[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

A franquia de consumo pode não aparecer no site mas é prevista em contrato. Não vai ser limitado, mas desde sempre a Claro (NET) prevê tais franquias de consumo, nem que seja só para compor contrato. E vale para FTTH e HFC.
Contrato de quase 20 anos da época que não tinha essa história de franquia. Sempre foi ilimitado e quando apareceu(por um breve período) não contabilizava.

Inclusive quando o técnico fez a troca do pacote de TV ficou admirado do contrato ser muito antigo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Você não está confundindo IPTV da fibra com a Claro Box?
Então já tinha dito aqui uma vez que segundo a consultora era o claro box mas eu desconfio que não seja qualquer hora ligarei no 10621 para saber a respeito.

Contrato de quase 20 anos da época que não tinha essa história de franquia. Sempre foi ilimitado e quando apareceu(por um breve período) não contabilizava.

Inclusive quando o técnico fez a troca do pacote de TV ficou admirado do contrato ser muito antigo.
aqui tb não esta contanto o contador de franquia masssss, ta no contrato como o @Hemerson Silva falou, junto com os valores fictício máximos que podem cobrar dos planos que eles colocam tb.

pagina 2: https://www.claro.com.br/documento/...-residencial-novo-portfolio-clarosa-junho.pdf

e inclusive no próprio contrato ta lá tb, um indicador "²" na pagina 2: "A Franquia de Dados não está sendo aplicada em razão de medida cautelar da Anatel."

pra quem tomou ae limite de 30Mb, só pega o contrato próprio da claro e mede o processo =p
causa ganha ta ae.

Boa noite, assinei ontem (18/06) a internet da Claro no plano de 500mb, sou de Salvador. Hoje (19/06) recebi ligações de pessoas se dizendo do setor de qualidade da Claro me dizendo que existe impossibilidade de instalação no meu endereço. Na verdade foram 3 ligações de pessoas diferentes. Na primeira me informaram que a instalação seria por fibra até a caixa e após ela por cabo coaxial e sendo assim a conexão não chegaria a velocidade que eu contratei, essa mesma pessoa me disse que se eu quisesse ela poderia cancelar a assinatura, eu disse que iria pensar e pedi para ligar depois. Na segunda ligação me informaram que a instalação seria por cabo coaxial desde a caixa da rua até meu apartamento por não haver mais disponibilidade de fibra e na terceira ligação me informaram que por conta de reparos na rede de fibra a instalação só poderia acontecer no prazo de 45 dias. Desculpem o texto longo, mas a minha pergunta é se realmente existe esse setor de qualidade que após a venda verifica a possibilidade ou não de instalação. Sendo que o técnico não veio na minha casa, pois a instalação está marcada para terça (22/06).
Aconteceu isso comigo a cerca de 15 dias, logo após eu assinar a Claro pelo televendas. Conforme o @paulorvfalou anteriormente, isso é vazamento de dados para a concorrência, onde falam que não tem como te atender pela Claro e qur por isso o meu pedido seria cancelado. Depois de alguns minutos eu recebia a ligação ofertando o serviço da Tim e da OI no meu endereço por ser 100% fibra.
Como recebi várias ligações de varios DDDs diferentes, e sei que aqui no meu endereço não existe essa de não ter disponibilidade (já fii assinante da NET a cerca de 2 anos aqui), então logo saquei que seria fraude.
Liguei para a Claro e confirmei que estava tudo certo com o pedido e que o agendamento estava confirmado. No dia da instalação comentei com o técnico sobre isso e ele me falou que vários clientes reclamaram da mesma coisa para ele.
É ridículo que outras operadoras tenham que fazer isso para captar clientes, e tb que a Claro não tenha uma segurança dos dados que deixe isso acontecer.

Update:

Técnico ( terceirizado) apareceu na minha casa. Expliquei a ele que a OS era para reparo da rede externa. Após uma série de ligações ele voltou com um medidor de sinal e fez as medições direto no TAP. Depois de uns 10 min conversou comigo e disse que os sinais estavam no padrão e o Node sem ruído. Falou que irá solicitar que minha rota seja monitorada.

Ele mandou essa imagem referente ao meu Node. Podem me ajudar na interpretação?

E no meu caso o problema de perda de pacotes (que me assombrou no início de 2020 por mais de 4 meses) voltou a acontecer.

Criei um script python que fica pingando o IP mais próximo fora de casa (CMTS?) a cada 2 segundos e salva um log em CSV. Com as pivot tables do Excel consigo analisar.

O problema retornou na semana do dia 07/JUN, não sei dizer a data precisa, mas minha filha reclamou que a aula online dela estava dando umas travadas. No dia 11/JUN reativei meu monitoramento de ping, quando notei que o problema de perda de pacotes acontece principalmente entre 09-15hs. Achei que poderia ser alguma utilização da internet em casa, mas por exemplo no dia 15/JUN não tinha ninguém em casa nesse horário e o padrão se repetiu:

Interessante que no dia 16/JUN a internet caiu por mais de 20 minutos às 02:00 da madrugada (631 pacotes perdidos em ping a cada 2 segundos = 1262 segundos sem conexão). Olhei no log do modem e não tinha nenhuma mensagem de perda de sincronismo (Arris TG1692A). Depois disso o problema parece ter diminuído:

Estou desconfiado que é algum tipo de sobrecarga na infraestrutura do CMTS (e não problema da rede externa).

Ano passado reclamei, técnico veio medir sinal, trocaram cabeamento do meu apto, etc e nada resolveu. Só depois de um tempo o problema "se resolveu sozinho". E agora tudo de novo... Nem vou mais ligar para a NET. Vou seguir acompanhando a Oi e quando tiver fibra aqui trocarei de provedor (Vivo tem fibra na minha rua mas não querem fibrar o prédio onde moro).

EDITADO: faltou mencionar: sinais todos normais dentro das faixas de operação. O que verifiquei foi uma queda do SNR UP no site da NET em alguns momentos (mas ainda assim "verde").

E no meu caso o problema de perda de pacotes (que me assombrou no início de 2020 por mais de 4 meses) voltou a acontecer.

Criei um script python que fica pingando o IP mais próximo fora de casa (CMTS?) a cada 2 segundos e salva um log em CSV. Com as pivot tables do Excel consigo analisar.

O problema retornou na semana do dia 07/JUN, não sei dizer a data precisa, mas minha filha reclamou que a aula online dela estava dando umas travadas. No dia 11/JUN reativei meu monitoramento de ping, quando notei que o problema de perda de pacotes acontece principalmente entre 09-15hs. Achei que poderia ser alguma utilização da internet em casa, mas por exemplo no dia 15/JUN não tinha ninguém em casa nesse horário e o padrão se repetiu:

Interessante que no dia 16/JUN a internet caiu por mais de 20 minutos às 02:00 da madrugada (631 pacotes perdidos em ping a cada 2 segundos = 1262 segundos sem conexão). Olhei no log do modem e não tinha nenhuma mensagem de perda de sincronismo (Arris TG1692A). Depois disso o problema parece ter diminuído:

Estou desconfiado que é algum tipo de sobrecarga na infraestrutura do CMTS (e não problema da rede externa).

Ano passado reclamei, técnico veio medir sinal, trocaram cabeamento do meu apto, etc e nada resolveu. Só depois de um tempo o problema "se resolveu sozinho". E agora tudo de novo... Nem vou mais ligar para a NET. Vou seguir acompanhando a Oi e quando tiver fibra aqui trocarei de provedor (Vivo tem fibra na minha rua mas não querem fibrar o prédio onde moro).

Muito bacana, se puder compartilhar o código com os colegas, ajudaria a analisar os problemas que os mesmos enfrentam. :joia:

EDITADO: faltou mencionar: sinais todos normais dentro das faixas de operação. O que verifiquei foi uma queda do SNR UP no site da NET em alguns momentos (mas ainda assim "verde").
Exatamente o mesmo problema daqui. A perda já começa no primeiro IP fora da rede interna. Se n revolverem em 1 mês estarei cancelando infelizmente.

ação dos 30 megas vai tranquilo pelo JEC?

Sim, em muitos casos o próprio Procon pode aconselhar que o cliente busque o JEC, é importante ter um documento que demonstre o problema, esse documento pode ser uma Ordem de Serviço (OS), lembra que lá atrás eu te pedi para exigir do técnico clareza e objetividade no ato de preencher a OS?

"Cliente com plano de 240MB, com velocidade limitada em 30MB de download e 1 de Upload, (problema externo)".

Se você não tiver um documento comprovando fica difícil para o juiz analisar! Nesse caso terias que contratar um perito digital que lhe forneça um laudo atestando a redução na velocidade. Você pode abrir duas frentes: Processo Administrativo no Procon e Processo Judicial no JEC.

Última edição:
Claro! Subi o script para o github. É bem básico, se alguém quiser melhorar e incrementar fiquem à vontade! 👍

Eu iria pedir pra enviar pro git, mas vc já se antecipou :thatfeel:

Vou tentar rodar aqui.

Eu estava testando um container que faz speedtest, mas desisti pois ele faz teste de download e upload simultaneamente com frequência e acabou deixando a internet inutilizável.

Eu iria pedir pra enviar pro git, mas vc já se antecipou :thatfeel:

Vou tentar rodar aqui.

Eu estava testando um container que faz speedtest, mas desisti pois ele faz teste de download e upload simultaneamente com frequência e acabou deixando a internet inutilizável.

Tenho um Raspberry Pi rodando o script 24x7.

No código que rodo alterei o intervalo do ping para 2 segundos (tem um sleep, no github está com o default de 1s).

Coloquei também no cron para reinicializar automaticamente caso cair a energia elétrica.

Não cabem no JEC ações de família (pagamento de pensão alimentícia, separação, divórcio, inventário), ações contra o Governo Federal, ações previdenciárias contra o INSS, ações trabalhistas, ações de despejo que não seja para uso próprio, ações complexas e que dependem de perícia.

ação dos 30 megas vai tranquilo pelo JEC?
Eu recomendo observar a jurisprudência do Tribunal local.
Segundo o STJ, a perícia, por si só, não exclui a competência do JEC. Todavia, muitos Tribunais não seguem esse entendimento e exigem que esse tipo de demanda seja processada em uma Vara Cível comum, como acontece aqui no Amazonas.

Segundo o STJ, a perícia, por si só, não exclui a competência do JEC. Todavia, muitos Tribunais não seguem esse entendimento e exigem que esse tipo de demanda seja processada em uma Vara Cível comum, como acontece aqui no Amazonas.

De fato! Nós temos os artigos 32 e 35 mas o entendimento de cada tribunal pode divergir. Para o leigo, é difícil saber como o tribunal vem tratando determinado caso, ainda mais se levarmos em conta que uma boa parte das pessoas, ingressa com ação sem advogado constituído.

Lei 9099

Dos Juizados Especiais Cíveis (Competência)

Art. 32.
Todos os meios de prova moralmente legítimos, ainda que não especificados em lei, são hábeis para provar a veracidade dos fatos alegados pelas partes”.

Art. 35. Quando a prova do fato exigir, o Juiz poderá inquirir técnicos de sua confiança, permitida às partes a apresentação de parecer técnico”.

Quanto ao art 35, da lei 9.099, eu já alertei que pode ser interessante ter um laudo de perito digital atestando o problema na velocidade. No âmbito do JEC, as Ordens de Serviço emitidas por técnico credenciado pela prestadora e que evidenciam o problema, podem ser usadas e dependendo do tribunal ser o suficiente.

Última edição:
Aconteceu isso comigo a cerca de 15 dias, logo após eu assinar a Claro pelo televendas. Conforme o @paulorvfalou anteriormente, isso é vazamento de dados para a concorrência, onde falam que não tem como te atender pela Claro e qur por isso o meu pedido seria cancelado. Depois de alguns minutos eu recebia a ligação ofertando o serviço da Tim e da OI no meu endereço por ser 100% fibra.
Como recebi várias ligações de varios DDDs diferentes, e sei que aqui no meu endereço não existe essa de não ter disponibilidade (já fii assinante da NET a cerca de 2 anos aqui), então logo saquei que seria fraude.
Liguei para a Claro e confirmei que estava tudo certo com o pedido e que o agendamento estava confirmado. No dia da instalação comentei com o técnico sobre isso e ele me falou que vários clientes reclamaram da mesma coisa para ele.
É ridículo que outras operadoras tenham que fazer isso para captar clientes, e tb que a Claro não tenha uma segurança dos dados que deixe isso acontecer.
Rapaz isso é um baita incomodo.
Mas o que ocorre é que tem algumas revendas que elas trabalham pra Claro, Oi e TIM(Porém com CNPJs diferentes) é eles acessam dados de geração de OS e acessa o cadastro e fazem isso.
Principalmente quando é venda de revendas concorrentes, do televendas.
Acho muito sujo esse tipo de coisa.

Nesses casos quem já caiu na vala dos 30MB, transferir a titularidade e não alterar seus hábitos pode acabar caindo novamente. A solução nessa hipótese poderia ter prazo de validade, ainda mais porque não sabemos exatamente qual ou quais são os gatilhos mas a informação não deixa de ser interessante, tomara que não tenha risco de cair no departamento antifraude, o Paulo mencionou que há o risco, mas até então ninguém havia testado na prática.

Última edição:
tomara que não tenha risco de cair no departamento antifraude

Acredito que o setor de fraude ja não seja mais um problema. A parte crítica é na análise.

agora é esperar alguns meses (vários na verdade) pra voltar a titularidade para meu CPF. Existe a lenda do contrato cancelado ficar ativo por até 6 meses, não sei o quanto isso é verdade, e se vale para transferências de titularidade. Mas ja pude confirmar que meu CPF ja está fora da base, e não consigo mais acessar o contrato antigo, ou seja, em tese o contrato não está mais ativo.

O processo de transferência foi rápido, o prazo é de até 5 dias corridos, foi efetivado em 2 dias.

Por ora estou vencendo o sistema.

:limo:

Pergunta rápida: qual o MELHOR modem para 500 MB?

Pergunta rápida: qual o MELHOR modem para 500 MB?

Qualquer modem DOCSIS 3.1 de preferência, e se tu conseguir colocar em Bridge e ainda colocar um roteador gigabit bacana, vai ter uma melhor experiência.

Qualquer modem DOCSIS 3.1 de preferência, e se tu conseguir colocar em Bridge e ainda colocar um roteador gigabit bacana, vai ter uma melhor experiência.

Perguntei pq, desde que mudei de 240 para 500, saiu o Arris TG1692 e entrou o CBN CH8568. Ele é DOCSIS 3.1 e está em Bridge com um Archer C7. E desde então tá caindo pelo menos umas 2 vezes por semana.

Sábado, desligamos a energia por uns 15 minutos e religamos. O CBN perdeu sinal e demorou uns 15 minutos para voltar. O vizinho tem Net também e o sinal do WiFi dele estava normal (inclusive consegui trafegar).

Hoje caiu de novo. Só vi que estava sem internet porque o led de conexão do Archer ficou vermelho, enquanto que o CBN estava lá "lindão" com tudo acesso, como se nada tivesse acontecido. Foi eu desligar e ligar de novo para ver led US piscando por uns ~15 minutos até voltar.

O Arris no plano antigo dificilmente caia, só quando era de fato um problema. E, quando caia, os leds já mudavam na hora (apagava, piscava).

Perguntei pq, desde que mudei de 240 para 500, saiu o Arris TG1692 e entrou o CBN CH8568. Ele é DOCSIS 3.1 e está em Bridge com um Archer C7. E desde então tá caindo pelo menos umas 2 vezes por semana.

Isso tem cara de problema de sincronização com o node, podendo ser por questões de alinhamento de frequência.

Veja como está teus sinais...

http://niveis.virtua.com.br/

Acredito que o setor de fraude ja não seja mais um problema. A parte crítica é na análise.

Faz sentido! Você nos reportou que pela bagunça que virou o contrato não estava mais sendo cobrado a fatura referente ao serviço de internet, será que no seu caso em específico não era melhor ter deixado como estava e seguir não pagando? Cara, era uma forma de vc ser compensado pela sacanagem e transtorno!

Exato, e no caso do roteador às vezes nem é preciso, uso 600Mb aqui com um Humax HGJ310 com uns 7 devices (6 no WiFi e 1 PC no cabo) tranquilo, pegando a casa toda (1 piso apenas). Moro com minha esposa e minha filha, meu sogro trouxe uns roteadores da Asus do Paraguai e perguntou se eu queria, eu recusei, o Humax tá dando conta de tudo na casa, não cai nunca nem fica lento.... dependendo se é uma casa maior e tal talvez faça sentido roteador. Mas na minha casa que é tamanho médio e 1 pavimento, o Humax sozinho tá show. Tendo os sinais bons, o modem é a última preocupação. ;)

Sem-t-tulo.jpg

Users who are viewing this thread

Voltar