[TÓPICO DEDICADO] AMD ZEN - Informações técnicas

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
O waterblock desses AIO geralmente são bons, da mesma maneira invariavelmente ultra restritivos. Meu conselho com estes AIO é sempre de ; Não os abra em hipótese alguma pois se os abrir não vai conseguir remover completamente o AR e a performance vai ficar cagada.
Tá barata a AS5 hein ? Pode me mandar 100 gramas se quiser... Em duas páginas você trocou duas vezes já.:money:

Então, o pessoal critica e não gosta ( eu também detesto ) mas o fan blower além de ser barulhento também aprisiona o ar quente da GPU e o joga em sua grande parte para fora do sistema. As placas com fans tradicionais jogam ar quente para todos os lados, dentro do gabinete

radeon-vega56-versus-gtx1070.jpg

Fan custom na GPU + AIO no topo do gabinete= performance bastante degradada no AIO.
Claro, você pode tentar remover o ar quente antes de ele chegar no AIO mas dai você tem tudo contra você uma vez que o ar quente naturalmente tende a subir.

A minha sugestão é tentar tirar o radiador do gabinete ou, colocar um fan bem forte jogando ar fresco, de fora do gabinete no radiador. O melhor lugar para este fan seria na traseira, sobre o painel I/O. O restante dos fans você utiliza tentando impedir o ar quente da GPU de subir.
 


As possibilidades com estas memórias são mais iguais que diferentes, ambas podem ser Samsung E-die e no caso da corsair, dependendo da versão do pente, pode ser Hynix- Mdie. Pegue a que mais lhe agradar.


O problema ai é pegar memórias mais baratas e não conseguir subir perto da frequência nominal delas. Veja bem... o kaio por exemplo investiu em uma placa mais cara, com bom suporte para as memórias. Por outro lado ele pegou memórias mais baratas, se não me engano de 2400MHz ( ou 2133? ) e ele roda em 2933MHz.
 

A Strix em matéria de hardware é mais capaz, só não sei como está a bios dela. Já corrigi a tabela.
A fonte está de boa para a sua config.

kkkkk ta barata não a Artic hauahau
Mas troquei 2x mesmo, 3x que uso ela.
Troquei quando desmontei tudo pra por os novos coolers e troquei ontem porque achei que podia ter colocado demais na primeira vez (o sono tava grande).
Mas tava normal rs.

Realmente o blower nas gpus retira boa parte do ar quente sem jogar dentro do gabinete.
Valeu pela dica! Vou tentar por o cooler jogando ar frio no gabinete proximo ao radiador.
O que achou do video? Viu que ele fica a maioria na casa dos 60° e as vezes dá uns picos de pouco tempo pra casa dos 70°.
 
Última edição:
Como é complicado montar Ryzen com dinheiro contado né!? Comprei a ASRock X370 Killer Sli porque achei que me daria algum espaço pra fazer OC no R7 1700. Agora descubro que ela não faz OC nas memórias tão bem assim e o limite é de 2933. Também boletei a Pro4 (vence hoje), que, se entendi corretamente, não faz OC como a Killer, mas a RAM pode chegar até 3200.

Também tenho um boleto da MSI X370 SLI Plus, mas por ser MSI, parece não ser uma boa opção.

Entendi direito?
 
Também estou com 2 boletos , a asus prime B350 A e a Asrock AB350 PRO4 , provavelmente pelo q andei estudando , irei ficar de PRO4 pelo valor 400 reais , mas queria saber qual tipo de memoria vou usar nela !? Alguem sabe me informar !? A única coisa q falta no kit é as memorias . Para o Ryzen 7 1800x .
 
Oxe... kd a minha postagem ? respondi a você, @kaio.alencar sobre as temps no BF1 aqui e deixei link do Canal pra galera ver os vídeos comparativos. Será que não pode?? Foi pra nõa ficar aquele monte de vídeos aqui.. achei que ficaria grande o espaço.
Moderação, @Panda , @Angelo Ferracini , ou o titular da área.. esclarece, por favor. Grato.

.
 
