[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Fala pessoal, boa noite. Troquei a internet da vivo de 50mb para um link de 500mb da Net Virtua fibra aqui no Goiás, modem Huawei HG8245Q2 em briged ligado em um Mikrotik rb750gr3 como router, e este ligado em um switch tp link sg1016d. Ligado a esse switch, tem uma rede de 15 roteadores (edificio) todos configurados com ip diferente, para não haver conflito, porém são roteadores 10/100 e o cabeamento antigo (cat5). O problema é que quando conecto apenas 06 roteadores, a internet já fica oscilando de tal forma que como exemplo wahtsapp, home Pages, Instagram e etc, ficam travando. Gostaria da ajuda de vcs.
Está com CGNAT? Além do NAT Duplo pode haver limitação na quantidade de conexões simultâneas acumuladas pelas sub-redes, afinal trata-se de uma conexão doméstica.

Está com CGNAT? Além do NAT Duplo pode haver limitação na quantidade de conexões simultâneas acumuladas pelas sub-redes, afinal trata-se de uma conexão doméstica.
Eu liguei na Net e eles me disseram que está com CGNAT, agora saber o limite de conexões simultâneas eu não sei dizer. Como posso saber esse limite?

saberia qual seria esse limite de conexões?
Boa pergunta, esses tempos vi alguns conhecidos falando sobre o tema e sugiram números na faixa das 1000~2000 conexões , mas não sei se procede.

Eu liguei na Net e eles me disseram que está com CGNAT, agora saber o limite de conexões simultâneas eu não sei dizer. Como posso saber esse limite?
Não precisava ligar na NET para confirmar pois essa informação aparece em seu roteador (temos um tópico dedicado se quiser se informar melhor).

Com CGNAT+NAT Duplo não há muitas chances do seu cenário fluir sem dar muita dor de cabeça, a primeira coisa seria solicitar a saída do CGNAT.

Boa pergunta, esses tempos vi alguns conhecidos falando sobre o tema e sugiram números na faixa das 1000~2000 conexões , mas não sei se procede.

Não precisava ligar na NET para confirmar pois essa informação aparece em seu roteador (temos um tópico dedicado se quiser se informar melhor).

Com CGNAT+NAT Duplo não há muitas chances do seu cenário fluir sem dar muita dor de cabeça, a primeira coisa seria solicitar a saída do CGNAT.
Além de pedir a saída do CGNAT, devo fazer o q mais?

Além de pedir a saída do CGNAT, devo fazer o q mais?
Uma coisa de cada vez, há chances disso resolver boa parte dos problemas.

Por curiosidade, você cobra pela internet que compartilha com esses 15 equipamentos adicionais? São apartamentos/escritórios?

Uma coisa de cada vez, há chances disso resolver boa parte dos problemas.

Por curiosidade, você cobra pela internet que compartilha com esses 15 equipamentos adicionais? São apartamentos/escritórios?
Valor incluso na taxa condominial. Só para pagar o serviço contratado. Para desabilitar, eles fazem pela central mesmo?

Valor incluso na taxa condominial. Só para pagar o serviço contratado. Para desabilitar, eles fazem pela central mesmo?
Em tese sim mas pode ocorrer de marcarem uma visita técnica para isso.

Sugiro que dê uma pesquisada aqui no tópico (ou no outro sobre CGNAT) para pegar algumas 'dicas' pois nem sempre é só ligar e pedir para ser atendido.

Às vezes é preciso ter um motivo real para eles atenderem, como um DVR que precise de acesso externo ou coisa que o valha.

Liga e pede para fazer um "rollback", liberar o "modem" para acessar câmeras de segurança.

PS: Eu tenho 500 megas tbm, a Claro é uma empresa que encrenca com esse tipo de distribuição de internet.

Estava com claro virtua 240mbps com um modem Arris TG1692A, que nunca deu problema e entregava velocidade até maior há uns 3 anos já.

De uns meses pra cá ele começou a dar problema e perder sinal, ficava horas as vezes sem funcionar para depois voltar a funcionar "sozinho".

Pedi técnico para trocar o bicho, o tecnico veio e colocou um Humax HGJ310, que não atingia os 240mbps, veio o "fiscal" com o notebook dele todo pimpão, ficou mais de uma hora e não fez o bicho atingir 240mbps no meu computador, quis jogar a responsabilidade pro meu computador.

Mandei vir Vivo fibra aqui e na metade do tempo instalou o cabeamento, o modem em bridge pra mim poder continuar a usar o meu roteador e agora está batendo os 300mbps e passando, ele não teve nenhum problema pra conseguir instalar ou configurar.

Resultado: liguei pra Claro cancelando o Virtua, e o motivo foi bem claro: péssimo atendimento técnico, se não fosse por isso nem teria me incomodado em mudar de provedor de internet.

