[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Infelizmente aqui falta concorrência de peso. Vou testar um regional pra jogos. A Claro apesar desses problemas praticamente n caí aqui o que é um ponto positivo para o home office.
Pois é, e esses problemas na rede HFC infelizmente, quando ocorrem, é um saco para o cliente conseguir resolver.

Ontem, domingo à noite, pela primeira vez em mais de um ano tive instabilidades significativas na claro fibra (500 mbps)

Taxa de download extremamente instável, variando entre 10~30~90 mbps, enquanto o upload se mantinha 100% do tempo nos 250 mbps em diferentes servidores. Passadas algumas horas normalizou e desde então tá 100%

Agora é ver se isso vai se repetir

Ontem, domingo à noite, pela primeira vez em mais de um ano tive instabilidades significativas na claro fibra (500 mbps)

Taxa de download extremamente instável, variando entre 10~30~90 mbps, enquanto o upload se mantinha 100% do tempo nos 250 mbps em diferentes servidores. Passadas algumas horas normalizou e desde então tá 100%

Agora é ver se isso vai se repetir

imagina o que sobra para o meros mortais como nós do HFC. :mesa:

Hoje às 12h51 o sinal oscilou de novo. Incrivelmente o CBN apagou a luz de internet e, em uns 2 ou 3 minutos, voltou com o sinal novamente.

Tudo OK desde então. Não tinha uso massivo, somente um laptop (trabalho), um desktop em aula (meu irmão) e dois celulares online.

imagina o que sobra para o meros mortais como nós do HFC. :mesa:
Aqui são 8 anos de Virtua com velocidades batendo 100% hehehe (mais de 100% né, tem overhead)
Overhead no download é maior no HFC, tá sobrando mais então kkkkkk

Aqui são 8 anos de Virtua com velocidades batendo 100% hehehe (mais de 100% né, tem overhead)
Overhead no download é maior no HFC, tá sobrando mais então kkkkkk
Eu, contando com o tempo que usei em Porto Alegre, já vão pra 6 anos de cliente da NET/Claro, precisei de 2 visitas em todo esse tempo: 1) caiu um raio perto do prédio que eu morava e queimou um Arris TG1692A que eu tinha na época de 120Mb e 2) uma questão de ruído que acharam no amplificador tbm em Porto Alegre, que tava ficando lento à noite, resolveram em 2 dias).

Fora isso tudo tranquilo, lembro que quando tive GVT bastava garoar pra internet ficar caindo e voltando quinhentas vezes. Tenho todos os serviços mais caros deles, a transferência de endereço foi tranquila, me deixaram transportar os decoders e o modem para minha casa atual, o preço é OK para tudo que me oferecem, etc... até já indiquei o serviço à minha tia e um amigo que estava passando trabalho com a Vivo VDSL em Porto Alegre, ambos estão satisfeitos, assim como eu.

• Curtir
Reações: HFS
Vou abrir uma reclamação no consumidor.gov. Não estou mais aguentando não. Também estou com o problema de todo o dia a porra do sinal cai, quase sempre o downstream 2 cai do nada, as vezes vários caem, já veio técnico, falou que acontece... Tive a merda da NET por anos +10 anos e eu conseguia contar na mão quantas vezes caiu.

Vou atualizar depois aqui no que deu.

Exemplo de como fica, todo dia acontece, as vezes 1 só cai, as vezes vários:

Só passar um feedback que ouvi de uma turma da Claro. A pandemia arrebentou a rede deles, tem muitos e muitos nodes saturados no país todo. O docsis 3.1 foi feito as pressas, por isso a instabilidade. Quem tiver no doc 3.0, fique nele mesmo. A turma que controla a grana lá dentro tá começando a ver que migrar pra FTTH é mais barato do que expandir em cima do DOCSIS. Por isso que já tem algumas localidades docsis que estão (timidamente) recebendo fibra.

Mas por enquanto pra várias cidades maiores ainda tá só na conversa e eles tão expandindo a rede pra desafogar e estabilizando as frequências dos nodes pra ganhar tempo.

