No vídeo da Central, o "Lion" cita os membros do fórum aqui que foram prejudicados e mete o pau na operadora.
É um canal com um longo alcance e relevância no YouTube entre os canais brasileiros. Apesar de eu discordar deles em diversos outros assuntos, nesse foram bem.
E sobre essa questão de quem veio aqui defender a empresa e dar carteirada, é bem feio mesmo isso. Acham que aqui tem leigo que vai cair em conversa. Muitos dos clientes que essas empresas atendem, são da área também ou de uma área específica que lida com essas tecnologias então sabe que está sendo passado pra trás.
E muitos não são da área, mas são curiosos e procuram ter o conhecimento necessário para não serem enganados.
E o direito de cobrar da empresa, lógico, de forma educada e estando correto, é muito válido. Errado é quem defende cegamente.
Eu até entendo as questões de "uso excessivo". As operadoras estavam dimensionadas para o uso relativizado, não sendo absoluto, não tocante a usuários com acesso mais pesado.
Mas isso não era para incomodar uma empresa como rede bem dimensionada, porém no último ano, com o advento da pandemia as redes conheceram um pico de exaustão, vários usuários comuns passaram a ser hardcore, eu vejo de exemplo eu mesmo. Com o Home Office montei uma estrutura para operacionalizar meus envios para a nuvem de casa, uma demanda que eu fazia com link dedicado hoje faço com links compartilhados em Gpon na minha casa.
1 Backup de meu banco de dados são 42 giga, faço ele a cada 48 horas para 2 nuvens, uma parte ainda faço na empresa, usando o link dedicado, mas 50% é da minha casa, eu passei de usuário de navegação e streaming/mídias para um usuário hardcore, somente de Backup baixo/subo em torno de 1tb, fora o uso comum, meu consumo tem meses acima de 2tb.
2tb não é grande coisa, mas certamente foge e muito da média de consumo, ou pelo menos fugia, quero dizer que as operadoras estão "assustadas", procurando subterfúgios para aliviar o stress das redes, cada vez mais estão investindo em CDN's, IX, visto que conseguem manter 70% do tráfego dentro da própria rede economizando tráfego de trânsito ip.
Eu acredito que alguma "bomba" regulamentar está sendo costurada entre operadoras e anatel para criar uma dinâmica de proteção em cima da rede, algo que ande a margem da franquia, procurei estudos onde mostra o consumo de pico nos últimos 12 meses, mas é escasso de informações, temos os picos de consumo (tráfego) global entre as federações no IX, que podem dar um norte:
Indiferente das informações, é fato que as operadoras sempre criarão mecanismos de proteção, o usuário concordando ou não, a finada GVT tinha uma rede excelente NG, acredito que chegou a ser a rede mais fibrada do Brasil, um anél óptico bem desenhado, e mesmo com tudo isso, minha conexão era "capada" em 30 mega para fora do Brasil, não deixa de ser uma forma de proteção, ela sempre existirá.
Como internet é experiência, as operadoras e provedores devem mesmo é investir em CDN, IX nacional, IX Internacional, aí está a jogada, tráfego mais barato, acordos bem costurados, como curiosidade vai um gráfico do Amsterdam Internet Exchange (IX internacional amsterdam), pico de consumo no ano..
AMS-IX Amsterdam
AMS-IX is a neutral member-based association that operates multiple interconnection platforms for more than 25 years. Our leading internet exchange in Amsterdam is one of the largest hubs in the world to facilitate the exchange of Internet traffic between IP networks also known as peering.
www.ams-ix.net
