[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Algar Telecom - FIBRA ÓPTICA

  • Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cyrus.x64
  • Data de Início Data de Início
Fizeram a instalação da internet hoje aqui em casa, plano de 700mb. Colocaram um modem Znid-GPON-2426A1. Pela etiqueta só consta a banda 2.4G. Achei estranho e na central falaram que é dual band.
Alguém saberia informar se é realmente dual band? E se esse modem consegue entregar a velocidade contratada? Achei pouca coisa sobre ele.
esse? https://www.multicominc.com/product/dasan-zhone-solutions-znid-2400a1-series-indoor-gpon-ont/ aqui fala que é
 
Fizeram a instalação da internet hoje aqui em casa, plano de 700mb. Colocaram um modem Znid-GPON-2426A1. Pela etiqueta só consta a banda 2.4G. Achei estranho e na central falaram que é dual band.
Alguém saberia informar se é realmente dual band? E se esse modem consegue entregar a velocidade contratada? Achei pouca coisa sobre ele.
Caramba... que equipamento um tanto estranho tendo em vista o plano de 700mb. Deveria ter a banda 5G.

Pela descrição no site, realmente não possui a banda, acho muito valido questionar ao suporte, é até inusitado ainda ter equipamentos Gpon só com banda 2.4G.... sem Wireless é normal, pois se aplica em várias situações, principalmente em empresas onde já possui AP e etc, agora só com a banda 2.4G é um pouco atípico mesmo atualmente.
 
Pessoal, estou passando por um comportamento muito estranho...

Parece que diariamente (em dias úteis) alguma coisa bloqueia minha discagem PPPOE, exatamente as 10:50 e só volta agendando visita técnica e o técnico pedindo um reset do modem na central... @dudu1505, como está a sua VSOL na Algar, está funcionando ok? Aqui eu também tenho VSOL mas está acontecendo esse comportamento que mencionei, não sei se é ela que pode estar afetando isso... Assim que ocorre o comportamento, mesmo eu voltando para o modem original e tentando discar direto do PC via cabo de rede, o discador não conecta...

Alguém tem alguma luz?
 
Pessoal, estou passando por um comportamento muito estranho...

Parece que diariamente (em dias úteis) alguma coisa bloqueia minha discagem PPPOE, exatamente as 10:50 e só volta agendando visita técnica e o técnico pedindo um reset do modem na central... @dudu1505, como está a sua VSOL na Algar, está funcionando ok? Aqui eu também tenho VSOL mas está acontecendo esse comportamento que mencionei, não sei se é ela que pode estar afetando isso... Assim que ocorre o comportamento, mesmo eu voltando para o modem original e tentando discar direto do PC via cabo de rede, o discador não conecta...

Alguém tem alguma luz?
tive problema com a vsol na algar, tem uns 3 meses que voltei com o modem huawei da algar, em modo bridge configurado remotamente por eles.

por aqui eles começaram a utilizar, além do gpon serial, gpon password e ploa, pra validar a conexão estão utilizando ACS tb.
acs basicamente é o conhecido tr-069.

que acontece, via tr-069 a algar ESTA validando mais informações da onu, como na vsol deixei desativada essa porcaria de acesso remoto, obviamente ela não estava respondendo a esse protocolo.

resultado, a algar bloqueou 3x o serial gpon da onu huawei para autenticação na rede.
com bloqueio, tanto faz utilizar a vsol ou a huawei, com gpon serial bloqueado, simplesmente não conecta na rede gpon.

as 3x ligando no 10312, com a onu huawei conectada na fibra, eles reprovisionaram remotamente a instalação e liberaram o acesso aqui para mim.

questão que não tive tempo ainda, e provavelmente não vou ter por um tempo, para ver o que qui a algar esta validando com o tr-069 na onu, para clonar esses dados para a vsol.