Oxe... kd a minha postagem ? respondi a você, @kaio.alencar sobre as temps no BF1 aqui e deixei link do Canal pra galera ver os vídeos comparativos. Será que não pode?? Foi pra nõa ficar aquele monte de vídeos aqui.. achei que ficaria grande o espaço.
Moderação, @Panda , @Angelo Ferracini , ou o titular da área.. esclarece, por favor. Grato.

.
Corri 2 páginas pra trás e não vi nenhum post deletado.
 
De qualquer forma, estão aí os vídeos.. veja o setup e as temps.:

.....

.....

.
 
Corri 2 páginas pra trás e não vi nenhum post deletado.
Muito estranho... da manhã de hoje.. vai ver bugou aqui e achei que tinha confirmado em "responder".. sei lá..Mas, eu poderia deixar link do Canal? Pouparia de postar todos o vídeos.
Muito obrigado, Panda1

.
 
Última edição:
De qualquer forma, estão aí os vídeos.. veja o setup e as temps.:

.....

.....

.
 

Muito estranho... da manhã de hoje.. vai ver bugou aqui e achei que tinha confirmado em "responder".. sei lá..Mas, eu poderia deixar link do Canal? Pouparia de postar todos o vídeos.
Muito obrigado, Panda1

.


Dei uma olhada no primeiro e segundo video, notei que no primeiro o R5 1600x bate 80°, mas tá a 3,9 né?
Alias a primeira temperatira da primeira linha se refere ao Ryzen correto? E as demais da mesma linha? Vi que a da GPU fica lá na ultima, dei uma olhada mas não consegui identificar, se puder me informar ai já baseio nas minhas.
O seu tá com cooler stock?
 
linha 1 , clock, temp Tctl, Tdie, temp. 1 e 2 (VRM??), memória ... 80ºC foi a Tctl (Tdie+offset 20).. tdie 60ºC
linha 2 uso cpu core/ht %
linha 3 VGA, rpm, fan, gpu, temp, uso %, mem, fps

Cooler na descrição... usei tanto R1 universal em uns e o H160 Dalai mod em outros.

.
 
linha 1 , clock, temp Tctl, Tdie, temp. 1 e 2 (VRM??), memória ... 80ºC foi a Tctl (Tdie+offset 20).. tdie 60ºC
linha 2 uso cpu core/ht %
linha 3 VGA, rpm, fan, gpu, temp, uso %, mem, fps

Cooler na descrição... usei tanto R1 universal em uns e o H160 Dalai mod em outros.

.

Então a 2° temperatura é a do seu R5 1600x
Já vi que o meu tá pegando fogo
E seu vcore tá de 1,394
Aqui é 1,264 :( certa vez vi sobre water de fabrica que vinham com pouca agua dentro kkkk
 
@VultureX olha ai sua tabela rodando pelo face, do "grupo amd"


 
Olha ai como tá o setup com meus rgbs kkkkkk
 
Então a 2° temperatura é a do seu R5 1600x
Já vi que o meu tá pegando fogo
E seu vcore tá de 1,394
Aqui é 1,264 :( certa vez vi sobre water de fabrica que vinham com pouca agua dentro kkkk
 
@VultureX olha ai sua tabela rodando pelo face, do "grupo amd"


 
Olha ai como tá o setup com meus rgbs kkkkkk

Olhaaaaaa, tem até controle remoto... Isso sim é um profissional do LGB !:clo: Tem desfile com gabinete alegórico ai ??
Zueira, está bem legal.
 
Também estou com 2 boletos , a asus prime B350 A e a Asrock AB350 PRO4 , provavelmente pelo q andei estudando , irei ficar de PRO4 pelo valor 400 reais , mas queria saber qual tipo de memoria vou usar nela !? Alguem sabe me informar !? A única coisa q falta no kit é as memorias . Para o Ryzen 7 1800x .
A Prime B350-A é muito quente para um R7 1800X sem overclock. Com overclock eu diria que é inviável.
 
Como é complicado montar Ryzen com dinheiro contado né!? Comprei a ASRock X370 Killer Sli porque achei que me daria algum espaço pra fazer OC no R7 1700. Agora descubro que ela não faz OC nas memórias tão bem assim e o limite é de 2933. Também boletei a Pro4 (vence hoje), que, se entendi corretamente, não faz OC como a Killer, mas a RAM pode chegar até 3200.

Também tenho um boleto da MSI X370 SLI Plus, mas por ser MSI, parece não ser uma boa opção.

Entendi direito?
É mais ou menos isso mesmo. As gigabyte, nessa faixa de preço e sem muita pretensão de overclock são boas opções. Agora, todas as asus e a asrock que testei gostaram muito das micron que você comprou.
 
De qualquer forma, estão aí os vídeos.. veja o setup e as temps.:

.....

.....

.
 

Muito estranho... da manhã de hoje.. vai ver bugou aqui e achei que tinha confirmado em "responder".. sei lá..Mas, eu poderia deixar link do Canal? Pouparia de postar todos o vídeos.
Muito obrigado, Panda1

.

Cara, acho super legal o propósito dos vídeos mas eu simplesmente fico tonto só de tentar identificar ou acompanhar as informações de monitoramento. Nos próximos tente usar uma linha por parâmetro e com uma fonte maior.

Tipo assim mas com uma fonte maior
 
Última edição:
Olhaaaaaa, tem até controle remoto... Isso sim é um profissional do LGB !:clo: Tem desfile com gabinete alegórico ai ??
Zueira, está bem legal.
 

A Prime B350-A é muito quente para um R7 1800X sem overclock. Com overclock eu diria que é inviável.
 

É mais ou menos isso mesmo. As gigabyte, nessa faixa de preço e sem muita pretensão de overclock são boas opções. Agora, todas as asus e a asrock que testei gostaram muito das micron que você comprou.
 

Cara, acho super legal o propósito dos vídeos mas eu simplesmente fico tonto só de tentar identificar ou acompanhar as informações de monitoramento. Nos próximos tente usar uma linha por parâmetro e com uma fonte maior.

Tipo assim mas com uma fonte maior


O ruim é ter que decidir entre ficar em 2933 na RAM com a Killer ou pegar a MSI e depender de uma excelente refrigeração. Estou quase indo de MSI pra ser sincero.
 
Olhaaaaaa, tem até controle remoto... Isso sim é um profissional do LGB !:clo: Tem desfile com gabinete alegórico ai ??
Zueira, está bem legal.
 

A Prime B350-A é muito quente para um R7 1800X sem overclock. Com overclock eu diria que é inviável.
 

É mais ou menos isso mesmo. As gigabyte, nessa faixa de preço e sem muita pretensão de overclock são boas opções. Agora, todas as asus e a asrock que testei gostaram muito das micron que você comprou.
 

Cara, acho super legal o propósito dos vídeos mas eu simplesmente fico tonto só de tentar identificar ou acompanhar as informações de monitoramento. Nos próximos tente usar uma linha por parâmetro e com uma fonte maior.

Tipo assim mas com uma fonte maior

Vai desculpando, mas,.. coisa de iniciante... como que vc organiza? E vejo outros por tão bem organizados, fácil leitura... que programas são usados e como?
eu uso do HwInfo64 com o RivaTuner... muito complicado.. não sei onde altera fonte.. tem de mudar o nome dos campos tbm né? E o alinhamento linha/coluna nunca sai como pensei..

.
 
Entre uma asus strix b350 f e uma asrock fata1ty x370 gamming 4k qual vcs acham melhor pegar ???
 
Que tanto fan multicolorido é esse, @kaio.alencar? Uma penteadeira de put@ perde... hahaha...

Sobre a temperatura, o Ryzen aqui também é esquentado mas, até sair uma bios mais decente para a Taichi, não vou brincar de OC. Como o vcore chega a 1,53x (XFR/Boost), à tarde e às vezes, quando a temp ambiente está pelos seus 32ºC (minha casa é quente pacas), ocorre de a TDie bater 70ºC. No meu caso são 3 fans jogando ar para dentro do gabinete e um removendo (intake com velocidade mais controlada, principalmente o fan inferior). No mais, aqui tem led porque veio... mas é algo até comedido, vide minha foto do perfil... hahaha...
 
