[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Não discordo de nenhuma palavra sua. Mas na prática a venda de altas velocidades foi imposta pelo mercado goela abaixo. Também há a questão de manter o cliente pendurado o menos possível em um download, quanto mais rápido vem, menos você fica usando a banda.

Mas infelizmente o consumidor vai pagar essa conta, as teles possuem todo o lob$$$ necessário para criar subterfúgios sobre a franquia.
A franquia na prática já existe, pois (como mesmo falei) boa parte dos clientes não consegue receber pelo que paga.
E não duvido que irão conseguir implantar, pois o Brasil é o paraíso dos que querem fazer o consumidor de trouxa.
Acho engraçado quando vejo o discurso desses executivos das grandes quando querem defender franquia, pois sempre vem com essa de ser uma "tendência mundial", como se a internet brasileira tivesse a mesma qualidade dos EUA, Austrália e parte da Europa, que são alguns mercados que vendem os planos por GB trafegados, e não por velocidade.
Devia ser "tendência" copiar a qualidade do atendimento e do serviço destes locais que eles insistem em nos comparar.

A franquia na prática já existe, pois (como mesmo falei) boa parte dos clientes não consegue receber pelo que paga.
E não duvido que irão conseguir implantar, pois o Brasil é o paraíso dos que querem fazer o consumidor de trouxa.
Acho engraçado quando vejo o discurso desses executivos das grandes quando querem defender franquia, pois sempre vem com essa de ser uma "tendência mundial", como se a internet brasileira tivesse a mesma qualidade dos EUA, Austrália e parte da Europa, que são alguns mercados que vendem os planos por GB trafegados, e não por velocidade.
Devia ser "tendência" copiar a qualidade do atendimento e do serviço destes locais que eles insistem em nos comparar.
Qualidade até a segunda página. Os fóruns gringos estão cheios de reclamações também, igual aqui. Eles vendem por velocidade com uma franquia ridícula, ou pagamento adicional para ser ilimitado, no caso dos EUA.

Qualidade até a segunda página. Os fóruns gringos estão cheios de reclamações também, igual aqui. Eles vendem por velocidade com uma franquia ridícula, ou pagamento adicional para ser ilimitado, no caso dos EUA.
EUA tem um dos mercados mais cartelizados do mundo.
Pra você ter uma ideia da situação, a Comcast mantém representantes nos conselhos dos condados americanos onde ela vende o serviço dela apenas com o intuito de barrar projetos de rede neutra (sejam construídas com recursos dos municípios ou de particulares) e de provedores com franquia ilimitada, como o Google Fiber.
O próprio Google move na Justiça Americana vários processos contra a Verizon e a Comcast por esses motivos: lobby pesado em regiões dominadas por estas operadoras e que impedem a instalação de seu serviço de fibra.

Não discordo de nenhuma palavra sua. Mas na prática a venda de altas velocidades foi imposta pelo mercado goela abaixo. Também há a questão de manter o cliente pendurado o menos possível em um download, quanto mais rápido vem, menos você fica usando a banda.

Mas infelizmente o consumidor vai pagar essa conta, as teles possuem todo o lob$$$ necessário para criar subterfúgios sobre a franquia.
Imposta pelo mercado naum, pelos vendedores. Do POV dos engenheiros é muito simples, é só limitar a velocidade ofertada à capacidade da rede. É qd bota na mão dos vendedores q eles ficam tentando tirar leite de pedra e aumentar a velocidade anunciada sem q a rede aguente. Oq eu já passei de tecnico me derrubando da port pra liberar ela pra quem ele tá fazendo instalação, é inaceitável. A rede num aguenta mais e os vendedores continuam vendendo. Com HFC então q é só cortar o cabo e botar um splitter no meio.

Com o GPON vamos ver esse problema novamente. Cada port na OLT aguenta 2500/1250. Hoje a roxinha tá vendendo até 300, mas tem ISP regional vendendo 1 Gbps já, e botando splitter com 16 ports. Depois a rede num aguenta a demanda, a gente reclama q tá lento e eles vão responder impedindo a gente de usar?

• Curtir
Reações: HFS

De qualquer forma na ausência de regulamentação tem operadoras de grande porte dando o seu jeito, havendo o viés da subjetividade sem que tenhamos parâmetros claros e objetivos do que é consumo intenso ou "abusivo", a operadora pode estipular um valor que lhe "agrada", incluindo em uma cláusula contratual um patamar de consumo que a empresa considera como "abusivo". A Tim foi a primeira a fazer isso, se estiveres fora desse limite é rua, "vá tratar sua demanda na justiça", quantos farão isso? Talvez meia dúzia de 30 casos e olhe lá. Eu leio o seguinte aqui: "De que adianta fazer isso se a justiça vai reverter?" Caia na real! Quantas pessoas vão buscar a justiça?

Quem recebeu carta da Tim alegando que teria alguns dias para migrar para o segmento empresa e tentou fazê-lo viu que não passa de história, você não consegue migrar e na modalidade empresa o limite de trafego disposto em contrato era o mesmo, não faria sentido, aquilo é apenas cortina de fumaça para dizer que deu uma chance do consumidor se adequar. Enquanto a maioria dos consumidores tiverem dispostos a "deixar pra lá", baixando a cabeça e aceitando a punição, teremos prestadoras cada vez mais destemidas em cruzar a linha da legalidade.

Na visão draconiana de algumas operadoras, para cada "golpe" em forma de infração consumerista há um "trouxa" em potencial. A escolha por vestir essa carapuça é de cada um! Não adianta alegar que temos que ver o outro lado quando tens o exemplo da Claro, aplicando reduções na surdina, sem aviso ou abatimento no valor pago, não tendo sequer um contrato bem construído com cláusulas claras, fazendo o cliente passar por verdadeira via crucis visando a desistência do reclamante. Olhar o outro lado desses filhos da puta?

Última edição:
Coincidentemente ou não, hoje apareceu de novo alguém da Claro mexendo nos postes. Ele me chamou e explicou que eles começaram a 'refazer' ou 'fazer manutenção' (esqueci os termos) em todo o node da minha região que realmente estava muito sobrecarregado. Ele conhecia bem sobre o que falava.

Diz que entregam hoje as correções. Ele até comentou que as redes não estavam preparadas para esse cenário atual com muitas pessoas em casa trabalhando, estudando e esse tanto de streaming.

Tô achando que reclamei por mim, mas que no fim ajudei um bairro inteiro. :haha:

Quanto a passar pra FFTH, meu palpite é q estão esperando a geração seguinte baratear.

GPON hoje é muito barato, por isso tá pipocando tanto ISP regional. Barateou pq a tecnologia ficou ultrapassada. No USA mesmo, q é país continental, os provedores grandes estão oferecendo mais de 1Gbps. Galera tá penando lá, pq eles estão entregando modem com LAGG em vez de passar pra 10GbE. Quem usa o modem do ISP como router num tem problema, é só ter vários devices usando e cada um fica limitado a 1Gbps ou à velocidade do WiFi, mas no total usam toda a bandwidth oferecida. Mas o pessoal q tem router próprio tá tendo q trocar por router com suporte a LAGG.

Lembrem q o GPON limita cada port na ONT a 2500/1250 Mbps e compartilha cada por com dezenas de Consumidores. É complicado colocar mais de 1 Consumidores compartilhando a mesma port e fornecer mais de 500Mbps.

A roxina passou pra GPON pq tava limitada a 35Mbps no VHDSL, enquanto a vermelhinha tava arrebentando vendendo 240Mbps. A diferença de VHDSL pra GPON é gritante. Já pra vermelhinha com seu HFC, a diferença é menor. Fora q no HFC dá pro tecnico sair cortando cabo e colocando emenda e splitter onde quiser. No GPON é preciso colocar splitter novo, precisa proteger bem a fiber, etc.

Daí, sabendo q a roxinha e os regionais mal vão conseguir chegar no 500Mbps e se venderem muito acima disso ou vão precisar investir muito na infra ou num vão entregar o contratado, a vermelhinha tá só assistindo. Qd a próxima geração depois do GPON ficar ultrapassada e nos países sérios estiverem finalmente migrando pra 10GbE e vendendo 5Gbps, aí eles investem e migram pra 1 geração na frente dos concorrentes.
Tenho link gpon 1gb e bate "1gb"

EUA tem um dos mercados mais cartelizados do mundo.
Pra você ter uma ideia da situação, a Comcast mantém representantes nos conselhos dos condados americanos onde ela vende o serviço dela apenas com o intuito de barrar projetos de rede neutra (sejam construídas com recursos dos municípios ou de particulares) e de provedores com franquia ilimitada, como o Google Fiber.
O próprio Google move na Justiça Americana vários processos contra a Verizon e a Comcast por esses motivos: lobby pesado em regiões dominadas por estas operadoras e que impedem a instalação de seu serviço de fibra.
Disse tudo. EUA não é mais exemplo para nada, não tem mais livre concorrência por lá, é cheio de regulamentações do governo em conjunto com alguma empresa dominante que impede as outras de crescerem, e tende a piorar com o novo governo. As operadoras de satélites também estão apelando de tudo aos órgãos reguladores para impedir mais lançamentos de starlinks, alegam até questões ambientais para paralisar a starlink, mas nesse caso vai ser difícil para eles já que a tecnologia e benefícios são superiores demais em relação a essas operadoras de satélite que pararam no tempo.

Última edição:
Alguém com plano PME teve velocidade reduzida?
Tenho a mesma dúvida pois tenho intenção de pegar este plano quando a Claro liberar o FTTH aqui no bairro. Ele entrega IPV4 válido desde a instalação ou tem que solicitar via SAC?

Por enquanto a internet aqui não caiu mais. Espero que não tenha mais problemas. Só tive um problema ontem quando tava jogando call of duty modern warfare que perdeu a conexão com a battlenet e fechou o jogo. E não bate os 500 mega contratados. Sempre fica entre 350-400 de down e 30-35 de up

eta porra

Carinha que veio agora até queria trocar o meu modem, mas ele não tinha os que indiquei. Dai ele subiu no telhado de casa e refez a fiação tirando umas cagadas que a net fez no passado

RX tinha q ficar ali perto do zero, não?

eta porra

Carinha que veio agora até queria trocar o meu modem, mas ele não tinha os que indiquei. Dai ele subiu no telhado de casa e refez a fiação tirando umas cagadas que a net fez no passado

Fala cara,
Esses niveis Docsis não aparecem quando faço o teste no niveis.virtua. Sabe dizer o porque?
Creio que estou com problemas de recepção de sinal. Várias vezes enquanto estou jogando, do nada meu ping sobe absurdamente e minha voz fica robotizada no discord.
Estou usando o modem Humax o modelo que fica em pé, plano de 120mb.
Segue meus sinais:

Ontem veio um técnico terceirizado da claro aqui trocar meus cabos antigos, subiu no telhado, foi embora e não colocou as telhas. Descobri pois tinha uns 500 gatos passeando na minha laje essa noite… serviço bem acabado, viu…
Relata o ocorrido no consumidor.gov.br , os caras querem atender de qualquer jeito.

Ontem veio um técnico terceirizado da claro aqui trocar meus cabos antigos, subiu no telhado, foi embora e não colocou as telhas. Descobri pois tinha uns 500 gatos passeando na minha laje essa noite… serviço bem acabado, viu…

Tem q ficar em cima.

Parece ser um certo padrão deles alguns desleixos. Aqui, quando um caminhão levou os fios, eles refizeram a nova fiação, mas deixaram os cortados pendurados.

As emendas que tinha em casa, ficou na rua de qualquer jeito.

Fala cara,
Esses niveis Docsis não aparecem quando faço o teste no niveis.virtua. Sabe dizer o porque?
Creio que estou com problemas de recepção de sinal. Várias vezes enquanto estou jogando, do nada meu ping sobe absurdamente e minha voz fica robotizada no discord.
Segue meus sinais:

Eu acho que seu modem não é Docsis 3.1, por isso não tem as duas linhas extras.

Mas o seu RX está alto, está até laranja aí na print. Do pouco que conheço, o mais "perfeito" seria perto de zero ou números menores.

Não sei se esse guia está certo, mas é o que o pessoal do fórum aqui costuma falar:

No meu caso, o meu RX ficou mais alto tbm; antes era 0.5, agora foi pra 8. Não notei nenhuma instabilidade, porém.

eta porra

RX varia de +12 a -12. O teu em 8.5 está no padrão e não terá problemas. Por via das dúvidas, abre esse painel ali pelas 18-20h pra ver se muda muito.

Screenshot-6.png

Normal nao aparecer valore do OFDMA?

• Curtir
Reações: HFS
Fala cara,
Segue meus sinais:
rede externa, solicitar visita para verificar rede externa, insistir com o técnico sobre isso

eventualmente, poderá trocar o modem para desencargo de consciencia.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem q ficar em cima.

Parece ser um certo padrão deles alguns desleixos. Aqui, quando um caminhão levou os fios, eles refizeram a nova fiação, mas deixaram os cortados pendurados.

As emendas que tinha em casa, ficou na rua de qualquer jeito.

Eu acho que seu modem não é Docsis 3.1, por isso não tem as duas linhas extras.

Mas o seu RX está alto, está até laranja aí na print. Do pouco que conheço, o mais "perfeito" seria perto de zero ou números menores.

Não sei se esse guia está certo, mas é o que o pessoal do fórum aqui costuma falar:

No meu caso, o meu RX ficou mais alto tbm; antes era 0.5, agora foi pra 8. Não notei nenhuma instabilidade, porém.
esse site aí tem informações incorretas.

TX de 38 a 51
RX de -12 a +12
SNR UP mínimo 27
SNR DS minimo 35

apesar do SNR UP ser mínimo 27, recomendado estar acima de 32

Imposta pelo mercado naum, pelos vendedores. Do POV dos engenheiros é muito simples, é só limitar a velocidade ofertada à capacidade da rede. É qd bota na mão dos vendedores q eles ficam tentando tirar leite de pedra e aumentar a velocidade anunciada sem q a rede aguente. Oq eu já passei de tecnico me derrubando da port pra liberar ela pra quem ele tá fazendo instalação, é inaceitável. A rede num aguenta mais e os vendedores continuam vendendo. Com HFC então q é só cortar o cabo e botar um splitter no meio.

Com o GPON vamos ver esse problema novamente. Cada port na OLT aguenta 2500/1250. Hoje a roxinha tá vendendo até 300, mas tem ISP regional vendendo 1 Gbps já, e botando splitter com 16 ports. Depois a rede num aguenta a demanda, a gente reclama q tá lento e eles vão responder impedindo a gente de usar?
Quando a rede é bem construída e dimensionada os problemas não ocorrem coma uma certa frequência mesmo com a limitação da OLT.
e hoje a roxinha esta vendendo planos até 600mb (cpf) e 1gb (CNPJ)
Essa questão da NET infelizmente vai continuar como ocorria no adsl da vivo e OI.
O ideal é se o serviço não esta funcionando legal é reclamar até a solução e solicitando sempre isenção na fatura
com qualquer transtorno.

Pessoal, meu modem é 3.1 mas no niveis.virtua aparece só a primeira faixa de dados, não aparece os do docsis 3.1. Minha cidade tem planos de 500 (meu é 250). Meu modem está em bridge, será por isso?

Users who are viewing this thread

Voltar