a o pppoe continuo utilizando o numero do circuito como usuario + senha padrão 123456 ou 12345678
 
tive problema com a vsol na algar, tem uns 3 meses que voltei com o modem huawei da algar, em modo bridge configurado remotamente por eles.

por aqui eles começaram a utilizar, além do gpon serial, gpon password e ploa, pra validar a conexão estão utilizando ACS tb.
acs basicamente é o conhecido tr-069.

que acontece, via tr-069 a algar ESTA validando mais informações da onu, como na vsol deixei desativada essa porcaria de acesso remoto, obviamente ela não estava respondendo a esse protocolo.

resultado, a algar bloqueou 3x o serial gpon da onu huawei para autenticação na rede.
com bloqueio, tanto faz utilizar a vsol ou a huawei, com gpon serial bloqueado, simplesmente não conecta na rede gpon.

as 3x ligando no 10312, com a onu huawei conectada na fibra, eles reprovisionaram remotamente a instalação e liberaram o acesso aqui para mim.

questão que não tive tempo ainda, e provavelmente não vou ter por um tempo, para ver o que qui a algar esta validando com o tr-069 na onu, para clonar esses dados para a vsol.


a o pppoe continuo utilizando o numero do circuito como usuario + senha padrão 123456 ou 12345678
Opa. Eu cheguei nessa mesma hipótese, vendo seu relato então acho que é isso mesmo...

Eu postei lá no outro tópico assim:

Pessoal, estou suspeitando que o TR069 da Algar está derrubando minha VSOL se eu não reporto a cada 12h, faz sentido? Eu configurei a VSOL e a internet funciona durante um tempo, aproximadamente 12h. Ai depois cai o PPPOE e não conecta mais! Tento voltar ao modem original e mesmo assim não conecta. Estou supondo isso porque olhando no modem original, o TR069 está setado para auto informar periodicamente, a cada 43200 segundos (que dá 12hrs)

Faz sentido?

Outra coisa, em um modem BRIDGE, o ACS status é failed mesmo?

Eu consigo abrir as configurações do TR-69 mas não tentei clonar ainda as configs, vou fazer esse teste hoje quando chegar em casa...

Lá agora está funcionando com o modem huawei. Em contato com o suporte quando teve esse bloqueio da última vez, foi relatado que meu circuito estava OFFLINE, então o modem fica online mas o circuito eles bloqueiam por não ter reportado nas últimas 12hrs. Eu não uso o número do circuito como login, uso o algar@algar mas mesmo assim não conecta o pppoe quando acontece o fato.

tr-69 com o periodic inform ativado (12hrs)

image.png
 
tive problema com a vsol na algar, tem uns 3 meses que voltei com o modem huawei da algar, em modo bridge configurado remotamente por eles.

por aqui eles começaram a utilizar, além do gpon serial, gpon password e ploa, pra validar a conexão estão utilizando ACS tb.
acs basicamente é o conhecido tr-069.

que acontece, via tr-069 a algar ESTA validando mais informações da onu, como na vsol deixei desativada essa porcaria de acesso remoto, obviamente ela não estava respondendo a esse protocolo.

resultado, a algar bloqueou 3x o serial gpon da onu huawei para autenticação na rede.
com bloqueio, tanto faz utilizar a vsol ou a huawei, com gpon serial bloqueado, simplesmente não conecta na rede gpon.

as 3x ligando no 10312, com a onu huawei conectada na fibra, eles reprovisionaram remotamente a instalação e liberaram o acesso aqui para mim.

questão que não tive tempo ainda, e provavelmente não vou ter por um tempo, para ver o que qui a algar esta validando com o tr-069 na onu, para clonar esses dados para a vsol.


a o pppoe continuo utilizando o numero do circuito como usuario + senha padrão 123456 ou 12345678
Desativando o TR-069 no Huawei eles bloqueiam? Já testou ativar o TR-069 no Vsol?
 
Desativando o TR-069 no Huawei eles bloqueiam? Já testou ativar o TR-069 no Vsol?
não tem como desativar, a OLT da algar força a config remotamente o tempo inteiro e reativa o tr-069.
 
