[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Antigamente quando testava o ping era bem baixo pra minha cidade era entre 8ms e 10ms, hoje em dia varia entre 26ms e 35ms, por incrível que pareça quando faço um teste pra Fortaleza outro estado o ping da por volta de 12ms a 18ms.
nossa, alto em , mesmo testando pro sv Claro net virtua ?

Teste para outro estado:
9645213988.png

9645257110.png

9645267104.png

Teste para minha própria cidade:
9645226961.png

Ambos são servidores da Claro, e existe uma diferença significativa de latência, onde o mais longe possui ping menor e o mais perto possui ping maior.
9645237639.png

Esse último teste foi feito em um provedor de bairro no qual o ping é menor do que o próprio servidor da Claro.

Última edição:
será que teremos hoje novos planos?
Fui o combo para o meu CEP e também tiraram todas as opções de internet residencial e tv. Somente consta celular...
quem sabe né...kkkk
Pode ser tbm somente alguma manutenção né, mas espero q não kkkk acho que devem voltar rapido com o site, vamos ficar de olho

o site ta com esses bugs faz mais de uma semana.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Notei que aqui perto de casa roubaram um pedaço de cabo grosso da oi, daqueles que tem bem uns 200 fios dentro, tomara que assim eles resolvam logo vir cabear aqui o bairro com fibra.
o provedor local ta ofertando 500mb por 210, só não contrato por não ter ip publico, esse lance de cgnat é uma bosta.

Última edição:
Oque é tanto esse CGNAT que vocês mencionam? Muda tanto assim a experiência de internet?

Galerinha, queria saber se consigo ajuda com vcs, não quero ir direto no suporte técnico e (in)felizmente tem muita pagina de informação.
Desde que assinei 240 há umas três semanas, tenho passado muito tempo durante o dia com perda de pacote. Digo isso porque uso teamspeak e pelo menos em relação ao servidor deles mostra perda de 15~20% de pacotes. Alguem sabe se eu tenho como verificar e corrigir isso localmente (independente da aplicação)?

Além disso, não consigo acessar o site niveis.virtua, inclusive no dia da instalação, foram necessárias quase 12 horas de espera/tentativa de ter um nível de sinal aceitável pra minha casa (segundo o técnico que instalou). O estranho é que eu moro há cerca de 40 metros da matriz da Claro. Será que só ligando lá mesmo ou abrindo chamado pra poder verificar o sinal da conexão?

Valeu!

A propósito, esse é um resultado de agorinha...
9645520172.png

Definitivamente a rede da Net tá zoada em Fortaleza, minha noiva mora uns 12km de mim, o ping dela é 2ms aqui é 16-18ms, pra SP/rio, bate 52-55, aqui 68-80ms. O dela é vivo fibra.

Definitivamente a rede da Net tá zoada em Fortaleza, minha noiva mora uns 12km de mim, o ping dela é 2ms aqui é 16-18ms, pra SP/rio, bate 52-55, aqui 68-80ms. O dela é vivo fibra.
Vocês estão em operadoras e tecnologias diferentes.
Nada a ver essa comparação.

Usei provedores regionais antes de ter disponibilidade da NET FTTH aqui em casa e vou te falar, só passei raiva atras de raiva, pacote loss entao era todo santo dia em ambos os provedores.
Tinha uma banda alta? Sim mas a qualidade era péssima. Usaria Net Coaxial sem pensar duas vezes antes de qualquer provedor regional.
Assinei um provedor regional aqui em Taubaté, aguentei 6 meses. Problemas com rotas e perdas de pacote, realmente, constantes. A banda chegava (200/100) quase sempre, 90% das vezes... mas no uso, era nítida a perda de pacotes. Em chuva então, piorou, creio que usavam rádio pra algumas rotas ou algumas aplicações, pois rede ótica tende a ter quase nenhuma interferência na chuva. NET na cabeça, problemas técnicos com a internet (já tive, porém todos foram solucionados) é algo que não posso reclamar.

Antigamente quando testava o ping era bem baixo pra minha cidade era entre 8ms e 10ms, hoje em dia varia entre 26ms e 35ms, por incrível que pareça quando faço um teste pra Fortaleza outro estado o ping da por volta de 12ms a 18ms.
Normal, isso depende muito do server que tá rodando o Speedtest. Aqui (Taubaté/SP), o server speedtest mais próximo da Claro/NET fica em São José dos Campos e quase 100% das minhas rotas passam por SJC também, porém o server de lá é horrível. Já me deu 225ms de ping, e 10mbps de banda, contra outros servidores da região me dando 11ms e 250mbps de banda. Isso muda bastante, por isso é importante sempre testar em vários servidores e ter uma listinha dos que costumam ter melhores respostas.

Vocês estão em operadoras e tecnologias diferentes.
Nada a ver essa comparação.
"Nada a ver" em termos, especialmente quando há a possibilidade de optar por uma delas no mesmo endereço físico e se isso tiver alguma relevância no dia a dia da pessoa.

Importante salientar que isso não é necessariamente indicativo de problema e/ou algo definitivo, roteamento é algo que está em constante alternância conforme
demanda/necessidade/problemas.