A única coisa boa é que as fibras principais das cidades já estão passadas então pra migrar pro FTTH é só tacar OLT´s onde têm antenas de celular e puxar os ramais de fibras desses locais. O que é simples e rápido.

Só passar um feedback que ouvi de uma turma da Claro. A pandemia arrebentou a rede deles, tem muitos e muitos nodes saturados no país todo. O docsis 3.1 foi feito as pressas, por isso a instabilidade. Quem tiver no doc 3.0, fique nele mesmo. A turma que controla a grana lá dentro tá começando a ver que migrar pra FTTH é mais barato do que expandir em cima do DOCSIS. Por isso que já tem algumas localidades docsis que estão (timidamente) recebendo fibra.

Mas por enquanto pra várias cidades maiores ainda tá só na conversa e eles tão expandindo a rede pra desafogar e estabilizando as frequências dos nodes pra ganhar tempo.

A única coisa boa é que as fibras principais das cidades já estão passadas então pra migrar pro FTTH é só tacar OLT´s onde têm antenas de celular e puxar os ramais de fibras desses locais. O que é simples e rápido.
Eu por exemplo estou no 3.0 ainda. Pra piorar, a Vivo passou fibra no meu prédio inteiro, mas não puxou da rua até o prédio, então literalmente todo mundo aqui tem NET/Claro, sem opção de mudar pra Vivo. Já pedi explicação até do coordernador da Claro da região aqui, mas ele só disse que o node tava com ruído, não se disponibilizou a ajudar em nada.

Só passar um feedback que ouvi de uma turma da Claro. A pandemia arrebentou a rede deles, tem muitos e muitos nodes saturados no país todo. O docsis 3.1 foi feito as pressas, por isso a instabilidade.

Eu não sei qual é a veracidade dessa informação mas de qualquer modo parece que já começaram a tratar isso fazendo downgrade na internet fixa de alguns heavy users. :rolleyes:

LanceiABrabaESai #Toradores! :br:

Última edição:

Isso está mais para uma desculpa padrão. A rede da operadora sempre teve locais onde funciona bem e onde não funciona tão bem assim, como em outras operadoras, e a pandemia atingiu todas.
Docsis 3.1 tem sido implantado na rede desde 2017/2018, não foi as pressas não, essas regiões (condomínios na verdade) que estão com FTTH - duas ou três localidades em SP Capital - é devido ao grande adensamento local e a conveniência de colocar FTTH. Tanto que a adequação ao FTTH só ocorre em um condomínio ou outro, na rua mesmo para instalação comum não tem. Além disso, esses pingados de FTTH em SP não seguem o mesmo esquema da Claro Fibra nas cidades menores - que partem de um local de erb.

Eu não sei qual é a veracidade dessa informação mas de qualquer modo parece que já começaram a tratar isso fazendo downgrade na internet fixa de alguns heavy users. :rolleyes:

LanceiABrabaESai #Toradores! :br:
Fatura chegou, R$ 15,00.

Desde quando a solução é reduzir velocidade sabendo que Procon ou justiça vai mandar resolver.?
Só na cabeça de alguns executivos.

Vou levando.
Mas com um plano B na manga: provedor local com garantia de 100% banda 150/150 por 99,00. Cgnat é o que me segura na Claro.

Isso está mais para uma desculpa padrão. A rede da operadora sempre teve locais onde funciona bem e onde não funciona tão bem assim, como em outras operadoras, e a pandemia atingiu todas.
Docsis 3.1 tem sido implantado na rede desde 2017/2018, não foi as pressas não, essas regiões (condomínios na verdade) que estão com FTTH - duas ou três localidades em SP Capital - é devido ao grande adensamento local e a conveniência de colocar FTTH. Tanto que a adequação ao FTTH só ocorre em um condomínio ou outro, na rua mesmo para instalação comum não tem. Além disso, esses pingados de FTTH em SP não seguem o mesmo esquema da Claro Fibra nas cidades menores - que partem de um local de erb.
Meu problema com a NET é por exemplo na cidade da minha avó (Teófilo Otoni-MG), que foi esquecida pela NET-Claro. HFC só até o 3.0, máximo de 250Mbps e é difícil assinar qualquer coisa pelo site pra lá.
Tava tentado a colocar um pequeno provedor até que chegou Vivo Fibra lá, por sorte a fidelidade dela acabou bem no mês que liberou a instalação.
Se por ventura a Claro colocar FTTH lá, até considero voltar, infelizmente os pacotes de TV da Claro são muito superiores em canais.

Aqui a internet cai, meu modem fica com a luz do on-line apagada e US piscando umas 3 ou 4 vezes por dia. Tem hora que não volta nem desligando o modem, mas resolve quando tiro o cabo coaxial e coloco novamente. Já trocaram o modem e mesma coisa. Alguma ideia do que pode ser?
Tem dado muito problema, TX alto, internet caindo… assino 250m e não gasto nem 200giga mês consumo.

Meu problema com a NET é por exemplo na cidade da minha avó (Teófilo Otoni-MG), que foi esquecida pela NET-Claro. HFC só até o 3.0, máximo de 250Mbps e é difícil assinar qualquer coisa pelo site pra lá.
Tava tentado a colocar um pequeno provedor até que chegou Vivo Fibra lá, por sorte a fidelidade dela acabou bem no mês que liberou a instalação.
Se por ventura a Claro colocar FTTH lá, até considero voltar, infelizmente os pacotes de TV da Claro são muito superiores em canais.
Eu adoraria que as operadoras no Brasil tivessem um fórum dedicado para aos assinantes, como o forum.yousee.dk (aquela do HFC 1000/500).

Infelizmente ficamos a mercê de terceiros e com usuários que não querem ajudar, apenas achar interessante que os assinantes tenham problemas (como curtir postagens referente a problemas).

Eu adoraria que as operadoras no Brasil tivessem um fórum dedicado para aos assinantes, como o forum.yousee.dk (aquela do HFC 1000/500).

Infelizmente ficamos a mercê de terceiros e com usuários que não querem ajudar, apenas achar interessante que os assinantes tenham problemas (como curtir postagens referente a problemas).
Problema todo mundo eventualmente tem.
A questão é o empenho da operadora como um todo em resolver.
NESSE caso em específico, da minha avó, não tive maiores problemas (exceto na instalação que o sujeito, além de não querer usar a tubulação de telefone, queria passar um cabo pra TV e outro pro Modem).
Agora, em casa, já tive (quase) todo tipo de problema possível.
Quem tinha forum era a Vivo. Mas justamente por ser cliente da Claro na época, nunca acompanhei.

Problema todo mundo eventualmente tem.
A questão é o empenho da operadora como um todo em resolver.
NESSE caso em específico, da minha avó, não tive maiores problemas (exceto na instalação que o sujeito, além de não querer usar a tubulação de telefone, queria passar um cabo pra TV e outro pro Modem).
Agora, em casa, já tive (quase) todo tipo de problema possível.
Quem tinha forum era a Vivo. Mas justamente por ser cliente da Claro na época, nunca acompanhei.
Pois é, o da Vivo eu achava meio morto rsrs nem sei se ainda tem.
Mas realmente, uma operadora como a Claro deveria ter um fórum específico e livre. Xfinity e yousee tem fóruns bem bacanas.

Pelo contrário!

Aki eles alugam a tubulação da CEB, sobem um cano até uns 3m de altura e depois é só o cabo preto até o telhado. Colocam o splitter no telhado privado de alguém, e aí toda vez q precisam acessar os tecnicos ficam pressionando *a gente* a pedir autorização pro dono do telhado. Aki no bloco o cara botou grade com cadeado, disse q os tecnicos estavam subindo sem falar com ninguém e quebrando as telhas dele e indo embora sem falar nada. Pra colocar splitter/OLT GPON, sem chance!

A concorrente roxinha deu sorte, a GVT conseguiu há mais de década autorização no GDF pra cavar buraco pelo bairro todo e fez bom trabalho, os buracos deles são enormes. Aí colocaram 1 splitter em cada buraco e levam a fiber individualmente pra cada ap.

Em tempo: há algumas semanas eu fui conferir no site, e no CEF do bloco aqui num tem disponibilidade de internet, só de TV. Aí olhei no bloco na mesma faixa, e lá tem internet mas só 120Mbps e por R$120. Aki to pagando R$128 por 240Mbps + TV q num uso.

Pelo contrário!

Aki eles alugam a tubulação da CEB, sobem um cano até uns 3m de altura e depois é só o cabo preto até o telhado. Colocam o splitter no telhado privado de alguém, e aí toda vez q precisam acessar os tecnicos ficam pressionando *a gente* a pedir autorização pro dono do telhado. Aki no bloco o cara botou grade com cadeado, disse q os tecnicos estavam subindo sem falar com ninguém e quebrando as telhas dele e indo embora sem falar nada. Pra colocar splitter/OLT GPON, sem chance!

A concorrente roxinha deu sorte, a GVT conseguiu há mais de década autorização no GDF pra cavar buraco pelo bairro todo e fez bom trabalho, os buracos deles são enormes. Aí colocaram 1 splitter em cada buraco e levam a fiber individualmente pra cada ap.

Em tempo: há algumas semanas eu fui conferir no site, e no CEF do bloco aqui num tem disponibilidade de internet, só de TV. Aí olhei no bloco na mesma faixa, e lá tem internet mas só 120Mbps e por R$120. Aki to pagando R$128 por 240Mbps + TV q num uso.
Esse fato de quebrar telhas e fazer serviço porco é o que deixa alguns síndicos de prédio receosos em liberar algumas operadoras.

Falae pessoal. Xabu sinistro aqui.

Hoje meu monitoramento indicou q a vermelhinha tava offline, eu fui no router fazer testes e realmenta tava dando unreachable. Foi umas 2 vezes, eu dei restart na network toda (/etc/init.d/network restart) e voltou. Agora voltou a cair, e nem reboot no router tava adiantando.

Fui entrar no modem pra dar reboot nele... e dei de cara com um visual completamente diferente!! De alguma forma remotamente eles atualizaram o firmware, e mudou muita coisa! A password pra logar continua igual, mas eles caparam quase tudo. Acabou o comando de reboot, e tb de setar o modem como router ou bridge.

Eu já tinha vindo no forum perguntar se alguém sabe de algo e considerando q a rede toda deles tivesse caído, qd do nada, sem eu mexer em *nada*, o monitoramento indica q a rede voltou, eu vou conferir e voltou mesmo!

Blz, por agora a rede tá funcionando, mas como fica o modem? Vcs tb tiveram o firmware atualizado? Vou tirar algumas screenshots e atualizo o post.

recomendação? modem em modo bridge e compra um roteador próprio seu a gosto, tu vai poder fazer o que quiser de config.

ficar na mão da operadora pra ter recurso pra configurar não rola, to com humax aqui em casa, o FW antigo tinha de tudo pra configurar, veio a net de madrugada metendo update de FW pra essa interface nova e tirou todas as opções de configuração da rede interna.
Tô de olho no Archer C7, parece uma boa opção.

De toda forma, liguei lá pra reclamar do CGNAT, já que tava com IP blacklist em muitos sites, e acesso meu PC remotamente por ssh, a atendente mandou um técnico sem necessidade alguma trocar o modem, no fim ele trocou por um Hitron e a dor de cabeça do CGNAT continuou até que depois de muito estresse desativaram.

Por um lado esse Hitron tem uma interface menos capada pela net e consegui fixar dns, port forwarding e ddns nele sem problemas, então o erro da atendente me ajudou e muito. Mas já vou me preparar pra adquirir um roteador pra não ter dor de cabeça caso decidam atualizar ele.

Users who are viewing this thread

Voltar