Boa tarde pessoal, sou novo aqui no forum e estou tendo alguns problemas com minha conexao fibra de 1gb da algar. Já uso há alguns meses e a velocidade é ok, a fibra chega em um roteador da hauwai EG8145V5-V2, onde saio com a internet para meu roteador twibi giga+ da intebras para usa-la wifi, tenho 4 roteadores pela casa. O venho percebendo é que de tempos em tempos eu preciso ir até o roteador da algar e reiniciar ele para a internet voltar a ficar legal, ela vai ficando lenta, lenta até o ponto de não navegar mais. Os videos ficam travando, o iptv da tv tbm fica carregando, enfim, eu queria resolver esse problema de uma vez, já pedi pro tecnico ver, ele trocou o roteador, fez alguns testes com o suporte telfonico deles, alteraram portas na central, trocaram o modem, deixaram em bridge tbm, (mas perdemos 200mb, só pelo fato de deixar em bridge e o twibi fazer a discagem) segundo o suporte telefonico isso é normal, achei estranho isso, alguém tem alguma idéia, eu até cheguei a pensar em trocar esse roteador e comprar outro, ou eu tenho 1 unu aqui fiberhome parada, será que consigo entrar com a fibra nela e depois mandar para o twibi? Muito obrigado galera!
 
Boa tarde pessoal, sou novo aqui no forum e estou tendo alguns problemas com minha conexao fibra de 1gb da algar. Já uso há alguns meses e a velocidade é ok, a fibra chega em um roteador da hauwai EG8145V5-V2, onde saio com a internet para meu roteador twibi giga+ da intebras para usa-la wifi, tenho 4 roteadores pela casa. O venho percebendo é que de tempos em tempos eu preciso ir até o roteador da algar e reiniciar ele para a internet voltar a ficar legal, ela vai ficando lenta, lenta até o ponto de não navegar mais. Os videos ficam travando, o iptv da tv tbm fica carregando, enfim, eu queria resolver esse problema de uma vez, já pedi pro tecnico ver, ele trocou o roteador, fez alguns testes com o suporte telfonico deles, alteraram portas na central, trocaram o modem, deixaram em bridge tbm, (mas perdemos 200mb, só pelo fato de deixar em bridge e o twibi fazer a discagem) segundo o suporte telefonico isso é normal, achei estranho isso, alguém tem alguma idéia, eu até cheguei a pensar em trocar esse roteador e comprar outro, ou eu tenho 1 unu aqui fiberhome parada, será que consigo entrar com a fibra nela e depois mandar para o twibi? Muito obrigado galera!

Qual o nível de sinal que chega no seu modem?

Minha experiência: minha internet de 1-2 anos pra cá só vem degradando. O sinal no poste está chegando -25db e no meu modem chega -26.5db, tenho internet de 1GB também mas de 08 as 18 não chega a 700mb direito. 18:15 já começa a bater a velocidade contratada de 1gb e assim permanece até as 08hrs da manhã seguinte (isso em dias úteis, fds funciona normal)

Creio que a Algar aqui onde moro está bem saturada, já abri até chamado na Anatel e simplesmente não tive retorno nenhum, só falam que meu problema está sendo acompanhado pela governança de BH mas não tem prazo, não tem contato, não tem nada. Eu provavelmente vou cancelar a Algar, eu contratei VIVO e possivelmente vou deixar como internet de backup. A TIM 1GB aqui funciona bem e eu pago 105 reais, vou manter ela como principal e a vivo de 600mb como backup.



O nivel de sinal que chega aqui é

Algar: -26.5db
TIM: -15db
Vivo: -17db
 
Qual o nível de sinal que chega no seu modem?

