[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Pessoal, meu modem é 3.1 mas no niveis.virtua aparece só a primeira faixa de dados, não aparece os do docsis 3.1. Minha cidade tem planos de 500 (meu é 250). Meu modem está em bridge, será por isso?
tem nada a ver o modem estar em bridge.

o que acontece, a net não ativou os canais 3.1 no node que vc esta conectado, logo os mesmos não são mostrados no site la do níveis.

Quanto a passar pra FFTH, meu palpite é q estão esperando a geração seguinte baratear.

GPON hoje é muito barato, por isso tá pipocando tanto ISP regional. Barateou pq a tecnologia ficou ultrapassada. No USA mesmo, q é país continental, os provedores grandes estão oferecendo mais de 1Gbps. Galera tá penando lá, pq eles estão entregando modem com LAGG em vez de passar pra 10GbE. Quem usa o modem do ISP como router num tem problema, é só ter vários devices usando e cada um fica limitado a 1Gbps ou à velocidade do WiFi, mas no total usam toda a bandwidth oferecida. Mas o pessoal q tem router próprio tá tendo q trocar por router com suporte a LAGG.

Lembrem q o GPON limita cada port na ONT a 2500/1250 Mbps e compartilha cada por com dezenas de Consumidores. É complicado colocar mais de 1 Consumidores compartilhando a mesma port e fornecer mais de 500Mbps.

A roxina passou pra GPON pq tava limitada a 35Mbps no VHDSL, enquanto a vermelhinha tava arrebentando vendendo 240Mbps. A diferença de VHDSL pra GPON é gritante. Já pra vermelhinha com seu HFC, a diferença é menor. Fora q no HFC dá pro tecnico sair cortando cabo e colocando emenda e splitter onde quiser. No GPON é preciso colocar splitter novo, precisa proteger bem a fiber, etc.

Daí, sabendo q a roxinha e os regionais mal vão conseguir chegar no 500Mbps e se venderem muito acima disso ou vão precisar investir muito na infra ou num vão entregar o contratado, a vermelhinha tá só assistindo. Qd a próxima geração depois do GPON ficar ultrapassada e nos países sérios estiverem finalmente migrando pra 10GbE e vendendo 5Gbps, aí eles investem e migram pra 1 geração na frente dos concorrentes.
Então os HFC de hoje serão os primeiros a receber 10G de amanhã?
Aceito esperar.
:bwahaha:

Imposta pelo mercado naum, pelos vendedores. Do POV dos engenheiros é muito simples, é só limitar a velocidade ofertada à capacidade da rede. É qd bota na mão dos vendedores q eles ficam tentando tirar leite de pedra e aumentar a velocidade anunciada sem q a rede aguente. Oq eu já passei de tecnico me derrubando da port pra liberar ela pra quem ele tá fazendo instalação, é inaceitável. A rede num aguenta mais e os vendedores continuam vendendo. Com HFC então q é só cortar o cabo e botar um splitter no meio.

Com o GPON vamos ver esse problema novamente. Cada port na OLT aguenta 2500/1250. Hoje a roxinha tá vendendo até 300, mas tem ISP regional vendendo 1 Gbps já, e botando splitter com 16 ports. Depois a rede num aguenta a demanda, a gente reclama q tá lento e eles vão responder impedindo a gente de usar?
Com certeza. Muitos acham que FTTH (xPON) é imune a saturação, mas tudo tem limite. 2500/1250 por porta, vc pendura 128 clientes aí, dependendo do perfil dos usuários instalados ali, a porta vai ficar ferrada.

Mas, fazer o que né, é link compartilhado, está sujeito a isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então os HFC de hoje serão os primeiros a receber 10G de amanhã?
Aceito esperar.
:bwahaha:
10G é dificil mensurar, mas massivamente teremos 1gbps com custo razoável antes das concorrentes. 1gbps tanto no HFC quanto no FTTH.

RX varia de +12 a -12. O teu em 8.5 está no padrão e não terá problemas. Por via das dúvidas, abre esse painel ali pelas 18-20h pra ver se muda muito.

Passou das 18 e subiu um pouco sim. Agora está em 9.5, às 19h49. Vou medir mais tarde de novo.

7-E40-A257-8-F7-B-49-B3-B9-FE-2-C27136-FA751.jpg

Olha o que apareceu aqui agora.. mas deve ser pau no site, espero eu oO

Quanto a passar pra FFTH, meu palpite é q estão esperando a geração seguinte baratear.

GPON hoje é muito barato, por isso tá pipocando tanto ISP regional. Barateou pq a tecnologia ficou ultrapassada. No USA mesmo, q é país continental, os provedores grandes estão oferecendo mais de 1Gbps. Galera tá penando lá, pq eles estão entregando modem com LAGG em vez de passar pra 10GbE. Quem usa o modem do ISP como router num tem problema, é só ter vários devices usando e cada um fica limitado a 1Gbps ou à velocidade do WiFi, mas no total usam toda a bandwidth oferecida. Mas o pessoal q tem router próprio tá tendo q trocar por router com suporte a LAGG.

Lembrem q o GPON limita cada port na ONT a 2500/1250 Mbps e compartilha cada por com dezenas de Consumidores. É complicado colocar mais de 1 Consumidores compartilhando a mesma port e fornecer mais de 500Mbps.

A roxina passou pra GPON pq tava limitada a 35Mbps no VHDSL, enquanto a vermelhinha tava arrebentando vendendo 240Mbps. A diferença de VHDSL pra GPON é gritante. Já pra vermelhinha com seu HFC, a diferença é menor. Fora q no HFC dá pro tecnico sair cortando cabo e colocando emenda e splitter onde quiser. No GPON é preciso colocar splitter novo, precisa proteger bem a fiber, etc.

Daí, sabendo q a roxinha e os regionais mal vão conseguir chegar no 500Mbps e se venderem muito acima disso ou vão precisar investir muito na infra ou num vão entregar o contratado, a vermelhinha tá só assistindo. Qd a próxima geração depois do GPON ficar ultrapassada e nos países sérios estiverem finalmente migrando pra 10GbE e vendendo 5Gbps, aí eles investem e migram pra 1 geração na frente dos concorrentes.
a vermelhinha não está nem conseguindo migrar todos os clientes para docsis 3.1 muitos ainda no 3.0 isso se não partirem para fibra
que é um caminho sem volta.
Imagine 4.0 que ainda nem nasceu.
A vivo e a Oi so estão esperando a net lançar 1GB que logo estão prontas para avançar no XGSPON.

A Oi afirma que a velocidade de gigabit já será lançada pela tecnologia GPON, utilizada atualmente pela Oi Fibra. No entanto, a empresa anunciou que irá atualizar a rede para o padrão XGSPON no ano de 2021.

Galera,

Minha net Claro está péssima as vezes demora para abrir as paginas, as vezes fica normal rápida.

Entrei aqui no: http://niveis.virtua.com.br/

Esse é meu status, está normal?
Ja solicitou uma visita técnica explicando a situação??
Não vou saber se o sinal do rx esta normal ou não no caso do gpon.

Última edição:
a vermelhinha não está nem conseguindo migrar todos os clientes para docsis 3.1 muitos ainda no 3.0 isso se não partirem para fibra
que é um caminho sem volta.
Imagine 4.0 que ainda nem nasceu.
A vivo e a Oi so estão esperando a net lançar 1GB que logo estão prontas para avançar no XGSPON.

A Oi afirma que a velocidade de gigabit já será lançada pela tecnologia GPON, utilizada atualmente pela Oi Fibra. No entanto, a empresa anunciou que irá atualizar a rede para o padrão XGSPON no ano de 2021.

Ja solicitou uma visita técnica explicando a situação??
Não vou saber se o sinal do rx esta normal ou não no caso do gpon.
Na verdade o movimento de mercado sempre foi a Claro avançar depois que a outra avançasse e não o contrário hehe

Quando se fala em VPN tem gente que torce o nariz. Por falar nisso, amanhã zera o contador de trafego na rede HFC da Claro, podendo-se iniciar um novo ciclo de "toragem" :awesome:

Quando se fala em VPN tem gente que torce o nariz. Por falar nisso, amanhã zera o contador de trafego na rede HFC da Claro, podendo-se iniciar um novo ciclo de "toragem" :awesome:
São ligadas a gigantes do entretenimento, como a Sony, Warner e Universal, cuja dona é a Comcast.

Viram o problema de uma empresa ser dona de tudo?

São ligadas a gigantes do entretenimento, como a Sony, Warner e Universal, cuja dona é a Comcast.

Sinceramente, aplicar infração devido ao download de conteúdo pirata, eu concordo.
Se quer consumir algo que é pago, pague por ele.

Devem ter baixado o linux pelo torrent e foi punido.
Ja aconteceu isso com a mesma empresa.
Sem provas concretas a operadora pode tomar processo com isso.

Última edição:
A bola da vez eu acho que agora enfim é esse modem escroto. 6h da manhã percebi um led laranja no meu Archer C7 entregando de novo a falta de sinal, enquanto que o CBN estava lá "lindão" todo acesso.

7 da manhã tirei da tomada e botei de novo. Led US piscando. Fui escovar os dentes, voltei e havia internet.

A bola da vez eu acho que agora enfim é esse modem escroto. 6h da manhã percebi um led laranja no meu Archer C7 entregando de novo a falta de sinal, enquanto que o CBN estava lá "lindão" todo acesso.

7 da manhã tirei da tomada e botei de novo. Led US piscando. Fui escovar os dentes, voltei e havia internet.
Mano, aqui em casa foi duas vezes. Tava no PC jogando e a patroa assistindo netflix. Caiu a internet, Apagou as luzes do DS,US e online. Depois de 3 min acendeu a DS e ficou piscando a US. Um tempo depois a US ficou acesa e a online tbm. essa queda ta irritando já.

Mano, aqui em casa foi duas vezes. Tava no PC jogando e a patroa assistindo netflix. Caiu a internet, Apagou as luzes do DS,US e online. Depois de 3 min acendeu a DS e ficou piscando a US. Um tempo depois a US ficou acesa e a online tbm. essa queda ta irritando já.

Onde cê mora? Qual seu modem?

Aqui é todo dia essa farra. Ontem caiu, mas em 2 ou 3 minutos voltou, inclusive com o CBN apagando sozinho os leds e voltando a conexão.

Tirei ele de bridge pensando ser esse o problema, mas aparentemente, não é.

Onde cê mora? Qual seu modem?

Aqui é todo dia essa farra. Ontem caiu, mas em 2 ou 3 minutos voltou, inclusive com o CBN apagando sozinho os leds e voltando a conexão.

Tirei ele de bridge pensando ser esse o problema, mas aparentemente, não é.
Moro na penha, ZL de São Paulo. Isso que assinei a net faz uns 5 dias. Modem kaonmedia cg3000

Última edição:
Moro na penha, ZL de São Paulo. Isso que assinei a net faz uns 5 dias. Modem kaonmedia cg3000

Que plano?

Aqui sou cliente NET há uns 15 anos, talvez mais, mas em junho agora, trocamos os 240 mb para 500 e foi onde a palhaçada começou.

Users who are viewing this thread

Voltar