Última edição:
Qual é esse controlador que usa nas fans? Tem o link dela?
Comprei os coolers e veio a placa controladora
Pra cada 3 coolers veio uma placa controladora e um controle, cada placa suporta até 8 fans, liguei os 6 em uma placa só, ai ficou sobrando uma placa e um controle, não sei se vende ela separada.
 
Que tanto fan multicolorido é esse, @kaio.alencar? Uma penteadeira de put@ perde... hahaha...

Sobre a temperatura, o Ryzen aqui também é esquentado mas, até sair uma bios mais decente para a Taichi, não vou brincar de OC. Como o vcore chega a 1,53x (XFR/Boost), à tarde e às vezes, quando a temp ambiente está pelos seus 32ºC (minha casa é quente pacas), ocorre de a TDie bater 70ºC. No meu caso são 3 fans jogando ar para dentro do gabinete e um removendo (intake com velocidade mais controlada, principalmente o fan inferior). No mais, aqui tem led porque veio... mas é algo até comedido, vide minha foto do perfil... hahaha...

kkkkkkk poxa a galera só me desanima nos meus RGBs kkkk
Cara aqui também é muito quente a ambiente! Viu lá meu Tdie batendo 74° no BF1? Achei que um water cooler me faria um bem.. nem cheguei a usar ele com o cooler stock, ta até com a pasta térmica de fabrica ainda. Pior que o teu é batendo 1,5 de vcore no boost, aqui é só 1,264 de vcore pra 3,8 e bate isso tudo de temperatura :(
 
Olhaaaaaa, tem até controle remoto... Isso sim é um profissional do LGB !:clo: Tem desfile com gabinete alegórico ai ??
Zueira, está bem legal.

To pra tirar esses coolers já kkkk todo mundo me zoando, ai coloco os antigos e teste as temps u.u Mas acho que já era assim, o R7 não sai da casa dos 50° no GTA, como sempre fazia.. mas tenho um video de uma noite de BF1, era bem madrugada e tava menos quente o quarto, e não passava de 65° em nenhum momento, não que eu tenha visto..
 
linha 1 , clock, temp Tctl, Tdie, temp. 1 e 2 (VRM??), memória ... 80ºC foi a Tctl (Tdie+offset 20).. tdie 60ºC
linha 2 uso cpu core/ht %
linha 3 VGA, rpm, fan, gpu, temp, uso %, mem, fps

Cooler na descrição... usei tanto R1 universal em uns e o H160 Dalai mod em outros.

.

Então a TDie tem ainda o offset de 20°?
Porque no meu HWMonitor é a Tdie que bateu os 74° mas a temp bate identica a aba CPU na parte da mobo..
Olhá lá no print.
Mas creio que aqui não tenha esse Offset (ah como eu queria kkkk ai sim saberia que ele está frio) porque tem vezes que parado ele fica nos 37° - 39° com uma ambiente bem altinha, se existisse esse ofsset ele estaria a 17° coisa que pela lei da termodinamica é impossivel, meus professores me matariam se eu pensasse isso huahaua
 
@kaio.alencar, TDie não tem offset. Pelo menos não tinha na Gigabyte e não tem na Taichi.
 
@kaio.alencar, TDie não tem offset. Pelo menos não tinha na Gigabyte e não tem na Taichi.

Realmente na Crosshair não deve ter kkkk
Eu tenho 74° de picos nos jogos, to triste u.u fosse pra ser assim não tinha gastado com water.. acho que o coolee stock deve manter proximo disso né? Com 3,8 e 1,264 de vcore..
 
Vou colocar meu push and pull jogando ar de cima pra baixo, fazendo o radiador receber ar frio, mas o tanto que ele vai esquentar e jogar o ar quente pra dentro não vai prejudicar os vrms? Porque da forma que está com 2 cooler em baixo e 2 em cima ambos jogando ar quente pra fora sinto um ar bem quente saindo quando tá em stress.
To pensando em fazer um "push and pull" na traseira, um cooler dentro e um fora ambos tirando ar, um ajudando o outro..
E faço algum tipo de "suporte" pra esconder o cooler traseiro que vai ficar pra prova, algo sob medida sei lá. Tipo aquele tubos que ficam nas laterais daqueles gabinetes antigos.

