Quanto a passar pra FFTH, meu palpite é q estão esperando a geração seguinte baratear.
GPON hoje é muito barato, por isso tá pipocando tanto ISP regional. Barateou pq a tecnologia ficou ultrapassada. No USA mesmo, q é país continental, os provedores grandes estão oferecendo mais de 1Gbps. Galera tá penando lá, pq eles estão entregando modem com LAGG em vez de passar pra 10GbE. Quem usa o modem do ISP como router num tem problema, é só ter vários devices usando e cada um fica limitado a 1Gbps ou à velocidade do WiFi, mas no total usam toda a bandwidth oferecida. Mas o pessoal q tem router próprio tá tendo q trocar por router com suporte a LAGG.
Lembrem q o GPON limita cada port na ONT a 2500/1250 Mbps e compartilha cada por com dezenas de Consumidores. É complicado colocar mais de 1 Consumidores compartilhando a mesma port e fornecer mais de 500Mbps.
A roxina passou pra GPON pq tava limitada a 35Mbps no VHDSL, enquanto a vermelhinha tava arrebentando vendendo 240Mbps. A diferença de VHDSL pra GPON é gritante. Já pra vermelhinha com seu HFC, a diferença é menor. Fora q no HFC dá pro tecnico sair cortando cabo e colocando emenda e splitter onde quiser. No GPON é preciso colocar splitter novo, precisa proteger bem a fiber, etc.
Daí, sabendo q a roxinha e os regionais mal vão conseguir chegar no 500Mbps e se venderem muito acima disso ou vão precisar investir muito na infra ou num vão entregar o contratado, a vermelhinha tá só assistindo. Qd a próxima geração depois do GPON ficar ultrapassada e nos países sérios estiverem finalmente migrando pra 10GbE e vendendo 5Gbps, aí eles investem e migram pra 1 geração na frente dos concorrentes.