[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

No vídeo da Central, o "Lion" cita os membros do fórum aqui que foram prejudicados e mete o pau na operadora.
É um canal com um longo alcance e relevância no YouTube entre os canais brasileiros. Apesar de eu discordar deles em diversos outros assuntos, nesse foram bem.
E sobre essa questão de quem veio aqui defender a empresa e dar carteirada, é bem feio mesmo isso. Acham que aqui tem leigo que vai cair em conversa. Muitos dos clientes que essas empresas atendem, são da área também ou de uma área específica que lida com essas tecnologias então sabe que está sendo passado pra trás.
E muitos não são da área, mas são curiosos e procuram ter o conhecimento necessário para não serem enganados.
E o direito de cobrar da empresa, lógico, de forma educada e estando correto, é muito válido. Errado é quem defende cegamente.

Eu até entendo as questões de "uso excessivo". As operadoras estavam dimensionadas para o uso relativizado, não sendo absoluto, não tocante a usuários com acesso mais pesado.

Mas isso não era para incomodar uma empresa como rede bem dimensionada, porém no último ano, com o advento da pandemia as redes conheceram um pico de exaustão, vários usuários comuns passaram a ser hardcore, eu vejo de exemplo eu mesmo. Com o Home Office montei uma estrutura para operacionalizar meus envios para a nuvem de casa, uma demanda que eu fazia com link dedicado hoje faço com links compartilhados em Gpon na minha casa.

1 Backup de meu banco de dados são 42 giga, faço ele a cada 48 horas para 2 nuvens, uma parte ainda faço na empresa, usando o link dedicado, mas 50% é da minha casa, eu passei de usuário de navegação e streaming/mídias para um usuário hardcore, somente de Backup baixo/subo em torno de 1tb, fora o uso comum, meu consumo tem meses acima de 2tb.

2tb não é grande coisa, mas certamente foge e muito da média de consumo, ou pelo menos fugia, quero dizer que as operadoras estão "assustadas", procurando subterfúgios para aliviar o stress das redes, cada vez mais estão investindo em CDN's, IX, visto que conseguem manter 70% do tráfego dentro da própria rede economizando tráfego de trânsito ip.

Eu acredito que alguma "bomba" regulamentar está sendo costurada entre operadoras e anatel para criar uma dinâmica de proteção em cima da rede, algo que ande a margem da franquia, procurei estudos onde mostra o consumo de pico nos últimos 12 meses, mas é escasso de informações, temos os picos de consumo (tráfego) global entre as federações no IX, que podem dar um norte:

1624995741231.png

Indiferente das informações, é fato que as operadoras sempre criarão mecanismos de proteção, o usuário concordando ou não, a finada GVT tinha uma rede excelente NG, acredito que chegou a ser a rede mais fibrada do Brasil, um anél óptico bem desenhado, e mesmo com tudo isso, minha conexão era "capada" em 30 mega para fora do Brasil, não deixa de ser uma forma de proteção, ela sempre existirá.

Como internet é experiência, as operadoras e provedores devem mesmo é investir em CDN, IX nacional, IX Internacional, aí está a jogada, tráfego mais barato, acordos bem costurados, como curiosidade vai um gráfico do Amsterdam Internet Exchange (IX internacional amsterdam), pico de consumo no ano..

1624996874856.png

Eu até entendo as questões de "uso excessivo". As operadoras estavam dimensionadas para o uso relativizado, não sendo absoluto, não tocante a usuários com acesso mais pesado.

Mas isso não era para incomodar uma empresa como rede bem dimensionada, porém no último ano, com o advento da pandemia as redes conheceram um pico de exaustão, vários usuários comuns passaram a ser hardcore, eu vejo de exemplo eu mesmo. Com o Home Office montei uma estrutura para operacionalizar meus envios para a nuvem de casa, uma demanda que eu fazia com link dedicado hoje faço com links compartilhados em Gpon na minha casa.

1 Backup de meu banco de dados são 42 giga, faço ele a cada 48 horas para 2 nuvens, uma parte ainda faço na empresa, usando o link dedicado, mas 50% é da minha casa, eu passei de usuário de navegação e streaming/mídias para um usuário hardcore, somente de Backup baixo/subo em torno de 1tb, fora o uso comum, meu consumo tem meses acima de 2tb.

2tb não é grande coisa, mas certamente foge e muito da média de consumo, ou pelo menos fugia, quero dizer que as operadoras estão "assustadas", procurando subterfúgios para aliviar o stress das redes, cada vez mais estão investindo em CDN's, IX, visto que conseguem manter 70% do tráfego dentro da própria rede economizando tráfego de trânsito ip.

Eu acredito que alguma "bomba" regulamentar está sendo costurada entre operadoras e anatel para criar uma dinâmica de proteção em cima da rede, algo que ande a margem da franquia, procurei estudos onde mostra o consumo de pico nos últimos 12 meses, mas é escasso de informações, temos os picos de consumo (tráfego) global entre as federações no IX, que podem dar um norte:

Ver anexo 134032

Indiferente das informações, é fato que as operadoras sempre criarão mecanismos de proteção, o usuário concordando ou não, a finada GVT tinha uma rede excelente NG, acredito que chegou a ser a rede mais fibrada do Brasil, um anél óptico bem desenhado, e mesmo com tudo isso, minha conexão era "capada" em 30 mega para fora do Brasil, não deixa de ser uma forma de proteção, ela sempre existirá.

Como internet é experiência, as operadoras e provedores devem mesmo é investir em CDN, IX nacional, IX Internacional, aí está a jogada, tráfego mais barato, acordos bem costurados, como curiosidade vai um gráfico do Amsterdam Internet Exchange (IX internacional amsterdam), pico de consumo no ano..

Ver anexo 134033

Olhando o primeiro gráfico, dá pra entender que agora em 1 ano é consumido o tráfego do que era em 10 anos. Mudou muito mesmo.
Mesmo antes da pandemia, lógico, não teria crescido tão absurdamente como desde o ano passado, mas já era uma tendência e mesmo quando tudo passar, acredito que a diminuição do tráfego será coisa pouca, pois cria um costume de uso nas pessoas.
Você disse que fica aí na média de 2TB/mês, eu venho calculando o uso em casa já tem algum tempo, mesmo antes de trocar de operadora e sempre ali na casa dos 1.2, 1.3TB/mês. E nem uso muito a nuvem, é mais streaming e aulas.
Acredito que mesmo o usuário comum que mora com família, estará nessa faixa de uso, caso more sozinho, pode ser menos ou não. Mas as operadoras precisam entender essa mudança de comportamento e se equiparem, colocar restrições ou cancelar clientes aí já é bem complicado e é onde elas ficarão mal faladas. E hoje em dia, uma marca mal falada na era das redes sociais onde se fala de tudo todo o tempo, pode sair caro.
E venho buscando por uma ferramenta que consiga contabilizar o uso de uma casa no geral, não somente o de cada dispositivo.
Um firmware melhor de um roteador ou ONT por exemplo, deveria ter isso como básico ou o site da operadora na área de clientes mostrar.

Ver anexo 134032

Ver anexo 134033

a operadora MEO de Portugal tinha há alguns anos franquia nos planos fixos que era aplicada somente a trafego internacional. Hoje é tudo ilimitado.
Isso faz sentido considerando que o trafego internacional é mais caro.

O pessoal que nao foi capado ou usa outra operadora está "tranquilo" pois acham que isso só afeta a Claro.
Voces acham que, se a Anatel permitir, e a Claro cobrar franquia, as outras operadoras irão querer absorver os clientes hardcore "expulsos" da rede dela? :pense:

vai ter franquia em todas!!

a operadora MEO de Portugal tinha há alguns anos franquia nos planos fixos que era aplicada somente a trafego internacional. Hoje é tudo ilimitado.

O pessoal que nao foi capado ou usa outra operadora está "tranquilo" pois acham que isso só afeta a Claro.
Voces acham que, se a Anatel permitir, e a Claro cobrar franquia, as outras operadoras irão querer absorver os clientes hardcore "expulsos" da rede dela? :pense:

O que uma conseguir em seu benefício, não dou 1 mês para as outras irem atrás.

Sim, em três modelos de marcas diferentes com firmware personalizado, não é a toa que lhe dei o passo a passo para que você chegasse na opção exata onde consta a configuração para os modos bridge e router sem sequer saber o modelo de roteador que você possuía. O firmware personalizado da Claro é idêntico nos routers Docsis da Arris, Sagemcom, Humax etc.

Eu evito ligar para o número de atendimento da Claro como o Diabo foge da cruz, eu já reportei no fórum que no menor sinal de chance o atendente se compraz e esboça satisfação em te empurrar visita técnica, é algo sem precedentes!

E pelas imagens q passei vc consegue ver qual o modelo do meu modem? Quão bom ele é?

Bom, na época q eu tava reivindicando q eles seguissem o padrão do IPv6, eles só sabiam mandar tecnico aqui. Acontece q esses tecnicos são terceirizados e a empresa só é remunerada qd o serviço é realizado. Se eles vem e num fazem nada, é preju pra eles, então a empresa tá se lixando de mandar eles a toa. Melhor ficar mandando eles e terminar logo o atendimento no telefone - q é feito por outra terceirizada, q num perde absolutamente nada mandando eles e ganha reduzindo o tempo do atendimento.

Olhando o primeiro gráfico, dá pra entender que agora em 1 ano é consumido o tráfego do que era em 10 anos. Mudou muito mesmo.
Mesmo antes da pandemia, lógico, não teria crescido tão absurdamente como desde o ano passado, mas já era uma tendência e mesmo quando tudo passar, acredito que a diminuição do tráfego será coisa pouca, pois cria um costume de uso nas pessoas.
Você disse que fica aí na média de 2TB/mês, eu venho calculando o uso em casa já tem algum tempo, mesmo antes de trocar de operadora e sempre ali na casa dos 1.2, 1.3TB/mês. E nem uso muito a nuvem, é mais streaming e aulas.
Acredito que mesmo o usuário comum que mora com família, estará nessa faixa de uso, caso more sozinho, pode ser menos ou não. Mas as operadoras precisam entender essa mudança de comportamento e se equiparem, colocar restrições ou cancelar clientes aí já é bem complicado e é onde elas ficarão mal faladas. E hoje em dia, uma marca mal falada na era das redes sociais onde se fala de tudo todo o tempo, pode sair caro.
E venho buscando por uma ferramenta que consiga contabilizar o uso de uma casa no geral, não somente o de cada dispositivo.
Um firmware melhor de um roteador ou ONT por exemplo, deveria ter isso como básico ou o site da operadora na área de clientes mostrar.

Também acho que elas devem cuidar a questão de infra, mas há uma colocação importante. No Brasil não há muito para onde correr. Você tem algumas operadoras que "alugam" banda dedicada (ou não) para provedores, e uma meia dúzia de operadora de trânsito IP.

Normalmente as operadoras te ligam ao IX...PTT, para a troca de tráfego, assim você aluga uma boa banda lá dentro mesmo, faz acordo com uma meia dúzia de operadoras de trânsito IP e tá formado teus acordos de peering, não tem muito para onde fugir, isso que quero dizer, você não tem muitas opções, mesmo a Claro por exemplo, embora gigante, milionária, ela tem na mesma dimensão da grana o tráfego dentro da rede, e a estrutura não é sem fim, há uma questão física envolvida.

Claro que isso não é problema do usuário, mas entender a questão faz parte iniciar da solução.

Não tenho a menor dúvida. Eu não acho que será liberado franquia, muito lob contra, não irão se queimar, mas permitir uma cláusula de preservação da rede por conta da utilização em excesso em benefício de vários, acho bem possível, ainda farão isso dizendo ser o melhor para todos ...

Ahh com cereteza, a Claro vai aderir, óbvio, e TODOS os outros também, é o que falei no poste acima, não tem muito para onde ocorrer, os provedores que tragam os conteúdos para dentro da sua rede, lembro quando a finada GVT colocou um bot em torrent... era a felicidade do povo para baixar suas distris de linux...

Imposta pelo mercado naum, pelos vendedores. Do POV dos engenheiros é muito simples, é só limitar a velocidade ofertada à capacidade da rede. É qd bota na mão dos vendedores q eles ficam tentando tirar leite de pedra e aumentar a velocidade anunciada sem q a rede aguente. Oq eu já passei de tecnico me derrubando da port pra liberar ela pra quem ele tá fazendo instalação, é inaceitável. A rede num aguenta mais e os vendedores continuam vendendo. Com HFC então q é só cortar o cabo e botar um splitter no meio.

Com o GPON vamos ver esse problema novamente. Cada port na OLT aguenta 2500/1250. Hoje a roxinha tá vendendo até 300, mas tem ISP regional vendendo 1 Gbps já, e botando splitter com 16 ports. Depois a rede num aguenta a demanda, a gente reclama q tá lento e eles vão responder impedindo a gente de usar?

A Claro por exemplo responde a tua pergunta simplesmente entendendo que conforme a sobrecarga da região clientes que consome xtb são limitados a 30 mega. O objetivo óbvio é que essas pessoas vazem da claro.

O stress da rede embora esteja mais claramente no HFC não pensem que não pode chegar no FTTH da Claro (e das outras), já que o Backbone é o mesmo, só muda a última milha.

E sim, clientes abusadores da rede não dão lucro, é um cálculo simples. Eu acho que o que deve ser bem pensado é, o que é um cliente abusador da rede? Como deixar isso claro sem ser comparado a franquia? que meios técnicos o cliente terá para aferir esse "stress" na rede e saber que não está sendo passado para trás?

É bem complicado, porque no Brasil temos a cultura de tocar com a barriga, quando se menos esperar já vai ter uma cláusula em contrato, temos que ficar atentos as alterações contratuais.

Olhar o outro lado desses filhos da puta?

Calma! A discussão está em bom nível.

Eu não concordo com redução, nem com controle, mas se quiser te dou 10 páginas de razões para as empresas fazerem isso. Sempre vai existir 2 lados, em que mundo que somente um lado ganha? Vale sempre a máxima de ser bom para 2.

Quanto a passar pra FFTH, meu palpite é q estão esperando a geração seguinte baratear.

GPON hoje é muito barato, por isso tá pipocando tanto ISP regional. Barateou pq a tecnologia ficou ultrapassada. No USA mesmo, q é país continental, os provedores grandes estão oferecendo mais de 1Gbps. Galera tá penando lá, pq eles estão entregando modem com LAGG em vez de passar pra 10GbE. Quem usa o modem do ISP como router num tem problema, é só ter vários devices usando e cada um fica limitado a 1Gbps ou à velocidade do WiFi, mas no total usam toda a bandwidth oferecida. Mas o pessoal q tem router próprio tá tendo q trocar por router com suporte a LAGG.

Lembrem q o GPON limita cada port na ONT a 2500/1250 Mbps e compartilha cada por com dezenas de Consumidores. É complicado colocar mais de 1 Consumidores compartilhando a mesma port e fornecer mais de 500Mbps.

A roxina passou pra GPON pq tava limitada a 35Mbps no VHDSL, enquanto a vermelhinha tava arrebentando vendendo 240Mbps. A diferença de VHDSL pra GPON é gritante. Já pra vermelhinha com seu HFC, a diferença é menor. Fora q no HFC dá pro tecnico sair cortando cabo e colocando emenda e splitter onde quiser. No GPON é preciso colocar splitter novo, precisa proteger bem a fiber, etc.

Daí, sabendo q a roxinha e os regionais mal vão conseguir chegar no 500Mbps e se venderem muito acima disso ou vão precisar investir muito na infra ou num vão entregar o contratado, a vermelhinha tá só assistindo. Qd a próxima geração depois do GPON ficar ultrapassada e nos países sérios estiverem finalmente migrando pra 10GbE e vendendo 5Gbps, aí eles investem e migram pra 1 geração na frente dos concorrentes.

Realmente hahaha

Qd eu vi esse item ontem, devo ter imaginado q era pra voltar pro "modo básico", pq à direita tem link pra página "configuração rápida", aí nem entrei. Muito esculhambado o browsing dessa interface nova.

Vc sabe pq eles mudaram?

Aproveitando, ontem bati boca bonito com o atendente. Ele disse q tudo q podia fazer remoto já tinha feito *e q qqr outro atendente falaria a mesma coisa*, e q era preciso mandar um tecnico pra me dizer pq a interface web do modem mudou. (Muita esculhambação a desses atendentes, pra absolutamente *tudo* eles kerem mandar tecnico na nossa casa!), e claro num podia faltar a ameaça de cobrar a visita. Tá, vou pagar um valor q ele nem quis dizer qual pra um tecnico vir aqui me revelar o motivo da interface ter mudado hahaha

Eu disse q se ele quiser mandar eu autorizo, mas obviamente num posso aceitar pagar pra isso. Ele entrou em loop no script repetindo q eu preciso autorizar o envio do tecnico, e eu respondendo q já tá autorizado o envio e q num aceito pagar pro tecnico me dar uma informação. Ele veio me culpar do atendimento num estar progredindo, eu falei pra ele me passar o protocolo e ele desligou na minha cara :D

Liguei novamente e o outro atendente verificou q num foi registrado protocolo nenhum no atendimento dele. Eu agradeci e preferi ligar outra vez, e num é q caí com o 1º tecnico de novo? :D Falei umas boas pra ele, ele ficou gaguejando por num esperar voltar a falar comigo depois de ter desligado na minha cara, e disse q tinha me transferido pra outro atendente. Ora, mas ele num tinha me dito q qqr atendente falaria o mesmo q ele disse? :D
Boa, tem que pressionar mesmo, claro que mantendo uma boa educação. Já que quem toma essas decisões esdrúxulas de mexer em uma firmware já limitada e limitar mais ainda é os jenios do alto escalão. Mas se o número de reclamações aumentar já vai chamar atenção.

De toda forma a incompetência das tercerizadas e forma de treinamento adequado dos atendentes contribuem pra termos um péssimo atendimento no 10621. Só passam como enviar técnico e reiniciar modem.

Voces acham que, se a Anatel permitir, e a Claro cobrar franquia, as outras operadoras irão querer absorver os clientes hardcore "expulsos" da rede dela?

Se a prestadora pode diversificar seu portfólio de planos oferecendo pacotes com franquia e "planos sem franquia", o que vc acha que acontece se as franquias forem autorizadas? A Claro, a Vivo e a Oi já externaram sua visão expondo a época das discussões que consumidores com perfil heavy user deveriam pagar mais! O conceito de plano totalmente sem franquia na internet fixa residencial não existe! O que existe é uma tolerância maior. Veja como as operadoras de rede HFC nos EUA tratam os planos ilimitados: "Quer torar de 8 a 10TB mês após mês? Aqui não querido!"

Vamos aguardar e ver se a OI e a Vivo vão seguir permitindo trafego alto em suas redes demandado por cliente residencial... Eu só espero que não sigam a receita da Claro, que atua de forma sorrateira e desonesta!

Última edição:
De toda forma a incompetência das tercerizadas e forma de treinamento adequado dos atendentes contribuem pra termos um péssimo atendimento no 10621. Só passam como enviar técnico e reiniciar modem.

Não vi até hoje nenhuma grande empresa com call center que realmente sabe e conhece sobre seu produto. E essas operadoras só tem call center pq é uma exigência na Anatel.

Eles estão lá para tratar de dúvidas simples, como faturas, mudanças de planos, essas coisas. Se um dia a Anatel decidir que o atendimento humano poderá ser substituido por um bot, essas empresas vão colocar um chatbot cheio de IF ou com opções travadas de escolha que se resumirão a dúvidas simples. Aí fazem aqueeela propaganda que nem a Vivo fez com a Aura e o Bradesco insiste com a BIA. Ou seja: muita propaganda e pouca ou nenhuma efetividade.

Por isso que canais como Consumidor.gov.br tem sido adotados por aqueles que não se deixam enganar pela imagem bonitinha. E falo dos exemplos mais complexos como aquele user que CONHECE a coisa, até aquele que apenas quer seu sinal OK e funcionando.

Eu nunca destratei nenhum atendente da Claro, a força tem que estar no argumento e nós temos que exercitar a capacidade de empatia, entendendo que a pessoa do outro lado muitas vezes não recebeu treinamento adequado, não tem acesso aquela informação e ainda é mal paga para ouvir reclamação o dia todo, de muita gente que age com truculência e rispidez. Cada um que destrata um atendente do SAC pode acabar contribuindo para o processo de adoecimento mental de alguns desses profissionais, que trabalham em ambiente de pressão permanente. O atendimento da Claro é péssimo mas ali tem trabalhadores como nós, na alta direção é onde temos os responsáveis pelo problema que estoura na ponta.

Eu nunca destratei nenhum atendente da Claro, a força tem que estar no argumento e nós temos que exercitar a capacidade de empatia, entendendo que a pessoa do outro lado muitas vezes não recebeu treinamento adequado, não tem acesso aquela informação e ainda é mal paga para ouvir reclamação o dia todo, de muita gente que age com truculência e rispidez. Cada um que destrata um atendente do SAC pode acabar contribuindo para o processo de adoecimento mental de alguns desses profissionais, que trabalham em ambiente de pressão permanente. O atendimento da Claro é péssimo mas ali tem trabalhadores como nós, na alta direção é onde temos os responsáveis pelo problema que estoura na ponta.
Por isso que acho fundamental ter um fórum específico para a operadora, com funcionários especializados participando, como no Xfinity e no YouSee TDC.
Aqui mesmo no Adrenaline poderia ser assim, ter colaboradores para acompanhar demandas, já que esse é o maior fórum nacional.

Tecnico veio em casa hoje pois o sinal caia quando dois dipositivos se conectavam no wi-fi. Primeiro perguntou se tinha VPN, respondi que nao e depois perguntou se tinha IPTV, porque a claro protegia os dados e por isso o sinal caia (nao entendi muito bem), mas nao tenho iptv. Ele mediu o sinal e falou que tava ok e foi embora. Por enquanto a internet esta funcionando. Vamos ver.

Tecnico veio em casa hoje pois o sinal caia quando dois dipositivos se conectavam no wi-fi. Primeiro perguntou se tinha VPN, respondi que nao e depois perguntou se tinha IPTV, porque a claro protegia os dados e por isso o sinal caia (nao entendi muito bem), mas nao tenho iptv. Ele mediu o sinal e falou que tava ok e foi embora. Por enquanto a internet esta funcionando. Vamos ver.
Tem consumo alto?
Parece que tá virando moda os caras querendo construir um perfil para o usuário ser enquadrado.

Tem consumo alto?
Parece que tá virando moda os caras querendo construir um perfil para o usuário ser enquadrado.
Como minha esposa esta desempregada, então ela vê muito conteúdo streaming (netflix, amazon prime, disney +). Faz 3 dias que a claro instalou a internet aqui e o consumo esta em 175GB. O modem aqui é da kaonmedia CG3000, é bom?

Como minha esposa esta desempregada, então ela vê muito conteúdo streaming (netflix, amazon prime, disney +). Faz 3 dias que a claro instalou a internet aqui e o consumo esta em 175GB. O modem aqui é da kaonmedia CG3000, é bom?
Sim eu uso esse modem tbm. É estável.

Qual é a velocidade aí?

depois perguntou se tinha IPTV, porque a claro protegia os dados e por isso o sinal caia (nao entendi muito bem), mas nao tenho iptv.

Eu até entendo ter operadoras modulando o trafego de IPTV pirata, agora seria um absurdo a operadora ficar derrubando a conexão do cliente com a desculpa de "proteger dados" porque o sujeito usa IPTV. Que pretensão de querer ser babá do consumidor do serviço, estipulando o trafego que deve ser demandado e o que deve ser acessado. De qualquer modo acredito que o técnico não se expressou bem.

Última edição:
Eu nunca vi isso! Uma coisa é termos operadoras modulando o trafego de IPTV pirata, a outra é ficar derrubando a conexão do cliente com a desculpa de "proteger dados".
Pois é. Nunca vi isso tbm. Na minha antiga residência eu tinha a vivo fibra e nunca tive esse problema. Acho que vou cancelar, já q tô dentro do prazo de 7 dias e pegar a tim fibra mesmo. 60 mega de down e 30 de up.

Ver anexo 134032

Ver anexo 134033

Eu entendi o que você quis dizer. Sua opinião é de grande valia, pois você é da área e vivencia isso.
Mas a meu ver as operadoras são vítimas de uma realidade que elas mesmas incentivaram e criaram, pois parte delas a criação de planos de internet onde você fica o tempo todo conectado e tem cada vez mais dispositivos conectados em casa.
Além disso, a ideia de vender 200 Mb a 100 reais (ou menos) é delas, e não do cliente. Se a conta não fecha, o consumidor não tem nada a ver com isso.
Isso quando o serviço é entregue conforme contratado e a limitação em si já não é a experiência ruim de navegação e uso ou mesmo a indisponibilidade do serviço por motivos técnicos, que tanto vemos relatos diversos aqui no Adrenaline.
Então, vão ter que procurar outra figura pra punir, pois internet no Brasil ainda está longe de ser algo estável o suficiente para um punhado de consumidores acabarem com a estrutura de uma grande empresa.

Eu entendi o que você quis dizer. Sua opinião é de grande valia, pois você é da área e vivencia isso.
Mas a meu ver as operadoras são vítimas de uma realidade que elas mesmas incentivaram e criaram, pois parte delas a criação de planos de internet onde você fica o tempo todo conectado e tem cada vez mais dispositivos conectados em casa.
Além disso, a ideia de vender 200 Mb a 100 reais (ou menos) é delas, e não do cliente. Se a conta não fecha, o consumidor não tem nada a ver com isso.
Isso quando o serviço é entregue conforme contratado e a limitação em si já não é a experiência ruim de navegação e uso ou mesmo a indisponibilidade do serviço por motivos técnicos, que tanto vemos relatos diversos aqui no Adrenaline.
Então, vão ter que procurar outra figura pra punir, pois internet no Brasil ainda está longe de ser algo estável o suficiente para um punhado de consumidores acabarem com a estrutura de uma grande empresa.

Não discordo de nenhuma palavra sua. Mas na prática a venda de altas velocidades foi imposta pelo mercado goela abaixo. Também há a questão de manter o cliente pendurado o menos possível em um download, quanto mais rápido vem, menos você fica usando a banda.

Mas infelizmente o consumidor vai pagar essa conta, as teles possuem todo o lob$$$ necessário para criar subterfúgios sobre a franquia.

Pois é. Nunca vi isso tbm. Na minha antiga residência eu tinha a vivo fibra e nunca tive esse problema. Acho que vou cancelar, já q tô dentro do prazo de 7 dias e pegar a tim fibra mesmo. 60 mega de down e 30 de up.

Se não me engano esse plano 60/30 da Tim é Fibra até o poste. Até sua casa vai par metálico.

Users who are viewing this thread

• Voltar