Na VIVO também há alguns comportamentos desse tipo (latência maior dentro da mesma cidade e menor para outras cidades/estados), especialmente no tráfego entre diferentes operadoras.

Pessoal,

Meu pai mora em Salvador, ele ta saindo da OI e ta escolhendo entre NET e TIM LIVE.

A CLARO (net) tem um combo que atende ele perfeitamente, porem nao sei como "anda" a net, muito tempo que eu não pesquiso sobre isso.

OBS: ambos fibra

O que vc acham? a Net eh furada ou e' uma boa internet?

Pessoal,

Meu pai mora em Salvador, ele ta saindo da OI e ta escolhendo entre NET e TIM LIVE.

A CLARO (net) tem um combo que atende ele perfeitamente, porem nao sei como "anda" a net, muito tempo que eu não pesquiso sobre isso.

OBS: ambos fibra

O que vc acham? a Net eh furada ou e' uma boa internet?
Já conferiu se a Claro aí é FTTH mesmo? Veja pelo upload, tem que ser 50% do download.

CGNAT causa os problemas que estou tendo???

Por vezes não consigo conectar/demoram muito a serem carregados em determinados sites
Na rede wifi 5g o app do twitter frequentemente nao conecta, mas assim q liga no 4g (tb da claro) carrega tudo certinho

OBS: já testei outros DNS (google, cloudflare, outros) e de toda forma sofria com essas coisas, no momento estou com o DNS padrao.
OBS²: O modem é um Arris TG1692a

ex. ping google.com.br ipv4
Os primeiros dois saltos (192.160.0.1 e 100.71.0.1) quando iniciei esse teste estavam com valores horriveis. Também notei que alguns momentos atinge valores muito altos (acima de 2000~4000) sem motivo aparente
Pelo que eu vi você tá com 10% de loss logo no primeiro salto que é a rede interna. Verifica o cabeamento de rede, se possível troca o cabo. Se o problema persistir, talvez o problema seja no modem, e aí só ligando na NET pra solicitar um novo.

Usei provedores regionais antes de ter disponibilidade da NET FTTH aqui em casa e vou te falar, só passei raiva atras de raiva, pacote loss entao era todo santo dia em ambos os provedores.
Tinha uma banda alta? Sim mas a qualidade era péssima. Usaria Net Coaxial sem pensar duas vezes antes de qualquer provedor regional.

Mas tem gente que bate na tecla que Fibra é a solução de todos os problemas do mundo, a grande maioria dos pequenos provedores tem problemas de rota e perda de pacotes, e geralmente essas perdas está na própria rede da operadora que são fusões de fibra mal feita e conectores mal feitos, para terem uma ideia, quando instalaram na casa da minha namorada, fui perguntar se a potência do sinal estava o certo e se ele mediu, ele simplesmente respondeu que fibra não potencia, verifiquei se a velocidade estava ok e deixei quieto, pois era pagar Oi Velox para ficar sem internet e telefone com linha cruzada ou esse pequeno provedor.

Última edição:
Mas tem gente que vate na tecla que Fibra é a solução de todos os problemas do mundo, a grande maioria dos pequenos provedores tem problemas de rota e perda de pacotes, e geralmente essas perdas está na própria rede da operadora que são fusões de fibra mal feita e conectores mal feitos, para terem uma ideia, quando instalaram na casa da minha namorada, fui perguntar se a potência do sinal estava o certo e se ele mediu, ele simplesmente respondeu que fibra não potencia, verifiquei se a velocidade estava ok e deixei quieto, pois era pagar Oi Velox para ficar sem internet e telefone com linha cruzada ou esse pequeno provedor.
Muitos pequenos provedores são um lixo, já vi técnico não saber o que era vpn. Sem contar que atendimento era de segunda a sexta.

Vou confirmar isso, mas se for fibra mesmo, vale a pena?
Mesmo HFC é bom, não existe essa necessidade de ser FTTH.
O combo da NET é algo que disparado, leva a melhor em CxB. A internet atende a esmagadora maioria dos usuários. Vai muito do seu uso. Com relação a sua região, infelizmente, não conheço o suficiente pra saber se existe muitos problemas de rota ou instabilidade, por ser capital, acho pouco provavel que tenha problemas.

HFC e FTTH ambos sao fibra? Nao entendo nada disso...

REalmente o combo deles ninguem bate...

No site deles nao diz muito, so tem isso:
claro.png

Como confirmo se eh ou nao eh? ou o que eh...

claro.png

HFC é hibrido de fibra com coaxial... na casa do cliente, chega coaxial... Na NET, o que vai mudar mais é a banda de upload que vc vai receber. Planos de 120 mega tem 10 megas de upload e 240 megas, 20. Se for FTTH, o upload equivale a metade da banda de download, em qualquer plano.

Abre o site pelo teu computador e vai na mesma sessão de "monte seu combo". Tem um "i" nos planos de internet, lá ele te mostra quanto tem de upload. Aí vc mata a dúvida já!

claro.png

Pelas velocidades oferecidas, quais aparecem pra você em seu CEP?

Users who are viewing this thread

Voltar