[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

por que vcs não trocam pra PF?

Eu troquei para PJ em uma época em que o combo de banda larga + Fixo Total Ilimitado estava com preço muito competitivo, depois veio a oferta de 600MB + fixo por R$120 PME e pedi alteração para essa promo, isso foi recente, agora no final de 2021. Para conseguir a promo tive que recorrer a Anatel, agora vou aguardar para ver se no PME vai surgir algum upgrade. O problema é trocar para PF e daqui há 1 ou 2 meses chegar aumento na velocidade no modal PME.

6649f626.jpg

Última edição:
Eu troquei para PJ em uma época em que o combo de banda larga + fixo estava com preço muito competitivo, depois veio a oferta de 600MB + fixo por R$120 PME e pedi alteração para essa promo, isso foi recente, agora no final de 2021. Para conseguir a promo tive que recorrer a Anatel, agora vou aguardar para ver se no PME vai surgir algum upgrade. O problema é trocar para PF e daqui há 1 ou 2 meses chegar aumento na velocidade no modal PME.

6649f626.jpg
To na mesma, mas tambem penso que PME tem uma certa tolerancia a abusos de rede e pretendo abusar em breve hehehe

seguindo o histórico recente, PME tem planos melhores, se tiver upgrade a tendência é 800/100 Mbps

Eu não tenho dúvidas de que os planos PME em algum momento terão atualização, a questão é saber se haverá migração automática como vimos nos planos residenciais. O outro ponto é que em havendo tal migração, a oferta de 1GB por R$400 fica injustificável, salvo se houver reajuste e a migração sem repasse vale por apenas 1 ano vindo a facada no 13° mês após o "upgrade de brinde".

1GB - R$400
800MB - R$120 c/ telefone junto ou avulso por R$150 como está hoje o plano de 600MB?

Tenho 500/35 coaxial aqui em Estância Velha - RS (50km de Porto Alegre) desde a época que lançou, e desde então sofre pra bater 500MB, principalmente no período 19h - 23h, quando chega a variar de 300MB para baixo. Em Maio/2021 eu abri uma reclamação no Consumidor.gov.br, logo mandei todos prints de teste de velocidade, niveis de sinal, etc, que mostraram que o sinal estava 100%, e falaram que iriam repassar a equipe de projetos para verificar a rede externa e me deram um desconto de R$ 80,00 (atualmente pago R$ 59). A rede aqui é 3.0 (o modem é 3.1), então sincroniza 32 canais DOWN 256-QAM e 4 canais UP 64-qam.

Como até o momento os problemas continuam exatamente os mesmos, entrei no resolva aqui semana passada para reclamar novamente, mandaram um técnico aqui na Quinta-Feira, verificou o caso, os sinais, não achou nenhum problema e disse que iria colocar minha conexão em monitoramento na central. No Sábado apareceu outro técnico, verificou novamente, ligou para o funcionário que estava "no monitoramento de rede", e novamente, nenhum problema encontrado desde o monitoramento iniciado na Quinta-Feira. Falei com este técnico de sábado que (no meu pouco conhecimento), deveria ser algum problema de sobrecarga da rede, visto o período que se agrava, e ele me disse que "se fosse isso, dificilmente seria resolvido".

Comentei com ele sobre a Claro instalar 100% fibra nas cidades aqui da região que são rede HFC, visto que as cidades ao redor, que não tiveram rede HFC, estão recebendo 100% fibra (cidades novas), e ele disse que já tem um projeto para esse ano para que as cidades HFC da região, tenham 100% fibra, mas muitos dizem que é história de técnico pra segurar cliente.

Eu já tenho uma fibra local aqui e uso a Claro como 2° link, mas nada mais justo que receber 100% do tempo o que está contratado, vamos ver no que vai dar.

Gostaria de um comparativo plano (benefícios) / valor. Pergunto isso para ver até que ponto a Claro está afim de negociar.

Atualmente tenho o COMBO da seguinte forma e valor:

Internet: 500MB + HBO = 99,99
Móvel: Claro Controle Conectado 15GB + Bônus de internet 20GB = 59,99
TV: TOP HD 4K + 2 Pontos + Discovery (1 ano)= 95,00
Fixo: ILIM BRASIL TOT - MULTI 0,00

Será que ainda é possível trabalhar um melhor valor ou benefícios em algum produto especifico? Estou pensando no móvel, o que acham?

ligou para o funcionário que estava "no monitoramento de rede", e novamente, nenhum problema encontrado desde o monitoramento iniciado na Quinta-Feira.

A hipótese de saturação do node é facil de identificar, tanto o data center como o supervisor da região tem acesso a esses dados.

na Quinta-Feira. Falei com este técnico de sábado que (no meu pouco conhecimento), deveria ser algum problema de sobrecarga da rede, visto o período que se agrava, e ele me disse que "se fosse isso, dificilmente seria resolvido".

