[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

A Claro não parece estar parada aqui em BH, na sexta-feira retrasada (17) eu presenciei uma movimentação grande deles na região da Pampulha. Vi umas 3 ou 4 vans da Claro (pareciam aquelas bases comunitárias móvel da PM) interditando a faixa da direita da Antônio Carlos e fazendo um serviço nos dutos subterrâneos entre o Pampulha Mall e a barragem. Mas é fato que a Claro a única operadora com capacidade de entregar altas velocidades em qualquer canto de BH, Contagem, Betim, Sabará e Nova Lima, óbvio que uma hora iriam saturar.

A Oi está fibrando a cidade toda e as pequenas também parecem ter notado esta oportunidade, vejo movimentação da Blink, LED Internet e Valenet na região onde moro. Só mesmo a Vivo que parece não fazer muito esforço em substituir a rede de cobre da GVT por fibra, fizeram isso em partes da cidade e pararam. E mesmo nos locais onde há cobertura da Vivo fibra, a Claro quase sempre leva vantagem no preço, alguns quarteirões aqui do bairro contam com Vivo Fibra, Oi Fibra e Claro. O que eu vejo? TAPs da Claro lotados, CTOs da Oi lotadas e CTOs da Vivo vazias.

Querendo ou não a situação da NET é muito confortável em BH, segundo os dados da ANATEL, dentre as grandes é a única que mantém crescimento constante. E a Claro (447.749) possui mais clientes que a Oi (186.476) e Vivo (125.200) somadas. Esse aparente relaxamento da Claro só vai cessar quando a Oi conseguir os resultados dessa recente expansão agressiva da fibra, ou quando a Vivo resolver expandir a cobertura e melhorar as condições comerciais, infelizmente.
Inclusive, aproveitando o gancho... nunca entendi a NET ter passado anos com a cobertura restrita a capital na região metropolitana de Belo Horizonte. Há alguns anos expandiram para Sabará e Nova Lima, depois Contagem e Betim (quando compraram a Blue cabo) e pararam por aí. Há muito tempo atrás tinham operação de TV a Cabo em Contagem e Ribeirão das Neves, mas acredito que era uma daquelas empresas afiliadas que operavam com a marca NET.

Se a Claro quiser ainda há muito terreno a ser explorado na RMBH: Santa Luzia, Ribeirão das Neves e Ibirité são cidades grandes que limitam com BH e praticamente encostam na cobertura atual. Além das cidades do Vetor Norte (Vespasiano, Lagoa Santa, Confins, Pedro Leopoldo e Matozinhos) que contam com uma população de renda média e são de fácil cobertura (cidades não muito grandes e bem próximas entre si).

Dois testes comparando VIVO FTTH vs CLARO FTTH, ambos testes da mesma cidade para servidores de São Paulo (Site e DNS do Google - 200 km de distância)

MASsanA.png

ocA2lHU.png
Nossa que latência deliciosa da Claro :0, faça com o ip do CS 205.185.194.35 por favor hehe

Inclusive, aproveitando o gancho... nunca entendi a NET ter passado anos com a cobertura restrita a capital na região metropolitana de Belo Horizonte. Há alguns anos expandiram para Sabará e Nova Lima, depois Contagem e Betim (quando compraram a Blue cabo) e pararam por aí. Há muito tempo atrás tinham operação de TV a Cabo em Contagem e Ribeirão das Neves, mas acredito que era uma daquelas empresas afiliadas que operavam com a marca NET.

Se a Claro quiser ainda há muito terreno a ser explorado na RMBH: Santa Luzia, Ribeirão das Neves e Ibirité são cidades grandes que limitam com BH e praticamente encostam na cobertura atual. Além das cidades do Vetor Norte (Vespasiano, Lagoa Santa, Confins, Pedro Leopoldo e Matozinhos) que contam com uma população de renda média e são de fácil cobertura (cidades não muito grandes e bem próximas entre si).

Antes da pandemia (em 2019 ainda), estava já confirmado (não sei se começaram) a cabear Neves. E tinha o projeto de depois ir para santa luzia e outras cidades.

Inclusive participei da seleção para novas equipes de rede externa em Janeiro. Foi a primeira seleção na agencia de RH. Depois disso, liguei em Fevereiro e Março perguntando em que pé estava a seleção, mas não tive respostas. Para acabar de vez, veio a covid e larguei de ficar correndo atrás de noticias de como estava a seleção.

Aqui em SP ela entra em cidades novas somente no FTTH, inclusive tem o caso da cidade de Taubaté HFC e Tremembé FTTH, na divisa dos municípios na mesma rua tem a infra HFC e FTTH. Então se ela entrar na cidade vai ser no FTTH.

fkT5a6y.png

p3aRBP1.png

14CC8ly.png

Para quem quiser conferir: https://goo.gl/maps/uQC2b8uoiXEu7aPF7

Antes da pandemia (em 2019 ainda), estava já confirmado (não sei se começaram) a cabear Neves. E tinha o projeto de depois ir para santa luzia e outras cidades.

Inclusive participei da seleção para novas equipes de rede externa em Janeiro. Foi a primeira seleção na agencia de RH. Depois disso, liguei em Fevereiro e Março perguntando em que pé estava a seleção, mas não tive respostas. Para acabar de vez, veio a covid e larguei de ficar correndo atrás de noticias de como estava a seleção.
Você chegou a ver os projetos de Ribeirão das Neves e Santa Luzia? Provavelmente entrarão no FTTH, né? Nossa... Eu aqui em Venda Nova com 240/20 e o pessoal colado aqui com 500/250, covardia... :bua:

Eu AMO o servidor de teste daqui, pqp

Obviamente que logo depois desse print deu erro de conexão/falha no teste

Testar no server da NIPBR>>>>>>>

Apesar da visita do técnico ontem, a internet voltou a cair a tarde.

Estranho que os níveis estão bons hoje:

HjNivnet.jpg

Ontem antes da visita (que o técnico só colocou um divisor de -3,5db, antes do modem):

Ont-Nivnet.jpg

Mas mesmo assim caiu:

queda.jpg

Para voltar mais rápido desliguei da tomada e liguei novamente, porém os erros (uncorrectable) acabei apagando também :confused::

arris3.png

Mas me lembro que os canais "altos" (se não estou errado) são os canais 12, 13?, 14 e 15, eram os com Uncorrectables (e muitos). Os demais canais não tinham nenhum "incorrigível".

Continuo achando que o problema é externo. Mas se ficar nessa toada, troco o Arris também.

O ideal é minimamente o técnico refazer a conexão no TAP, procurar uma porta caso haja para testar e ver esses teus níveis, fazer o balanceamento de sinal só funciona se não tem nenhum outro problema externo.

O ideal é minimamente o técnico refazer a conexão no TAP, procurar uma porta caso haja para testar e ver esses teus níveis, fazer o balanceamento de sinal só funciona se não tem nenhum outro problema externo.
Exato, aqui o técnico veio e colocou o modem e fez as medições na entrada do meu apartamento, antes de entrar dentro para dividir pros comodos. Verificou com um aparelho e os niveis no modem, viu q antes de entrar pro meu AP o RX estava em 15 e o TX em 50, dai ele viu que era no amplificador do prédio, dai veio um outro funcionário e fez a equalização, meu RX caiu de 15 para 8 e o TX de 51 para 43.

Atualizando vocês sobre a história do plano pós com o Combo da Banda Larga:

Há um tempinho atrás divulguei aqui no fórum um print de um anúncio da claro oferecendo 35GB de internet móvel (20Gb Plano + 10Gb extra play + 5Gb portabilidade) por 59,99. Alguns desacreditaram, falaram que era mentira e tals... (Lembrando que esse pós é super completo, possui passaporte américas, etc...)

No sábado fui pessoalmente na loja da atendente que estava divulgando o plano pós por esse preço e realmente ela me cadastrou (plano fidelidade 1 ano).

Sendo assim, estou com 240mb +35Gb pós por R$:159,99

Quem quiser o contato da vendedora, é só mandar mensagem (n posto aqui pq não sei se é permitido; ela faz assinatura pelo whatsapp também)

Aqui eu reclamei do IPV6 e já agendaram uma visita para trocar o modem! Meu modem anterior era um Humax HGB10R-02 DOCSIS 3.0 e sempre funcionou bem, pois eu não usava o Wifi dele. Agora colocaram um outro equipamento da Kaon CG3000 DOCSIS 3.1 que é um trambolho e um tap, sendo que eu tenho um divisor de 5dbm antes dele. Segundo o técnico foi necessário colocar o TAP pq o sinal estava "alto".... E mesmo com a troca nada do IPV6 funconar... O técnico ligou para o DTC e o problema continua...

Nível atual modem novo com TAP
FDXKOku.png

Teste de velocidade modem novo com TAP
9821085729.png

Nível anterior com modem antigo e sem TAP
7jA3yeS.png

Teste de velocidade modem antigo e sem TAP
9276687619.png

Percebi também, que agora tenho 24 canais de Downstream e 6 de Upstream, antes eu tinha 16 de Downstream e 4 de Upstream. Também ele não opera em OFDMA e sim em QAM. Repare que o modem tem 2h de operação e já tem erros sendo incrementados.

H3Eg7zM.png

Agora o modem novo sem o TAP....

fHJFqba.png

9821193789.png

Última edição:
Aqui eu reclamei do IPV6 e já agendaram uma visita para trocar o modem! Meu modem anterior era um Humax HGB10R-02 DOCSIS 3.0 e sempre funcionou bem, pois eu não usava o Wifi dele. Agora colocaram um outro equipamento da Kaon CG3000 DOCSIS 3.1 que é um trambolho e um tap, sendo que eu tenho um divisor de 5dbm antes dele. Segundo o técnico foi necessário colocar o TAP pq o sinal estava "alto".... E mesmo com a troca nada do IPV6 funconar... O técnico ligou para o DTC e o problema continua...

Nível atual modem novo com TAP
FDXKOku.png

Teste de velocidade modem novo com TAP
9821085729.png

Nível anterior com modem antigo e sem TAP
7jA3yeS.png

Teste de velocidade modem antigo e sem TAP
9276687619.png

Percebi também, que agora tenho 24 canais de Downstream e 6 de Upstream, antes eu tinha 16 de Downstream e 4 de Upstream. Também ele não opera em OFDMA e sim em QAM. Repare que o modem tem 2h de operação e já tem erros sendo incrementados.

H3Eg7zM.png

Agora o modem novo sem o TAP....

fHJFqba.png

9821193789.png

Operar ele pode operar sim com canal OFDM, é que ainda não tem um canal desses em funcionamento no seu node.

Sobre o tap: em vez de antes testar sem, já foi colocando um sem necessidade.. :chan:

Tenho NET de 240/20 e o modem HUMAX HGB10R-02 acontece que as vezes eu tenho perca de pacote e se eu não reiniciar o modem dentro de uma semana a internet fica bastante lenta. Alguma sugestão para melhora?

9821398740.png

1t0xnmg.png

Tenho NET de 240/20 e o modem HUMAX HGB10R-02 acontece que as vezes eu tenho perca de pacote e se eu não reiniciar o modem dentro de uma semana a internet fica bastante lenta. Alguma sugestão para melhora?

9821398740.png

1t0xnmg.png
Pode ser o BUG desse modem tbm, tinha um desse e tinha q reiniciar 2x por semana pq ele perdia potencia do wifi e velocidade. E equipamentos Fast Ethernet nao passavam de 40 Mbps de velocidade tanto no cabo quanto wifi. Seu RX tá mais alto que o recomendado, liga no 10621 e explica questão de sinais e lentidão, pede pra abrir uma visita tecnica.

Normal aqui de Caragua:

9821249560.png

É impressionante meu, de 10 testes, 7 ele da um ping absurdo, um jitter péssimo, e nos 10 a velocidade oscila demais. Testando em qualquer outro server da resultados melhores e estáveis. O melhor server da Net pra testar aqui é Guarulhos ou São Paulo mesmo, pois o daqui tá com algum problema sério de conexão.

