Nos servers PvP você tem duas opções: Se juntar a uma tribo ou se enfiar no meio do mato no cafundó do judas longe de tudo que é útil pra ninguém cruzar com sua casa. Nem se dê ao trabalho de acumular coisas numa casa de palha, qualquer capiau com uma picareta de pedra derruba a porta em 30 segundos. Casa de madeira segura mais, mas ainda assim é fácil de entrar com ferramentas de metal. Não sei quão resistente será a tier de pedra que deve sair até o fim da semana. Metal já é mais segura, mas sozinho o máximo que você vai conseguir é fazer um cubo de aço de 2x2, que players high lvl também conseguem invadir com explosivos. E isso é BEM agravado em servers BR, já que você sabe que BR adora uma zueira. Diria que a chance de aloprarem sua casinha, por mais pobre que você seja, é 2 ou 3 vezes maior. Em servers PvP gringo eu ainda sobrevivi algumas noites intacto, já nos BR não teve uma vez que desloguei que quando voltei não estava morto e pelado, nem que tivesse sido apenas por poucas horas.
Resumo, você só estará seguro com outros cuidando de você. Se você só quer ficar de boas, construir, tamar dinos e afins aconselho fortemente a ir pra server PvE mesmo. Só que server PvE também tem seus problemas. Pouca gente tem interesse em participar de tribos, já que não precisa da segurança dos números, por este motivo tem casas em todo canto e muitas florestas simplesmente não existem por que muita gente tem casa na área ou por que newb criou sua casinha de palha inicial, abandonou ela depois pra fazer algo em um lugar melhor e nunca se deu ao trabalho de demolir ela. Ou pior ainda, por que cidadão acha bonito ficar espalhando fundações de palha por aí pra "guardar lugar". Animais acabam sendo mais raros também, por que sem oposição fica fácil você fazer um zoologico que depois você precisa extinguir espécies inteiras pra alimentar.
Portanto conselho que te dou é: Se jogar com outros players não for algo que você quer 100%, jogue offline. Você também nunca terá problema com o lag e o jogo fica desafiador, por que sem o lag até um Raptor pode ser uma ameaça se você der mole. Enquanto isso em servers lagados você consegue matar Rexes na base do murro já que ele nunca "te acha" pra conseguir dar dano. E quando falo em lag quero dizer 150~200ms, que é o normal para nós nos servers gringos. Mesmo 50~60ms já afeta o comportamento dos bichos deixando eles muito mais fáceis. Os devs já disseram que tem consciência que o netcode está com problemas e será arrumado, mas por enquanto está assim. A diferença de jogar online em qualquer server que seja e offline é absurda, boa sorte matar um Trike com uma lança de pedra, muito menos um Carno.
Eu só jogo num server oficial PvE por que jogo com minha esposa e meu cunhado, senão era offline na cabeça.
e estou pensando seriamente em jogar off line.
pois ate o PvE tem esses problemas