Vou ter 300mbps e ainda vou pagar mais barato pelo Vivo Fibra porque a Claro prestou um suporte porcaria. Obrigado Claro.

Tive o mesmo problema em relação ao modem Arris, e trocaram essa semana por esse modelo do Humax. Eu assino 240, antes nao tava chegando nem a 200. Agora com o humax 3.1 fica entre 240 e 250.

Boa noite galera, sou do eio de janeiro e tenho percebido um problema que vem ocorrendo em 2 locais diferentes que tem net, acho importante dizer isso pq são nodes diferentes. Ocorre que a galaxy store não funciona, não consigo atualizar apps, nem baixar novos papeis de parede, prefiso mudar para o 4g da claro e vai direto...
Seria mais um problema relacionado a rotas?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa noite galera, sou do eio de janeiro e tenho percebido um problema que vem ocorrendo em 2 locais diferentes que tem net, acho importante dizer isso pq são nodes diferentes. Ocorre que a galaxy store não funciona, não consigo atualizar apps, nem baixar novos papeis de parede, prefiso mudar para o 4g da claro e vai direto...
E se for, como resolver? Ta assim a uns 3 dias já

Fala pessoal, boa noite. Troquei a internet da vivo de 50mb para um link de 500mb da Net Virtua fibra aqui no Goiás, modem Huawei HG8245Q2 em briged ligado em um Mikrotik rb750gr3 como router, e este ligado em um switch tp link sg1016d. Ligado a esse switch, tem uma rede de 15 roteadores (edificio) todos configurados com ip diferente, para não haver conflito, porém são roteadores 10/100 e o cabeamento antigo (cat5). O problema é que quando conecto apenas 06 roteadores, a internet já fica oscilando de tal forma que como exemplo wahtsapp, home Pages, Instagram e etc, ficam travando. Gostaria da ajuda de vcs.
Vc falou 15 roteadores diferentes ou quis dizer 15 switchs/repetidores? O RB750gr3 eu coloquei aqui pois quando passava de 3 mil conexões simultâneas o modem travava, agora posso colocar 5 mil de uma vez que não trava, mas antes eu pedi pra sair do cgnat, pois possuo câmeras de segurança e realmente precisava de ip válido.

E se for, como resolver? Ta assim a uns 3 dias já
Problema de rota só usando VPN mesmo, ou mude o DNS que talvez resolva esse acesso ao site.

Vc falou 15 roteadores diferentes ou quis dizer 15 switchs/repetidores? O RB750gr3 eu coloquei aqui pois quando passava de 3 mil conexões simultâneas o modem travava, agora posso colocar 5 mil de uma vez que não trava, mas antes eu pedi pra sair do cgnat, pois possuo câmeras de segurança e realmente precisava de ip válido.

Problema de rota só usando VPN mesmo, ou mude o DNS que talvez resolva esse acesso ao site.
Opa. Bom dia amigo. Eu possuo 15 roteadores diferentes. Depois que vc saiu do cgnat, ficou boa a conexão?

Recebi hoje esse Technicolor novo da NET, o WIFI parece ser bom, melhor que o humax que eu tinha antes, tenho 240mb aqui, sempre uso cooler nos meus modems / roteadores. Ja botei o cooler nele! kkkk Segue as fotos:

To usando um cooler comum de processador de 12v, alimentado na própria USB do modem(5v), roda um pouco mais lento, mas atende bem.

Já tentou liberar as portas do modem? Funcionou?

Opa. Bom dia amigo. Eu possuo 15 roteadores diferentes. Depois que vc saiu do cgnat, ficou boa a conexão?
Sim, pois consigo acessar meu NVR normalmente agora, antes não conseguia, mas o travamento das conexões ocorria mesmo sem o CGNAT, por isso colocuqie o rb750 aqui, e resolveu.

Recebi hoje esse Technicolor novo da NET, o WIFI parece ser bom, melhor que o humax que eu tinha antes, tenho 240mb aqui, sempre uso cooler nos meus modems / roteadores. Ja botei o cooler nele! kkkk Segue as fotos:

To usando um cooler comum de processador de 12v, alimentado na própria USB do modem(5v), roda um pouco mais lento, mas atende bem.

Cooler é a primeira vez que vejo... Os meus eu precisava deixar na horizontal, por causa do móvel, mas aí colocava uns pezinhos para afasta-lo um pouco do móvel e melhorar a ventilação. Mas cooler ao invés de beneficiar não jogaria mais pó para dentro ?

Sim, pois consigo acessar meu NVR normalmente agora, antes não conseguia, mas o travamento das conexões ocorria mesmo sem o CGNAT, por isso colocuqie o rb750 aqui, e resolveu.
Poisé, eu já possuo o rb750 gr3 mas mesmo assim existe o travamento das conexões. Vou ver a questão do cgnat.

