você foi mais um cliente (ops, trouxa) que "ganhou" um ip invalido... no contrato atual diz que cada cliente recebe um ip dinâmico valido... anatel neles!
Mas isso não é por culpa deles, se isso está acontecendo e muito, é por falta de endereços IPV4. Imagine uma empresa do tamanho da NET, onde deve-se distribuir um IP público ao decoder e outro ao Virtua. São "basicamente" dois IP's por casa que tiver instalado os dois serviços. E outra coisa que acho, é que a rede da NET não é feita para altíssimo desempenho, não é atoa que a rede deve ter prioridade a TV do que ao Virtua. Para mim, a real experiência do Virtua, HOJE, só seria alcançada contratando o plano de 500mbps disponível somente em SP e a um preço absurdo. A instalação do 500mbps tem exclusividade na rede da NET pois pega somente a fibra nas ruas, chegando ao cliente por GPON e não compartilhando o cabo da TV.
O olhar digital testou a conexão:
http://olhardigital.uol.com.br/pro/video/teste-internet-ultrarrapida-de-500-mbps-abre-videos-instantaneamente/40592
EDIT:
Na minha opinião, o Virtua vai perder muitos clientes com a saída de serviços GPON/FTTH de SP para o resto do país, e por isso acho que esse ano é uma ótima brecha para eles lançarem algo como sei lá, os planos de 60mbps pra cima serão instalados em GPON ou algo do tipo. Apesar de que eu não trocaria o backbone da Embratel (utilizado pela NET) por qualquer outro nesse país. Chego com 65mbps tranquilo a NY

Última edição: