E no meu caso o problema de perda de pacotes (que me assombrou no início de 2020 por mais de 4 meses) voltou a acontecer.
Criei um script python que fica pingando o IP mais próximo fora de casa (CMTS?) a cada 2 segundos e salva um log em CSV. Com as pivot tables do Excel consigo analisar.
O problema retornou na semana do dia 07/JUN, não sei dizer a data precisa, mas minha filha reclamou que a aula online dela estava dando umas travadas. No dia 11/JUN reativei meu monitoramento de ping, quando notei que o problema de perda de pacotes acontece principalmente entre 09-15hs. Achei que poderia ser alguma utilização da internet em casa, mas por exemplo no dia 15/JUN
não tinha ninguém em casa nesse horário e o padrão se repetiu:
Interessante que no dia 16/JUN a internet caiu por mais de 20 minutos às 02:00 da madrugada (631 pacotes perdidos em ping a cada 2 segundos = 1262 segundos sem conexão). Olhei no log do modem e não tinha nenhuma mensagem de perda de sincronismo (Arris TG1692A). Depois disso o problema parece ter diminuído:
Estou desconfiado que é algum tipo de sobrecarga na infraestrutura do CMTS (e não problema da rede externa).
Ano passado reclamei, técnico veio medir sinal, trocaram cabeamento do meu apto, etc e nada resolveu. Só depois de um tempo o problema "se resolveu sozinho". E agora tudo de novo... Nem vou mais ligar para a NET. Vou seguir acompanhando a Oi e quando tiver fibra aqui trocarei de provedor (Vivo tem fibra na minha rua mas não querem fibrar o prédio onde moro).
EDITADO: faltou mencionar: sinais todos normais dentro das faixas de operação. O que verifiquei foi uma queda do SNR UP no site da NET em alguns momentos (mas ainda assim "verde").