É impressionante meu, de 10 testes, 7 ele da um ping absurdo, um jitter péssimo, e nos 10 a velocidade oscila demais. Testando em qualquer outro server da resultados melhores e estáveis. O melhor server da Net pra testar aqui é Guarulhos ou São Paulo mesmo, pois o daqui tá com algum problema sério de conexão.
Deve ser por quer ta saturado o teu node ou esse servidor.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

9822054856.png

Ta zuado mesmo, olha meu teste daqui de Campo Grande MS
lAr7OuX.png

E detalhe que demorou muito pra iniciar o teste

A impressão que eu tenho é que as cidades pequenas tem uma internet melhor do que as grandes. Seja por ter mais provedoras locais competindo, ou pela facilidade que essas provedoras tem para expandir em determinadas áreas. Os postes no RJ estão lotados, a maioria tem rios de cabos abandonados da Oi, fora que tem lugares que só tem como passar cabos subterrâneos, como é o caso na Zona Sul do RJ. Chega a ser irônico, o lugar mais rico do RJ só tem HFC da Claro e xDSL da Oi.
RJ é a mesma coisa de BH nesse sentido, não é todo lugar que tem TIM Live, e a maioria dos assinantes da TIM Live ainda estão presos no VDSL. Oi Fibra agora que começou a expandir a rede, e provedoras locais simplesmente não existem, ou quando existem são MUITO ruins. Vivo/GVT nem entra nessa lista, pouquíssimos lugares no RJ tiveram rede da GVT, aí em BH parece que a disponibilidade era um pouco melhor do que aqui.

Acaba que uma pessoa normal vê: R$105 por 60/30 na TIM Live, R$99,90 por 240/20 na Claro, e R$130 pra cima por 5-35Mbps da Oi (sem fixo). Obviamente faz mais sentido ir na Claro, até porque também tem o combo de TV, que a maioria das pessoas acabam por assinar. Pela minha própria experiência: A única diferença das duas é que a TIM tem rotas melhores pro Brasil e pra América Latina, e a NET entrega velocidades maiores. O problema de rota eu acabo mitigando usando um VPN, coisa que eu deixo rodando a maior parte do tempo anyway, e a rota internacional da NET é um pouco melhor que das outras operadoras. O suporte é um lixo em ambas as provedoras, e o preço é parecido.

Acho que pelas provedoras grandes focarem tanto nas grandes cidades, as pequenas não tiveram chance de entrar na luta. Até porque, muitas dessas provedoras pequenas começaram quando simplesmente não existia nenhuma provedora nas cidades, geralmente saíram do via rádio e foram mudando pra FTTH ao longo dos anos conforme iam crescendo. Agora as grandes entram com tudo investindo no FTTH e essas provedoras não podem ficar pra trás, acaba tendo uma boa competição.

Vou ainda além: O HFC que deu a vantagem pra NET/Claro por conseguir entregar velocidades maiores é o mesmo que vai acabar com a provedora em um futuro próximo, caso eles não comecem a expandir GPON agora. Docsis 4.0 é alucinação, a Claro vai ficar presa no 3.1 por muito tempo. Por enquanto, ainda tem muita lenha pra queimar, assim como foi a rede da GVT entre 2011 e 2015.
Morre nada, HFC ficará em nosso meio até os cabos coaxiais explodirem. Pode colocar 2 décadas pra frente aí. Agora, a Claro precisa usar de fato os pontos de expansão, mesmo que seja necessário desligar a rede por alguns momentos.

Galera, claro ta uma sofrencia sem tamanho aqui em Pelotas-RS. Faz mais de 3 semanas que o upload varia de 0,2mb pra 20mb do plano. Hoje liguei em uma operadora de fibra aqui da cidade e contratei um plano de 200mb fibra, gostaria de pedir socorro a vocês que são os mestres da sabedoria a respeito do cancelamento do meu atual plano, não quero pagar multa. Aquela história de que não pode ter fidelidade procede? Meu plano atual é VIRTUA 120M INDIVIDUAL FIDELIDADE, e recebo 240mb por 1 ano pagando 99/mes

Ta zuado mesmo, olha meu teste daqui de Campo Grande MS
lAr7OuX.png

E detalhe que demorou muito pra iniciar o teste

Sim, aqui demora também, as vezes fica carregando e acaba dando erro de conexão. Eu creio que seja algum problema nas rotas pro servidor de teste aqui...

Users who are viewing this thread

Voltar