Minha experiência: minha internet de 1-2 anos pra cá só vem degradando. O sinal no poste está chegando -25db e no meu modem chega -26.5db, tenho internet de 1GB também mas de 08 as 18 não chega a 700mb direito. 18:15 já começa a bater a velocidade contratada de 1gb e assim permanece até as 08hrs da manhã seguinte (isso em dias úteis, fds funciona normal)

Creio que a Algar aqui onde moro está bem saturada, já abri até chamado na Anatel e simplesmente não tive retorno nenhum, só falam que meu problema está sendo acompanhado pela governança de BH mas não tem prazo, não tem contato, não tem nada. Eu provavelmente vou cancelar a Algar, eu contratei VIVO e possivelmente vou deixar como internet de backup. A TIM 1GB aqui funciona bem e eu pago 105 reais, vou manter ela como principal e a vivo de 600mb como backup.



O nivel de sinal que chega aqui é

Algar: -26.5db
TIM: -15db
Vivo: -17db
Aqui ontem deu uma reiniciada no modem e ganhei 1db de sinal, provavelmente deram algum gás na saída da OLT.
É bem capaz da rede estar saturada, já tive uma vez com o sinal pior que o seu, no limite do limite da sensibilidade mas batia a velocidade normal, também modems diferentes tragam experiências diferentes.
Única coisa que tô achando ruim na Algar é as rotas bagunçadas, um dia tá 15ms pra SP, horas depois vai pra 32ms, sempre mudando os saltos, e isso vem desde a queda massiva de Junho, fiquei mais de mês com ping alto, quase cogitei de cancelar mas aí voltou, depois piorou. Aqui também só acho ruim o controle de banda que a Algar aplica aqui na região, tenho 1GB, quando vou upar algo o controle de banda ao invés de nivelar nos 500, ele descontrola e vai subindo e descendo, bate 600, volta 400, sobe 510, desçe 390, provavelmente má configuração mas que atrasa meus envios. No geral ela bate de 1000 na Oi aqui em qualidade.
 
Aqui ontem deu uma reiniciada no modem e ganhei 1db de sinal, provavelmente deram algum gás na saída da OLT.
É bem capaz da rede estar saturada, já tive uma vez com o sinal pior que o seu, no limite do limite da sensibilidade mas batia a velocidade normal, também modems diferentes tragam experiências diferentes.
Única coisa que tô achando ruim na Algar é as rotas bagunçadas, um dia tá 15ms pra SP, horas depois vai pra 32ms, sempre mudando os saltos, e isso vem desde a queda massiva de Junho, fiquei mais de mês com ping alto, quase cogitei de cancelar mas aí voltou, depois piorou. Aqui também só acho ruim o controle de banda que a Algar aplica aqui na região, tenho 1GB, quando vou upar algo o controle de banda ao invés de nivelar nos 500, ele descontrola e vai subindo e descendo, bate 600, volta 400, sobe 510, desçe 390, provavelmente má configuração mas que atrasa meus envios. No geral ela bate de 1000 na Oi aqui em qualidade.
A Algar era muito boa aqui a uns 2-3 anos atrás... Agora tá bem ruim. Tive que abrir mais um chamado na Anatel para cancelar minha internet sem multa porque no setor de cancelamento eles se recusam a fazer isso.
 
A Algar era muito boa aqui a uns 2-3 anos atrás... Agora tá bem ruim. Tive que abrir mais um chamado na Anatel para cancelar minha internet sem multa porque no setor de cancelamento eles se recusam a fazer isso.
Exatamente o mesmo tempo que aqui começou a ficar ruim tbm, faz 1 ano que sai da Algar e de lá pra cá, zerei meus problemas com internet. Na ocasião não passava uma semana sem ficar a noite toda sem conexão.
Meu colega de trabalho cancelou essa semana, estava com esses mesmos problemas, praticamente 1 vez na semana parava a noite.
 
alguma coisa explodiu na algar em SP hj por volta das 18h.