 
Última edição:
Li em um fórum, pior que não lembro se foi aqui no Adrenaline ou fora, que os Ryzen não se dão bem com quatro pentes de memória RAM. Isso procede? Ou muda de acordo com o modelo?
 
To pra tirar esses coolers já kkkk todo mundo me zoando, ai coloco os antigos e teste as temps u.u Mas acho que já era assim, o R7 não sai da casa dos 50° no GTA, como sempre fazia.. mas tenho um video de uma noite de BF1, era bem madrugada e tava menos quente o quarto, e não passava de 65° em nenhum momento, não que eu tenha visto..

Relaxa.
A gente só pega no teu pé pq tu te importa kkkk. Você é que tem que curtir ou não os leds.

Realmente na Crosshair não deve ter kkkk
Eu tenho 74° de picos nos jogos, to triste u.u fosse pra ser assim não tinha gastado com water.. acho que o coolee stock deve manter proximo disso né? Com 3,8 e 1,264 de vcore..
 
Vou colocar meu push and pull jogando ar de cima pra baixo, fazendo o radiador receber ar frio, mas o tanto que ele vai esquentar e jogar o ar quente pra dentro não vai prejudicar os vrms? Porque da forma que está com 2 cooler em baixo e 2 em cima ambos jogando ar quente pra fora sinto um ar bem quente saindo quando tá em stress.
To pensando em fazer um "push and pull" na traseira, um cooler dentro e um fora ambos tirando ar, um ajudando o outro..
E faço algum tipo de "suporte" pra esconder o cooler traseiro que vai ficar pra prova, algo sob medida sei lá. Tipo aquele tubos que ficam nas laterais daqueles gabinetes antigos.


Fique triste não, com cooler stock você não ia chegar nem em 3.7GHz sem passar dos 80ºC - Sua temp ambiente é alta e a GPU está sabotando seu WC da mesma maneira que iria sabotar um air cooler.
A solução mais fácil é colocar um waterblock na GPU. A mais difícil é tentar organizar o fluxo interno de maneira a evitar que o ar quente da GPU chegue no radiador.

Você pode fazer um teste simples para verificar o nível da degradação;

Rode o MSI kombustor na GPU ( Core burner ) enquanto faz o teste do 7zip na CPU por 5 minutos. Tome nota da temperatura máxima da CPU.
Depois rode o 7zip por 5 minutos na CPU sem rodar o MSI kumbustor na GPU. Tome nota da temperatura máxima.

Você vai ficar surpreso com a diferença de temperatura.

 
Li em um fórum, pior que não lembro se foi aqui no Adrenaline ou fora, que os Ryzen não se dão bem com quatro pentes de memória RAM. Isso procede? Ou muda de acordo com o modelo?

Depende da qualidade dos chips da memória. Tem muita gente com 4 pentes rodando B-die acima de 3200MHz.
 
Última edição:
Entre uma asus strix b350 f e uma asrock fata1ty x370 gamming 4k qual vcs acham melhor pegar ???
Asus Strix !! Essa AsRock foi descontinuada por erro de projeto e substituída pela Gaming X.

@kaio.alencar e @alexandre.ce
O offset é para formar o Tctl, acrescendo-se 20ºC ao Tdie (real). Não tem nada como mobo (exceto, sensores para tal). A princípio, foi relatado que só os R7 "X' teria offset para Tctl. Mas, o 1600X também tem.
Os demias "X' inferiores não têm. Conforme AMD, Tctl é apenas para compensar um "atraso" ou "inércia" nas respostas dos controles de refrigeração. Mais ou menos isso. "ctl" vem de controle => temperatura de controle.. para controle.
Então, no vídeo a temp. a considerar é Tdie 60ºC máx. Com Tctl 80ºC para efeito de controle de refrigeração.

.
 
@Dalai Brahma me ajuda aí sobre as opções das placas que coloquei acima do seu post.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo