[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Boa tarde pessoal,

O que seria esse trombolho que a Claro instalou na esquina aqui de casa?

AlIS5Uj.jpg


Minha foto não tá tão boa igual a que o @Leandro postou na última página, mas acho que dá pra ver hahaha

Vi que finalmente o pessoal da VIVO tá passando a fibra deles na parte mais alta do bairro, ainda não chegou aonde moro, mas será que isso já é a Claro se mexendo de alguma maneira?

Vlw!
 
olha no tópico da vivo milhares de clientes pagando menos de 150 reais por 600mb
Eu no seu caso ja teria mudado se você tem essa opção, que dor de cabeça.

Esse seu problema da claro provavelmente vai se arrastar.

Vou consultar melhor. Coloquei meu CEP e diz que só há planos de 10 MB :que:

aqui tb cai e o modem não apaga nada.. permanece com ds, us e online

Isso que não entendo. Se oscilou algo e perdeu algo, deveria apagar!

Aí você precisa reiniciar ele, né?
 
Vou consultar melhor. Coloquei meu CEP e diz que só há planos de 10 MB :que:



Isso que não entendo. Se oscilou algo e perdeu algo, deveria apagar!

Aí você precisa reiniciar ele, né?
Não.. não sei como é sua queda mas aqui é tipo uma intermitência que dura de 10 a 30 segundos aproximadamente.. daí depois a conexão volta e o modem permanece sincronizado, é um sagemcom 3895
 
Não.. não sei como é sua queda mas aqui é tipo uma intermitência que dura de 10 a 30 segundos aproximadamente.. daí depois a conexão volta e o modem permanece sincronizado, é um sagemcom 3895

Que coisa.

Aqui acontece isso, mas voltava assim que reiniciava o modem. Aí voltava para o US piscante por uns 10~15 minutos até sincronizar novamente.

Faltou testar deixando o modem ligado sem reiniciar.
 
Que coisa.

Aqui acontece isso, mas voltava assim que reiniciava o modem. Aí voltava para o US piscante por uns 10~15 minutos até sincronizar novamente.

Faltou testar deixando o modem ligado sem reiniciar.
Pode a sua queda é prolongada ou tipo um intermitência uma interrupção na conexão? Pq aqui é assim.. daí nem reinicio pq ja sei que vai voltar.. testa vc não reiniciando pra ver tb se volta sozinho ou não
 
Essa rede (ou sei lá o termo) Docsis 3.1 é mais sensível a qualquer coisa ou é ruim mesmo, a depender da implementação?

Eu lembro que há muuuuito tempo, não sei se era 120 ou já nos 240 MB, em dias de chuva forte ou ventos, eu perdia conexão. Na época o modem apagava os leds ou deixava eles piscando, tipo uma reconexão. Ligava no call center e era queda mesmo. Deveria ser rede velha, sei lá.

Até no Arris TG1692 os leds mostravam as quedas. Mas confesso que até então, eu nunca tinha olhado para o niveis.virtua para confirmar algo. Só depois que trocamos para 500 MB com o CBN CH8568 e o Arris novo que passei a olhar e ter essas quedas sem o modem apagar as luzes.

Agora com a fiação nova, liguei o WiFi pois sou um consumidor que só usa WiFi :genio: e notei que, sim, os leds do WiFi pelo menos piscam.

E se eu tirar o modem da tomada e voltar (quando tudo está funcionando bem), ele sincroniza até que rápido.
Leandro você comentou de que em chuvas fortes ou vento caía a conexão... como te falei antes, comigo aconteceu isso com a extinta GVT, lá em Porto Alegre.

Quando migrei pra NET em 2015 lá ainda, os problemas com a chuva/vento sumiram totalmente, e até hoje no meu endereço atual na região central do RS, não tenho quaisquer problemas com intempéries. Pra te falar a verdade, já caiu chuva de granizo aqui e continuei vendo um filme, minha esposa numa reunião online e minha filha jogando no celular no WiFi. Só paramos tudo mesmo quando caiu a energia elétrica por conta de um raio forte nas proximidades. Do contrário, a internet/TV estavam tranquilos.

Esse teu problema pode ser aquele conector que fica na rua, que conecta teu cabo coaxial naquele "divisor" (sei lá o nome daquilo), aqui qdo vim morar o pessoal da Claro veio pra fazer a reinstalação no novo endereço, colocar o modem + os 5 decoders eles colocaram tipo um silicone no conector lá na rua, diz um dos rapazes que era pra não entrar água e dar interferência. E de fato já teve várias tempestades aqui e o sinal ficou sempre 100%. Pede pro técnico/pessoal da área externa verificar o conector do teu cabo lá no poste, se não tem umidade e/ou até oxidação.

Não é normal, pelo menos no HFC, cair o sinal com vento/chuva. Isso acontece muito com DSL, mas cabo....tem algo errado. Talvez sugerir ao técnico cortar a ponta do teu cabo e refazer o conector com um pouco de silicone ou alguma cola e fixar no divisor da rua bem apertado e sem folgas.
 
Vou consultar melhor. Coloquei meu CEP e diz que só há planos de 10 MB :que:



Isso que não entendo. Se oscilou algo e perdeu algo, deveria apagar!

Aí você precisa reiniciar ele, né?
vixe esquece então rsrsrs.
Tenta com a net mesm abri chamado nos canais de reclamação e aguardar.

Serviço da net tem deixado a desejar mesmo. todas esses sintomas que voce informou
acontece com diversos clientes mesmo, nem sempre é o cabeamento mas se é algo externo complexo.
Pode demorar meses para resolver, ou simplesmente nem resolverem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa tarde pessoal,

O que seria esse trombolho que a Claro instalou na esquina aqui de casa?

AlIS5Uj.jpg


Minha foto não tá tão boa igual a que o @Leandro postou na última página, mas acho que dá pra ver hahaha

Vi que finalmente o pessoal da VIVO tá passando a fibra deles na parte mais alta do bairro, ainda não chegou aonde moro, mas será que isso já é a Claro se mexendo de alguma maneira?

Vlw!
È um node, quando fui assinante do serviço morava próximo de 1 também. talvez posso ser algo por parte da claro
para receber mais clientes e reduzir as reclamações do serviço
 
não sei mais parece ser um node optico.
postaram uns tempos atrás um aparelho desses embaixo da rua acho que no rio de janeiro

images


Na primeira pagina do tópico tem a foto de um node óptico

 
Boa tarde pessoal,

O que seria esse trombolho que a Claro instalou na esquina aqui de casa?

AlIS5Uj.jpg


Minha foto não tá tão boa igual a que o @Leandro postou na última página, mas acho que dá pra ver hahaha

Vi que finalmente o pessoal da VIVO tá passando a fibra deles na parte mais alta do bairro, ainda não chegou aonde moro, mas será que isso já é a Claro se mexendo de alguma maneira?

Vlw!
Um Node ou R-PHY... Pelo tamanho aparenta ser um R-PHY.
 
("Aleluia")

Bem, depois de alcançar o nível 2 da ouvidoria e o caso chegar à direção da ClaroNet no Rio de Janeiro (dia 08-07),
por fim um dia após a conversa com o responsável, *que cismava de querer enviar outro técnico para minha casa averiguar instalação.
( se não me engano seria o 9 técnico a querer entrar na minha residência ainda em plena pandemia).

Persuadi a ele a elaborar um documento comprovando que a instalação da rede externa estaria em perfeita condições de entregar o serviço.
Já que toda essa confusão começou com o primeiro técnico com a única ordem de serviço entregue no sistema deles, apesar das quase 8 visitas,
e nenhuma outra ser emitida, ter relatado que o problema era externo!

Pra minha surpresa as 16h a ClaroNet envia uma mensagem no aplicativo, avisando sobre manutenção na rede externa programada das 16h de 09/07
as 1h da madrugada do dia 10/07. (obs: Fiquei de olho nos postes da frente do meu condomínio, e não vi nenhuma prestadora nem nada, muito provavelmente era algum problema mais cabeludo que apenas puxar novo cabo pro tap do condomínio....certamente era problema no node ou algo do gênero...)

E adivinhem?
Nesse meio tempo o sinal da internet obviamente caiu, porém da tv também, o que até me fez começar a ver uma luz no final do túnel. kkkkkkkk

Como o sinal estava indo e vindo, (acredito que pela medições, equalizações e testes dos técnicos de campo pelos postes etc...), magicamente
minha internet começa a voltar aos parâmetros "normais" que eu tinha antes. Perda de pacote começa a sumir, o upload volta a ficar próximo do máximo,
testei com pinplotter e tudo "ok", idem em alguns games, voalá , por fim a ClaroNet resolveu fazer algo. APÓS 1 FUCKING MÊS, 8 VISITAS TÉCNICAS, E UMA ORDEM DE SERVIÇO
QUE DESDE O INICIO INFORMAVA O PROBLEMA, enfim... ainda não vou cantar vitória.

Mas que obviamente é algo externo , ficou praticamente comprovado!

Depois de 24h, ainda está tudo estável, e corretamente funcional! Vamos ver se mantêm!


Fica a dica pra quem não tem outras alternativas a onde mora para ter uma outra provedora de internet, pressione até o final a ClaroNet,
não precisa ameaçar, xingar, perder a linha, um erro não justifica o outro...
Sempre com educação e MUITA mas MUITA paciência vá pressionando eles, mostrando a onde eles estão errando, registrar tudo.
Pois quanto mais eles empurrarem com a barriga, mais fingirem não estarem vendo o problema é pior para eles em todos os sentidos.

E olha que não cheguei ainda a acionar a Anatel , JEC etc....mas irei com toda certeza deixar registrado a falta de respeito que eles estão
cometendo com seus clientes.

Ademias, é isso galera...se rolar alguma atualização do caso, volto a relatar!
Gratidão pra quem acompanhou a novela!
 
oque seria um CCAP? desculpe a ignorância.
ccap a grosso modo é um mini cmts, ele é alimentado por sinal gpon ou xgpon.

vantagens do ccap é de já deixar rede preparada pro futuro pra migrar pra xgpon o cliente final, aumenta a capacidade de conexão no parte que usa docsis, reduz a quantidade de clientes compartilhando o mesmo cmts(menor ruido de sinal na parte do coaxial).

só a exemplo, a operadora tdc la da Dinamarca, eles vendem 1Gb down 500Mb up no docsis 3.1 usando d-ccap com estrutura xgpon pra alimentar eles, e utilizando equipamentos da huawei
detalhe, já tem alguns anos que apareceu a NET como cliente da huawei pra solução d-ccap xgpon.

só de ver um node não tem como dizer se é um node tradicional ou um ccap externamente.
 
Boa tarde pessoal,

O que seria esse trombolho que a Claro instalou na esquina aqui de casa?

AlIS5Uj.jpg


Minha foto não tá tão boa igual a que o @Leandro postou na última página, mas acho que dá pra ver hahaha

Vi que finalmente o pessoal da VIVO tá passando a fibra deles na parte mais alta do bairro, ainda não chegou aonde moro, mas será que isso já é a Claro se mexendo de alguma maneira?

Vlw!
E um nó óptico (node).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

ccap a grosso modo é um mini cmts, ele é alimentado por sinal gpon ou xgpon.

vantagens do ccap é de já deixar rede preparada pro futuro pra migrar pra xgpon o cliente final, aumenta a capacidade de conexão no parte que usa docsis, reduz a quantidade de clientes compartilhando o mesmo cmts(menor ruido de sinal na parte do coaxial).

só a exemplo, a operadora tdc la da Dinamarca, eles vendem 1Gb down 500Mb up no docsis 3.1 usando d-ccap com estrutura xgpon pra alimentar eles, e utilizando equipamentos da huawei
detalhe, já tem alguns anos que apareceu a NET como cliente da huawei pra solução d-ccap xgpon.

só de ver um node não tem como dizer se é um node tradicional ou um ccap externamente.
O que atenderia o cliente em uma rede CCAP seria um CMC, que é uma espécie de "mini-node" por assim dizer, certo?
 
("Aleluia")

Bem, depois de alcançar o nível 2 da ouvidoria e o caso chegar à direção da ClaroNet no Rio de Janeiro (dia 08-07),
( se não me engano seria o 9 técnico a querer entrar na minha residência ainda em plena pandemia).

E olha que não cheguei ainda a acionar a Anatel , JEC etc....mas irei com toda certeza deixar registrado a falta de respeito que eles estão
cometendo com seus clientes.

Recebeu 8 técnicos em casa e não foste capaz de sequer abrir uma reclamação na Anatel/consumidor.gov para denunciar o descaso ou como forma de retaliação? Você foi um "cordeiro" na mão da ouvidoria que fez o que quis, vai me desculpar mas não tem como não assumir viés crítico lendo esse tipo de relato.

Você merece a estrela de bom menino! Manteve o escândalo dentro da Claro, sofreu sem abrir uma queixa sequer em uma Anatel da vida, eu admiro a sua coragem de vir aqui contar isso que pra mim é tão ou mais absurdo que a falha da operadora.
 
Última edição:
E olha que não cheguei ainda a acionar a Anatel , JEC etc....mas irei com toda certeza deixar registrado a falta de respeito que eles estão
cometendo com seus clientes.

Anatel quem atende é a Ouvidoria, tal como Consumidor.gov.br. Não sei se o peso da Anatel é maior que Consumidor (no sentido de "penalizar" a Claro), mas cai no mesmo limbo deles.

Pode a sua queda é prolongada ou tipo um intermitência uma interrupção na conexão? Pq aqui é assim.. daí nem reinicio pq ja sei que vai voltar.. testa vc não reiniciando pra ver tb se volta sozinho ou não

Prolongada, creio. Quer dizer, há uma intermitência e o modem perde sincronia. Vira uma luta para sincronizar de novo. No CBN era pior. No Arris era de dois em dois dias.

Veremos agora com a rede externa de casa "perfeita". Pode ser que resolva. Ou não.
Leandro você comentou de que em chuvas fortes ou vento caía a conexão... como te falei antes, comigo aconteceu isso com a extinta GVT, lá em Porto Alegre.

Quando migrei pra NET em 2015 lá ainda, os problemas com a chuva/vento sumiram totalmente, e até hoje no meu endereço atual na região central do RS, não tenho quaisquer problemas com intempéries. Pra te falar a verdade, já caiu chuva de granizo aqui e continuei vendo um filme, minha esposa numa reunião online e minha filha jogando no celular no WiFi. Só paramos tudo mesmo quando caiu a energia elétrica por conta de um raio forte nas proximidades. Do contrário, a internet/TV estavam tranquilos.

Esse teu problema pode ser aquele conector que fica na rua, que conecta teu cabo coaxial naquele "divisor" (sei lá o nome daquilo), aqui qdo vim morar o pessoal da Claro veio pra fazer a reinstalação no novo endereço, colocar o modem + os 5 decoders eles colocaram tipo um silicone no conector lá na rua, diz um dos rapazes que era pra não entrar água e dar interferência. E de fato já teve várias tempestades aqui e o sinal ficou sempre 100%. Pede pro técnico/pessoal da área externa verificar o conector do teu cabo lá no poste, se não tem umidade e/ou até oxidação.

Não é normal, pelo menos no HFC, cair o sinal com vento/chuva. Isso acontece muito com DSL, mas cabo....tem algo errado. Talvez sugerir ao técnico cortar a ponta do teu cabo e refazer o conector com um pouco de silicone ou alguma cola e fixar no divisor da rua bem apertado e sem folgas.

Em teoria, agora é pra estar filé. Vou acompanhar.

Deixei meu C7 como AP e estou conectado direto no modem da Claro.
vixe esquece então rsrsrs.
Tenta com a net mesm abri chamado nos canais de reclamação e aguardar.

Serviço da net tem deixado a desejar mesmo. todas esses sintomas que voce informou
acontece com diversos clientes mesmo, nem sempre é o cabeamento mas se é algo externo complexo.
Pode demorar meses para resolver, ou simplesmente nem resolverem.

Bizarro que o tel da Claro é R$ 20,00 mensais. Da Vivo, 80.
 
Recebeu 8 técnicos em casa e não foste capaz de sequer abrir uma reclamação na Anatel/consumidor.gov para denunciar o descaso ou como forma de retaliação? Você foi um "cordeiro" na mão da ouvidoria que fez o que quis, vai me desculpar mas não tem como não assumir viés crítico lendo esse tipo de relato.

Você merece a estrela de bom menino! Manteve o escândalo dentro da Claro, sofreu sem abrir uma queixa sequer em uma Anatel da vida, eu admiro a sua coragem de vir aqui contar isso que pra mim é tão ou mais absurdo que a falha da operadora.
Simples cara, sou Advogado, e quanto mais eles se enrolam o processo que vai entrar neles no JEC vai ser abismal.
Simples!
E outra...cliente não é para "retaliar" a prestadora de serviço, tem pessoas que trabalham lá que não tem a menor culpa do que está acontecendo, isso é culpa inteiramente da empresa como um todo, e pra isso preciso de peças contundentes para apresentar ao juízo no caso do JEC. (fica a dica amigo retaliador)

E uma coisa não anula outra, ainda tenho total direito de registrar minha reclamação na Anatel.
Como outro usuário comentou, se fizesse o mesmo processo pela Anatel, quem entraria em contato comigo seria a Ouvidoria, daria na mesma.
A diferença é o registro em entidade governamental, que dá mais credibilidade e segurança para garantir seus direitos. (Aguardando ansiosamente o contato do responsável no meu caso na ouvidoria para dar entrada com todos os papéis , documentos, registros, tanto pelo JEC quanto na Anatel)


(Muitos ai também reclamaram via Anatel etc e não obtiveram respostas, tiveram que ficar insistindo na mesma situação....que coisa né?)

O que eu mereço cara, não é estrela nem nada, é apenas receber o serviço pelo qual contratei!

É assim que as coisas funcionam no mundo, felizmente ou infelizmente....
Pelo menos, existem meios para se resolver.
E aqui estou apresentando minha história para ajudar a outros que possam vir a ter o mesmo problema.

flws
 
E outra...cliente não é para "retaliar" a prestadora de serviço, tem pessoas que trabalham lá que não tem a menor culpa do que está acontecendo, isso é culpa inteiramente da empresa como um todo, e pra isso preciso de peças contundentes para apresentar ao juízo no caso do JEC. (fica a dica amigo retaliador)

@Tigu , entenda o termo "retaliação" como uma forma do cliente reportar à Agência Reguladora, órgãos de fiscalização" (Procons) ou poder judicial a postura displicente da prestadora, é o que eu faço como consumidor. Para isso, você não precisa e nem deve destratar alguém da ouvidoria, do SAC ou de qualquer setor da operadora.

Como outro usuário comentou, se fizesse o mesmo processo pela Anatel, quem entraria em contato comigo seria a Ouvidoria, daria na mesma.
A diferença é o registro em entidade governamental, que dá mais credibilidade e segurança para garantir seus direitos. (Aguardando ansiosamente o contato do responsável no meu caso na ouvidoria para dar entrada com todos os papéis , documentos, registros, tanto pelo JEC quanto na Anatel)

Não daria na mesma, é justamente por esse tipo de visão que prestadoras como a Claro não refletem o mal atendimento que prestam aos clientes nos índices da Anatel. A minoria das pessoas faz de fato alguma cobrança nessas "instâncias", a maioria prefere esboçar seu descontentamento de outras formas. A queixa do cliente sempre vai cair na ouvidoria, isso não torna nulo buscar Anatel, consumidor.gov, Procon ou Juizado Especial Civil.

O que eu mereço cara, não é estrela nem nada, é apenas receber o serviço pelo qual contratei!

No mundo ideal é o que todo cliente merece, esse aliás, é um dos motivos pelo qual não devemos contar com a "maioria silenciosa" sob pena de reforçar comportamentos desse tipo, de prestadoras com sistemas de tratamento deficiente, onde relatos de assinantes que recebem uma enxurrada de visitas técnicas são recorrentes, a maioria desiste, cobrar é cansativo! Você não resolveu porque merece o serviço que contratou! A solução do seu caso se deu tão somente pela insistência, esse é o ponto que tem que ser revisado.
 
Última edição:
Anatel quem atende é a Ouvidoria, tal como Consumidor.gov.br. Não sei se o peso da Anatel é maior que Consumidor (no sentido de "penalizar" a Claro), mas cai no mesmo limbo deles.



Prolongada, creio. Quer dizer, há uma intermitência e o modem perde sincronia. Vira uma luta para sincronizar de novo. No CBN era pior. No Arris era de dois em dois dias.

Veremos agora com a rede externa de casa "perfeita". Pode ser que resolva. Ou não.


Em teoria, agora é pra estar filé. Vou acompanhar.

Deixei meu C7 como AP e estou conectado direto no modem da Claro.


Bizarro que o tel da Claro é R$ 20,00 mensais. Da Vivo, 80.
E o telefone da Claro muitas vezes é de graça. Aqui mesmo na fatura ele é 0,00.
 
Q q cês fazem para ter esses preços? Aqui a operadora NUNCA migrou meu plano por livre e espontânea vontade (plano obsoleto para um novo). Só quando ligo lá. :haha:
 
Q q cês fazem para ter esses preços? Aqui a operadora NUNCA migrou meu plano por livre e espontânea vontade (plano obsoleto para um novo). Só quando ligo lá. :haha:
não fazem isso mesmo se voce não ligar la para reclamar esta tudo bem;
No caso de um conhecido que pagava 200 reais por 2mb do speedy no interior de sp, ja tinha a disponibilidade da fibra na casa dele.
E ouro caso de um primo meu na capital, estava pagando 120 por 5 mb de internet, na epoca a claro.
 
Q q cês fazem para ter esses preços? Aqui a operadora NUNCA migrou meu plano por livre e espontânea vontade (plano obsoleto para um novo). Só quando ligo lá. :haha:
Aqui quando a NET extinguiu o plano de 6Mbps e colocou o de 10Mbps no lugar (isso em 2010), eu tive que ligar pra solicitar o upgrade, inclusive foi por meio de outro usuário que eu fiquei sabendo disso, pois do contrário não teriam migrado automaticamente.
 
não fazem isso mesmo se voce não ligar la para reclamar esta tudo bem;
No caso de um conhecido que pagava 200 reais por 2mb do speedy no interior de sp, ja tinha a disponibilidade da fibra na casa dele.
E ouro caso de um primo meu na capital, estava pagando 120 por 5 mb de internet, na epoca a claro.
Quanto desrespeito com o próprio dinheiro... Chega me dá até um treco ruim lendo essas estórias... Literalmente rasgando dinheiro.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo