Inclusive, aproveitando o gancho... nunca entendi a NET ter passado anos com a cobertura restrita a capital na região metropolitana de Belo Horizonte. Há alguns anos expandiram para Sabará e Nova Lima, depois Contagem e Betim (quando compraram a Blue cabo) e pararam por aí. Há muito tempo atrás tinham operação de TV a Cabo em Contagem e Ribeirão das Neves, mas acredito que era uma daquelas empresas afiliadas que operavam com a marca NET.A Claro não parece estar parada aqui em BH, na sexta-feira retrasada (17) eu presenciei uma movimentação grande deles na região da Pampulha. Vi umas 3 ou 4 vans da Claro (pareciam aquelas bases comunitárias móvel da PM) interditando a faixa da direita da Antônio Carlos e fazendo um serviço nos dutos subterrâneos entre o Pampulha Mall e a barragem. Mas é fato que a Claro a única operadora com capacidade de entregar altas velocidades em qualquer canto de BH, Contagem, Betim, Sabará e Nova Lima, óbvio que uma hora iriam saturar.
A Oi está fibrando a cidade toda e as pequenas também parecem ter notado esta oportunidade, vejo movimentação da Blink, LED Internet e Valenet na região onde moro. Só mesmo a Vivo que parece não fazer muito esforço em substituir a rede de cobre da GVT por fibra, fizeram isso em partes da cidade e pararam. E mesmo nos locais onde há cobertura da Vivo fibra, a Claro quase sempre leva vantagem no preço, alguns quarteirões aqui do bairro contam com Vivo Fibra, Oi Fibra e Claro. O que eu vejo? TAPs da Claro lotados, CTOs da Oi lotadas e CTOs da Vivo vazias.
Querendo ou não a situação da NET é muito confortável em BH, segundo os dados da ANATEL, dentre as grandes é a única que mantém crescimento constante. E a Claro (447.749) possui mais clientes que a Oi (186.476) e Vivo (125.200) somadas. Esse aparente relaxamento da Claro só vai cessar quando a Oi conseguir os resultados dessa recente expansão agressiva da fibra, ou quando a Vivo resolver expandir a cobertura e melhorar as condições comerciais, infelizmente.
Se a Claro quiser ainda há muito terreno a ser explorado na RMBH: Santa Luzia, Ribeirão das Neves e Ibirité são cidades grandes que limitam com BH e praticamente encostam na cobertura atual. Além das cidades do Vetor Norte (Vespasiano, Lagoa Santa, Confins, Pedro Leopoldo e Matozinhos) que contam com uma população de renda média e são de fácil cobertura (cidades não muito grandes e bem próximas entre si).