Amigo, pode até ser que ajude o cooler ali, mas pensando em eficiência de temperatura não sei dizer... Pq vc joga ar fresco pra dentro do modem, porém e o ar quente que tá lá dentro, sai por onde? Lembrando que o ar quente tende a subir, naturalmente...

ué, vc no queria um link de responsa? :shrug:
Cara, aqui em casa baixou ele a 17mb/s só, enquanto outros downloads estão baixando a 27mb/s normalmente. Kkkkkkkk

Cara, de acordo com a própria ANATEL vc pode acabar se dando mal. Conexão doméstica é conexão doméstica, hora que bater que vc tá compartilhando isso com outros endereços (afinal, um apto ou conjunto diferente dentro do mesmo condomínio, é outro endereço) vc pode ter problemas. O CGNAT atende bem 95% dos usuários e é praticado somente com conexões domésticas. Até onde me recordo, não existe um limite de sessões estipulado na ANATEL pra conexões domésticas, mas 5000 sessões simultaneas não é algo normal pra conexão doméstica.
Talvez se vc sair do CGNAT seu problema seja resolvido, mas não der certo, acho muito difícil (impossível na real) conseguir amparo jurídico/da ANATEL nesse caso.

Não tem 5000 conexões. Foi exemplo de outro colega. Mas blz, amigo, obrigado pelo esclarecimento. Vou rever esse caso.

Cooler é a primeira vez que vejo... Os meus eu precisava deixar na horizontal, por causa do móvel, mas aí colocava uns pezinhos para afasta-lo um pouco do móvel e melhorar a ventilação. Mas cooler ao invés de beneficiar não jogaria mais pó para dentro ?
Poisé. Pela posição o cooler tem que tirar o ar, se ele estiver jogando para dentro ele está mantendo o ar quente ali dentro.

Mais alguém com a Gravação em Nuvem fora ?
Aqui (RJ) acessa as pastas mais não reproduz nada.

Poisé. Pela posição o cooler tem que tirar o ar, se ele estiver jogando para dentro ele está mantendo o ar quente ali dentro.
pois então, ano passado em fev/19 postei uma img aqui no forum do que eu tive que fazer com o meu tc7337 =p
a data da foto no meu cel é de 2019/02/06, deve ter um post meu perdido ae nesse período com a foto aqui no tópico xD
20190206-181745.jpg
e sim eu passei a fita isolante pra fechar a furação superior e forçar a entrada de ar por baixo, basicamente pra forçar a circulação interna de ar.
e o que coloquei pra sugar o ar é um extrator de ar quente pra notebook da multilaser warrior ligado na porta usb do próprio modem tb.
ficou geladaço o modem, e não tive mais problemas de travamento na época.

acabei tirando o esquema pq rolou um update de FW que simplesmente deixou o modem frio kkkkkkkkkkkkk
é como se tivessem feito underclock/undervolt via update do FW KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

de qual quer forma só faça isso quem for louco o suficiente e tiver culhoes pra se virar com os problemas que pode ter no futuro.

qual a diferenca de um ont e um modem ?
no site da copel, um ont tbm pode ser chamado de modem.

Rapaz eu acho que ONT só é internet. Agora para quem precisa do Vivo TV que usa serviço IPTV, Linha Telefônica precisa recorrer ao modem.

A Vivo não usa mais ONT faz tempos. Tem gente que as vezes compra uma da Tp-Link ou da própria Vivo, e realiza as configurações. Mais para isso precisa do numero do GPON que está no modem para setar na ONT, não é um processo simples. Sou mais deixar o modem da ISP mesmo, ele já é configurado pra isso. Se quiser melhor o sinal de Wi-Fi só colocar um equipamento pessoal na ponta.

Pois então, eu questionei com o técnico que o smartphone quando se conectava via Wi-Fi no modem Pace C6500, alguns aplicativos não estava carregando, nem a play store do Google para atualizar alguns apps no sistema. Quando o celular conectava no 4g da Claro, ou na rede Wi-Fi do modem de outra ISP funcionava sem problemas.

Então ele não trocou o Pace, deixou ele mesmo para o link contratado de 50mb, e disse que o problema era interferência do canal na rede 2.4ghz.. só mudou o canal para 11. Adiantou de nada, virou as costas foi embora e achou que o problema estava resolvido.

Então baixei o Wi-Fi Analyzer, verifiquei que o canal 13 estava livre sem rede usando a faixa, setei no Pace o canal 13 o maximo que ele suporta mesmo, está funcionando tudo perfeitamente. O equipamento parece ser bom, pessoal já falou bem dele aqui no forúm, assim como o Cisco e o Motorola Surfboard.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar