2026: Sem previsão. Poderá ser uma uArch nova, socket novo, os dois, ou nenhum deles =S
Se olharmos atentamente, foram quatro arquiteturas no AM4 (Zen, Zen+, Zen2, Zen3), onde uma delas não passa de um refresh/die-shrink (Zen+) e a outra é uma reorganização/evolução da primeira (Zen2), logo uArch propriamente dita são duas no AM4, e espero ver exatamente a mesma proporção no AM5 (o Zen4 é uma reorganização/evolução do Zen3, com a adição do AVX512), então a grande novidade será o Zen5 (e o Zen5C, ou é Zen5D?) e por isso a expectativa é grande (não em ganho de desempenho, mas a nível de arquitetura) e é justamente por isso que não imagino ele vindo este ano ainda.