O node saturado é uma hipótese pelo contexto que você narrou, a degradação na velocidade é agravada em horário de pico estendendo-se até as 23:00, Sobre a fala: "se fosse isso, dificilmente seria resolvido". Talvez a região atendida não seja lucrativa ao ponto de forçar a prestadora a agir ou investir para desafogar a rede, isso não é justificativa, se a prestadora entra em uma determinada praça oferecendo ultra banda larga que cumpra a promessa ou não venda essa tipo de plano!

Em alguns casos o cliente tem que fazer o que eu já disse e que nem sempre é bem visto no fórum: abrir uma queixa atrás da outra, em mais de uma frente como Anatel e consumidor.gov, encerrando-as com o status de não resolvido/nota 1. Não há saída se a outra parte nega solução: "se é saturação dificilmente será resolvido!". Vai abrindo reclamação e encerra como não resolvido, vamos ver se o supervisor da região vai querer um log(##) na área dele...

falaram que iriam repassar a equipe de projetos para verificar a rede externa e me deram um desconto de R$ 80,00 (atualmente pago R$ 59)

Tens que colocar na balança e ver se não é vantajoso pagar bem menos sabendo que durante um período do dia a velocidade entregue será bem menor do que a contratada, nesse tempo você vai tentando solução, sei que nem todo mundo tem saco pra isso, então avalie o que é melhor pra você.

Última edição:
Mas será?
Até a atual base eles já tão migrando pro FTTH... (Digo, Claro)

Mas será?
Até a atual base eles já tão migrando pro FTTH... (Digo, Claro)
Onde que estão migrando?
Adequar um prédio aqui ou ali, não é migrar. No máximo é reaproveitar a célula existente e derivar o uso dela.

Onde que estão migrando?
Adequar um prédio aqui ou ali, não é migrar. No máximo é reaproveitar a célula existente e derivar o uso dela.
Onde tem mais demanda de velocidade tá migrando, praça nova nem HFC é mais.
ACHO que a Claro vai espremer o HFC 3.1 até onde der, depois já era.
Inclusive, porque a manutenção da fibra sai mais barato que cobre.

Onde tem mais demanda de velocidade tá migrando, praça nova nem HFC é mais.
ACHO que a Claro vai espremer o HFC 3.1 até onde der, depois já era.
Inclusive, porque a manutenção da fibra sai mais barato que cobre.
Então, praças novas sim, desde abril/2018.
Mas fora isso, não vi tal migração ocorrendo até agora, no máximo adequações prediais conforme disse.

Caso tenha informações de migrações, por favor compartilhar. Não vi nenhuma cidade HFC sendo migrada para FTTH.

E sim, DOCSIS 3.1 tem muita coisa pra ser implementada, Claro nem começou a brincadeira hehe. Que fique claro que esses testes ainda se tratam de tecnologia recém lançada, caso algum operador venha utilizar, não seria para hoje o 4.0 visto que senão me engano, nem há cable modems disponíveis para este protocolo.

Considerando também que a implementação total do DOCSIS 3.1 leve em consideração um espectro maior para downstream e upstream, maximização dos nodes, aumento da largura dos canais disponíveis, remoção da TV QAM para IP abrindo espaço para Upstream (isso a Claro deve realizar), e ainda considerando protocolo 10G/2.5G que DOCSIS 3.1 suporta, ainda deve usar o mesmo protocolo por muito tempo.

E a claro não resolveu a questão da cobrança indevida do upgrade pra 500mb e reduziram minha banda é cortaram a tv.

Nesse caso, qual é o melhor procedimento? Pago a conta e continuo a briga e pego como desconto depois?

Ou tem alguma outra recomendação?

Então, praças novas sim, desde abril/2018.
Mas fora isso, não vi tal migração ocorrendo até agora, no máximo adequações prediais conforme disse.

Caso tenha informações de migrações, por favor compartilhar. Não vi nenhuma cidade HFC sendo migrada para FTTH.

E sim, DOCSIS 3.1 tem muita coisa pra ser implementada, Claro nem começou a brincadeira hehe. Que fique claro que esses testes ainda se tratam de tecnologia recém lançada, caso algum operador venha utilizar, não seria para hoje o 4.0 visto que senão me engano, nem há cable modems disponíveis para este protocolo.

Considerando também que a implementação total do DOCSIS 3.1 leve em consideração um espectro maior para downstream e upstream, maximização dos nodes, aumento da largura dos canais disponíveis, remoção da TV QAM para IP abrindo espaço para Upstream (isso a Claro deve realizar), e ainda considerando protocolo 10G/2.5G que DOCSIS 3.1 suporta, ainda deve usar o mesmo protocolo por muito tempo.
Bem, eu saí da Claro por falta de disponibilidade no meu endereço, não acho que vou pegar isso aí...
Super queria ver. Mas é como disse, sai mais barato trocar pra fibra que continuar no cobre.
Adeus HFC, e obrigado pelo download (no meu caso).
Ah, um adendo: essa velocidade ideal do HFC 3.1 só é real com um low split ratio que eu sinceramente duvido ser possível.
Mas minha opinião...
E continua o uploadzinho...

praça nova nem HFC é mais.

As praças novas onde a Claro não tinha rede instalada estão recebendo FTTH, mas não se trata de migração de tecnologia.

Onde tem mais demanda de velocidade tá migrando

O Docsis da Claro atende demanda de até 1GB. Não está havendo migração, só a instalação de FTTH do zero em regiões que não eram atendidas pela prestadora, há apenas boatos de que pode haver migração, nada concreto.

"Praça nova" onde a Claro não tinha rede instalada está recebendo FTTH, é diferente de migrar Docsis para fibra até a ponta do cliente.

O Docsis da Claro atende demanda de até 1GB, existe uma limitação nas taxas de up mas a necessidade real por taxas maiores é pequena. Não está havendo migração, só a instalação de FTTH do zero em regiões que não eram atendidas pela prestadora, há apenas boatos de que pode haver migração, nada concreto.
Meu ponto é: HFC pra claro só é interessante onde já tem, e olhe lá.
Óbvio que não vai sumir de dia pra noite, mas, se FTTH não fosse interessante, não íamos ter, inclusive aqui no forum, notícias de "pilotos" FTTH.
Mas bem né gente, não sou mais cliente HFC. Complicado até continuar dando pitaco.

se FTTH não fosse interessante, não íamos ter, inclusive aqui no forum, notícias de "pilotos" FTTH.

São assuntos diferentes, o que foi dito é que não está havendo migração de tecnologia, apenas situações isoladas. Não foi dito que FTTH é irrelevante para Claro.

- Não está havendo migração em massa de Docsis para fibra ponta a ponta;
- Docsis atende demanda por altas taxas de velocidade;
- FTTH está na mira estratégica da Claro para novas praças;
- Não há informações concretas sobre migração de tecnologia, apenas boatos.

Última edição:
O Docsis da Claro atende demanda de até 1GB. Não está havendo migração, só a instalação de FTTH do zero em regiões que não eram atendidas pela prestadora, há apenas boatos de que pode haver migração, nada concreto.
Atende demanda de 1Gbps pois é a velocidade máxima disponível. Nada impede de futuramente lançarem mais velocidades (que é perfeitamente possível).
Problema agora nem é a tecnologia, mas sim baratear hardware que suporte acima de Gigabit.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Meu ponto é: HFC pra claro só é interessante onde já tem, e olhe lá.
Óbvio que não vai sumir de dia pra noite, mas, se FTTH não fosse interessante, não íamos ter, inclusive aqui no forum, notícias de "pilotos" FTTH.
Mas bem né gente, não sou mais cliente HFC. Complicado até continuar dando pitaco.
Esse é o ponto que sempre desanda hehehe não está sendo falado que FTTH não é interessante.

Atende demanda de 1Gbps pois é a velocidade máxima disponível. Nada impede de futuramente lançarem mais velocidades (que é perfeitamente possível).

A Claro deve ter um estudo de viabilidade para ver se vale a pena investir em EMTA's/routers com portas de 2.5GB para a oferta de planos de 1200Mbps tal como vemos na Xfinity por exemplo. O braço da Comcast no Docsis reestruturou os planos, atualmente temos nos tiers mais altos a oferta de 800Mbps e 1.200Mbps, (não há mais a oferta do plano de 940Mbps). Hoje um upgrade de 600 para 800MB automático para base instalada de PJ's na Claro conflitaria com o preço do plano de 1GB, justamente por essa razão torna-se pouco provável que tal migração ocorra automaticamente, não é impossível, mas vai gerar questionamentos.

A hipótese de saturação do node é facil de identificar, tanto o data center como o supervisor da região tem acesso a esses dados.

O node saturado é uma hipótese pelo contexto que você narrou, a degradação na velocidade é agravada em horário de pico estendendo-se até as 23:00, Sobre a fala: "se fosse isso, dificilmente seria resolvido". Talvez a região atendida não seja lucrativa ao ponto de forçar a prestadora a agir ou investir para desafogar a rede, isso não é justificativa, se a prestadora entra em uma determinada praça oferecendo ultra banda larga que cumpra a promessa ou não venda essa tipo de plano!

Em alguns casos o cliente tem que fazer o que eu já disse e que nem sempre é bem visto no fórum: abrir uma queixa atrás da outra, em mais de uma frente como Anatel e consumidor.gov, encerrando-as com o status de não resolvido/nota 1. Não há saída se a outra parte nega solução: "se é saturação dificilmente será resolvido!". Vai abrindo reclamação e encerra como não resolvido, vamos ver se o supervisor da região vai querer um log(##) na área dele...

Tens que colocar na balança e ver se não é vantajoso pagar bem menos sabendo que durante um período do dia a velocidade entregue será bem menor do que a contratada, nesse tempo você vai tentando solução, sei que nem todo mundo tem saco pra isso, então avalie o que é melhor pra você.

A Claro sabe da saturação por aqui, em várias cidades da região não liberaram 1GB, nem aparece no site pra contratar. Estão perdendo clientes a rodo, ou eles investem na rede, seja ampliando a capacidade do HFC, ou migrando pra fibra, ou vão virar pó. Os técnicos que vieram aqui devem estar empurrando com a barriga pra ver se "eu deixo por isso", estão enganados.

Users who are viewing this thread

Voltar