[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Foi só eu fazer o post e ir tirar as SS pra conexão cair novamente.

Olhando pelo router, tô recebendo IPv4 189.6.0.0, então o bridge tá funcionando. Ou seja, o bridge continua, mas agora se precisar num consigo voltar pra router. Imagino q quem tá em router num consegue passar pra bridge. Ou seja, a config continua armazenada no modem e sendo usada e todo o software dele permanece funcionando, eles apenas tiraram fora a página de configuração. Num duvido q tendo a URL das páginas elas ainda estejam acessíveis, mas eu nunca me incomodei em anotar :/

Enquanto eu digitava o post, a conexão voltou! Tá osso isso. Vou ligar agora no SAC pra cobrar satisfação e registrar protocolo pra pelo menos descontarem da fatura. Se a conexão tá caindo e voltando sozinha, então dificilmente o problema é no meu router.

Segue as SS. Vc conseguem identificar por elas qual o modelo do modem? Compensa pedir pra trocarem? Conseguem ver como tá o sinal?

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tô de olho no Archer C7, parece uma boa opção.

Tenho o C7, é um AP muito bom, aki ele fica no canto do quarto e consigo sinal na rua dos 2 lados do bloco.

Mas ele tem muito muito pouco storage! Num consegui instalar nem Python nele! Dá pra controlar os LEDs dele e fiz um client em Bash mesmo, q manda request pro meu Server pra pegar infos do monitoramento e com essas infos controlo os LEDs. Ficou bem legal pra ver, mas um inferno pra implementar em Bash.

Ah e eu uso ele como AP só, sem condição usar ele como router. Fiz uma custom image retirando todos os softwares de router pra liberar storage, e sim, mesmo sem eles ainda num deu pra instalar Python. Preferi instalar o vim-fuller :rool:

Olhando pelo router, tô recebendo IPv4 189.6.0.0, então o bridge tá funcionando. Ou seja, o bridge continua, mas agora se precisar num consigo voltar pra router. Imagino q quem tá em router num consegue passar pra bridge. Ou seja, a config continua armazenada no modem e sendo usada e todo o software dele permanece funcionando, eles apenas tiraram fora a página de configuração. Num duvido q tendo a URL das páginas elas ainda estejam acessíveis, mas eu nunca me incomodei em anotar :/

Enquanto eu digitava o post, a conexão voltou! Tá osso isso. Vou ligar agora no SAC pra cobrar satisfação e registrar protocolo pra pelo menos descontarem da fatura. Se a conexão tá caindo e voltando sozinha, então dificilmente o problema é no meu router.

Segue as SS. Vc conseguem identificar por elas qual o modelo do modem? Compensa pedir pra trocarem? Conseguem ver como tá o sinal?

Tenho o C7, é um AP muito bom, aki ele fica no canto do quarto e consigo sinal na rua dos 2 lados do bloco.

Mas ele tem muito muito pouco storage! Num consegui instalar nem Python nele! Dá pra controlar os LEDs dele e fiz um client em Bash mesmo, q manda request pro meu Server pra pegar infos do monitoramento e com essas infos controlo os LEDs. Ficou bem legal pra ver, mas um inferno pra implementar em Bash.

Ah e eu uso ele como AP só, sem condição usar ele como router. Fiz uma custom image retirando todos os softwares de router pra liberar storage, e sim, mesmo sem eles ainda num deu pra instalar Python. Preferi instalar o vim-fuller :rool:
Esse modelo aí é o Humax HGB10R-02 né?

Olhando pelo router, tô recebendo IPv4 189.6.0.0, então o bridge tá funcionando. Ou seja, o bridge continua, mas agora se precisar num consigo voltar pra router. Imagino q quem tá em router num consegue passar pra bridge.

A questão de você não conseguir passar para bridge/router após a atualização de firmware é porque você não está conseguindo localizar a opção. Entre nas configurações do roteador, clique em configurações avançadas>Menu>Rede>Configurações básicas. Role a página até o fim e lá em baixo estará a configuração para selecionar o modo router ou bridge. Eu ainda não vi nenhum roteador da operadora Claro/Net bloqueado para bridge.

Última edição:
A questão de você não conseguir passar para bridge/router após a atualização de firmware é porque você não está conseguindo localizar a opção. Entre nas configurações do roteador, clique em configurações avançadas>Menu>Rede>Configurações básicas. Role a página até o fim e lá em baixo estará a configuração para selecionar o modo router ou bridge. Eu ainda não vi nenhum roteador da operadora Claro/Net bloqueado para bridge.
Realmente hahaha

Qd eu vi esse item ontem, devo ter imaginado q era pra voltar pro "modo básico", pq à direita tem link pra página "configuração rápida", aí nem entrei. Muito esculhambado o browsing dessa interface nova.

Vc sabe pq eles mudaram?

Aproveitando, ontem bati boca bonito com o atendente. Ele disse q tudo q podia fazer remoto já tinha feito *e q qqr outro atendente falaria a mesma coisa*, e q era preciso mandar um tecnico pra me dizer pq a interface web do modem mudou. (Muita esculhambação a desses atendentes, pra absolutamente *tudo* eles kerem mandar tecnico na nossa casa!), e claro num podia faltar a ameaça de cobrar a visita. Tá, vou pagar um valor q ele nem quis dizer qual pra um tecnico vir aqui me revelar o motivo da interface ter mudado hahaha

Eu disse q se ele quiser mandar eu autorizo, mas obviamente num posso aceitar pagar pra isso. Ele entrou em loop no script repetindo q eu preciso autorizar o envio do tecnico, e eu respondendo q já tá autorizado o envio e q num aceito pagar pro tecnico me dar uma informação. Ele veio me culpar do atendimento num estar progredindo, eu falei pra ele me passar o protocolo e ele desligou na minha cara :D

Liguei novamente e o outro atendente verificou q num foi registrado protocolo nenhum no atendimento dele. Eu agradeci e preferi ligar outra vez, e num é q caí com o 1º tecnico de novo? :D Falei umas boas pra ele, ele ficou gaguejando por num esperar voltar a falar comigo depois de ter desligado na minha cara, e disse q tinha me transferido pra outro atendente. Ora, mas ele num tinha me dito q qqr atendente falaria o mesmo q ele disse? :D

Claro/terceirizada aqui na rua olhando todos os postes. :que:

Ou é coincidência, ou já é reflexo das reclamações na Anatel e Consumidor.gov.br, apesar de eu não ter nenhuma resposta até então. Veremos.

Qd eu vi esse item ontem, devo ter imaginado q era pra voltar pro "modo básico", pq à direita tem link pra página "configuração rápida", aí nem entrei. Muito esculhambado o browsing dessa interface nova.

Vc sabe pq eles mudaram?

No contexto da claro/Net a adoção de firmware personalizado traz vantagens operacionais facilitando o trabalho do técnico de campo, uma vez que todos os roteadores da operadora que receberam a atualização estão usando a mesma interface gerenciável. Se você analisar 5 modelos de router de marcas diferentes verá que todos terão o mesmo caminho para acessar funções/opções.

ontem bati boca bonito com o atendente. Ele disse q tudo q podia fazer remoto já tinha feito *e q qqr outro atendente falaria a mesma coisa*, e q era preciso mandar um tecnico pra me dizer pq a interface web do modem mudou.

A única justificativa plausível para o atendente ter sugerido a visita de um técnico é desconhecer que a Claro vem atualizando o firmware de seus roteadores alterando toda a interface.

Liguei novamente e o outro atendente verificou q num foi registrado protocolo nenhum no atendimento dele. Eu agradeci e preferi ligar outra vez, e num é q caí com o 1º tecnico de novo? :D Falei umas boas pra ele, ele ficou gaguejando por num esperar voltar a falar comigo depois de ter desligado na minha cara, e disse q tinha me transferido pra outro atendente. Ora, mas ele num tinha me dito q qqr atendente falaria o mesmo q ele disse? :D

Não adianta discutir nesse caso. Ele não recebeu a informação e a operadora tem o direito de atualizar os seus roteadores, há ainda o fato de que não existe regulamentação vigente que obrigue uma prestadora a dar pleno acesso as configurações dos seus equipamentos. A Claro sempre liberou o modo bridge mas não existe essa obrigação!

Última edição:
Agora essa bosta de CBN CH8568 perdeu sinal e fica com o US piscante. 1 hora já, puta que pariu. Não consigo nem acessar ele via cabo pra tentar tirar do bridge e ver se "melhora"

Bom dia,
Estou desde ontem passando raiva com a Claro aqui em Bragança Paulista.

O modem perde o sinal, ligo lá e dizem que vão mandar uma atualização e pedem para reiniciar. A internet volta a funcionar por um tempo e cai de novo.

Atualmente estou com o Technicolor TC7337, existe modelo melhor que esse? Vai vir um técnico aqui ver qual o problema e vou pedir para trocar esse modem.

A conexão está com esses valores:
Sinal TX 46.0
Sinal RX 10.0
SNR DS 42.8
SNR UP 42.1
Receive Power 0.0

Achei estranho a relutância da atendente mandar um técnico, já fiz esses procedimentos várias vezes e ainda sim não queriam mandar um técnico.

Última edição:
Mexeram no poste e o TX melhorou um pouco...

Amanhã alguém vem pra trocar o modem. Nas reclamações, pedi um Arris, Humax ou Technicolor (o CGA4233CLB). Não gostei desse CBN não.

Última edição:
Bom dia,
Estou desde ontem passando raiva com a Claro aqui em Bragança Paulista.

O modem perde o sinal, ligo lá e dizem que vão mandar uma atualização e pedem para reiniciar. A internet volta a funcionar por um tempo e cai de novo.

Atualmente estou com o Technicolor TC7337, existe modelo melhor que esse? Vai vir um técnico aqui ver qual o problema e vou pedir para trocar esse modem.

A conexão está com esses valores:
Sinal TX 46.0
Sinal RX 10.0
SNR DS 42.8
SNR UP 42.1
Receive Power 0.0

Achei estranho a relutância da atendente mandar um técnico, já fiz esses procedimentos várias vezes e ainda sim não queriam mandar um técnico.
Qualquer outro modem é melhor q esse modem kkkk vc ta com o pior modem deles

técnico instalou ontem um link de 500 mega. Hoje de madrugada, nao pode conectar dois dispositivos na mesma rede wifi que a luz Online do modem apaga e cai a internet. Modem Kaonmedia CG3000

Responderam minha reclamação no Consumidor.gov.br e amanhã vem um técnico aqui, provavelmente para trocar esse CBN.

Tirei ele de bridge e deixei meu C7 como AP.

Curiosamente, a internet oscilou às 13h30 de novo, mas o sinal voltou estável em cerca de 2 minutos. CBN não "travou".

Aproveitei para promover a campanha:

Odeio você, Claro

O "#Net-Claro" aí é do vizinho. O meu desativei. :haters:

Saiu um vídeo do canal Central sobre aquela questão da limitação de velocidade com os relatos aqui do fórum.

No contexto da claro/Net a adoção de firmware personalizado traz vantagens operacionais facilitando o trabalho do técnico de campo, uma vez que todos os roteadores da operadora que receberam a atualização estão usando a mesma interface gerenciável. Se você analisar 5 modelos de router de marcas diferentes verá que todos terão o mesmo caminho para acessar funções/opções.

Não adianta discutir nesse caso. Ele não recebeu a informação e a operadora tem o direito de atualizar os seus roteadores, há ainda o fato de que não existe regulamentação vigente que obrigue uma prestadora a dar pleno acesso as configurações dos seus equipamentos. A Claro sempre liberou o modo bridge mas não existe essa obrigação!
Realmente, faz sentido, eles terem modelos diferentes e colocar todos coa mesma UI pra facilitar a operação dos tecnicos.

Vc tem alguma fonte interna pra saber isso? Vc mexeu em modelos diferentes?

Adiantar realmente num adianta, mas fiquei irritado coa forma q ele falou na 1ª vez, colocando visita tecnica como única alternativa e junto querendo me empurrar taxa pra ele vir. E eu dizendo q a empresa é obrigada a prestar o serviço corretamente o qual eu já pago e ainda assim ele querendo empurrar a cobrança. E desligando na minha cara qd eu peço o protocolo. Se ele já conseguiu me irritar, então qqr coisa q eu tiver é lucro, e foi muito gratificante ouvir ele gaguejando ao me reconhecer.

Quanto a regulação, isso tem sido complicado há anos, principalmente na questão do IPv6. O padrão define q ISP deve fornecer pro Consumidor PD de pelo menos 56bit, mas os softwares dos routers obviamente aceitam receber PDs maiores e menores, e os ISP abusam disso empurrando 64bit. Sendo q o mesmo padrão define q todo ISP deve receber no mínimo 1 prefix de 32bit, oq garante a todos os ISPs do mundo a capacidade de prestar serviço a no mínimo de 16 milhões de Consumidores. Como comparativo, a empresa com maior quantidade de IPv4 no Brasil é a Claro, por ter comprado a Embratel, e ela tem pouco mais de 9 milhões.

Obviamente num tem lei reiterando o padrão IPv6, mas tem lei determinando q o serviço deve ser prestado de acordo coa qualidade ofertada. Acesso a Internet exige o correto fornecimento de endereços e roteamentos IP, então pra q prestem o serviço contratado eles devem seguir corretamente o padrão IPv4 ou IPv6. A Anatel regula q todos os ISP em breve deverão fornecer IPv6, sem dizer objetivamente o tamanho do prefix, e aí eles usam essa falta de clareza pra fugir de seguir o padrão. Pra vc ter ideia, tecnico da roxinha já me disse q ela é empresa privada e empresas privadas num precisam usar os protocolos dentro dos padrões, q apenas empresas estatais tem essa obrigação. Ou seja, eles usam os protocolos do jeito q quiserem, e se a Internet num funcionar, azar o nosso, nós q vamos pedir pro governo fundar novas estatais pra prestar serviço adequadamente.

O caminho pra gente aí seria entrar na justiça e conseguir explicar isso pro juiz e ele dar ordem pra q a empresa cumpra o padrão, aí isso viraria jurisprudência.

No caso de router, as empresas primeiro num podem obrigar a gente a comprar ou alugar, pois seria venda casada. Elas podem obrigar a gente a usar o aparelho delas, seja ele router ou bridge, mas na saída desse aparelho nós temos o direito de conectar qqr device compatível coa Internet e esse device funcionar corretamente. É oq eu falei rapidamente com o tecnico ontem, eu posso usar um router meu e esse router precisa acessar a Internet. Do router pra dentro, é responsabilidade minha e o ISP num precisa e eu nem permito q ele mexa. Mas o router precisa acessar. E ontem ele tava caindo e ping dando package loss. A empresa num pode me proibir de usar um router meu, e nem me obrigar a aceitar pagar taxa extra pra mandar tecnico na minha casa por causa de eu estar usando router.

Ela é obriga a fornecer modem em modo bridge ou modo router? Se ambos fornecerem o acesso corretamente, não. Mas, estando elas fornecendo IPv6 PD fora do padrão, eu só consigo ter um PD no meu router colocando o modem dela em bridge, então pela forma como ela fornece a Internet ela precisa sim colocar ele nesse modo. Se ela desse por exemplo um prefix de 52bit pro modem dela em router e esse delegasse um prefix de 56bit pro meu router, eu num poderia exigir q ele fosse colocado em bridge.

Independente disso tudo, bastaria q a empresa - seus "engenheiros" e atendentes - tivesse boa vontade e prestasse o serviço e atendimento com qualidade, e tudo isso q eu falei seria irrelevante.

Pessoal, aquele aviso no site do niveis.virtua sobre DNS de terceiros é pra ser seguido? Que uso o 1.1.1.1, pode dar problema?

Vc tem alguma fonte interna pra saber isso? Vc mexeu em modelos diferentes?

Sim, em três modelos de marcas diferentes com firmware personalizado, não é a toa que lhe dei o passo a passo para que você chegasse na opção exata onde consta a configuração para os modos bridge e router sem sequer saber o modelo de roteador que você possuía. O firmware personalizado da Claro é idêntico nos routers Docsis da Arris, Sagemcom, Humax etc.

mas fiquei irritado coa forma q ele falou na 1ª vez, colocando visita tecnica como única alternativa e junto querendo me empurrar taxa pra ele vir.

Eu evito ligar para o número de atendimento da Claro como o Diabo foge da cruz, eu já reportei no fórum que no menor sinal de chance o atendente se compraz e esboça satisfação em te empurrar visita técnica, é algo sem precedentes!

Finalmente foi instalado a fibra, nem estava botando fé.
Plano de 500 mega. Download 540 Upload 255

Técnico que instalou falou que meu condomínio instalaram Fibra devido ter um diretor da CLARO que mora no prédio hehe hehe.

Região de Interlagos disse que tem apenas meu condomínio, outro no bairro Campo Grande, e na Av Washington Luís. Onde ele suspeita ter algum diretor que mora nestes lugares.
E que não tem previsão de instalarem fibra na região para demais clientes.

Perguntei se ele levaria o roteador HFC embora, ainda funcionando. ele disse que devo ligar na central e cancelar. (Já vi que vou ter 2 faturas) 1 fibra e 1 HFC.

Perguntei sobre as TVs se vai ser fibra também, ele disse que por enquanto vai ser fibra somente internet e TV no coaxial.
Pois a TV ainda esta em testes por ter delay.

Senti uma pequena diferença nas Smart TV, NETFLIX, Amazon Prime abre os vídeos de forma instantânea, não que no HFC demorasse, mas agora abre os vídeos bem mais rápidos.

Computadores, celulares não percebi diferenças, entre Fibra e HFC, por usar de forma básica. Sites de notícias, Spotify...
Porém meus filhos falam que agora esta bem melhor.

Agora na VPN, a questão das quedas pararam.
A diferença é absurda.

Na Fibra, a VPN, preciso abrir uma pasta e/ou arquivo, parece que estou mexendo no PC local.

No HFC demora um pouco para abrir as pastas e arquivos.

Não consigo entender o porquê de uma empresa tão grande como a NET agora CLARO, não ter passado fibra antes. Claramente a experiencia na fibra é melhor.

Saiu um vídeo do canal Central sobre aquela questão da limitação de velocidade com os relatos aqui do fórum.

Se começarem a discutir muito sobre isso dando visibilidade nacional ao fórum, no final do dia vem o enviado deles, tentando descaracterizar quem foi limitado e desmoralizar os relatos, não faz muito teve um tipo desses aqui, dando carteiraço no pessoal porque se dizia da área. Oras, onde já se viu mentirem assim sendo que a Anatel aplica multas pesadíssimas nas operadoras? Essa foi a alegação da pessoa.
No final das contas a história do @capa_da_gaita e do Leonardo, vulgo @SKINNER-BH71, vai acabar virando livro :br:

Última edição:
Se começarem a discutir muito sobre isso dando visibilidade nacional ao fórum, no final do dia vem o enviado deles, tentando descaracterizar quem foi limitado e desmoralizar os relatos, não faz muito teve um tipo desses aqui, dando carteiraço no pessoal porque se dizia da área. Oras, onde já se viu mentirem assim sendo que a Anatel aplica multas pesadíssimas nas operadoras? Essa foi a alegação do comediante, ops! Do enviado deles, é que meu teclado está digitando algumas palavras sozinho e a tecla Del não está funcionando.
No vídeo da Central, o "Lion" cita os membros do fórum aqui que foram prejudicados e mete o pau na operadora.
É um canal com um longo alcance e relevância no YouTube entre os canais brasileiros. Apesar de eu discordar deles em diversos outros assuntos, nesse foram bem.
E sobre essa questão de quem veio aqui defender a empresa e dar carteirada, é bem feio mesmo isso. Acham que aqui tem leigo que vai cair em conversa. Muitos dos clientes que essas empresas atendem, são da área também ou de uma área específica que lida com essas tecnologias então sabe que está sendo passado pra trás.
E muitos não são da área, mas são curiosos e procuram ter o conhecimento necessário para não serem enganados.
E o direito de cobrar da empresa, lógico, de forma educada e estando correto, é muito válido. Errado é quem defende cegamente.

Agora essa bosta de CBN CH8568 perdeu sinal e fica com o US piscante. 1 hora já, puta que pariu. Não consigo nem acessar ele via cabo pra tentar tirar do bridge e ver se "melhora"
Está fora de sincronia.

Pode ser qualquer coisa, seu modem com problema, algum passivo com problema, intermitência.
Primeira coisa que o técnico vai fazer é trocar o modem (suspeito que não seja esse o problema, mas...).

resolvaaqui.claro.com.br, marca visita e solicita a troca do modem como deseja.

Finalmente foi instalado a fibra, nem estava botando fé.
Plano de 500 mega. Download 540 Upload 255

Técnico que instalou falou que meu condomínio instalaram Fibra devido ter um diretor da CLARO que mora no prédio hehe hehe.

Região de Interlagos disse que tem apenas meu condomínio, outro no bairro Campo Grande, e na Av Washington Luís. Onde ele suspeita ter algum diretor que mora nestes lugares.
E que não tem previsão de instalarem fibra na região para demais clientes.

Perguntei se ele levaria o roteador HFC embora, ainda funcionando. ele disse que devo ligar na central e cancelar. (Já vi que vou ter 2 faturas) 1 fibra e 1 HFC.

Perguntei sobre as TVs se vai ser fibra também, ele disse que por enquanto vai ser fibra somente internet e TV no coaxial.
Pois a TV ainda esta em testes por ter delay.

Senti uma pequena diferença nas Smart TV, NETFLIX, Amazon Prime abre os vídeos de forma instantânea, não que no HFC demorasse, mas agora abre os vídeos bem mais rápidos.

Computadores, celulares não percebi diferenças, entre Fibra e HFC, por usar de forma básica. Sites de notícias, Spotify...
Porém meus filhos falam que agora esta bem melhor.

Agora na VPN, a questão das quedas pararam.
A diferença é absurda.

Na Fibra, a VPN, preciso abrir uma pasta e/ou arquivo, parece que estou mexendo no PC local.

No HFC demora um pouco para abrir as pastas e arquivos.

Não consigo entender o porquê de uma empresa tão grande como a NET agora CLARO, não ter passado fibra antes. Claramente a experiencia na fibra é melhor.
A experiência em uso no FTTH e no HFC são semelhantes. Usei por quase 9 anos Vivo Fibra e estou há praticamente 8 anos com Claro HFC. Usabilidade é a mesma e único diferencial de fato é a largura de banda upstream. De resto, é a mesma coisa praticamente.

Não passam fibra pois o HFC não é tecnologia morta.

E como já dito, essas instalações fibra ficarão em meio pingado mesmo, provavelmente devido ao adensamento nesses locais ou de aproveitamento de alguma outra infra.

No vídeo da Central, o "Lion" cita os membros do fórum aqui que foram prejudicados e mete o pau na operadora.
É um canal com um longo alcance e relevância no YouTube entre os canais brasileiros. Apesar de eu discordar deles em diversos outros assuntos, nesse foram bem.
E sobre essa questão de quem veio aqui defender a empresa e dar carteirada, é bem feio mesmo isso. Acham que aqui tem leigo que vai cair em conversa. Muitos dos clientes que essas empresas atendem, são da área também ou de uma área específica que lida com essas tecnologias então sabe que está sendo passado pra trás.
E muitos não são da área, mas são curiosos e procuram ter o conhecimento necessário para não serem enganados.
E o direito de cobrar da empresa, lógico, de forma educada e estando correto, é muito válido. Errado é quem defende cegamente.

Acho que a maior parte dos clientes são leigos, e a empresa passa a perna bonito. A gente reclama, corre atrás. Seja o da área, seja o curioso. Dão um chá de cadeira e até arrumam, mas imagina o tanto de gente com problemas que sequer sabem de mínimo e nunca correm? Claro, Vivo, TIM e outras faturam horrores em cima da ignorância alheia.

Users who are viewing this thread

Voltar