trafego do acesso remoto que faço para o escritório utilizando claro, provedor local e ate starlink, que normalmente mandam o trafego pra SP, ficou inutilizado o uso ate ~19:45, depois dessa hora todos os meus provedores aqui começaram a redirecionar o trafego pro RJ e fazer o peering la com a algar.
 
alguma coisa explodiu na algar em SP hj por volta das 18h.

trafego do acesso remoto que faço para o escritório utilizando claro, provedor local e ate starlink, que normalmente mandam o trafego pra SP, ficou inutilizado o uso ate ~19:45, depois dessa hora todos os meus provedores aqui começaram a redirecionar o trafego pro RJ e fazer o peering la com a algar.
Aqui desde a queda de Junho fudida lá que teve nunca mais foi a mesma, é rota alternativa toda hora, onde era 15 ms pra SP virou 33, 35, volta so normal por umas horas e aumenta de novo.
 
Resolvi ler algumas mensagens aqui e fiquei preocupado ahaha

Tenho vivo 500mb, não tava curtindo, mesmo sendo fibra, ping alto e tem muitas paginas que quando vou acessar fica carregando por muito tempo, e as vezes das umas falhas bem quando estou falando com alguém, dai mudei de endereço e até agora eles não tem agenda para efetuar a mudança PQP, abri chamado na Anatel para cancelar sem multa.

Alem da Vivo, tentei a TIM mas estão sem slots no meu novo endereço, sobrou Algar, Claro ou Oi, resolvi tentar a Algar, instala amanhã, espero que seja melhor que a vivo.

Queria mais uma intenet baratinha, tipo uns 50 pila para deixar de backup, como trabalho 100% home, se tiver falhas tenho que recorrer a internet do celular 30GB da vivo
 
Resolvi ler algumas mensagens aqui e fiquei preocupado ahaha

Tenho vivo 500mb, não tava curtindo, mesmo sendo fibra, ping alto e tem muitas paginas que quando vou acessar fica carregando por muito tempo, e as vezes das umas falhas bem quando estou falando com alguém, dai mudei de endereço e até agora eles não tem agenda para efetuar a mudança PQP, abri chamado na Anatel para cancelar sem multa.

Alem da Vivo, tentei a TIM mas estão sem slots no meu novo endereço, sobrou Algar, Claro ou Oi, resolvi tentar a Algar, instala amanhã, espero que seja melhor que a vivo.

Queria mais uma intenet baratinha, tipo uns 50 pila para deixar de backup, como trabalho 100% home, se tiver falhas tenho que recorrer a internet do celular 30GB da vivo
Fala amigo blz? O que achou da Algar? Estavam me cobrando aqui 219,00 por 1GB de internet. Liguei e falei que a Oi me ofereceu os mesmos 1GB por 149,90. Rapidamente a atendente me deu desconto e o valor foi para 138,00 !!! Ping 21 no COD e de 22 a 25 no BF!!
 
Fala amigo blz? O que achou da Algar? Estavam me cobrando aqui 219,00 por 1GB de internet. Liguei e falei que a Oi me ofereceu os mesmos 1GB por 149,90. Rapidamente a atendente me deu desconto e o valor foi para 138,00 !!! Ping 21 no COD e de 22 a 25 no BF!!
A Algar aí tem IPv4 válido ou é CGNAT?
 
A Algar aí tem IPv4 válido ou é CGNAT?
contrato pme em BH, pelo menos já estou a 2 anos com eles, é ipv4 valido, mas a cada 24h(geralmente entre as 2~5h da madruga) forçam a desconexão do pppoe pra mudar a numeração.
 
Fala amigo blz? O que achou da Algar? Estavam me cobrando aqui 219,00 por 1GB de internet. Liguei e falei que a Oi me ofereceu os mesmos 1GB por 149,90. Rapidamente a atendente me deu desconto e o valor foi para 138,00 !!! Ping 21 no COD e de 22 a 25 no BF!!
Estou com a Oi e Algar, ambas muito boas, nada a reclamar, mesmo ping praticamente.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo